Convivendo com uma italiana (Reporte da Duca)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Convivendo com uma italiana (Reporte da Duca)

Mensagem por Optimus Leo »

Esta sexta feira que vem vou fazer 2 semanas com a Senninha. Ainda nao tenho andando em tudo que e condicao (devido a que a faculdade e o trampo andam apertando), mais acho que ja tenho suficientes kms baixo o cinto para poder fazer uma avaliacao:

MOTOR: Vindo de uma 4cil, o motor L-Twin da Duca a sensacao de pilotagem e bem diferente. Sendo um 748, tem mais potencia e muito mais torque do que a minha 400. Mais mesmo assim, voce nao sente assim a "explosao" de aceleracao como num 4cil. A aceleracao e bem gradual, sem arrancos e sem muitas surpresas.

E por isso nao e extranho que voce acelere, mesmo trocando as marchas a 8 mil RPM (Tira o corte a 13 mil RPM), e em questao de segundos voce olhe para embaixo e veja que a agulha do velocimetro ja esta passando as 120 MPH (Ums 200 KM/h). Voce nao sente a aceleracao nem a velocidade como numa I4, e claro, o conjunto total da moto e muito diferente da CB400SF. Como eu disse na outra vez, e como acelerar num BMW M5 vs um Golzim Turbo. No BMW voce acelera rapido, mais nao sente. No Golzim, voce acha que o mundo esta acabando ao redor seu.

O bom do motor e que devido ao torque, voce pode rodar a baixas RPM (3000 RPM) e acelerar que ele retoma sem quicar nem reclamar. O que faz que ele seja muito bom para andar no trafego urbano, pode levar ele tranquilo, mais se precissar acelerar para evitar algum perigo, ele responde rapido. E como a aceleracao e gradual, se evita muitos sustos.

Outra coisa que gostei: mesmo andando no trafego do dia a dia, ele nunca re-aqueceu demais. Chegava na metade do medidor de temp mais nao subia mais.

SUSPENSAO: Isto foi uma das coisas que me deixou mais impresionado. A pesar de que a Senninha vem equipada com Showa (e nao Ohlins ou outras suspensoes esotericas como nos modelos mais top da 748/916), e tambem a pesar de que ja estava pre-disposto a que elas seriam muito duras para andar no asfalto caraquenho e venezuelano, posso afirmar que levei uma grata surpresa cuando vi que estava errado.

Nos buracos pequenos e imperfecoes do asfalto, se sentem MUITO menos do que na CBzinha. Ate passando quebramolas e lombadas, voce nao sente que a suspensao bate no fim do percurso dela. E junto ao amortecedor de direcao Ohlins, faz que o headshake seja praticamente inexistente, mesmo saindo acelerando forte sobre asfalto irregular. Coisa que na CB fazia que ela ficasse como batedeira.

Nao tenho tido a oportunidade de correr ela na pista, nem sequer de rodar ela muito nas serras...mais ontem de noite sai a dar uma voltinha num lugar aqui de Caracas chamado de "Cota mil" (devido a que esta aprox a 1000 metros sobre o nivel do mar), que e uma estrada de 2 canais por cada lado (2 de ida, 2 de volta), que tem muitas curvas rapidas, varias retas boas, muitos sweepers longos com camber, curvas de radio variante, algumas curvas off-camber, etc. Seria como uma especie de mini Nordschleife (Nurburgring) :-D Depois se quizerem, coloco algumas fotos.

Bom, ontem de noite pude pegar a Cota Mil sem muito trafego, ja que peguei ela de meia noite, cuando as familias bucolicas de Corsa (Ja que o Corsa e o mais popular aqui) ja estavam durmindo.

QUE MARAVILHA!!!! Ainda nao tinha podido ter a oportunidade de usar a Ducati para o que foi feita: andar rapido e curvar. Parecia um lightsaber na mao de um Jedi (Vader neste caso :lol: ) pegando as curvas. Tenho que fazer um maior esforco do contra-esterco para fazer ela deitar (Isso tambem devido ao pneu traseiro 190, cuando tiver que trocar vou colocar um 180), mais uma vez deitada, ela vai super estavel. Curvas que eu pegava com a CBzinha a 140-150 com ela chicoteando e mexendo toda, eu podia fazer na Ducati a 170 sem maiores problemas. De fato, em algumas curvas podia ter pegado muito mais rapido porque as veces tinha que voltar a levantar um pouquinho a Duca, porque ela queria deitar ainda mais. So resta dizer que fiquei maravilhado e agora quero ir numa pista para ver como anda la.

FREIOS: Brembo. Precissa dizer alguma coisa mais? Achei maravilhosos, sem apresentar fading nenhum, e uma excelente potencia de freiado, e bem facil de modular sem trancar a roda nem querer fazer RL. O traseiro, como e tipico nas Duca, nao tem muita potencia, mais igual nao precissa.

