Relato de viagem - Araraquara / Curitiba e Impressões da 883

Grupo de discussão geral sobre motos.
Carlos Gustavo
Roda Presa

Relato de viagem - Araraquara / Curitiba e Impressões da 883

Mensagem por Carlos Gustavo »

E aí, moçada!

Ontem fiz um tiro de 690km coma Sportster 883, ano 2014. Foi uma viagem de Araraquara (centro-norte de São Paulo) até Curitiba, passando pela Washington Luis, depois Bandeirantes, rodoanel e a Regis. Fazia muito tempo que eu não pilotava uma distância dessas, estou cansado, mas vamo la, a seguir posto minhas impressões.

1. Motor: Achei o motor bem esperto, possivelmente por conta do hypercharger, mantive a 5a marcha sem trocar pra retomada por quase o tempo todo, apenas reduzindo pros pedágios e pras paradas. Gostei do comportamento dele. O câmbio, achei bem preciso, as marchas dão aquele "CLANCK" que assusta um pouco, mas eu não precisei fazer nenhuma força, nem com a embreagem, nem com o câmbio, ambos bem macios ao se operar. O que não gostei foi a vibração, ela é realmente "vibrante" :roll: Por muitas vezes, me flagrei com as mãos, ombros, pernas e bunda formigando. O conforto deixou um pouco a desejar neste ponto.

2. Posição de pilotagem: Neste ponto, acho que este modelo tem uma ciclística um pouquinho confusa. Eu não modifiquei nada nela, então eu me deparo com um guidom com posição pra pilotagem custom, o encaixe do tronco em posição de 90 graus em relação ao solo, mas pedaleiras com posição de moto urbana, muito retraídas. Pros meus 1.87, minhas pernas sofreram. A Sportster implora por um comando avançado. o banco solo que comprei da própria Harley é um convite pra destruir a própria bunda. :hate: Preciso comprar uma almofadinha de gel ou algo pra melhorar isso, urgente!!!!

3. Farol: O farol dela é bom, honesto, cumpre bem com seu papel. Gostei do farol alto, mais do que o farol baixo.

4. Consumo. Eu gostei bastante do consumo dela... Vejam as parciais:

parcial 1 - Araraquara até Americana: 160km, entrou 7.96 litros, Consumo: 20.1km/l
parcial 2 - Americana até o km 53 da Bandeirantes: 80km, entrou 3.92 litros, consumo 20.40km/l
parcial 3 - Bandeirantes até Perto de Miracatu: 170km, entrou 7.68 litros, consumo 22.13km/l
parcial 4 - Miracatú até Barra do Turvo: 150km, entrou 7.03 litros, consumo de 21.30km/l

Isto tocando a moto nos limites das rodovias (110 na Washington, 120 na Bandeirantes, e 80 a 110 na Regis, com vários trechos de 60). Abasteci sempre com a Podium, mais pra satisfazer o coeficiente de cagaço com gasolina batizada na estrada. O tanque tem 12 litros, ou seja, neste consumo, a autonomia máxima dela seriam teóricos 240km. Mas acredito que viagem longa, seja bom ir de 150 em 150, pra ir alongando e descansando, ainda mais pelas questões de desconforto que cito neste relato.

5. Suspensões: Estou com os amortecedores traseiros originais. A moto tem só 11 mil km. Mas achei-os muito duros e curtos, qualquer imperfeição do asfalto, é tudo transmitido pra coluna, e um buraquinho mais fundo, e bate o fim do curso. A suspensão frontal, sem novidade, ela absorve bem as imperfeições, mas não a vibração do motor... :roll:

6. Pilotagem: Talvez por falta de experiência com a moto, a altura dela me assustou um pouco, não sei quanto eu posso deitar com ela em curvas mais acentuadas. Não saberia opinar se essa moto curva bem ou parece uma tora de madeira na ladeira ensaboada..

Resumindo:

A moto é muito valente, motorzão, torcuda, transmite muita segurança pra viajar, vc escuta o motor e sabe que não vai ter dor de cabeça, seja pra viajar 600 ou 1200, ou qualquer que seja a distância. Mas eu achei beeeeeem desconfortável, principalmente quanto a posição de pilotagem, amortecedores traseiros e vibração do motor. Acredito que customizaçòes poderào melhorar em parte essa questão dos amortecedores, bando duro e posição das pernas. Mas vibração, está bem claro que é inerente a HD mesmo.

