Bateria pifa e moto fica na estrada....

Grupo de discussão geral sobre motos.
Mau/Santos
Mito

Bateria pifa e moto fica na estrada....

Mensagem por Mau/Santos »

Pessoal

Sábado tava chegando em Peruíbe e minha moto começou a pipocar, com um sintoma semelhante ao de falta de gasolina, e no trevo de entrada simplesmente apagou de vez, e a bateria mal dava pra tocar a buzina....
A namorada veio me socorrer depois de eu esperar uma hora debaixo de um sol absurdo, e me rebocou com um cabo. Por duas vezes aproveitei o embalo e a moto pegou, mas logo adiante, após uma acelerada mais forte, nessas duas vezes ela morreu de novo.
Só na segunda arrumei quem fosse dar uma olhada na moto, o Marquinho, dono de um ponto de venda da Suzuki, que foi bastante atencioso, e que deixou claro que era "fuçânico" e não mecânico, e após consultar um conhecido dele, mecânico da Honda, foi informado que a Shadow 600 é totalmente dependente da bateria. Realmente, após a instalação da nova bateria, a moto voltiou a funcionar perfeitamente bem.
Será que seria SÓ na bateria o problema?
Ricko
Roda Presa

Re: Bateria pifa e moto fica na estrada....

Mensagem por Ricko »

Da série "Meu Querido Diário!"
O Problema tá na bateria, na harmonia, na evolução e no enredo. Isso pra não falar da comissão de frente que você deve ter levado.
Não compre, plante!
Imagem
Tutu
Roda Presa

Mensagem por Tutu »

mau/santos escreveu:Pessoal

Sábado tava chegando em Peruíbe e minha moto começou a pipocar, com um sintoma semelhante ao de falta de gasolina, e no trevo de entrada simplesmente apagou de vez, e a bateria mal dava pra tocar a buzina....
A namorada veio me socorrer depois de eu esperar uma hora debaixo de um sol absurdo, e me rebocou com um cabo. Por duas vezes aproveitei o embalo e a moto pegou, mas logo adiante, após uma acelerada mais forte, nessas duas vezes ela morreu de novo.
Só na segunda arrumei quem fosse dar uma olhada na moto, o Marquinho, dono de um ponto de venda da Suzuki, que foi bastante atencioso, e que deixou claro que era "fuçânico" e não mecânico, e após consultar um conhecido dele, mecânico da Honda, foi informado que a Shadow 600 é totalmente dependente da bateria. Realmente, após a instalação da nova bateria, a moto voltiou a funcionar perfeitamente bem.
Será que seria SÓ na bateria o problema?
Já tive este mesmo problema na Falcon no carnaval do ano passado, na estrada a caminho de Belo Horizonte. Tinha acabado de pegar a motoca na revisão e fui viajar, davam exatamente os mesmos sintomas que você descreveu, parei em uma oficina em Piumhi e ao testar o circuito elétrico da moto, o mecânico constatou que a bateria não estava recebendo carga por causa de um terminal que vai próximo ao motor de arranque que estava simplesmente solto.

Foi só dar uma carga na bateria que estava esgotada, apertar o parafusinho e seguir viagem.

Saldo do Estrago: R$10,00

Graças a Deus achei uma oficina bem montada que mexia até em KTM e demais trails gringas com um mecânico honesto que me atendeu prontamente num sábado de carnaval.
Imagem
Ricko
Roda Presa

Mensagem por Ricko »

MAis uma da série "Meu Querido Diário!"
Não compre, plante!
Imagem
julio batatais

Mensagem por julio batatais »

duvido um pouco que seja só a bateria
a antiga se descarregou provavelmente porque não estava sendo carregada
enquanto vc rodava.
ela forneceu carga até ficar esgotada...
como disse o amigo da falcon lá em cima...
manda ver o sistema eletrico aí
senão a nova vai descarregar tambem...
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

Mau, pega um multiteste ( sabe usar?) e faz o seguinte: coloca nos 2 pólos da bateria, e acelera a moto
veja se o ponteiro vai para 14a... não sei a faixa certinha da sua moto, mais deve ficar orbitando nisso..
se não mexe, ou se passa dos 16a.. retificador foi pro beleleu.
Mau/Santos
Mito

Pois é......vou pedir ao meu mecânico pra revisar todo o circuito elétrico pra ver se o alternador está carregando a bateria.....nunca imaginei ficar sem bateria com a moto andando! Ainda se fosse por falta de uso, como é mais comum......
Outra dica que o "fuçânico" me deu em relação a motos que, como a minha, costumam ficar vários dias sem usar, é colocar sob o pezinho um pedaço de madeira ou uma borracha, pq o pezinho pode funcionar como aterramento, roubando carga da bateria.....achei meio estranho esse papo, mas como entendo menos que o fuçânico, resolvi pensar a respeito...
Since 03/03/2006
julio batatais

é.. outra possibilidade
se mandar muita carga puff

mas se queimasse a bateria ela não apaga total ?
ele disse que buzinou etc...
julio batatais

mau/santos escreveu:Pois é......vou pedir ao meu mecânico pra revisar todo o circuito elétrico pra ver se o alternador está carregando a bateria.....nunca imaginei ficar sem bateria com a moto andando! Ainda se fosse por falta de uso, como é mais comum......
Outra dica que o "fuçânico" me deu em relação a motos que, como a minha, costumam ficar vários dias sem usar, é colocar sob o pezinho um pedaço de madeira ou uma borracha, pq o pezinho pode funcionar como aterramento, roubando carga da bateria.....achei meio estranho esse papo, mas como entendo menos que o fuçânico, resolvi pensar a respeito...
nunca vi isso não...
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

o fato dele conseguir buzinar fraquinho, só indica que tava com pouca carga.
o fato gerador que é o foco.
julio batatais

justo... mas bateria queimada não gera carga nenhuma né ?
ou pode queimar só uma parte e gerar ainda um pouco de carga ?
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

