Nova Tiger 1200

Grupo de discussão geral sobre motos.
eclinck
Mito

Re: Nova Tiger 1200

Mensagem por eclinck »

De Triumph só o adesivo no tanque, é indiana rsrs.

Veremos, quando lançarem quero dar uma volta pra ver se é manca como as RE.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Sera indiana né e um pouco pra tras acho q ja deixaram claro q nao vem por menos de 40-45k
Tornado 300
clovis
Roda Presa

Mensagem por clovis »

eclinck (Evandro?), vi suas fotos e conferi no site da marca que a Tiger abandonou o monobraço traseiro? Sabe o motivo?

Eu tenho uma dúvida em relação ao cardã em motos referente ao que ocorria e ocorre em carros com tração traseira e eixo rígido com diferencial e feixe de molas. Nas caminetes não ocorre, mas nos muscle cars sim e por aqui nos Dodge e Maverick (Opala não tenho certeza), o torque forte do motor ao acelerar fazia o eixo rígido do diferencial acompanhar o giro e "torcer" forçando a parte posterior do feixe de molas para cima levantando a traseira do carro e perdendo aderencia. A solução e colocar "travas" nos dois feixes presas no chassi e na parte de baixo onde é fixado o feixe de molas. Não sei o nome, mas é visível em muitos carros de tração traseira com motor forte.
Ouvi certa vez que esse efeito também ocorria em motos com cardã: ao acelerar levantavam a traseira. Não sei até onde é fato. Mas acredito que aqueles "paralelogramas" nas balnças seja pra evitar isso, na nova Tiger 1200 tem dos dois lados, e na GS no monobraço. Na Tenere não tem, e não imagino como funciona pra anular o efeito - se é que tal existe.
Nas custons japoneses com cardã que vi também não tem nada.
Alguém poderia explicar?
Tipo cultura inútil, mas é curiosidade... kkkkkkkk

Aqui um exemplo Honda onde esses recursos não aparecem
:
Editado pela última vez por clovis em 27 Nov 2023, 10:19, em um total de 2 vezes.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Me disseram que é pra melhor distribuição de carga e esforço. Se procede não sei.

Inclusive o argumento é que prolonga a vida útil do cardan diferente das bms novas que a troca é recomendada a cada 60.000km.
clovis
Roda Presa

Mensagem por clovis »

Valeu Eclinck, obrigado.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Clovis, esse efeito acontece nas motos com corrente também. Para testar, é só encostar a roda da frente na parede da garagem e dar uma queimada de embreagem que a traseira sobe hehehe.

A BMW é mais engraçada ainda porque o motor boxer dá uma empurradinha pra esquerda, se lembro direito. Mas só sentia quando acelerava parado em ponto morto. Andando não dava para perceber.
clovis
Roda Presa

Mensagem por clovis »

Kokimoto, mas aí o efeito é outro, a suspensão dinteira já baixa pelo prórpio esforço não? Acho normal isso acontecer nessa situação.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Acho que não. Se travar a suspensão dianteira com aqueles apoios de transporte, o efeito deve ser o mesmo.

Aprendi isso naquele livro famoso de pilotagem, twist of the wrist, o piloto que escreveu explica que quando a moto acelera, ela faz a suspensão traseira esticar. Acredito que seja o efeito da força aplicada pela corrente na geometria da suspensão.

É contraintuitivo pq a gente imagina que, quando se acelera, a traseira afunda, mas é o inverso.
clovis
Roda Presa

Mensagem por clovis »

Kokimoto escreveu: 27 Nov 2023, 10:53 Acho que não. Se travar a suspensão dianteira com aqueles apoios de transporte, o efeito deve ser o mesmo.

Aprendi isso naquele livro famoso de pilotagem, twist of the wrist, o piloto que escreveu explica que quando a moto acelera, ela faz a suspensão traseira esticar. Acredito que seja o efeito da força aplicada pela corrente na geometria da suspensão.

É contraintuitivo pq a gente imagina que, quando se acelera, a traseira afunda, mas é o inverso.
:beer: :jmi:
Mider2002
Novato

Mensagem por Mider2002 »

chalbuque escreveu: 19 Set 2022, 09:54 Imagem

Estou com uma Rally Pro desde junho.

Consegui ganhar dinheiro com essas motos usando o jogo Aviator. Joguei em depósitos grátis e consegui ganhar uma boa quantia.

Imagem

Fui a Pitanga nela no Corpus Cristi
Olá. na verdade, essa moto sempre foi meu sonho. parece legal, estou com muita inveja :)
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Moto com 61.500Km em 17 meses, nenhum problema adicional e segue comendo ruta.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Tenho chamado de "Benchmark effect"...

Tá tudo despencando, Tiger, Ducati, Pan América... Até as HD Touring tão com bônus de 19.000 reais. Enfim, o mercado vai derreter :pnk: !!

A dúvida fica pela África Twin, segundo conversei com alguns concessionários, a Honda não tem por hábito abaixar preços. Segundo eles, ela prefere matar a moto (a la Varadero, Cross tourer, VFR, etc) do que abaixar. Será?

Torço para a AT virar uma CB1300, com unidades vendidas a preço bem abaixo da tabela....
clovis
Roda Presa

Mensagem por clovis »

BMW de cima pra baixo, e chinesas e indianas de baixo pra cima:
viewtopic.php?p=2006819#p2006819
150cc a 10mil? Começa valer a pena a falta de concessionárias perto.

Mas eu gostaria mesmo é da opinião de vocês sobre essas duas faixas de cilindradas:
1 - Eu sempre achei que os preços só mudariam se viessem mudanças de cima pra baixo como acontece agora.
Como acham que ficam as médias? CB500F, CB500X, V-Strom 650, Versys 650...
O que dizem? Esse movimento chega nelas?

2 - Mas nunca imaginei uma ajuda de chinesas e indianas...
Sahara 350...??
Responder