Ténèré x Sahara x Outras

Grupo de discussão geral sobre motos.
Banderas
Roda Presa

Ténèré x Sahara x Outras

Mensagem por Banderas »

Ténèré x Sahara x Outras

Bom, já faz algum tempo que a burguinha se foi na mão do alheio e tô me coçando demais pra voltar ao mundo das duas rodas de maneira definitiva.
Tô namorando as big trails e queria a opinião do povo aqui do fórum

Uso pretendido: Dia-a-dia na cidade (porto alegre, basicamente avenidas e uma ou outra ruazinha pior), cerca de 30km-70km dia, varia muito cada dia, depende dos horários do semestre, do trampo, etc., além do objetivo principal que é o uso estradeiro. Tô querendo uma moto pra fazer viagens tipo Ushuaia, Atacama, ir até o nordestão, e pegando rotas aventura mesmo, nada de asfalto asfalto asfalto, idéia é ruta 40 pra cima.

Tô a algum tempo sondando o mercado e achei duas motos na faixa de preço acessível e que parecem dispostas a essa proposta : A Tènèré e a Sahara. Além disso achei várias outras motos na mesma faixa que provavelmente supririam os meus planos, como umas Falcon antigas e as xt600.

O que eu achei de prós e contras até agora:

Tënêré

Prós
Motorzão 600cc cilindro-de-trator
Resistente
Bonita (pra mim ao menos)
Muito pouco visada (depois de um roubo a gente fica com trauma)
Suspensão dizem ser ótima
Moto feita pro tipo de viagem que eu quero fazer
Várias possibilidades de gambitechs (vide o pessoal do XT600)

contras
Pesada pra baralho
Peças originais caras
Moto velha, na faixa de preço que eu quero só dá pra pegar as 90-91
Complicada pro uso urbano

Sahara

Prós
Barata (dá pra pegar uma bem mais novinha que as teneres e ainda encher de bauleto)
Mais econômica
Manutenção mais barata
Mais ágil pro uso urbano
É Honda (:lol:)

Contras
Feia que é o cão chupando manga
Motor mais fraco
Nunca vi uma sendo usada pra essas grandes viagens/aventuras
Não sei se a mecânica é confiável

Ainda tem outras possibilidades como a XT600 e as falcons antigas como eu comentei antes. Não analisei essas tão a fundo porque me pareceram um pouco fora do escopo que eu quero, mas estou aberto a opiniões e sugestões do pessoal ai do fórum quanto a esses e outros modelos.
Edupena
Motociclista

Re: Ténèré x Sahara x Outras

Mensagem por Edupena »

Fala Banderas!

Olha, já tive 2 Saharas e posso te afirmar que é uma excelente moto e, apesar de nunca ter encarado aventuras como as que vc deseja fazer, acho que ela aguenta. Só tem um porém que é a carenagem, que eu acho que pode te encher o saco se vc usar muito off-road. Além disso, tá ficando meio difícil achar uma em bom estado pois, apesar de ser uma moto muito resistente, muita gente usa e não se preocupa com manutenção, usando até dar pau, aí mascaram os defeitos pra vender.

Um abraço!
JOE
Roda Presa

Mensagem por JOE »

"Nunca vi uma sendo usada pra essas grandes viagens/aventuras "
Então vai ver agora: *http://www.ciceropaes.com.br/viagem_ushuaia.html[/web]

Feia que é o cão chupando manga
Pra quem não tem uma, é mesmo.

No mais, é questão de gosto e de achar uma que seja o seu tamanho.

Abs
Editado pela última vez por JOE em 22 Abr 2009, 09:09, em um total de 3 vezes.
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

Joe, legal postar o link do Cícero, Brz. Assim como o Boeira, grandes motocilcistas e com espirito elevado.

Interessante que achei grandes amigos na Toca, rs... alguns que só trocamos msg pelos foruns ou por email, legal ver fotos e passagens deles.

aqui do M@D achei:

Imagem
De 21 a 23/09/04 a TOCA teve o prazer de hospedar uma motociclista viajante solitária. Trata-se da companheira Fernanda, de Brasília, participante da Lista de Discussão M@D (Moto Debate) que estava curtindo nosso frio (mas caloroso) Sul. Seu trajeto compreendeu locais como Foz do Iguaçu, Serra Gaúcha, Porto Alegre, aqui (Floripa), Curitiba, Belo Horizonte, etc., tudo sobre uma valente CB 500.

