Cuidados com oxidação no litoral

Grupo de discussão geral sobre motos.
mumorato
Roda Presa

Cuidados com oxidação no litoral

Mensagem por mumorato »

Depois de quase uns 2 anos longe do fórum, voltei para pedir conselhos dos sábios frequentadores das universidades M@D.

Não parece ter mudado muita coisa aqui pelo fórum, mas comigo sim. Mudei de trabalho, para um lugar que pudesse trabalhar de casa, e também de cidade (ainda mais para o Oeste do PR), para acompanhar minha esposa, que é servidora da saúde do estado.

Agora estamos de mudança novamente, desta vez para o Litoral. Guaratuba. Casa uma quadra da praia.
Estou bem animado com a possibilidade de poder fazer novas rotas nos bate-volta do final de semana, mas uma questão surgiu e passou a me incomodar: a oxidação causada pela maresia.

Eu sabia que a maresia tinha essa fama de estragar tudo, mas não sabia que era tão agressivo assim. Vi uns vídeos de o pessoal dizendo que os eletrodomésticos duram em média 2 anos :md:
Se for isso eu tô é fudido. Fiquei assustado, pois além das motos, tenho uma TV massa, Imac, outros notebooks do trabalho e etc. Vão tudo derreter na ferrugem? :-?

Mas enfim, sobre as motos, gostaria de saber de vocês que tiveram experiência de viver no litoral, quais são os cuidados que vocês adotam para cuidar das motoquinhas no dia a dia. Por enquanto só me passou pela cabeça dar banho de WD-40 nelas. É melhor deixá-las cobertas ou descobertas?

Imagem
Pica relatada, minha garagem atual. A Sucatinha, ex-do-Russo, foi embora, e entrou no lugar uma tornadinho.
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Du
Motociclista

Re: Cuidados com oxidação no litoral

Mensagem por Du »

Não tenho tanta experiência, mas a distância influencia muito.

1 quadra da praia é crítico. Se pegar maresia então o problema aumenta

Garagem fechada ajuda, capa nas motos ajuda também.

Eletrodomésticos comum ( fogão, geladeira, ar condicionado ) não duram mesmo. Se tiver alguma coisa fora de casa, por exemplo, área de churrasco, tudo enferruja

Repare que as casas bem próximas ao mar, até janelas são de madeira

Enviado de meu moto g82 5G usando o Tapatalk

Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Maresia muda de acordo com a praia....tem praias com maior grau de salinidade, outras com menor grau.
Moro em Santos. Aqui, os carros atuais tem uma durabilidade bastante OK, mesmo de frente pro mar.
Já em Peruibe, por exemplo, litoral sul, mesmo a 1 quadra da praia, a maresia destrói os carros. Mesmo vc lavando por fora, a oxidação atinge a estrutura. O carro de uma parente, q mora lá, com uns 3 anos de uso, mantido lavado, porém apenas com uma cobertura parcial, em garagem aberta, estava perfeito externamente (tinha 12 mil km), mas a longarina estava toda comprometida.
Um outro carro, em apenas 1 ano e meio, teve de trocar o quadro (travessa) do agregado. Esse tinha 9 mil KM.
Não sei se tem a ver, mas ambos eram da Fiat.
O lance é manter as coisas lavadas, tirar aquele melado salobro q se deposita nos eletrodomésticos, evitar, por exemplo, deixar a tv muito exposta ao ar marinho (infelizmente acho q é melhor manter os ambientes fechados para aumentar a proteção, o q é ruim, pq a falta de ventilação mofa tudo.
Tudo o q é de couro.....sapatos, cintos......fica cheio daquelas bolas de bolor rapidamente.
As solas dos calçados esfarelam e descolam ainda mais rápido q em outros lugares. Mantenha-os em sacos plásticos bem fechados.
No caso das motos, se vc é cuidadoso com elas, lavar com alguma frequência, e lubrificar (WD e afins) já ajuda.
Mas tenha em mente q a aparência de zero fatalmente dura menos.
Enfim....são tantos detalhes, q não tem como elencar tudo num único comentário.
É assunto pra ir se tratando aos poucos.
E....como já disse, varia de lugar pra lugar. Aqui no mangue é até tranquilo, perto do q tem por aí.
O saudoso Deco, q morava num condomínio pé na areia, volta e meia reclamava q e a maresia destruia TUDO q ele tinha em casa.
No meu apto, até o alumínio da janela da sala oxida.
Since 03/03/2006
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Para a TV sugiro deixar coberta quando não estiver em uso; quando eu fazia isto com uma ntigo desktop, nunca dava problema.
Para a moto é manter lavada (mas sem exagero; só quando estiver suja mesmo e depois de uso na chuva) e SEMPRE pulverizar silicone nas partes metálicas e parafusos.
Eu usava capa, mas tem que ter cuidado, pois si a garagem for úmida ou fizerem lavagem no piso, pode ser pior a capa. Uma garagem fechada á essencial!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Daninean
Mito

