Capacete sem adesivo Inmetro

Grupo de discussão geral sobre motos.
Bernvrdo
Novato

Capacete sem adesivo Inmetro

Mensagem por Bernvrdo »

Bom dia pessoal, gostaria da ajuda de vocês. Recentemente adquiri um capacete importado que consequentemente veio sem o selo do Inmetro. Qual a chance de eu levar multa por causa disso? Eu até tentei achar na Net selo pra comprar, mas não acho de jeito nenhum, alguém sabe onde vende? Tem a opção de tirar de outro e colar nesse também. Qual a opinião de vcs?
Valeu!!
Optimus Leo
Mito

Re: Capacete sem adesivo Inmetro

Mensagem por Optimus Leo »

Antigamente achava no ML, acho que a fiscalização deve ter aumentado.

Tenta rodar algumas lojas de motopeças da tua cidade, talvez eles tenham. Ou procura no marketplace do facecuck, acabo de fazer uma pesquisa e achei um cara vendendo por 15 conto cada um.

No pior dos casos, compra algum pinico tipo um San Marino de motomano e tira com cuidado o adesivo para colar no capacete novo. Ou procura algum capacete usado que o selo ainda esteja inteiro e faz o mesmo.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Optimus Leo
Mito

Se não achar o selo...ta aqui uma oportunidade para tirar o selo de um capacete novo

Pinico de plástico por 90 conto

https://www.amazon.com.br/CAPACETE-FECH ... do-20&th=1
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Bostil!
OL, sempre achei que vc era "arrogante" quando comecei a acompanhar aqui suas postagens e antes de te conhecer.
Hj, morando ha quase dois anos na florida, concordo com gênero, número e grau com toda a percepção que vc tem do brasil.
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

É só sair e prestar um pouco de atenção nas diferenças que fica bem claro que tem muita coisa errada no bananal. Mas o OL realmente é lúcido há muito tempo nesse assunto.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

o cara vivia na venezuela kkk
fugiu pro br, tá indo pro mesmo caminho

pensa num bicho azarado
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

quando o Rodoviário quer embassar pelo selo ele consegue consultar se realmente é daquele capacete mas só fazem isso com os jaspion quando querem procurar pelo em ovo.
LUBIG
Roda Presa

Mensagem por LUBIG »

Optimus Leo escreveu: 16 Jan 2025, 11:41 Antigamente achava no ML, acho que a fiscalização deve ter aumentado.

Tenta rodar algumas lojas de motopeças da tua cidade, talvez eles tenham. Ou procura no marketplace do facecuck, acabo de fazer uma pesquisa e achei um cara vendendo por 15 conto cada um.

No pior dos casos, compra algum pinico tipo um San Marino de motomano e tira com cuidado o adesivo para colar no capacete novo. Ou procura algum capacete usado que o selo ainda esteja inteiro e faz o mesmo.
Saiba que o pinico que vc falou segue as mesmas normas de aprovação daquele casco top de trocentos reais que vc compra.
Ou seja a proteção é a mesma...mas pagando menos..
Optimus Leo
Mito

LUBIG escreveu: 02 Mar 2025, 20:59

Saiba que o pinico que vc falou segue as mesmas normas de aprovação daquele casco top de trocentos reais que vc compra.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EXPLODI

Ah sim, a porcaria da INMETRO, a merda de agência bostileira que aprova um pinico de plástico San Marino de motoboy fudido ou uma merda Urban para hipster coletinho de couro, faz os mesmos testes e tem o mesmo peso que uma SHARP, ECE ou SNELL :lol: :lol: :lol:

Cope absoluto
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

LUBIG escreveu: 02 Mar 2025, 20:59
Não, não é. Mesmo os certificados em outros países tem grandes diferenças. Tem vários vídeos sobre isso no Youtube, alguns que mostram capacetes que sequer resistem a uma martelada.
Thatithe
Novato

Mensagem por Thatithe »

Bom dia! Cara, essa é uma dúvida bem comum entre quem compra capacete importado.

