Scooters & iscútis - Tópico Único
-
Jota
Re: Scooters & iscútis - Tópico Único
partindo da premissa de q o K da mola não varia. ela fica mais comprimida com o aumento da pré-carga, mas a força necessária para ela comprimir + 1cm não muda.
é contra-intuitivo mesmo.
se quer moto mais macia, aumenta a pré carga e taca uma garupa nas costas. não havendo garupa, serve um saco de cimento. certeza que fica mais macia, sem precisar mexer no amortecedor.
acho que a impressão de maciez se justifica pq, ao diminuir a pré-carga, no momento em que montamos na moto ela desce mais. mas é impressão, a força necessária para subir ou descer 1cm o curso do amortecedor é a mesma, e depende do tamanho dos buracos e da densidade do óleo que tá lá dentro do amortecedor. isso nao muda com a mola.
se quer moto mais macia, aumenta a pré carga e taca uma garupa nas costas. não havendo garupa, serve um saco de cimento. certeza que fica mais macia, sem precisar mexer no amortecedor.
acho que a impressão de maciez se justifica pq, ao diminuir a pré-carga, no momento em que montamos na moto ela desce mais. mas é impressão, a força necessária para subir ou descer 1cm o curso do amortecedor é a mesma, e depende do tamanho dos buracos e da densidade do óleo que tá lá dentro do amortecedor. isso nao muda com a mola.
Interessante, não tinha visto por esse ângulo.Jota escreveu: 27 Mai 2021, 15:21(...)
pq? pq ao deixar no mínimo, a mola cederá mais quando subirmos na moto, descendo mais o amortecedor, o que deixa a moto mais baixa e com menos curso para compressão.(...)
Vou inverter a regulagem das molas do XMax (hoje ele está com as molas mais expandidas possível), ou seja, regularei as molas o mais comprimidas possível, depois conto minha experiência.
O ideal seria alguma espécie de sensor para medir, pois nossa cabeça trabalha demais no sentido de concluirmos o resultado que queríamos... em carros tem gente q usa copo com água para medir conforto.

-
Jota
acho q é a maior verdade que já li no m@d desde 2002.Kuati escreveu: 27 Mai 2021, 17:11 nossa cabeça trabalha demais no sentido de concluirmos o resultado que queríamos...
e tem aplicação universal, vale pra todo mundo, é algo que nos iguala a todos..

Estava como a imagem acima, ou seja, a mola o mais expandida possível.

Agora pouco fui testar como a imagem acima, ou seja, a mola o mais comprimida possível.
Ferramenta q vem na moto de merda, deu trabalho do carai, WD40 resolveu (muito cuidado do outro lado onde está o disco).
Resultado: MUDOU MERDA NENHUMA!
Logo de início, provavelmente efeito psicológico, achei q a traseira ficou mais baixa, isso é bom pra minha lombar pois fica melhor apoiada no encosto do banco.
Na parte imperfeição asfáltica, maioria das vezes achei do jeito anterior melhor (mola mais expandida), mas foi bem vago isso, provavelmente pq eu estava procurando as imperfeições com mais afinco.
Enfim, na parte de conforto para encarar asfalto detonado, muda nada.
No fim das contas expandi um degrau (estava comprimido no máximo) e deixei assim, perto do q vem de fábrica. Muda nada mesmo e raríssimas vezes ando com garupa.
Mais gente pode testar aí e ver o q acha, minha conclusão é q não muda nada em matéria de conforto.
Ao mesmo tempo fica a dúvida, pq não vem na regulagem mais expandida possível já prevendo o uso com garupa?

