Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade

Grupo de discussão geral sobre motos.
Optimus Leo
Mito

Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade

Mensagem por Optimus Leo »

Já faz um tempo que não preciso de moto para o dia a dia e assim, a Lead foi perdendo seu atrativo. Ela é extremamente competente para o que se propõe: ser um veículo ágil, prático e econômico para o dia a dia. Muito espaço de armazenagem, não visado para os xaieras pauliscucks, etc etc etc. Porém MANCO. MUITO MANCO. O que impossibilitava de fazer bate voltas ou algumas viagens próximas, que dizer de longas. Eu fiz umas com ela uns anos atrás, mas depois passou a febre e me curei da loucura de tentar viajar pelo Bostil limitado a 86 kmh. Nas estradinhas e serras ela vai que vai, o problema é quando precisa pegar rodovia. Manca, perigosa, entediante.

Então comecei a pensar em diversas opções de moto...e sempre que me decidia por tocar o fodase para a xaieragem, chegava alguma noticia ruim...algumas de pessoas próximas, outras de grupos, etc. Consultando com meu corretor também os valores não eram muito animadores para as motos que queria.

Tava pensando de pegar algo mais novo, até 0km (de lasanha velha já me bastam os carros), mas as opções que encaixavam dentro do orçamento não eram as melhores para SP ou eram opções que me davam zero tesão. Não ia investir 25, 30, 40k ou mais em algo que não me desse tesão.

Considerava seriamente pegar uma Himalayan, mas comecei acompanhar os relatos de grupos, realmente a moto não passa a imagem de robusta e fiel. E junto a isso, começaram a pipocar os casos de assalto em SP, fazendo que ela perdesse seu principal atrativo para mim (não ser visada).

Ja tinha desistido de ter moto pelos momentos, ia investir o dinheiro ou torrar nas lasanhas, mas ai que conversando com um amigo meu mecânico de motos (e que andamos muito tempo juntos no mesmo grupo), ele me diz "Leo, o Rafa ta com a moto dele encostada faz tempo, ele não ta andando mais, acho que vai vender". E eu "Pó cara mas ele era dos caras do grau, ele vivia dichavando a moto no grau". Ele "Cara, a gente mexia na moto dele aqui na oficina. Mecânica está pelo, a gente trocou várias peças por tudo original: embreagem, tensor e corrente de comando, empastilhamento do motor, várias outras coisas...a moto ta feinha de visual, mas vale a pena ver com ele, vai vender barato"

Ai mando um nagazap pro meu amigo Rafa, pergunto sobre a moto, e ele realmente disse que ficou encostada, começou apresentar uns problemas, ele na correria com mudança de trampo e divorcio tava apertado de grana, sem poder arrumar ela e ficou assim, meses largada na garagem. Ele me diz se quero ir ver a moto. Como não tinha nada melhor para fazer, fui lá.

Chego lá, uma poça gigante de óleo embaixo dela. Ela marcando o território na garagem. Visualmente de longe parece legal, mas proximo vc percebe os detalhes. Mas nada do outro mundo.

Ele me mostra as coisas que tem que fazer. E ai eu pergunto "Blz cara, mas quanto vc vai querer por ela?"

O preço era REALMENTE BOM. Eu, para não me empolgar muito, apenas digo "Blz mano, mas tem como vc fazer ela funcionar para mim? Para dar uma voltinha e ver se é realmente isso que eu quero..." Ele concorda, e disse que ia providenciar de trocar o óleo (completar o que já mijou) e dar uma carga na bateria.

No dia seguinte, ele me liga e vou la andar na moto. Mesmo com seus detalhes, senti prazer nela. Vi direitinho o que tinha que fazer, e ele deixou a moto lá na oficina dos nossos amigos em comum. Fizeram um orçamento e vi que era menos do que esperava. Ele disse que ia me entregar a moto com documento tudo em dia, sem multa nem nada (ele tinha várias multas por grau e tal).

Mandei bala.

Ele desenrolou com o despachante para pagar as multas, IPVA e licenciamento 2022 (porque a moto estava parada desde 2021). No dia seguinte, terminei com isto na minha garagem

Imagem

Já mandei para a oficina...refazer toda o chicote na frente para funcionar tudo certinho. Retentor da bengala estourado, já troquei eles e botei Motul 15W nos garfos para a suspa ficar um pouco mais firme. Já mandei as sanfonas Circuit para proteger as bengalas. Como ele dava muito grau, viva arrebentando o desmultiplicado e cabo do velocimetro. Fiz a receita de bolo de desmultiplicador da Twister com cabo da CB500 velha para o painel ficar marcando certinho mesmo com as 17 (tão certo como o velocimetro original nas 21 né, todo velocimetro tem sua margem de erro). Tive que trocar um dos canos de óleo do motor, que era por onde estava vazando muito. Novo na Honda? 500 conto. Não rola.