Mau compra um multiteste,, é baratinho e vale a pena ter em casa. eu gosto do analógico, mais o digital chines custa uns 7 reais,, vale a pena. bota pilha nele, e procura lá a medida: 20A. seleciona ela. pronto,, já dá para ver

considero uma ferramenta que deve estar em qualquer malinha de ferramentas de qq um de nós... com ela vc pode testar estator, bateria, cdi, retificador,, basta ter as medidas e saber os locais de aferir. no manual mecanico de sua moto deve conter todos esses testes,, é é indolor, num solta as tiras, e ajuda de montão.

pior coisa que pode acontecer numa viagem é vc trocar uma bateria nos escuro. vai troca, gasta 250 pilas, e no outro dia a bateria já tá fraca de novo,, e era um problema de retificador por exemplo.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

julio batatais escreveu:
mau/santos escreveu:Pois é......vou pedir ao meu mecânico pra revisar todo o circuito elétrico pra ver se o alternador está carregando a bateria.....nunca imaginei ficar sem bateria com a moto andando! Ainda se fosse por falta de uso, como é mais comum......
nunca vi isso não...
Eu já ouvi falar, mas teoricamente quando a moto está desligada o positivo está isolado.
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

julio batatais escreveu:justo... mas bateria queimada não gera carga nenhuma né ?
ou pode queimar só uma parte e gerar ainda um pouco de carga ?
no caso dele, acredito, que ainda tinha um pouco de carga. lembro que bateria tem voltagem e amperagem. :wink:

veja o sintoma: ele disse que quando acelerava ( aumentando a carga) se o retificador tiver ruim ( e não sei se é o caso dele) não transformar a energia, esquenta, pode evaporar solução,, e a bateria vai pro pau...

não gosto de " achismo" mais no caso especifico do amigo, eu faria uma inspeção mais detalhada
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Mau, tive um problema idêntico logo que comprei a Sahara, que tava um lixo.

Troquei a bateria e uma semana depois, apagou andando. A causa era o retificador. Comprei outra (bateria selada quando esgotada não recebe mais carga) e também um medidor de bateria/alternador que avisa se esta carregando corretamente.(no mercado livre tem vários. O Puma viu na moto e se interessou)
Mau/Santos
Mito

Bom......pelo visto, apesar de não haver unanimidade, estamos todos propensos a pensar num mesmo rumo...
Segunda-feira pretendo deixar a moto no meu mecânico e aguardar o laudo......o que mais me intriga é que a bateria tinha pouco tempo de uso, e em nenhum momento teve qualquer vacilada.....mesmo com a moto uma semana parada ela pegava de primeira.....
Pode ser que haja algum mau contato ou algum componente estragou.....sabe como é....morar no litoral tem suas consequências....nem tudo são flores! De qualquer maneira, agradeço o interesse de vocês!
Since 03/03/2006
julio batatais

só pra repetir mais uma vez,
tive uma shadow por 6 anos
no primeiro ano queimou a bateria original
coloquei outra original
mais um ano queimou de novo
coloquei uma paralela acho que yuasa
nunca mais deu problema.
quando estava com a bateria original deixava ela parada
15 dias sem dar partida pronto.. toca chamar os caras pra levar a bateria pra recarregar
depois com a paralela cheguei deixar 45 dias e pegava de primeira
dava uns pipocos por causa da gasosa velha mas parte eletrica nunca mais tive probs
outra coisa, eu tinha 2 farois auxiliares
com as baterias originais se eu andasse com eles ligados muito tempo
no dia seguinte a moto não pegava
com a paralela não tive problema.

se a moto tiver alarme pode ocasionar dele descarregar a bateria tambem
pode ser um fio desencapado pegando no chassi...

a novidade foi esta estória do tripé...
kkk
Skolaude
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Skolaude »

Essa história do pézinho é balela, minha tornado fica parada a semana inteira, só ligo uma vez por semana para trilhar, e as vezes chega a ficar um mes sem tocar na moto, e ela nunca fica sem batera...

se há uma fuga de energia por ali, é praticamente zero, mas eu duvido!
You Get What You Give.
Yamaha WR 250F
Mau/Santos
Mito

Será que, no caso de haver algum fio desencapado ou algum componente solto, entrando em contato com o quadro, ocorreria essa situação?
Não manjo picas de elétrica, mas sei que algumas vezes são o tipo de defeito que mais dor de cabeça dá pra ser identificado.....
Kmikz
Roda Presa

Mensagem por Kmikz »

:wink: Essa história do pezinho é estranha mas faz um certo sentido. Pelo menos nas hondas mais antigas (até o CDI, hoje é microprocessador) tanto o corta corrente como a chave de contato não interrompem o circuito e sim "ATERRAM" a bobina no quadro. Podem fazer o teste, pegue uma CG ou XL que tem aquela caixinha preta abaixo do farol e abrindo ela desconecte o fio cinza e preto (listrado) e dálhe kick a moto pega mesmo sem chave. Em outras motos está dentro do farol. Acho q o cara concluiu q sendo assim, se a bobina é alimentada direto da beteria e não do gerdor se o pezinho aterrar no chão vai matar a bateria. Mas na minha humilde opinião isso não ecxiste :-D .
Não adianta lavar cabeça de burro com Shampoo!!!!!!
Kmikz, Yes 125 (sem shimmy). Moto zero é tudibom...Cumeçando a perder uns parafusos hehehe...
Responder