-
Helder.soares
- Dinossauro
na burgman a diferença é bem clara quando alteramos a pre carga e o ajuste do amortecedor..
deixo sempre no meio dos dois..
se nao andasse garupado, deixaria entre o soft e o meio..
deixar uma pre carga alta afeta diretamente a segurança ao curvar.. a tendencia é nao manter o contato da roda no solo nas imperfeições de pista..
ah, já fixzeram ajuste de SAG em alguma moto de vcs? se não fizeram, procurem alguem que faça e entenderá que mexer na suspensão é trabalhoso pacas, porém muito util;.
deixo sempre no meio dos dois..
se nao andasse garupado, deixaria entre o soft e o meio..
deixar uma pre carga alta afeta diretamente a segurança ao curvar.. a tendencia é nao manter o contato da roda no solo nas imperfeições de pista..
ah, já fixzeram ajuste de SAG em alguma moto de vcs? se não fizeram, procurem alguem que faça e entenderá que mexer na suspensão é trabalhoso pacas, porém muito util;.
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Tu tem bastante experiência em pista, tem mais "feeling" pra essas pequenas alterações.
Eu já tentei mexer em suspensões e nunca notei muita diferença ehehhe
Abs,
Eu já tentei mexer em suspensões e nunca notei muita diferença ehehhe
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Longe de ser piloto mas eu noto bastante as sutis diferenças entre as regulagens quando a suspensão é boa e realmente cada ajuste tem consequências. Mesmo na cb500 já sentia bastante.
Na suspensão traseira da 900 que é showa cada 1/4 de volta no parafuso é gritante a diferença. O mesmo vale para a dianteira e seus níveis de regulagem.
Na traseira da moto não mexo muito, já achei os setups ideais para cada tipo de carga e ali ficam sem alteração conforme o terreno. Já a dianteira mudo onboard, pilotando mesmo, conforme carga e principalmente terreno que tô pegando. O ajuste é girando dois botões que dá pra fazer tranquilamente em movimento. A variação de ajuste é de 6 cliques para mais ou para menos conforme asfalto ou off. Quanto mais off maior a amplitude nos ajustes pra ter controle mais efetivo e faz muita diferença.
Na suspensão traseira da 900 que é showa cada 1/4 de volta no parafuso é gritante a diferença. O mesmo vale para a dianteira e seus níveis de regulagem.
Na traseira da moto não mexo muito, já achei os setups ideais para cada tipo de carga e ali ficam sem alteração conforme o terreno. Já a dianteira mudo onboard, pilotando mesmo, conforme carga e principalmente terreno que tô pegando. O ajuste é girando dois botões que dá pra fazer tranquilamente em movimento. A variação de ajuste é de 6 cliques para mais ou para menos conforme asfalto ou off. Quanto mais off maior a amplitude nos ajustes pra ter controle mais efetivo e faz muita diferença.
Somente tive motos com suspensões simples, apenas com regulagem na pré carga da mola traseira, mas apesar disso também tenho uma razoável percepção das diferenças de regulagem e o que mais me incomoda é quando as suspensões dianteira e traseira "não conversam entre si, seja no grau de dureza (dianteira hard e traseira soft ou vice versa) ou com velocidades de compressão e retorno muito diferentes (dianteiras mais rápida e traseira mais lenta ou vice versa). Uma moto que tem essa característica de "desacerto" entre as suspensões é a NC 700.
Ah, e na falta de regulagens na suspensões dianteiras eu tento ajustá-las ao meu gosto, quando necessário, modificando a viscosidade do fluido.
Ah, e na falta de regulagens na suspensões dianteiras eu tento ajustá-las ao meu gosto, quando necessário, modificando a viscosidade do fluido.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
MANJA DEMAIS DE FÍSICA ESSE ASPONEJota escreveu: 27 Mai 2021, 15:54 partindo da premissa de q o K da mola não varia. ela fica mais comprimida com o aumento da pré-carga, mas a força necessária para ela comprimir + 1cm não muda.
PRATICAMENTE UM ISTIVEN RÁWKIN DO PÉ INCHADO!!!!
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
- froesdamotta
- Motoqueiro
Primeira estrada com a Xmax: bate e volta Salvador- feira de Santana, 240 km, no limite da via (80 a 100kmh), fez 36 km/l.
Será que com o aumento da quilometragem melhora?
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
- froesdamotta
- Motoqueiro
[media]1o. consumo Xmax 250 [/media]
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
a minha nessa média aí é 35.
tá bom demais 36
tá bom demais 36
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Minha RDZ nessa tocada deve fazer uns 13 ehehehefroesdamotta escreveu: 29 Mai 2021, 17:49 Primeira estrada com a Xmax: bate e volta Salvador- feira de Santana, 240 km, no limite da via (80 a 100kmh), fez 36 km/l.
De punho colado cai pruns 9, tá loko
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- froesdamotta
- Motoqueiro
Nessa tocada tá mais econômica que a Nmax!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Suzuki GSX 8S
Froesdamotta,froesdamotta escreveu: 29 Mai 2021, 17:49 Primeira estrada com a Xmax: bate e volta Salvador- feira de Santana, 240 km, no limite da via (80 a 100kmh), fez 36 km/l.
Chegou a auditar essa média na bomba?
A da SH300 dá bastante diferença(2 a 3km/l).
Nem considero mais o que a moto mostra.
Abraço!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Eu nunca consegui fazer uma média muito melhor que essa com a Burgman 125.froesdamotta escreveu:Primeira estrada com a Xmax: bate e volta Salvador- feira de Santana, 240 km, no limite da via (80 a 100kmh), fez 36 km/l.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
tá doido?! Querer mais que isso... só se andar no modo geriátrico.
ontem dei mais um pernadinha na serra, BV em Joanópolis e Extrema.
e de quebra, ainda conheci outras xmax
-
Robson
andei olhando preço de moto pequena e scooter, usada...Russo escreveu: 30 Mai 2021, 15:29Eu nunca consegui fazer uma média muito melhor que essa com a Burgman 125.froesdamotta escreveu:Primeira estrada com a Xmax: bate e volta Salvador- feira de Santana, 240 km, no limite da via (80 a 100kmh), fez 36 km/l.
que aconteceu com o mercado?? rs
abaixo de 4 mil só tem "moto sem doc, boa para rodar".....
-
Jota
Aconteceu o mesmo com moto gde. Uma bmw f750 premium custava 39.9 zero km.