Mercado Livre? Opa! Achei por 20 conto usado! Mas peraí...vamos ver o nome da loja. É de SP. Vamos ver o nome no google e...já sabia. Rua Guaianazes. A infame "boca das motos". Uma das transversais da General Osório. Altissima chance dessa peça ser de procedência ilicita.

Continuei procurando, e achei por 100 reais de um desmanche legalizado em SC. Pelo menos assim acho que garanto uma probabilidade maior de não ser produto de xaierismo.

Os meninos deram um acerto e aperto geral na moto, limpeza completa do carburador e regulada, ficou pelo.

Imagem

Agora ela já começa ficar mais bonitinha com as sanfonas

Imagem

Fui fazer a vistoria para o seguro (a Porto aprovou ela no seguro! Meu corretor é pica), mas fui reprovado pelos pneus.

Bom, nada do outro mundo. Vou pelos velhos e comprovados Pirelli Diablo Rosso II, velhos conhecidos de motard, a melhor opção de pneu esportivo para motos de baixa cilindrada.

Mas não achava o 130/70R17 em nenhuma loja de SP. Não queria o 140/70 porque não queria um pneu mais largo e que ia ficar quadrado mais rápido. Terminei comprando pela internet, que também não foi fácil de achar esse 130 traseiro! Eu sofri para achar pneus para a Lead também. Pelo visto está tendo uma falta de certas medidas e modelos de pneus no Brasil, e isso os caras me falaram que vem desde ano passado.

Imagem

Ja com pneus novos, aprovada na vistoria...finalmente o primeiro role como tal para provar ela! E que melhor lugar para testar uma motard do que num circuito misto, né? Muitas curvas travadas de baixa, seguida de um off leve...pura estradinha de terra após uma chuva

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O teste no off tive que cortar, porque já tava ficando escuro e percebi que o farol original dela ilumina porra nenhuma! Uma coisa que vou resolver proximamente

Imagem

Imagem
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Optimus Leo
Mito

Re: Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade

Coisas que quero fazer nela:

- Swap de disco traseiro: preciso achar uma balança com cubo e tudo completo de XRE "DE PROCEDÊNCIA"

- Aeroquip e disco 320mm na frente

- MELHORAR A PORRA DO FAROL. Todo mundo fala para meter LED, mas os canas embaçam demais. To vendo se mudo o globo ótico para acrilico e meto uma Crystalvision ou alguma dessas halogenas boas. Problema que tem que ser 35W, pensei em botar 55/60 com um relé (como fazem na Lander) mas dizem que na Tornado isso zoa o sistema eletrico e descarrega a bateria

- Talvez um guidãozinho oxxy e protetores de mão (de verdade, com alma de aluminio, não aqueles puro plástico que é só estética)

- Ir arrumando as carenagens e estética da moto (ou talvez não, feia ela não chama atenção de xaiera e tenho menos dó de meter num off)

TALVEZ faça

Kit 293 stroker no motor
Suspensão dianteira valvulada e amortecedor traseiro preparado

Mas vamos ver...porque os carros já estão gastando muita grana nos projetinhos...eu não queria mais um projeto...mas parece que eles caem na minha mão :lol:
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Bah, que motinho show!

Faz anos que não vejo uma Tornado nas ruas aqui da região, foram tudo parar nas trilhas... uma pena.

Ela já era legalizada motard?

Tenho muita curiosidade de rodar numa dessas, parabéns pela moto!

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Reinke
Motociclista

Mensagem por Reinke »

Optimus Leo escreveu: 15 Nov 2022, 21:28 Imagem
Top, Parabéns ;-) :beer:
Fat Boy 2012 - 96B, K&N, VH-JJ, Seca 16"
Lucas_1
Roda Presa

Mensagem por Lucas_1 »

Parabéns pela encrenca!
Só faltou falar o que achou andando na moto rss
Responsável pelo bom humor do MAD
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Parabéns OL. Divirta-se com a motoka!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu teria colocado uns pneus 90-10. Ainda da para se divertir no asfalto e iria melhor na terra.
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

JPaulo escreveu: 15 Nov 2022, 23:24 Bah, que motinho show!

Faz anos que não vejo uma Tornado nas ruas aqui da região, foram tudo parar nas trilhas... uma pena.

Ela já era legalizada motard?

Tenho muita curiosidade de rodar numa dessas, parabéns pela moto!

Abs,
E comprei ela por preço de Tony de trilha sem doc, dichavada! :lol:

Aqui até que tem várias nas ruas, além de que vários dos meus amigos de moto tem Tornado motard...é meio que a favoritinha de alguns deles. Meus mecânicos tem Tornado, então deixo a moto tranquilo com eles porque conhecem a moto de cabeça e olhos fechados! Anos eles mexendo e arrumando as proprias motos, até que abriram uma oficina. Trabalham muito bem e com preço justo ;-)

Não tem nada de legalização no doc, mas passou na vistoria e tudo certo, já está no meu nome, nunca tive problema com isso com a Lander motard tmb...mas se policial quiser embaçar, sempre vai embaçar né...
Optimus Leo
Mito

Lucas_1 escreveu: 16 Nov 2022, 08:32 Parabéns pela encrenca!
Só faltou falar o que achou andando na moto rss
Carburador é uma grandissima merda! :lol:

Moto vibra, mãos ficam adormecidas depois de rodar 1 hora direto ou mais, banco não é nada confortável, ela é manca na rodovia, beberrona, painel sem contagiros, não tem ABS, freios borrachudos e fracos, farol que ilumina menos que uma vela...