Agora é descansar, e esperar até o fim do mes, pra subir de Curitiba de avião pra Araraquara pra então descer com a fodástica Mirage 250 highlander. Postarei outro relato depois dessa, que será REALMENTE uma aventura. }:)
==================================
Carlos Gustavo Grigolon
Jundiaí, SP

Royal Enfield Classic 500 Stealth Black 2019
Motociclista Cristao
Novato

Re: Relato de viagem - Araraquara / Curitiba e Impressões da

Mensagem por Motociclista Cristao »

Carlos Gustavo escreveu:E aí, moçada!

Ontem fiz um tiro de 690km coma Sportster 883, ano 2014. Foi uma viagem de Araraquara (centro-norte de São Paulo) até Curitiba, passando pela Washington Luis, depois Bandeirantes, rodoanel e a Regis. Fazia muito tempo que eu não pilotava uma distância dessas, estou cansado, mas vamo la, a seguir posto minhas impressões.

1. Motor: Achei o motor bem esperto, possivelmente por conta do hypercharger, mantive a 5a marcha sem trocar pra retomada por quase o tempo todo, apenas reduzindo pros pedágios e pras paradas. Gostei do comportamento dele. O câmbio, achei bem preciso, as marchas dão aquele "CLANCK" que assusta um pouco, mas eu não precisei fazer nenhuma força, nem com a embreagem, nem com o câmbio, ambos bem macios ao se operar. O que não gostei foi a vibração, ela é realmente "vibrante" :roll: Por muitas vezes, me flagrei com as mãos, ombros, pernas e bunda formigando. O conforto deixou um pouco a desejar neste ponto.

2. Posição de pilotagem: Neste ponto, acho que este modelo tem uma ciclística um pouquinho confusa. Eu não modifiquei nada nela, então eu me deparo com um guidom com posição pra pilotagem custom, o encaixe do tronco em posição de 90 graus em relação ao solo, mas pedaleiras com posição de moto urbana, muito retraídas. Pros meus 1.87, minhas pernas sofreram. A Sportster implora por um comando avançado. o banco solo que comprei da própria Harley é um convite pra destruir a própria bunda. :hate: Preciso comprar uma almofadinha de gel ou algo pra melhorar isso, urgente!!!!

3. Farol: O farol dela é bom, honesto, cumpre bem com seu papel. Gostei do farol alto, mais do que o farol baixo.

4. Consumo. Eu gostei bastante do consumo dela... Vejam as parciais:

parcial 1 - Araraquara até Americana: 160km, entrou 7.96 litros, Consumo: 20.1km/l
parcial 2 - Americana até o km 53 da Bandeirantes: 80km, entrou 3.92 litros, consumo 20.40km/l
parcial 3 - Bandeirantes até Perto de Miracatu: 170km, entrou 7.68 litros, consumo 22.13km/l
parcial 4 - Miracatú até Barra do Turvo: 150km, entrou 7.03 litros, consumo de 21.30km/l

Isto tocando a moto nos limites das rodovias (110 na Washington, 120 na Bandeirantes, e 80 a 110 na Regis, com vários trechos de 60). Abasteci sempre com a Podium, mais pra satisfazer o coeficiente de cagaço com gasolina batizada na estrada. O tanque tem 12 litros, ou seja, neste consumo, a autonomia máxima dela seriam teóricos 240km. Mas acredito que viagem longa, seja bom ir de 150 em 150, pra ir alongando e descansando, ainda mais pelas questões de desconforto que cito neste relato.

5. Suspensões: Estou com os amortecedores traseiros originais. A moto tem só 11 mil km. Mas achei-os muito duros e curtos, qualquer imperfeição do asfalto, é tudo transmitido pra coluna, e um buraquinho mais fundo, e bate o fim do curso. A suspensão frontal, sem novidade, ela absorve bem as imperfeições, mas não a vibração do motor... :roll:

6. Pilotagem: Talvez por falta de experiência com a moto, a altura dela me assustou um pouco, não sei quanto eu posso deitar com ela em curvas mais acentuadas. Não saberia opinar se essa moto curva bem ou parece uma tora de madeira na ladeira ensaboada..

