Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade

Grupo de discussão geral sobre motos.
JPaulo
Dinossauro

Re: Supermoto: a furia do MX, a elegância da motovelocidade

Mensagem por JPaulo »

Tô fazendo alguns detalhes na minha pra ficar zerada.

Hoje comprei o par de punhos originais na Honda, me surpreendi com o valor: $75 pilas o par, pouca coisa mais caro que um paralelo em qualquer moto peças.

Vou comprar o guia de corrente também no ML hoje.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

RMD escreveu: 22 Jul 2023, 18:50 Resultado do role de hj.

Dois retrovisores quebrados, lanterna, manete de freio, seta direita e pedal empenado. Detalhe q os meus retrovisores sao retrateis. Kkk
Acho que ta na hora da CRF e carretinha...
JPaulo escreveu: 24 Jul 2023, 10:51 Tô fazendo alguns detalhes na minha pra ficar zerada.

Hoje comprei o par de punhos originais na Honda, me surpreendi com o valor: $75 pilas o par, pouca coisa mais caro que um paralelo em qualquer moto peças.

Abs,
Eu sempre usei manoplas da circuit, aquele modelo para moto off (Acho que é Jupyter). Acho bem confortável o grip, e geralmente acho na casa dos 35-40. Ele é molinho, o que acredito ajudar a reduzir um pouco as vibrações (mesmo assim as vezes termino com as mãos meio formigando se ando uns trechos muito longos sem parar :-D )

Imagem
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Optimus Leo escreveu: 24 Jul 2023, 14:31 Acho que ta na hora da CRF e carretinha...
Isso é para os fracos. Pra q eu vou facilitar se posso complicar. :lol:

Mas sendo bem sincero, eu que sou roia na terra mesmo. Meus colegas foram e voltaram sem nenhum dano. Ainda tenho muito q aprender. O mais importante é o controle da aceleração e embreagem. Ainda esta difícil para eu dosar bem o giro e embreagem.
Tornado 300
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

kkk acabei de pensar em um detalhe. Cai na rua exatamente na mesma semana a 30km/h. Nao deu absolutamente nada na moto mas em compensação estou recuperando ate hj de dor na costela. Ja na trilha, queda devia estar a 5km/h e quebrou a moto toda e eu estou de boas.

Agora esta eu e a moto todo quebrado. Eu da rua ela da trilha. kkk
Tornado 300
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Optimus Leo escreveu: 24 Jul 2023, 14:31
RMD escreveu: 22 Jul 2023, 18:50 Resultado do role de hj.

Dois retrovisores quebrados, lanterna, manete de freio, seta direita e pedal empenado. Detalhe q os meus retrovisores sao retrateis. Kkk
Acho que ta na hora da CRF e carretinha...
JPaulo escreveu: 24 Jul 2023, 10:51 Tô fazendo alguns detalhes na minha pra ficar zerada.

Abs,
Eu sempre usei manoplas da circuit, aquele modelo para moto off (Acho que é Jupyter). Acho bem confortável o grip, e geralmente acho na casa dos 35-40. Ele é molinho, o que acredito ajudar a reduzir um pouco as vibrações (mesmo assim as vezes termino com as mãos meio formigando se ando uns trechos muito longos sem parar :-D )

Imagem
A minha veio com umas manoplas cinza de off-road, bem macias... mas já estão velhas, meio grudentas.

A ideia é deixar o mais original possível, motinho tá filé.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Qnt mais grudento melhor.
Tornado 300
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Um dos motivos q troquei a hima na tornado. Manete do freio, tornado R$9.90, hima R$160. :lol: Tudo bem que a tornando é paralela e hima so na CC. Mas isso é outro motivo. Fui na esquina e comprei. Se fosse a hima teria q atravessar a cidade.
Tornado 300
Optimus Leo
Mito

Depois de um tempo só fazendo uns rolezinhos bate volta próximos, decidi aproveitar os dois feriados e visitar familia no Rio

Apenas troquei o óleo antes e fui...e menos de 50 kms de casa começaram os problemas :lol:

No meio da Dutra, vi que o painel começou a marcar a velocidade de forma incorreta, ficava oscilando. Achei que fosse o fuckin sensor de velocidade do painel (já perdi 2 que simplesmente estouravam porque o suporte do painel tinha uma gambiarra, só parou de estourar quando comprei arruela e flange originais Honda). Ai parei no próximo pedagio e vi que um dos parafusos que seguravam a máscara do farol tinha caido (possivelmente pela vibração). Mas o sensor parecia inteiro. Um motoboy passando parou e perguntou que aconteceu, ai me deu um rolo de fita durex para segurar a máscara na estrada.

