Por que o celular atrapalha o motorista

Grupo de discussão geral sobre motos.
Johnny Hu
Motociclista

Por que o celular atrapalha o motorista

Mensagem por Johnny Hu »

O assunto não é diretamente ligado a motos, mas tem tudo a ver. Para a matéria completa, inclusive com links para os estudos estatísticos da University of Utah, siga para:

http://blog.estadao.com.br/blog/nos/?ti ... 1#comments

Para quem estiver com pouco tempo para leitura:

RESUMO DA ÓPERA:

"...na conversa com o passageiro, ambos estão no mesmo cenário, e o passageiro percebe quando deve reduzir o ritmo da conversa, esperar que o motorista confira a situação etc. Enfim, o passageiro presente interage colaborativamente com o motorista.

Na conversa via celular, o interlocutor suga a atenção do motorista indistintamente, já que não tem consciência de seus esforços para dirigir.

O estudo de Utah não é o único do gênero. Neste e em outros, pesquisadores constatam que o celular tem sobre os motoristas um efeito muito próximo daquele causado pelo álcool. "
----—▲≡≡≡

Flying over mirrors - and intact!
"Todos esses que aí estão, atravancando o meu caminho, eles passarão... Eu passarinho!" (Mário Quintana)
Rad escreveu:...só cuidado,, vc é vc,, sua moto é sua moto,, não se projetem nelas ou por elas ;-)
Richard.
Dinossauro

Re: Por que o celular atrapalha o motorista

Mensagem por Richard. »

Esses dias um véio fdp veio discutir comigo num farol pq eu enchi a buzina na orelha dele, pq ele tava em um cruzamento e eu atras, ele ia entrar a esquerda, como eu, e era uma subida a rua a esquerda...
Quando ele entra na rua, ele para o carro no meio do caminho, atravessado e eu quase bato na traseira do desgraçado, tive que sair de lado e subir na calçada pra não pegar o carro dele... Ai quando eu volto pra pista e ele ainda atravessado, começado a tirar o carro do lugar, vejo que ele está no celular, então, obviamente, como ele estava entretido na conversa, esqueceu de reduzir a marcha pra subir e não teve força, tendo que para o carro, reduzir a marcha e sair de novo, isso tudo, por causa dessa merda de aparelhinho do capeta...

Ai quando passei do lado dele, taquei o dedo na buzina e fiz sinal de negativo com a cabeça... Nisso ele arranca com o carro pra cima de mim, mas eu já estava longe e entrando no corredor...

Ele parou uns dois carros atras de mim na faixa do lado e eu fiquei olhando pra tras e ele me desce do carro e pergunta se eu estou achando que tem alguma coisa de errado...

Ai o sangue ferveu.... Não desci da moto, mas disse que o que estava de errado era que ele estava naquela merdinha de aparelho e que graças a ele, ele ficava fazendo merda no transito... Pergunto pra ele se ele viu o que ele fez, já que eu tive que sair pra calçada pra não acertar ele em cheio e ele fala "e daí? Para a moto ai do lado que a gente conversa"... Ai eu lançou um e dai o cara%$&, vc fica fazendo merda com essa lata aí e depois pessoas filhos duma pluta que nem vc ficam reclamando com um motoboy arrebenta com o retrovisor ou com uma porta de pessoas otarias que nem vc e parei a moto de lado falando prele prar tb pra gente conversar, nisso o farol abre, o pessoal começa a buzinar pra ele e ele entra no carro e vai embora...

Deu uma vontade de passar do lado dele e arrancar o retrovisor dele...

MAs não fiz isso não... Eu me contive tá Luigi??? }:) }:) }:)
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Eu concordo com o que a reportagem diz. Comigo, eu percebo que minha atenção fica prejudicada de forma crítica se que estiver dirigindo e falando ao celular simultaneamente. Por causa disso já quase provoquei acidentes sérios. Hoje em dia, se o celular tocar e eu estiver dirigindo, primeiro estaciono em algum lugar seguro para poder atender ou fazer uma chamada.
Editado pela última vez por Saurus em 03 Dez 2008, 11:30, em um total de 1 vez.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

não uso o celular ao volante, trabalho com transporte escolar e minha monitora é qem fica com os aparelhos de telefonia celular.....

é mutissimo perigoso sim, qualquer distração pode levar um motorista ao acidente.

se estiver sozinho no carro, estaciono e depois atendo....

abraços
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

JH, já li pesquisas ( não tenho mais o link) que é mais prejudicial em muitos casos, que o cara alcoolizado.

para mim isso é simples de entender: um cara fica alcoolizado e sai bebado por ai, vez ou outra. depois de uma balada, na noite, em casos especificos,, ou pelo menos 95% das pessoas no dia a dia, não estão alcoolizados e dirigindo.