Mensagem por Daninean »

Sugiro lavar todo fim de semana , não necessariamente com sabão , mas um banho de água por tudo e eu espirraria wd ou spray de óleo mais gorduroso nos parafusos todos que fosse possível, ademais ao tem o que fazer.
32.000kms + 24.000kms + 21.000kms + 46.127kms + 4.637kms + 63.820kms + 4.951kms + 6.170kms kms :bnnd:

Psn: Daninean
Mau/Santos
Mito

froesdamotta escreveu: 06 Mar 2023, 08:53 Para a TV sugiro deixar coberta quando não estiver em uso; quando eu fazia isto com uma ntigo desktop, nunca dava problema.
Para a moto é manter lavada (mas sem exagero; só quando estiver suja mesmo e depois de uso na chuva) e SEMPRE pulverizar silicone nas partes metálicas e parafusos.
Eu usava capa, mas tem que ter cuidado, pois si a garagem for úmida ou fizerem lavagem no piso, pode ser pior a capa. Uma garagem fechada á essencial!
Experiência própria....
Capa sem esperar a moto esfriar, é pior q deixar sem capa.
Os vapores que a moto ainda quente, ou mesmo apenas não totalmente fria, gera, e é um vapor melado, grudento, fode a pintura e tudo o mais.
E largar a moto com a capa, em lugar muito úmido, me parece péssimo, tbem
Since 03/03/2006
Robson

Mensagem por Robson »

Opinião de quem está passando pelo problema.

A HD não vai sofrer muitos problemas em suas peças originais. Basta manter limpo. E jogar um silicone de vez em qdo.

Esse escape, se não for de inox, está condenado.

Toda peça cromada que não é original vai sofrer com ferrugem.

A Tornado irá sofrer. E não tem o que vc possa fazer para evitar.

No mais, é seguir os conselhos da galera aí.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Mau/Santos escreveu: 06 Mar 2023, 09:42
Experiência própria....
.........................
Tem casos até de derreter peças plásticas! :shock:
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Robson

Mensagem por Robson »

Mas esse lance da capa vale para até no deserto do Atacama...

Nunca se deve cobrir uma moto que acabou de chegar de um rolê.
Mau/Santos
Mito

froesdamotta escreveu: 06 Mar 2023, 13:22
Experiência própria....
A gente q é çeigo costuma dizer q é "vapor de enxofre" q emana do motor da moto quente.
:lol: :lol: :lol:
Não faço ideia exatamente do q seja, mas aquilo detona com tudo....pintura, cromados, e provavelmente plásticos.
É q eu era enjoado com minha Shadow, entao ela sofria um pouco menos.

Mas a real é q tudo q não é cromado ou inox original, não aguenta muita maresia. Oxida mesmo.
E se for original de qualidade inferior, tbem nao aguenta.
Lembro q um amigo tinha uma CD500 q aguentava muito desaforo, aí ele trocou por alguma Honda mais nova, não lembro o modelo, e os cromados originais já não eram tão bons, e mais rapidamente foram ficando feios.
Since 03/03/2006
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Mau/Santos escreveu: 06 Mar 2023, 16:02
froesdamotta escreveu: 06 Mar 2023, 13:22
Experiência própria....
A gente q é çeigo costuma dizer q é "vapor de enxofre" q emana do motor da moto quente.
:lol: :lol: :lol:
Não faço ideia exatamente do q seja, mas aquilo detona com tudo....pintura, cromados, e provavelmente plásticos.
É q eu era enjoado com minha Shadow, entao ela sofria um pouco menos.