Eu, que sempre viajava com ferramentas, tie-wraps (enforca gatos) e coisas assim, desta vez não levei nada...lei de murphy. Quando levei, nunca precisei. A PRIMEIRA VIAGEM SEM LEVAR, não deu 50kms e já precisei de um enforca gato e não tinha :lol:

Painel parou de marcar completamente, mas fazer o que...marcha

Ai rodando só com o Waze no suporte de celular, para evitar tomar multa e também ir calculando os kms para abastecer...entro na reserva, e ai rodei mais uns 30 kms e decidi parar num posto. Entro no posto, a merda LOTADA de caminhão e só tinha uma bomba de gasolina. Fiquei lá por uns 5 min sem ninguém me atender, ai fui pro caixa, pedi para ser atendido, falaram "já já te atendem". Esperei mais uns minutos, MORRENDO de calor com todo o equipamento, olhei no mapa e decidi seguir na estrada. Parecia que tinha posto e cidade mais a frente.

Isso algo que odeio do Bostil, esse cabide de emprego chamado frentista. Lá fora podia eu mesmo ter abastecido e tchau. Hoje em dia que tem tecnologia, celular, shellbox, apps, pix e tal é ainda mais fácil do que era antigamente. Mas o Estado bostileiro acha que todos somos tão burros que precisamos de outro fudido de QI baixissimo para abastecer o nosso veículo com "segurança"!

Enfim...segui na estrada, e eis que a moto começa a morrer...os cálculos que fiz estavam meio errados. Desligo rapido a moto, porque recém tinha parado a saida para uma cidade. Empurro ela na contramão, sofrendo com o calor infernal e empurrando ela com toda a bagagem e meu equipamento num leve aclive. Ai chego numa rua para entrar na cidade (que tinha um posto logo além da curva), numa subida bem ingreme. Quase comecei a xingar e chutar tudo, mas ai decidi tentar ligar a moto.

E não é que ela pegou! Subi rápido nela, dei uma esticada de leve, consegui subir a rua e chegar no posto. Problema resolvido!

Abasteço, e ia aproveitar para ir no banheiro. Ai no momento que vou botar 1ra marcha, vejo que o pedal desce demais.

Uns meses atrás passei um puta perrengue porque o pedal ficou solto, não trocava marcha, porque o eixo está tão dichavado e o pedal também, que ficava girando em falso. Eu troquei o pedal e meus mecânicos falaram que era um problema crônico de Tornado. Ele disse que a dele tava com um pingo de solda no eixo e pedal para não voltar acontecer. Mas trocando o pedal ficou bem, e assim ficou pelos vários meses.

Obviamente que a merda sempre acontece no pior momento. E esse momento era nessa viagem. 18h15, olho rápido o celular, achei uma motopeças. Fechava em 15 min. Sai andando em 2da marcha pela cidade, cheguei na loja fechando. Pedi uma chave 10, consegui apertar o parafuso do pedal e dar uma ajustada. O cara da loja reforça que ele sofreu o mesmo com a Tornado dele. Pergunto se tem uma chave 10 para vender, ele diz que não. Mais uma vez Murphy atacando.

Enfim...sigo meu caminho.

E não é que na altura de Itatiaia (já de noite) começo a pegar chuva :lol:

Preguiça infinita de parar e botar a capa, então segui meu caminho.

Cheguei no Rio de buenas, o pedal não deu mais dor de cabeça. Mas nos próximos dias andando na cidade, comecei a sentir ele afrouxando de novo. Tentei apertar, mas sentia que podia espanar o parafuso.

Tentei ir numa oficina que vi bons comentários no google, chegou lá e o cara "vai la na moto maia e compra o pedal novo e instala tu mesmo" (Moto Maia é uma loja de motopeças bem famosa em Copa). Porra, os caras não querem trabalhar! VTNC! Eu expliquei que comprei o pedal novo faz uns 3 meses e tava solto, precisava dar outro jeito ou gambiarra para voltar. E ele continuava falando "compra o pedalzinho tal e tal, que é paralelo mas de boa qualidade" e eu de novo "FOI ESSE MESMO PEDAL QUE EU COMPREI"

Vendo que não ia me ajudar, decidi ir para outro lado. Procurei no google e perguntei para uns motoca, e me indicar uma oficina boca de favela :lol:

Cheguei lá, o cara meteu makita no pedal, naquela abertura para comer um pouco de material, assim ia poder apertar mais, ele trocou o parafuso também. E segurou!