Oficialmente, o uso de capacete sem o selo do Inmetro pode sim gerar multa e pontos na CNH, já que o selo é uma exigência legal aqui no Brasil, independente da qualidade real do capacete. A fiscalização varia muito de região pra região, mas se o agente resolver ser mais rígido, pode complicar.

Sobre colar selo de outro capacete, aí já entra numa área meio delicada... tecnicamente é adulteração, e pode dar problema maior se for pego. Sem contar que é fácil perceber quando o selo foi removido e colado depois.

Infelizmente, o ideal mesmo é usar capacete que já venha homologado aqui. Sei que é chato, principalmente quando o importado é superior em qualidade, mas a lei ainda exige o selo. Talvez valha a pena guardar o importado pra viagens fora da cidade e usar outro no dia a dia, só pra evitar dor de cabeça.

Alguém aqui já passou por fiscalização com importado?
Fã de gta rp mobile. Um jogo giro que faz o tempo voar.
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Tão tentando dar um ar informal pra esses chatbots mas não adianta, ainda dá muito na cara
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Troquei a assinatura que estava divulgando apostas online por uma de utilidade pública
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

:lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Agro
Motoqueiro

Mensagem por Agro »

Thatithe escreveu: 14 Abr 2025, 20:31 Bom dia! Cara, essa é uma dúvida bem comum entre quem compra capacete importado.

Oficialmente, o uso de capacete sem o selo do Inmetro pode sim gerar multa e pontos na CNH, já que o selo é uma exigência legal aqui no Brasil, independente da qualidade real do capacete. A fiscalização varia muito de região pra região, mas se o agente resolver ser mais rígido, pode complicar.

Sobre colar selo de outro capacete, aí já entra numa área meio delicada... tecnicamente é adulteração, e pode dar problema maior se for pego. Sem contar que é fácil perceber quando o selo foi removido e colado depois.

Infelizmente, o ideal mesmo é usar capacete que já venha homologado aqui. Sei que é chato, principalmente quando o importado é superior em qualidade, mas a lei ainda exige o selo. Talvez valha a pena guardar o importado pra viagens fora da cidade e usar outro no dia a dia, só pra evitar dor de cabeça.

Alguém aqui já passou por fiscalização com importado?
Gostei foi da assinatura :lol: :lol: :lol:
Bitan
Novato

Mensagem por Bitan »

Oi Bernvrdo! Utilizar um capacete sem o selo do Inmetro realmente pode gerar multa e até retenção do veículo, pois é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. Comprar selo avulso ou transferir de outro capacete não é recomendado e pode ser ilegal. Infelizmente, não há como regularizar um capacete importado sem homologação. O mais seguro é utilizar um capacete certificado para evitar problemas!
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

Arrisca e roda sem mesmo, se adulterar ou usar de outro capa, cai no crime penal de falsificação, enquanto não ter, é apenas infração de trânsito.
Eu tenho um Arai que não tem selo e ando de boas, mas se for viajar pra mais longe uso um com selo, fazer o quê né.
Em tempo, esse selo era pra ser um fator à ser verificado ou checado junto aos fabricantes e vendedores, e não nos usuários.
Dificilmente um puliça vai encanar nisso percebendo a qualidade do capacete, a não ser que queira te f....mesmo
Pois o princípio desta lei é garantir a segurança do condutor.
Z900RS
Bentley
Novato

Mensagem por Bentley »

Olá! Usar capacete sem o selo do Inmetro pode sim resultar em multa e até retenção do veículo, segundo o CTB. Infelizmente, colar um selo de outro capacete ou comprar selos avulsos é ilegal e pode gerar outros problemas se for pego. O ideal é usar capacetes certificados para evitar dor de cabeça. Sei que muitos fazem isso, mas é um risco. Talvez valha a pena procurar capacete importado já homologado no Brasil.
Responder