TRANMISSAO: Outro item que gostei muito comparado com a CB. Os cambios entram sem complicacao e os cambios para cima podem ser feitos tranquilamente sem usar o clutch, com um movimento minimo do pe. Ate de 1ra a 2da muda sem usar clutch sem maiores problemas. De vez en cuando ela pula ou erra alguma marcha, mais na CB acontecia muito mais cada vez que eu fazia cambios sem clutch.

O unico detalhe: com ela ligada e parada, achar o N e MUITO dificil. Ainda nao consigo dominar. Tenho que desligar, colocar N e depois ligar de novo :lol:

ILUMINACAO: PESIMA. Sair de noite com ela e um ato de fe. As baixas iluminam muito perto, e as altas iluminam muito difuso. Tenho tratado de ajustar elas, mais nao serve. Imagino que o Massimo Tamburini e o resto dos italianos cuando desenharam a Senninha, pensavam numa moto de pista, e nao uma moto para ficar passeiando de noite. Pensei em colocar HID (Xenon), mais como o sistema electrico das Duca e tao delicado, entao prefiro nao colocar mais stress nele e nem ficar mechendo muito na fiacao.

INSTRUMENTACAO E CONTROLES: O painel, mesmo que algums possam considerar anticuado (Dos 80's como mencionado) e bem funcional e simples, inspirado nas corridas: O Velocimetro que marca em MPH, ate 180 (300 km/h), um grande tacometro que chega as 13 mil RPM e um relogio de temperatura menor, mais abaixo. A iluminacao e nota 10, bem visivel de noite, com uma luz verde (velocimetro e tach) e vermelha (Temp), bem ao estilo dos cacas de combate.

Os controles tipicos de cualquer moto: Run/Off do motor, buzina, setas, luces e luz alta. Se quizer, pode rodar com todas as luces apagadas, coisa que nao em todas as motos pode fazer (Mesmo que eu nao recomende isso, andar com o farol acesso de dia aumenta a visibilidade da moto aos motoristas).

ERGONOMIA, COMFORTO: Estamos falando de uma moto de corrida. Quem quizer comforto, ou pega alguma BMW, ou vai de carro. A posicao de pilotagem e apertada, ate comparada com algumas SS japonesas dos 90's (As mais modernas como a R6 +06 sao radicais). O banco esquenta, a perna esquenta (Devido ao desenho do escape por baixo do banco). Ela esquenta muito mais que a CB, devido a que a carenagem e bolha desviam tudo o ar fora, fazendo que o ar que deveria de bater no meu peito e refrescar (meus couros sao perforados), vai para os lados, e entao termino suado horrivel.

Os italianos sempre sao radicais nos seus desenhos, maximando a funcionalidade por acima de outras coisas como comodidade. Mais como eu disse, quem pega uma esportiva pensando em comforto? Eu nao.

RESUMO: O conjunto ciclistico da moto e bem completo, mesmo rodando no asfalto quebrado latinoamericano, a moto se sente muito estavel, solida e sem ficar transmitindo todas as vibracoes do pavimento. E uma moto rapida, mais de aceleracao gradual e previsivel. Os freios sao nota 10. Nao e nada comfortavel para andar por ai, mais mesmo assim eu tenho usado ela como moto de dia a dia pela ultima semana e meia para andar em Caracas. O unico e o calor que voce pega nela, senao eu nao encontraria maiores problemas para rodar com ela no trafego.

Mais adiante vou publicar um topico similar...mais com anecdotas e experiencias devido ao "sex appeal" da moto com o sexo oposto e outros mortais. Fiquem na sintonia.

Espero que tenham gostado do relato, mesmo devido a todas minhas limitacoes com o portugues ;-)

Se faltou algo, ou quizerem perguntar, e so falar e eu responderei o melhor possivel.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Bira R34
Dinossauro

Re: Convivendo com uma italiana (Reporte da Duca)

Mensagem por Bira R34 »

Leo, só uma pergunta... Essa sua moto é um ducati legítima ou é réplica?
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Optimus Leo
Mito

PriesT escreveu:Leo, só uma pergunta... Essa sua moto é um ducati legítima ou é réplica?
Se fosse uma Senna legitima teria que ter vendido orgaos no mercado preto para poder comprar ela.

Oh wait... }:) :lol:
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

E qual é o motor dela?
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Optimus Leo
Mito

A cilindrada esta mencionada 4 veces neste topico. Nao sejam preguisosos.
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

O senhor colocou fotos dessa gostosa aqui? :-D
Optimus Leo
Mito

crique_aqui escreveu:O senhor colocou fotos dessa gostosa aqui? :-D
Crique aqui!! ;-)
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

Optimus Leo escreveu:
Crique aqui!! ;-)
Ai, leozinho!!!

Adorei a homenagem. :emo236:

Ó o respeito, rapá!