Tentei ver o problema do painel, e pelo visto era o caracol (desmultiplicador) que dichavou tudo por dentro. Ele tentou fazer uma gambiarra, mas decidi deixar quieto, a gambiarra do pedal tudo bem, mas também esses mexânicos de fundão de quintal não queria que mexessem muito na moto.

Enfim, depois fui comprar uma chave 10 e só andei um pouco para testar bem se o pedal não soltava de novo...e uns dias depois vim para SP de volta, sem ocorrencias (só tomando chuva 70% do caminho). Aliás, falando de chuva, usei uma sacola Givi EA115 impermeavel de 40 litros para levar uma bagagem, aprovadissima. Fácil de montar na moto e não molhou nada dentro. Muito boa! Tinha comprado uns anos atrás numa mega promoção por uns 100 e tantos reais, e nunca usei...fiquei feliz de ver que funciona, e hoje custa quase 500! :shock:

Na volta até consegui fazer um tempo recorde, e só fiz 1 parada para abastecer e nem fui no banheiro...diretão, acho que tava tão pilhado de chegar em casa e me esquecer dos BO da moto que nem senti o banco duro da Tony nem a vibração :lol:

Confesso que esse tipo de coisas me desanimam demais da moto, vontade de vender e pegar algo mais novo e inteiro...a questão é: o que eu pego? Qualquer moto decente e mais nova, iria que por uma grana encima (o que não quero fazer neste momento). E também a questão dos xaieritas. E não uso a moto no dia a dia, então da para levar.

Depois de dar muitas voltas pensando, acredito que pelos momentos o melhor é seguir com ela e ir tentando arrumar essas coisinhas pequenas (mas super chatas). Vou ver se levo para trocar o caracol e isso corrije o problema do painel.

Queria meter mais uns mods nela, mas agora perdi o tesão. Acho que vou seguir com ela encostada só para dar uns passeios. Não consigo justificar gastar uns 30k para um pisapapel/ornamento de garagem 90% do tempo. Nem to andando de moto tanto assim.

Enfim...algumas fotinhos da viagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Estou exatamente como o mesmo problema no velocímetro. Parou de marcar tem ums 2 meses ja. Kkk

Nao sai trocando peças. É facil ver se é o caracol. Basta vc levantar a moto, soltar o cabo la no sensor e rodar a roda dianteira. Se estiver girando o cabo entao nao tem mada de errado.

Na minha esta tudo ok. Caracol e sensor, agora so sobrou o painel mesmo. Um novo paralelo esta 300, foda é colocar a km certo nele.

Ah! O sensor em lojas esta uns r$150 no ML comprei por R$56. Mas nem é ele o culpado.
Tornado 300
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Ja tive problema com o pedal tb. Fiquei um tempo com ele soldado e depois abri e troquei o eixo.

Pedal só original. Esses paralelos detonam as estrias mesmo.
Tornado 300
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

Caraca que bela aventura! Mesmo com os perrengues viajar sempre é legal...
OL desencana e pega uma Triumph 400 mesmo...vai viajar e se divertir sem nóia de ser roubado c uma moto mais nova e acredito que seja divertida de pilotar
Z900RS
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Ele vai falar q nao quer gastar 30k numa moto de fds. :frt:

Mas vai continuar reclamando. :lol:
Tornado 300
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Caramba Leo, que saco os perrengues. Pelo menos conseguiu resolver, bacanas as fotos
Optimus Leo
Mito

RMD escreveu: 22 Nov 2023, 23:19 Estou exatamente como o mesmo problema no velocímetro. Parou de marcar tem ums 2 meses ja. Kkk

Nao sai trocando peças. É facil ver se é o caracol. Basta vc levantar a moto, soltar o cabo la no sensor e rodar a roda dianteira. Se estiver girando o cabo entao nao tem mada de errado.

Na minha esta tudo ok. Caracol e sensor, agora so sobrou o painel mesmo. Um novo paralelo esta 300, foda é colocar a km certo nele.