Mas já sabia tudo isso! Pelo outro lado, é super divertida de andar, super ágil por ser motard, grip absurdo e como ela é barata e está com a estética meio dichavada, então não tenho dó de enfiar na terra, levar um tombinho, etc. Fui dar um role na serra com um amigo de DR650 motard, ele disse que ficou surpreso pela retomada da 250tinha nas saidas de curvas...ele considerou que a moto andava bem comparada com a 650. Mas eu não senti isso, acho que era mais que tava tentando aproveitar o momentum e agilidade da Tony nas transições de curvas enquanto ele confiava mais na potência bruta da DR nas saidas...

É um brinquedo barato, e nisso ela se desempenha muito bem. O legal da Tornado que tem inúmeras peças, originais, paralelas, aftermarket...e acha tudo com relativa facilidade, inclusive em concessionárias a pronta entrega e com preço bem legal (muitas vezes mais barato que as "originais" do ML).
Optimus Leo
Mito

Reinke escreveu: 15 Nov 2022, 23:27
Optimus Leo escreveu: 15 Nov 2022, 21:28 Imagem
Top, Parabéns ;-) :beer:
Russo escreveu: 16 Nov 2022, 08:54 Parabéns OL. Divirta-se com a motoka!
Osssssssssssssssssssssssssssss ;-)
Optimus Leo
Mito

RMD escreveu: 16 Nov 2022, 09:17 Eu teria colocado uns pneus 90-10. Ainda da para se divertir no asfalto e iria melhor na terra.
Misto aro 21 e 18 vc diz?
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Nao, deve ter pneu misto 90%asfalto 10% terra para aro 17.

Assim vc teria uma matard q vai bem em todas as situações.
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Entendi, tipo um MT90 ou Tourance, algo por esse estilo

A questão que esse tipo de pneu, até aonde eu sei, aqui no Bostil para aro 17 os perfis são altos, tipo 90 em vez do 70 que to usando.

E também que eu, a diferença de vc, não quero passar perrengue enfiando a moto em trilha :-D curto mesmo é deitar moto e acelerar no asfalto, mas gosto de poder explorar algumas estradinhas de terra e coisas leves, sem inventar muito. Não iria querer perder esse grip e performance adicional no asfalto (que é aonde mais curto e passo mais tempo), por um tiquinho mais de desempenho no off. Lembrando que se tiver lama, só cravudo ou pneu 50/50 ia resolver, os 90/10 não iriam fazer muita diferença com um pneu esportivo.

E percebi isso porque passei numa laminha e fosse como se tivesse no sabão :lol:
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Cara te falo por experiência. Ja pilotei a xtz 125 com aro 21 e pneu misto em kartodromo.

Esse pneus são excelentes. A moto deitava ao ponto de recolher a pedaleira e ainda arrastar o suporte fixo. Tanto é q tem q tirar o pe da padaleira mesmo, no melhor estilo motard. Esse estilo de pilotagem foi o qual mais me identifiquei.

Por isso sugeri. Eu percebi q esses pirelli’s “misto” dao conta facim de andar na pista e de quebra teria um pouco mais desempenho na terra.

Mas é isso ai. Cadum faz o q acha melhor. Se tiver oportunidade. Pega moto de um conhecido q tem pneu misto e leva para um kartodromo. Vera q segura bem demais.
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Nao da para comparar o nivel de grip da pista com o asfalto das ruas! É muito maior!

Sei que esses 90/10 tem bom grip, mas gosto do Diablo Rosso II. Num futuro se achar um pneu interessante nas medidas certas, eu testo. Mas pelos momentos to satisfeito com o desempenho deles pro meu uso
Optimus Leo
Mito

Passeio com um brother e sua DR650 motard...misto asfalto (serra travada) + estradas vecinais

Ainda "descobrimos" uma prainha! Logo mais quando o verão tiver fervendo, da para ir lá tomar um banho :-D

Bastante lugares para explorar, mas ficará para outra ocasião...o ideal será levar agua e algo de comer para explorar toda a região com calma

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Bonita moto! Parabéns!

Os locais das últimas fotos são maconha total! kkkkkk
Imagem
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

ás vezes o simples e até baixo custo/barato é que faz feliz.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu faria miseria com uma DR dessas....
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Quase comprei uma DR650 motard antes de pegar a Tornado, mas ai depois indagando e pesquisando, fui descobrir que ela tinha tidos uns problemas internos com algumas engrenagens do câmbio e coisas do motor que foram resolvidos na gambiarra, e me desanimei. Mesmo com o preço bom.
Responder