Já o celular é vicio, é habito corporativo, familiar,,,. vc faz isso todo dia, não tem auto-disciplina. então estatisticamente, o celular é mais maléfico ao transito que bebida no meu entender.

e tem gente aqui na bahia que liga o dvd, bota uma ivete sangalo nas alturas, liga o ar-condicionado, e fala ao celular com uma latinha de cerveja na outra mão.. e não é um caso ou outro. direto vc ver isso na noite por aqui...ou voltando do trabalho. absurdo.
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Richard_CBBrasil escreveu: MAs não fiz isso não... Eu me contive tá Luigi??? }:) }:) }:)
Sangue de barata, deve ser a falta de um alcatra suculento, se fosse comigo o cara tava na auto-peça agora comprando um retrovisor novo :lol: :lol: :lol: :lol:
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

luigi escreveu:
Richard_CBBrasil escreveu: MAs não fiz isso não... Eu me contive tá Luigi??? }:) }:) }:)
Sangue de barata, deve ser a falta de um alcatra suculento, se fosse comigo o cara tava na auto-peça agora comprando um retrovisor novo :lol: :lol: :lol: :lol:
nossa............

como vc é violento.... :cry: :cry:

é sério que precisa disso??? :-(

eu já fiz merda no transito e atrapalhei o motomano, levantei o braço, pedi desculpas e fomos embora todos felizes para sempre, achei melhor assim... :lol: :lol:
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

luigi escreveu:
O problema é que pode acontecer de, enquanto o cara está na auto-peças comprando um retrovisor novo, você está num hospital para tentar savar sua vida por causa de um caroço de chumbo. Ou sendo velado em uma capela por causa do tal caroço.

Já perdi amigos dessa forma. Discutiram e, mesmo tendo razão, foram mortos por um motorista que estava armado.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Richard_CBBrasil escreveu:... Nisso ele arranca com o carro pra cima de mim, mas eu já estava longe e entrando no corredor...

... ele me desce do carro e pergunta se eu estou achando que tem alguma coisa de errado...

... ele fala "e daí? Para a moto ai do lado que a gente conversa"...
Com essas 3 deixas, ele mereçia os 2 retrovisores, e um chute na porta :-?

Sauros, discutir que nada, eu não sou bobo não, só passar do lado, rancar o retrovisor e sumir no corredor, ficar ali batento boca é pedir pra morrer. ;-)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
JOE
Roda Presa

Mensagem por JOE »

Eu fico p*to com isso. Mas o que mais incomoda é que as pessoas q estão no celular não consegue usar A SETA!!! é uma praga, mesmo que não estejam no celular, são poucos os que usam setas para fazer uma conversão. Outro dia discuti com um imbecil e o cara falou: "duvido que vc use!", respondi que se não usasse não me importaria, mas não era o caso. Eu uso e faço questão.
Agora mulher de celular... olha... elas vão mudando a direção e diminuindo a velocidade conforme a conversa ... Acho que deveria ser melhor fiscalizado, mas os insulfilms atrapalham os "coitados" dos policiais.

Deveriam proibir tb fumar ao volante. Pedras?? kkk

Aliás, acho ótima uma campanha (britânica se não me engano), que o slogan é "JUST DRIVE".

abçs
davizudoww
Mito
Contato:

Mensagem por davizudoww »

luigi escreveu:
Richard_CBBrasil escreveu:... Nisso ele arranca com o carro pra cima de mim, mas eu já estava longe e entrando no corredor...

... ele me desce do carro e pergunta se eu estou achando que tem alguma coisa de errado...

... ele fala "e daí? Para a moto ai do lado que a gente conversa"...
Com essas 3 deixas, ele mereçia os 2 retrovisores, e um chute na porta :-?

Sauros, discutir que nada, eu não sou bobo não, só passar do lado, rancar o retrovisor e sumir no corredor, ficar ali batento boca é pedir pra morrer. ;-)
me lembro do Puma certa feita, no Diário...

"Diário, mais um honda civic circulando sem retrovidor pela terra do nunca!"

nessas situações... ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-)
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

joe escreveu:Eu fico p*to com isso. Mas o que mais incomoda é que as pessoas q estão no celular não consegue usar A SETA!!! é uma praga, mesmo que não estejam no celular, são poucos os que usam setas para fazer uma conversão. Outro dia discuti com um imbecil e o cara falou: "duvido que vc use!", respondi que se não usasse não me importaria, mas não era o caso. Eu uso e faço questão.
Agora mulher de celular... olha... elas vão mudando a direção e diminuindo a velocidade conforme a conversa ... Acho que deveria ser melhor fiscalizado, mas os insulfilms atrapalham os "coitados" dos policiais.