Ah! O sensor em lojas esta uns r$150 no ML comprei por R$56. Mas nem é ele o culpado.
Mas foi o caracol mesmo, fiz esse teste e o cabo não girou, além que tiramos o caracol da roda e ele estava bem dichavado por dentro. Ai o mexânico queria fazer uma gambiarra braba, mas preferi deixar assim e trocar quando voltasse. Eu uso o da Twister para poder marcar corretamente com aro 17.
RMD escreveu: 22 Nov 2023, 23:19 Ja tive problema com o pedal tb. Fiquei um tempo com ele soldado e depois abri e troquei o eixo.

Pedal só original. Esses paralelos detonam as estrias mesmo.
Então, o foda é isso, ter que abrir o motor para trocar o eixo...vai uma grana de peças e MO. Além que até os meus mecânicos parece que ficaram com preguiça de fazer e falaram que a solda resolvia :lol:

Problema é isso, peças baratas, acha tudo e tal...mas a moto tá bem sambada, então sempre to gastando com algo, além da raiva que o treco estraga justamente no unico dia em meses que decidi dar uma voltinha rapida num sabado a tarde...ai o perrengue para voltar pra casa puto, depois levar na oficina, etc...
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Foda isso, ter que ficar consertando coisa no pouco tempo que tem disponível pra passear. Dá muita raiva.
Optimus Leo
Mito

Ryu escreveu: 23 Nov 2023, 08:53 Caraca que bela aventura! Mesmo com os perrengues viajar sempre é legal...
OL desencana e pega uma Triumph 400 mesmo...vai viajar e se divertir sem nóia de ser roubado c uma moto mais nova e acredito que seja divertida de pilotar
Eu penso, mas neste momento não consigo justificar gastar mais de 30k em algo que vai se tornar um ornamento na garagem maior parte do tempo. Antigamente diria fodaci, mas hoje em dia tô mais boomer e com maior educação financeira e preferência temporal de longo prazo kkkkkkkkkkk

Além que tô até querendo me desfazer das minhas lasanhas de 4 rodas antes e pegar outro carro diferenciado só que mais novo...então to focado mais nas 4 rodas mesmo. A Tornado ficar encostada na garagem não me afeta muito. Não preciso da moto para dia a dia.

Sobre a noia de ser roubado, não sei. Xaieritas são muito putinhas de marca né, só de saber que é uma Triumph é capaz deles gostar...tipo scooter da BMW que já levaram do Swaizer e também conheço outra galera com C650GT que foram assaltadas. Tu não vê relato de gente com Burgman 650 sendo assaltada.
Optimus Leo
Mito

Kokimoto escreveu: 23 Nov 2023, 11:15 Foda isso, ter que ficar consertando coisa no pouco tempo que tem disponível pra passear. Dá muita raiva.
Isso é o que me faz considerar vender ela, mas como disse, eu já pensei muito e acho que neste momento, a melhor opção é ficar sereno e ir consertando as coisinhas a medida que aparecem. Pelo menos com a Tornado consegue tudo e é barato. Ai é aquilo, as outras opções sub 20k (para não gastar muito), ou é uma moto mais nova, porém mais manca (e muitas vezes visada), ou é alguma lasanha braba que é dificil de achar peças, manutenção cara e também por ser velha pode acontecer o mesmo que to passando agora.

Eu comprei a moto super barata já sabendo que ia ter coisas para fazer...o problema que não apareceu tudo junto, muita coisa só aparece assim no pior momento. Se fosse para usar a moto no dia a dia, nem teria pego ela, teria pegado algo mais novo e economica.

Tenho outras prioridades, to andando pouco de moto então ter torrado +30k em algo não faria muito sentido, já tenho 2 lasanhas que viraram ornamento na garagem, um baita capital parado, não preciso de outra moto fazendo o mesmo.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Esse relato do pedal de câmbio é foda, maioria dos mecânicos são meros trocadores de peça com preguiça. Porra, se fosse fácil eu mesmo já tinha feito, né? :lol:

São poucos os mecânicos que ainda conseguem pensar, raciocinar e dar uma solução. A maioria já condena tudo e pensa como fazer tendo o menor trabalho e gastando o máximo possível. Poucos são aqueles que dão uma solução "fora da caixa" (leia-se algo que nós meros donos de moto não teríamos pensado).

Recentemente levei um tombo na trilha, era uma pirambeira e eu virei de frente com a moto. A CRF deu meio que um looping de frente e bateu com a lateral no chão. Tentei funcionar, vi que nem a injeção virava... Dei umas porradas na lateral, vi que a injeção deu sinal de vida, mas apagava logo.

