Royal Enfield chega ao Brasil

Grupo de discussão geral sobre motos.
Russo
Mito

Re: Royal Enfield chega ao Brasil

Mensagem por Russo »

Achei interessante a curva de torque dessas 650:
https://images.app.goo.gl/iuxayYfxGoDDvdCQA
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

uma himalayan 650 +uma cirurgia de punho + uma embreagem hidraulica adaptada + acelerador eletronico adaptado, seria um bom motivo para eu substituir a burgman e voltar a andar de moto..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Então Kameraden...
Hoje calhou de eu ir sapear na CC da Kawasaki e na CC da Royal Enfield

Primeiro fui na Kawa olhar a Versys 300. Bonita, fiz um teste bunda (não rolou teste drive) e achei o banco muito duro. Também achei muito grande, parrudona. Mas é uma motoka bonita e muito bem feita, custa de 30 a 34 k dependendo do modelo.

Depois fui ver as 650 da RE, a Continental GT e a Interceptor. Teste bunda nas duas, achei o banco da GT mais confortável mas a posição de pilotar, com semi guidões baixos e pedaleiras mais recuadas não deixou o tiozinho aqui muito confortável.

Já a posição das pedaleiras da Interceptor me pareceu mais confortável, embora tenham o problema de baterem nas canelas quando se coloca os pés no chão. O guidão mais alto e largo também é mais confortável.

Acho que o ideal seria a Interceptor com o banco da GT e o guidão um tiquinho mais alto.

E daí eu perguntei se rolava um teste drive e rolou. Rodei uns kms num percurso pré definido por eles, o mesmo que já tinha feito com a Clássic 500 e com a Himalayan a uns 2 anos atrás.

E a motoca surpreendeu positivamente!

Sabe uma CB 450? Pois então, a Interceptor 650 é uma CB 450 bem melhorada.

A posição,a forma e a sensação de pilotagem são muito similares às da CBs 400/450, mas o quadro é bem melhor, as suspensões (apesar de ser uma naked estilo retrô) são boas, passam segurança, o mesmo acontece com os freios que são muito bons (lembrando que o meu parâmetro atual é a Ducati Scrambler que tem suspensões e freios excelentes).

Quanto ao motor a "pegada" também me agradou, ficando no meio do caminho entre a Savage 650 e a Sportster 883. Em funcionamento não é totalmente liso, meio que lembra o motor V2 da Virago 535.

A embreagem é muito macia ( @Helder.soares , não requer auxílio hidráulico) e o câmbio é macio e preciso, com acionamento muito similar ao das CBs 400/450.

Um senão: achei os pneus das RE 650 muito toscos, parecem os pneus que vinham nas CB400 a 40 anos atrás.

Custa entre 25.500 e 27.500 dependendo do modelo.

Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

precisa dar um tempo pra ver se aparece alguma zica feia no motor... precinho delas é top
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Russo escreveu: 12 Abr 2021, 21:24 Quanto ao motor a "pegada" também me agradou, ficando no meio do caminho entre a Savage 650 e a Sportster 883. Em funcionamento não é totalmente liso, meio que lembra o motor V2 da Virago 535.
Teria como explicar de outra forma. Para quem nunca andou nessas motos fica impossível de entender como é o comportamento do motor. Nao sei como é a Savage, nunca andei numa 883, Virago 535 conheço so de nome.
Tornado 300
Robson

Mensagem por Robson »

Desenhando:

Motor com boa entrega de potência, um pouco vibrante, bom torque mas que precisa de giro médio para acordar.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

RMD escreveu: 13 Abr 2021, 08:48
Russo escreveu: 12 Abr 2021, 21:24 Quanto ao motor a "pegada" também me agradou, ficando no meio do caminho entre a Savage 650 e a Sportster 883. Em funcionamento não é totalmente liso, meio que lembra o motor V2 da Virago 535.
Teria como explicar de outra forma. Para quem nunca andou nessas motos fica impossível de entender como é o comportamento do motor. Nao sei como é a Savage, nunca andei numa 883, Virago 535 conheço so de nome.
Já andou na CB450 né? Snme a que você teve estava bichada, não sei se estava com um bom desempenho, mas a entrega de potência, a aceleração e a retomadas das CB450 é forte, mas é progressiva, linear, assim como na Savage e na Sportster.
As RE 650 tem uma arrancada e uma retomada que não são tão vigorosas quanto as da Sportster mas são superiores às da Savage, um tiquinho melhor que as Virago 535 e bem melhor que as da CB450.
Sem contar que freios e suspensões são muito superiores aos de todas as citadas, mas longe de estarem no mesmo nível da Ducati Scramber 800.