Mas a real é q tudo q não é cromado ou inox original, não aguenta muita maresia. Oxida mesmo.
E se for original de qualidade inferior, tbem nao aguenta.
Lembro q um amigo tinha uma CD500 q aguentava muito desaforo, aí ele trocou por alguma Honda mais nova, não lembro o modelo, e os cromados originais já não eram tão bons, e mais rapidamente foram ficando feios.
Vapor de enxofre não é, pois, para isso precisa de no mínimo uns 400°C 444,6°C. E outra, acredito que não há nada no motor a gasolina que tenha enxofre. No diesel eu sei que tem, mas, na gasolina não.

Acho que tem mais a ver que a temperatura "catalisa" a oxidação/corrosão dos metais pela maresia. Ao cobrir a moto ela fica quente mais tempo e o problema acontece mais rápido.
Acredito eu.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Vlws pelas dicas, mas parece que não tem muito o que fazer mesmo...

Dos cuidados com a moto parece que só dá pra:
1- Lavar com maior frequência, ou depois de pegar chuva
2- Usar bastante Silicone ou WD
3- Usar capa (com a moto fria)

E eu ainda tenho dois agravantes: 1 quadra da praia, e Garagem aberta.

A tornado tem praticamente todos os parafusos de inox. Acho que só os eixos que não são. O que vai sofrer nela acho que são essas pecinhas galvanizadas, só quero ver. A HD tbm, tem bastante parafuso de inox (escape tbm), e boa parte das peças são de alumínio. Acho que o que vai sofrer serão esses aros, raios e os discos :-(

Dentro de casa, será que tem alguma outra coisa que possa fazer pra diminuir a probabilidade de corrosão nos eletrônicos? Meu imac custa mais que essa tornado, se enferrujar as perninhas de algum chip já é capaz de perder essa caceta :-?
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
Dj Serginho Sag
Roda Presa

Mensagem por Dj Serginho Sag »

Eu não sei o que os self lava rápidos daqui usam, mas quando lavamos nossos carros/motos, tem uma opção na máquina que é um tal de shampoo (é cheiroso o bixo) que é sempre aconselhável no inverno deixar ele por último pois ele protege do sal.
Até porque no inverno tem muito sal nas rodovias, etc pra derreter a neve. E esse sal fode com tudo mesmo. Eu gostaria de saber o que contém na fórmula desse shampoo pra poder compartilhar com a galera do litoral, até porque eu nunca ví carro/moto podre ou cheio de oxidações.
----------------------------------------------------------
Living :emo85: by the ALPS

Pakita by Lyhh :frag:
川崎

Imagem
----------------------------------------------------------
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

mumorato escreveu: 06 Mar 2023, 16:37 Vlws pelas dicas, mas parece que não tem muito o que fazer mesmo...

Dos cuidados com a moto parece que só dá pra:
1- Lavar com maior frequência, ou depois de pegar chuva
2- Usar bastante Silicone ou WD
3- Usar capa (com a moto fria)

E eu ainda tenho dois agravantes: 1 quadra da praia, e Garagem aberta.

A tornado tem praticamente todos os parafusos de inox. Acho que só os eixos que não são. O que vai sofrer nela acho que são essas pecinhas galvanizadas, só quero ver. A HD tbm, tem bastante parafuso de inox (escape tbm), e boa parte das peças são de alumínio. Acho que o que vai sofrer serão esses aros, raios e os discos :-(