Sou é macho. }:)
Jota

Mensagem por Jota »

muito bom o relato.
poderia ser feito no mesmo tópico das fotos, ficaria uma matéria ilustrada.
curioso o desprezo pelo consumo, rs.
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

ô Optimus, eu vi a cilindrada dela, ô mané!

Eu quero saber uma coisa: Se ela é RÉPLICA da ducati senna, quem é que construiu?! Qual é a motorização?

MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Optimus Leo escreveu:
PriesT escreveu:Leo, só uma pergunta... Essa sua moto é um ducati legítima ou é réplica?
Se fosse uma Senna legitima teria que ter vendido orgaos no mercado preto para poder comprar ela.

Oh wait... }:) :lol:
Ducati ela é, só não é uma Senna legítima.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
claudio
Motociclista

Mensagem por claudio »

PriesT eu entendi que ele quis dizer o seguinte. É uma Ducati 748 normal, adesivada e pintada como se fosse uma “Senna Series”, a moto continua sendo uma legitima Ducati 748. ;-)
Kona The King
hardmen
Motociclista
Contato:

Mensagem por hardmen »

Jota escreveu:muito bom o relato.
poderia ser feito no mesmo tópico das fotos, ficaria uma matéria ilustrada.
curioso o desprezo pelo consumo, rs.
Jota, o Leo nem esquenta a cabeça com consumo, pois na Venezuela, gasolina é mais barata que água...

Abraços...
Maurício Ricci - (XR200 e TDR180)

Que a MOTO seja sempre UM MEIO, jamais O FIM...
Jota

Mensagem por Jota »

homem pesado, foi exatamente por isso que eu comentei, com um rs no final.
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

crique_aqui escreveu:
Optimus Leo escreveu:
Crique aqui!! ;-)
Ai, leozinho!!!

Adorei a homenagem. :emo236:

Ó o respeito, rapá!

Sou é macho. }:)
Hahahahahaha :lol: :lol: :lol: :lol:
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Optimus Leo escreveu:MOTOR: Vindo de uma 4cil, o motor L-Twin da Duca a sensacao de pilotagem e bem diferente. Sendo um 748, tem mais potencia e muito mais torque do que a minha 400. Mais mesmo assim, voce nao sente assim a "explosao" de aceleracao como num 4cil. A aceleracao e bem gradual, sem arrancos e sem muitas surpresas.

O bom do motor e que devido ao torque, voce pode rodar a baixas RPM (3000 RPM) e acelerar que ele retoma sem quicar nem reclamar. O que faz que ele seja muito bom para andar no trafego urbano, pode levar ele tranquilo, mais se precissar acelerar para evitar algum perigo, ele responde rapido. E como a aceleracao e gradual, se evita muitos sustos.
Hahahaha, colega Optimus, como estamo estamos em casa e vc mesmo reconhece as diferenças entre um motor em L e uma 4 cilindros vou falar sem freios...

Quando alguém menciona numa reportagem que a moto é suave ( "smooth" nas american magazines ) pode saber que a intenção era dizer... fraca. :lol:
A grande qualidade e ao mesmo tempo senão dos motores da Ducati, da TL e afins é que são muito domesticáveis e permitem excelente domínio e velocidade em curva, mas... como falta pimenta na hora de acelerar! }:)

Eu fiz minha escolha desde sempre pela força bruta e tradição das Srads e R1s com aquela patada atômica nas saídas de curva :D , deixando a vc um belo powerslide pra saborear! A Ducati não seria nem minha segunda moto :-D ; em serrinha e circuito sinuoso pegaria uma CBR600 RR ou uma SRAD 750.

De todo modo, parabéns pela resenha e pela moto. Vc tem uma ótima "moto-escola" com vc nesse instante. Vai poder aperfeiçoar muito suas curvas em aproximação e velocidade dentro dela. ;-)
Mosimann
Roda Presa

Mensagem por Mosimann »

Muito legal o relato. E se bobear, teu português tá melhor que o meu, de vez em quando eu tenho que digitar uma palavra no Google.BR pra confirmar...
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Optimus Leo escreveu:...O unico detalhe: com ela ligada e parada, achar o N e MUITO dificil. Ainda nao consigo dominar. Tenho que desligar, colocar N e depois ligar de novo Laughing...
a Cagiva é assim também...vai uma dica: acostume-se a engatar o neutro um pouco antes de parar, sempre partindo da primeira marcha... exemplo: voce vai chegando num cruzamento em 2ª, reduza para primeira e dê um clique pra cima pra engatar o neutro... com o tempo fica automático...
Andrei
R1200GORDA
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

Falcon é assim

Leo pouco antes de parar aperte a embreagem e use a ponta do pé de forma bem suave , entra no N fácil
البحث عن السلام
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

show o relato, só faltou uma foto para revermos e ficamos no aguardo do tópico com as gracinhas rsrs
Responder