Resumindo:

A moto é muito valente, motorzão, torcuda, transmite muita segurança pra viajar, vc escuta o motor e sabe que não vai ter dor de cabeça, seja pra viajar 600 ou 1200, ou qualquer que seja a distância. Mas eu achei beeeeeem desconfortável, principalmente quanto a posição de pilotagem, amortecedores traseiros e vibração do motor. Acredito que customizaçòes poderào melhorar em parte essa questão dos amortecedores, bando duro e posição das pernas. Mas vibração, está bem claro que é inerente a HD mesmo.

Agora é descansar, e esperar até o fim do mes, pra subir de Curitiba de avião pra Araraquara pra então descer com a fodástica Mirage 250 highlander. Postarei outro relato depois dessa, que será REALMENTE uma aventura. }:)

Parabéns pelo relato, deve ser uma ótima motocicleta, apenas o banco e o amortecedor traseito foram os pontos a melhorar.

Um dúvida, como esta a Regis até curitiba???

Faz muito tempo que não pego ela e da ultima vez estava com mão dupla ainda......
Carlos Gustavo
Roda Presa

Mensagem por Carlos Gustavo »

A Régis de um modo geral está boa... Só que tem que ficar de olho nos radares, pq tem MUITO. E assim, tem uma placa que fala que o limite é 110, e aí, vem outra a 80, e um radar, 100 metros na frente. Ou seja, com essa malandragem toda, bobeou, posa pra foto.

Quanto ao asfalto, ele está bom. A Serra do Cafezal foi duplicada, o que é uma baita mão na roda, pq antes era um horror. Mas como tudo não são flores, a subida da Serra do Cafezal ficou com a pista antiga, ou seja, uma bosta. A descida está bem boa, pista nova, túneis, etc.

E quanto ao tráfego, o de sempre, muito caminhão, mas com ela toda duplicada, deixou de ser tão ameaçador como era no passado.

Ah, uma pancada de pedágio, se não me falha a memória, 5 ou 6, todos a 1.55 temers.
Carlos Gustavo Grigolon
Jundiaí, SP

Royal Enfield Classic 500 Stealth Black 2019
Motociclista Cristao
Novato

Mensagem por Motociclista Cristao »

Carlos Gustavo escreveu:A Régis de um modo geral está boa... Só que tem que ficar de olho nos radares, pq tem MUITO. E assim, tem uma placa que fala que o limite é 110, e aí, vem outra a 80, e um radar, 100 metros na frente. Ou seja, com essa malandragem toda, bobeou, posa pra foto.

Quanto ao asfalto, ele está bom. A Serra do Cafezal foi duplicada, o que é uma baita mão na roda, pq antes era um horror. Mas como tudo não são flores, a subida da Serra do Cafezal ficou com a pista antiga, ou seja, uma bosta. A descida está bem boa, pista nova, túneis, etc.

E quanto ao tráfego, o de sempre, muito caminhão, mas com ela toda duplicada, deixou de ser tão ameaçador como era no passado.

Ah, uma pancada de pedágio, se não me falha a memória, 5 ou 6, todos a 1.55 temers.

;-) ;-) ;-)
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Bom relato!
Mais de 600km em um dia, já é uma bela esticadinha! ;-)
Explicou as coisas boas e o que poderia ser melhor na moto.
Isso passa credibilidade e auxilia os colegas interessados.
Parabéns pela viagem e pelo relato!

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Karl Gustaff...

O que você falou sobre a motoka reflete bem a realidade.
Eu tive uma 883C 2015 e fiz esse trajeto com ela algumas vezes, com e sem garupa, super tranquilo mas as principais diferenças é que a minha motoka era o modelo C (de Custom), que tinha, de fábrica, comandos avançados e tanque de 17L. Além disso a minha moto tinha amortecedores traseiros PS 412, um pouco mais eficientes e banco de gel "by Russo".