Tirei a tampa lateral, vi que o tombo fez o terminal que liga o cabo negativo na bateria quebrar... Pqp. Fiquei bem uns 15 minutos com um alicate e uma chave de fenda tentando "descrimpar" o pedaço de terminal que ficou no cabo... Pqp, nem fudendo que aquela merda saía. Como o cabo era extremamente curto, cortar a ponta não era uma opção.

Vendo meu sofrimento, um amigo meu que apesar de não ser mecânico, é engenheiro e extremamente habilidoso com mecânica veio dar uma olhada. Cabra olhou por uns 2/3 minutos e falou "já sei". Maluco tirou um pouco do isolamento do fio, abriu um espaço para passar o parafuso entre o fio e eu já retruquei logo "o fio é curto, não vai chegar até o polo da bateria". Cabra me olhou com aquela cara de "seu imbecil, eu sei o que tô fazendo"... Ele conectou o cabo pela frente do borne (e não por cima), ficou perfeito. Simples, funcional, rápido e INTELIGENTE.

Enfim, eu diria 9 entre 10 mecânicos iriam tentar da mesma maneira burra que eu estava tentando resolver e/ou me mandariam ir atrás de outro terminal e... ficar a pé nesse meio tempo :lol: !!!
Optimus Leo
Mito

Depois de não ter tocado nela desde a viagem...nesses ultimos dias várias coisas me enchendo o saco, ai tendo o tempo um pouco mais livre decidi ir dar uns roles com ela. Coisa próxima, basicamente área metropolitana de SP, mas longe de muvuca. Só capturei cliques de um dia dos roles, entretanto.

Relação amor/odio com ela...é simples, carburada, pelada, sem conforto, manca...mas ao mesmo tempo por ser algo assim, não tenho muito dó de dichavar ela (tenho medo de dichavar meu corpo num tombo, isso sim!), e também ando mais tranquilo. Foda é que sempre ando com a pulga atrás da orelha "Será que não vai quebrar nem atrasar meu lado neste role?"

Mas ai sempre caio na mesma: O que comprar?

Qualquer coisa mais nova, ou é muito visada (Lander nova, BMW 650, etc), ou tenho que botar muita grana encima (e pro pouco que to andando de moto não consigo justificar neste momento na minha vida), ou é bucha (Himalayan). Mudar de estilo? Talvez, mas estou curtindo dar uns rolezinhos assim serrinha travada asfaltada e depois poder pegar uma estradinha de terra (nada de trilha média ou pesada) e andar tranquilo sem me preocupar.

Mas enfim...ontem na rodovia consegui finalmente enrolar o cabo a vontade, deu 156 km/h de painel, uns 133 kmh no GPS.

E numa saida de sinal na Av dos Estados, tinha um xaiera com uma XRE 300 Rally novinha, o cara ficou olhando todo pa eu acelerando (pra moto não morrer, maldito carburador :-D ) e ele saiu como um doido acelerando...eu fui atrás, busquei, passei e depois soltei a mão...ele, como bom xaiera, seguiu boladão sem freiar, cortando de quebrão no meio dos carros e cortando giro, imagina, nem ficou mordido que uma Tornado velha dichavada deu pau na "naveras" nova dele :lol: :lol: :lol:

O foda que ai depois de uns dias felizes com ela, fico com vontade de começar a gastar grana nela de novo! Pensar em mods: swap de disco traseiro, valvular suspensão, amortecedor preparado, botar um kit 293 ou com cabeçote e cilindro de XRE, etc...

As carenagens estão com bastante detalhes, e em vista que o farol original é um lixo não importa o que fizer, to até pensando em comprar o kit de carenagens paralelo AMX, que vem com o farol da Tornado 2023 argentina, o povo que trocou disse que o farol novo ilumina bem melhor...mas ai tenho medo de botar tudo novinho, e levar um tombo na estrada de terra :-D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E comemorou seus 73 anos na estrada!

Imagem
Imagem

Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Massa!

Sua esta andando bem demais!

Minha esta super reduzida, coroa 48 dentes. Maxima agora 115-120 com motor explodindo. Porem sobe parede. :pnk: Kkk olha q ainda tenho separado para casos de “emergencias” (vide trilhao) de 11 dentes. }:) Original sao 13.

Eu q estou no celular mas depois posto foto da minha ja depenada. Sem as carenagens no tanque. Kkk uma quebrou entao tirei a outra.

Ps… meu painel parou de marcar velo ja tem uns 3 meses e estou com preguiça de trocar e ter q ajustar a km do novo. Estou usando gps mesmo qnd preciso.
Tornado 300
Responder