Deveriam proibir tb fumar ao volante. Pedras?? kkk

Aliás, acho ótima uma campanha (britânica se não me engano), que o slogan é "JUST DRIVE".

abçs
Pq DEVERIAM??? Na verdade É proibido fumar ao volante...

Diz no CTB que vc tem que ficar com as duas mãos ao volante em todo o momento, a não para acionar o cambio para trocar de marcha ou para fazer sinais de advertencia ou mudança de direção, etc...

Celular, fumar, beber agua, conversar com o passageiro gesticulando, é proibido, mas alguem se preocupa com isso???

Ai depois os caras ficam fazendo regulamentações para fazer valer isso, regulamentação de falar ao celular, de fumar, de beber, do cacete a quatro...

Uma vez eu vi um cara na Imigrantes, que esse eu vi que era o c*mulo da filha da putisse no transito... Pasmem...

Ele estava com o celular na mão direita, e essa mão na orelha pra ele conversar...

A mão esquerda segurava entra os dedos um cigarro e o volente, além de um pedacinho de papel QUE DEVIA TER CERCA DE UM METRO E MEIO, que estava aberto de lado a lado do carro e ele lendo o papel...

Era uma MAPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...

Imagina, o cara dirigir, falar ao celular, fumar e ler um mapa ao mesmo tempo??? :shock: :shock: :shock:

O que que um filho duma puta desses merece???

Outro dia tb, vi no meio da Bandeirantes, num horario que não tinha muito movimento, o cara dirigindo com um livro aberto na frente do volante... O cara diriga e lia o livro ao mesmo tempo... Pode uma coisa dessas??? E o transito não estava parado nem nada, estava andando e bem até... E o Zé, lá, bonitão lendo o seu livro...

O pessoal é muito mal educado no transito... Muitos acham que o transito ´pe só entrar no carro e acelerar e foda-se quem está em volta... Ai o cara invade faixa, faz conversão sem dar seta, passa farol vermelho e mais um monte de coisas...

Ai depois mata um pai de familia que está trabalhando e não quer ser linchado... :pqp: :pqp: :pqp:
2007 - 2009 - CB400 82
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Empiricamente. Viajo mjuito de carona pra minha cidade (típica coisa de universitário) e os manés dos meus amigos adoram um celular na estrada. Put, toda vez eum chingo, mesmo estanode carona, pq é invariavel, faz merda, marcha errada, distrção, tirar os olhos da pista, uma mão só no volante. Não tem como negar. Faz merda mesmo. Celular dirigindo NAO ROLA! e depois chego o mlk chorando na minha cabeça q multaram ele. Que vontade de falar: BEM FEITO!
Versys 650 S ABS
Puma

Mensagem por Puma »

Richard_CBBrasil escreveu: Deu uma vontade de passar do lado dele e arrancar o retrovisor dele...

Tá ai perdeu a chance de mostrar que vc é EMO!!!
Mas é Homen.

Eu quebrava os dois.

fui.................
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Já fui cortado duas vezes no mesmo balão (preferência minha) por gente que passou falando ao celular.

Numa delas dei uma buzinada e depois fui tirar satisfação A patricinha fingiu que não viu.

Na outra dei uma cortada de giro do lado da porta do carro da senhora. Ela deu um pulo e veio reclamar. Eu falei pra ela prestar atenção no que tava fazendo. Ela saiu resmungando. Viu que estava errada.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Dj Serginho Sag
Roda Presa

Mensagem por Dj Serginho Sag »

Puma escreveu:
Richard_CBBrasil escreveu: Deu uma vontade de passar do lado dele e arrancar o retrovisor dele...
Eu quebrava os dois.

fui.................

[2]
----------------------------------------------------------
Living :emo85: by the ALPS

Pakita by Lyhh :frag:
川崎

Imagem
----------------------------------------------------------
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Puma escreveu:

Mas é Homen.
:yeahrite: :yeahrite: :yeahrite:
2007 - 2009 - CB400 82
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

O pior mesmo e ver motoboy e os manowwwwz falando pelo celular no meio do corredor...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
davizudoww
Mito
Contato:

Mensagem por davizudoww »

Puma escreveu:

Mas é Homen.

Eu quebrava os dois.

fui.................
esses dois adjetivos (emo e homem) eu acho que é impossível de se encontrar na mesma pessoa!
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

davizudoww escreveu:
Puma escreveu:

Mas é Homen.

Eu quebrava os dois.

fui.................
esses dois adjetivos (emo e homem) eu acho que é impossível de se encontrar na mesma pessoa!
Putz...ahehahhe :emo70: :emo70: :emo70: :rof: :rof: :rof: Bem pensado..ehahhe
2007 - 2009 - CB400 82
Responder