Quanto ao funcionamento não é totalmente isento de vibração como as CBS 400/450 pois tem uma vibraçãozinha de fundo, mas muito menos que a Ducati 800 e absolutamente nada comparado à RE Classic 500 monocilíndricas que saíram de linha recentemente.
Robson escreveu: 13 Abr 2021, 09:18 Motor com boa entrega de potência, um pouco vibrante, bom torque mas que precisa de giro médio para acordar.
Na realidade é um motor com boa entrega de potência, pouco vibrante e bom torque já a partir dos baixos giros. Com cerca de 2.500 rpm já entrega praticamente todo o torque.
Foi o que me chamou atenção no gráfico que eu postei mais acima, no final de semana, e que me deixou curioso para ir experimentar a moto e constatar que na prática é isso mesmo. ;-)

Fiquei com a impressão que o que não deixa ela tão "bruta" com esse torque todo a baixo giros deve ser a relação de marchas e/ou a relação final mais alongada, mas isso eu não fui averiguar.
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Cadê o Saurus? Ele que falava que o melhor das CG Indianas era a "facilidade mecânica que permite que vc arrume ela na beira da estrada" :lol: :lol: :lol:

Imagem
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Optimus Leo escreveu: 24 Abr 2021, 13:08 Cadê o Saurus? Ele que falava que o melhor das CG Indianas era a "facilidade mecânica que permite que vc arrume ela na beira da estrada" :lol: :lol: :lol:

Imagem
:rof: ...sacanagem com o tio Russo!!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu tenho a impressão que essa interceptor é diferente. Talvez isso seja válido para as 500cc.
Tornado 300
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

froesdamotta escreveu: 24 Abr 2021, 17:48 Imagem
:rof: ...sacanagem com o tio Russo!!
Pois então, eu vi essa motoka quando fui comprar a minha na CC de Curitiba, achei que ela estava decorando a parede do Show Room...
... mas agora eu entendi o porque ela foi parar lá :shock: :crazy:

Imagem
https://www.gruporemotors.com.br/royal-enfield-curitiba

:lol: :lol:
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

Essas coisas me lembram qdo tomei a decisão de comprar minha Drag.

Se eu tivesse pedido opinião aqui no fórum, tenho certeza que iria chover criticas, do tipo...

- O cardã tem um defeito crônico e vai quebrar.
- O motor é fraco.
- Mas só tem 5 marchas.
- mas é carburada.
- Não tem ABS.

entre outras coisas.

A verdade é que de todas as motos que tive, é com essa que mais me diverti até hoje, e pode colocar ai na conta a ZX11 e a Blackbird.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

pedir opinião dos outros sobre q moto comprar? tsc.

no máximo pedir opinião de QUEM TEM A MOTO sobre as merdas que dão nela.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Imagem
queiroga
Motociclista

Mensagem por queiroga »

100KM/H a 4000rpm tá bom.
Motor fica suave

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

"Por um Brasil Melhor"
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
duca
Motociclista

Mensagem por duca »

Confesso que esses dias fui dar uma olhadinha na CC aqui de Curitiba.
Não tem jeito .......pra meu atual perfil financeiro, moto de grande cilindrada zero km, só as RE mesmo.......
Bom que o mestre Russo abraçou uma praticamente zero e da pra acompanhar os relatos dele ........mestre Russo realmente usa a moto , então teremos boas informações.
Até hj só vi RE "de garagem ".......essas nunca sujam ou estão sujeitas a intempéries.
Enfim ......acompanhando os relatos .
Por hora vou continuar com minha velha moto.
Yamaha FZ15
Jota

Mensagem por Jota »

troca esses pneus quiabo por sport demon antes da época de chuva, é um bom upgrade, melhor que esses "encostos", rsrs.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Por enquanto estamos ne estação mais seca e vai assim até setembro e com a La Niña rondando, é possível que se as poucas chuvas sejam ainda mais escassas, então dá tempo para ver com calma essa questão dos pneus e gastar um pouco esses que estão na motoka.
O bom é que existem algumas opções de pneus para essa moto.

Além dos Sport Demon, que eu nunca usei

Imagem

... tem também os Metzeler Perfect ME 77, originais da Mirage 250, com durabilidade e a aderência de uma bola de bilhar...

Imagem

... e também os Metzeler Lasertec, que usei na CB400 CR por mais de 12 anos, que são uma boa opção de custo X benefício.

Imagem

Ontem à tarde eu fui experimentá-los na terra, rodando uns 50 km (ida e volta) numa estradinha rural aqui perto de Curitiba na qual eu rodei algumas vezes com a Ducati Scrambler.
Estava um pouco preocupado, pois além dos pneus lisos (street) e finos, a RE 650 é quase 30 kg mais pesada que a Scrambler, a altura livre do solo é um pouco menor, as suspensões tem curso menor e não desliga o ABS da roda traseira.

Imagem

Mas a motoka até que se saiu bem, tocando com um pouco mais de cuidado e um pouquinho mais devagar ela vai tranquilo e, num aspecto importante ela se saiu bem melhor que a Ducati: pelo fato da Sucatinha de ter mais torque e de ter o acelerador "curto" qualquer "quebrada de munheca" (ui, ui, ui :frag: ) com o punho direito ela fazia ela desembestar para frente, tornado perigoso para o velhinho aqui pilotar em pé. Como o acelerador da RE650 tem um curso "normal" e o torque é menor, pilotar em pé nela pela estradas de chão foi muito mais tranquilo,
Imagem
Responder