Conta-giros da XLX 250 não funciona

Área para quem gosta de terra e lama.
joaopedropavanete
Novato

Conta-giros da XLX 250 não funciona

Mensagem por joaopedropavanete »

Boa tarde pessoal, tenho uma Honda XLX 250 que há mais ou menos um ano restaurei de um momento que ela estava em péssimo estado, não ligava e nem dava sinal de vida.

Procuro saber mais sobre mecânica mas eu mandei um pessoal verificar o funcionamento dela e eles deixaram tudo ok, o painel de velocímetro não funcionava igualmente ao conta giros, porém conseguiram arrumar.

Ao ver sobre o conta giros, me avisaram que teriam que "abrir o motor" para arrumar o conta giros, eu sei que é provável mas eu teria que gastar 400 só em mão de obra, e eu sei que provavelmente vou ter que gastar em várias coisas além disso caso eu ter que abrir.

Não tenho uma situação financeira de uma forma dessas no momento então eu queria perguntar a vocês se há possibilidade de reparar esse problema sem essa abertura de motor, pois quero calibrar corretamente o carburador de forma que ele não gaste muito combustível e que não puxe muito ar de acordo com a rotação da moto.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

Russo
Mito

Re: Conta-giros da XLX 250 não funciona

Mensagem por Russo »

O conta giros daXLX 250 é de acionamento mecânico e o defeito pode estar:
1. no próprio conta giros
2. na conexão entre o conta giros e o cabo
3. no cabo em sí
4. na conexão ente o cabo e o bloco do motor
5. na engrenagem do conta giros que fica dentro do motor.
Aconselho verificar os itens 1 a 4 antes de verificar o 5, preferencialmente seguindo essa ordem: 3,2,4,1 e 5.

Ah... e a regulagem do carburador pode ser feita independentemente da moto ter conta giros ou não.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
joaopedropavanete
Novato

Eu acredito que seja bem provável que o problema seja no cabo, pois tive que fazer uma troca de todo o sistema eletronico junto com o chicote, percebo que o neutro no tacômetro funciona assim como a seta, porém a luz alta não dá vida.

É possível verificar se o problema é no cabo de alguma forma?

Mais tarde vou abrir o tacômetro e tentar mover a seta para ver se está travando, talvez passar um WD no mecanismo.

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Se não me engano é um cabo mecânico (não tem acionamento elétrico ou eletrônico) e deve custar uns 50 reais.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
joaopedropavanete
Novato

Eu vi que em algumas motos o cabo do conta giros "gira" com o movimento do motor, não sei se nessa seria o caso.....

b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

se for mecanico e dependendo do problema (tipo o pinhão dentro do motor) melhor se livrar dele e botar um eletrônico.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
joaopedropavanete
Novato

Me parece interessante, ao vagar por aí percebi que o conta giros dá umas grandes tremidas quando a aceleração é alta, no caso fica no mesmo lugar porém treme...

Ao ligar o ON ele não vai até a rotação máxima e volta como teste, não sei se esse modelo faria isso....
Seria o modelo do ano 86.

Russo
Mito

Mensagem por Russo »

86 com certeza é mecânico.
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

isso de fazer 'sweep' quando liga é coisa de painel moderninho, certamente um XLão 86 não vai faze isso rss
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
joaopedropavanete
Novato

Qual seria a diferença de um painel eletrônico para o mecânico, como um eletrônico faria a medição da rotação do motor?

b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

...

o eletrônico mede pelos pulsos da bobina da ignição.
-
Responder