Dentro de casa, será que tem alguma outra coisa que possa fazer pra diminuir a probabilidade de corrosão nos eletrônicos? Meu imac custa mais que essa tornado, se enferrujar as perninhas de algum chip já é capaz de perder essa caceta :-?
Olha. Como disseram aí em cima, vai de praia pra praia.
Mas, meu pai e irmão moram em Paranaguá, fica uns 30min de Guaratuba. Até hoje ele não perdeu nenhum equipamento por causa de oxidação.
Veja, ele NÃO PERDEU, mas, não disse que nada na casa dele oxidou. Ele tem uma xtz 125 que teve que soldar o chassi umas duas vezes pq o corroeu o quadro, mas, foi relaxo dele. Se tivesse tratado o problema logo no inicio não teria chegado a tanto. Soldou e tá rodando de boas. Fora isso, máquina de lavar, geladeira, cafeteira, tv, som, etc., tem um pontinho de ferrugem aqui outro ali mas todos funcionando. Inclusive o notebook dele é o mesmo que ele levou quando se mudou daqui a uns 15 anos atrás.
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
Mau/Santos
Mito

Equipamento da Apple acho q pode esquecer.
Sem problema.
Em casa as crianças tem um macbook desde 2014, e ele continua perfeito como novo.
Since 03/03/2006
Du
Motociclista

Mensagem por Du »

Carro e moto não antiga, acho que aguenta, pode ficar feia, aparecer manchas no alumínio e enferrujar cromado de acessório barato. É só ir pintando tudo .... Kkkkk

Mas geladeira, fogão, ar condicionado e etc. Dura bem menos.

Enviado de meu moto g82 5G usando o Tapatalk

Mau/Santos
Mito

Ar condicionado dura poucos anos.
Para estender esse prazo, tem de ter o cuidado de procurar com aparelhos que tenha a serpentina de cobre. As de
Alumínio em poucos anos abrem o bico.
E algo a ser perguntado antes da compra, pra não se arrepender e jogar $ fora

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Since 03/03/2006
Jota

Mensagem por Jota »

Quando estive na casa do Deco e vi a drz400 dele após 2 anos parada (ele tinha estourado a perna em um acidente com um caminhão), fiquei impressionado.
Não imaginava, nem de longe, que a maresia podia destruir tanto. Já tava parecendo mais sucata que uma moto utilizável.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Em geral, tentar mitigar reduzindo a umidade do ambiente.

Na garagem aberta, impossível fazer isso. Agora no interior da casa, ficar no AC sempre que der, trocar filtros mensalmente, deumidificadores, etc.

O principal inimigo dos eletrônicos e superficies metálicas é a umidade. Tem que ficar limpando constantemente, a poeira ajuda atrair umidade para as superficies.

Quando morei em litoral perdi Mobo, GPU e fonte...em apenas 2 anos morando lá. A moto tinha a ferrugem "Normal" de um veículo que ficava a 1 quadra da praia, porém tive que deixar ela parada 2 semanas enquanto me mudava, quando fui pegar ela, essas 2 semanas paradas foram suficiente para deixar ela cheia de câncer em várias superficies...nunca mais foi a mesma. E os armários? A roupa vivia mofando! Coisa horrivel. Comprei uma bike novinha importada, em pouco tempo mostrou as peças xingling de baixa qualidade...começou pontos de ferrugem em parafusos e outros componentes que o fabricante cortou custos. Tudo que não foi de inox ou materiais melhores, vai pro saco rápido. Vc apenas consegue adiar, nunca eliminar por completo.

Sem falar do calor infernal tipico do litoral bostileiro...

Morar em litoral, se depende de mim, nunca mais! Muito hype para tanta dor de cabeça.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Mau/Santos
Mito

Jota escreveu: 07 Mar 2023, 15:28 Quando estive na casa do Deco e vi a drz400 dele após 2 anos parada (ele tinha estourado a perna em um acidente com um caminhão), fiquei impressionado.
Não imaginava, nem de longe, que a maresia podia destruir tanto. Já tava parecendo mais sucata que uma moto utilizável.
A salinidade varia de praia pra praia, e como o Deco é daqui do Mangue, pra ele reclamar tanto (e com razão) dos estragos q a maresia causava lá no barrado dele, é pq lá é muito foda, mesmo.
Claro q aqui as casas são mais distantes da praia.....tem a avenida, bem larga, separando, mas ainda assim, dá pra notar q lá no Flamengo o sal era muito mais forte.
Since 03/03/2006
Responder