Mas é uma baita moto, tosca, ogra, divertida e confiável! ;-)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Eclinck já testou almofada de gel e de ar (Airhawk), segundo ele a Airhawk é superior.
E Harley é assim mesmo, feita pra ir mexendo e a adaptando pro seu tipo físico.

[ ]'s
Imagem
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Legal, é isso mesmo. Eu sugeriria algumas mudanças, nesta ordem:
1º Guidão. Nas minhas sportsters eu sempre gostei de guidão de +- uns 20 cm de altura. Deixa meus braços paralelos ao ombro e torna a pilotagem confortável, transmitindo mais confiança nas curvas. Atualmente uso um Keystone.

2º Tu vacilou em ter comprado um banco original hd, hein. Pega um pedrinho, tem uns 8 modelos diferentes para sportster e todos dão um banho de qualidade e conforto nos originais... Eu tenho um solo do pedrinho, mas atualmente tenho usado mais um tipo sela da Jcycles, ambos razoáveis, já que não são modelos que visam primeiramente o conforto.

3º Comandos. Como o russo, minha primeira sportster era a Custom, que já vinha com o comando avançado de fábrica e eu curtia bastante. Quando comprei minha R, achei que seria um up necessário, no entanto, por causa de minha estatura de 1,75m, nem precisou. A posição casa certinho comigo. Se tu tá achando que ela tá recuando teu pé do eixo vertical do teu joelho, aconselho mesmo a trocar.

4º Como última opção, e mais cara, tu pode mirar em fazer um up para uma suspa progressive, que é muito boa. Como rodo na cidade e em uma rodovia, ambas de asfalto impecáveis, eu deixo a posição da pré carga sempre no mínimo, pela estética. Mas quando necessário, basta um ajuste e a moto vira outra... Vale bastante o investimento.

São muitas mudanças para adequar a moto ao seu gosto. Requer um bom investimento e a maioria das pessoas não entende o motivo pelo qual alguém pega uma hd cheia de defeitos, que precisa mudar muito para torná-la razoavelmente boa aos critérios da razão. No entanto, este é o preço (literalmente) a se pagar para ter uma moto com características únicas, que só quem já provou várias motos consegue elencar.
Mais tarde posto uma foto pra tu ver o meu setup de guidão, banco e suspa. Até!
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sportster 97 :fuck:
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

ÓImagem

Enviado de meu 6055B usando o Tapatalk
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual:
Sharkaus
Roda Presa

Mensagem por Sharkaus »

Gostei da sua moto. Se fosse atrás de uma 883R, deixaria assim. Como fez pra tirar a lanterna do paralama traseiro? Trocou tudo?
mumorato
Roda Presa

Mensagem por mumorato »

Ele foi cortado. Originalmente o paralamas desce até o meio do pneu. A lanterna é uma fita de led ali em baixo, acho que não da pra ver na foto.

Enviado de meu 6055B usando o Tapatalk
Atual:
yunusbra
Novato

Re: Relato de viagem - Araraquara / Curitiba e Impressões da 883

Mensagem por yunusbra »

Cara, já tô ligado nesse assunto. A questão é que cada rolê de moto pode ser top, é só saber escolher. Se mandar bem nas estradas por aqui, tu vai curtir. E se pintar vontade de acelerar por Dubai, tem uns Roteiros Dubai que são show de bola! Eles sabem dos paranauê e a experiência é sinistra, pra recordar depois. Dá pra fazer de tudo um pouco e pegar umas dicas com a galera que já deu rolê por lá. É bom demais! Fica ligado nessas vibes.
Editado pela última vez por yunusbra em 12 Mar 2025, 12:14, em um total de 1 vez.
Fabio Ninja
Dinossauro

Re: Relato de viagem - Araraquara / Curitiba e Impressões da 883

Mensagem por Fabio Ninja »

br é uma rodovia top, asfalto muito bom, unica coisa sao quantidade de caminhoes.....
700 com esse banco e suspensão, meus parabéns !
lembrei quando fiz o trecho de z900 e agora com a tiger 660, a z nao e tao cansativa, mas a tiger muitooooo melhor para viagens longas
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Responder