Imagem
Marcus DT é um carioca que resolveu conhecer o Sul e suas atrações, apesar do frio de Julho. Pernoitou na TOCA em 07/07/05 e seguiu com destino à Araranguá donde irá ao Motoneve (Lages) com alguns amigos da Lista M@D. Pretente conhecer a Serra do Rio do Rastro, Serra Gaúcha e outras atrações. Marcus, apesar da idade, é daqueles motociclistas que não vê no tamanho da moto uma dificuldade para viajar, pois faz isso com sua valente DT 200 (2 tempos). É isso, quem quer, faz !

E sobre o tópico em si, esta responde o que acho }:)

Imagem
MIKA KUHN é uma viajante alemão que está dando a volta ao Mundo há 4,5 anos. Conhecido da dupla Ynho & Quinho, com os quais viajou na Carretera Austral, foi por eles orientado a visitar a TOCA, onde pernoitou por 4 noites no período do Natal/03. Na verdade sua passagem por Floripa foi marcada por coincidências, tais como: (1) primeiro contato em Floripa através do meu amigo Ricardo Queiroz que levou-o a TOCA, (2) ser contatado por um grupo de proprietários de Teneré que (3) informaram sobre outro viajante inglês (Ian), amigo de Mika, que estava na vizinha cidade de Lages, e por telefone acertaram passar o Reveillon em S. Francisco do Sul, onde, por incrível que pareça, (4) também estava nosso amigo Quinho.

www.weltreise-motorrad.de
mikakuhn@web.de
Editado pela última vez por Rad em 22 Abr 2009, 09:08, em um total de 1 vez.
rafaeld-_-b
Roda Presa

Mensagem por rafaeld-_-b »

Cara, a Saara aguenta o tranco sim, pode pegar uma sem medo, se ela estiver conservada vai lhe levar para onde quizer.
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Já tive três Sahara. Minha primeira moto foi uma Sahara roxa 1998 0km. Depois outra 98 roxa usadinha. Depois uma verde, a última, 1999. Só tenho a dizer que é só alegria. www.saharamaniacos.com.br ;-)
DEUS abeçoe a todos
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Banderas, o meu Pai tem uma Sahara 97 LINDA LINDA LINDA, eu que não gosto de motos Trails quando dirigi a dele adorei !!

O motor dela tem um torque considerável viu e chega nos seus 140 de final (deu coro na minha Tutu na estrada }:) )

A do meu pai eh todinha vermelha, o nosso mecânico tirou aquela carenagem dela e pois o kit da XLX, ficou LINDA de morrer... eu vou ver se tiro umas fotos e no sábado posto aki pra vc ver.... :wink:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

Eu não iria de Sahara, eu já fui. :-D

Quatro anos e mais de 100 mil Km rodados numa 99 verde. ;-)

Ótimo custo benefício.

Só fiquei traumatizado com a trava do pinhão que passou a não durar muito tempo, cheguei a precisar trocá-la com duas semanas de uso. Abri até um tópico sobre isso no Saharamaniacos e descobri que o problema acomete muitas outras saharas pelo Brasil afora.

Ó o tópico: http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... .php?t=340
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Banderas escreveu:Ténèré x Sahara x Outras

Ainda tem outras possibilidades como a XT600 e as falcons antigas como eu comentei antes. Não analisei essas tão a fundo porque me pareceram um pouco fora do escopo que eu quero, mas estou aberto a opiniões e sugestões do pessoal ai do fórum quanto a esses e outros modelos.
Ué, e a Sahara e Teneré não são mais antigas que a Falcon :-D
O que tenho visto é que a falcon se forçar muito não aguenta e moto pra andar 100km/h tiros de 130km/h, mas andando assim acredito que rode o mundo. O grande trunfo que eu vejo é que é um moto facil de mexer mecanicamente, tira o banco com a chave de ignição, acesso a bateria a fusiveis, as laterais e a carenagem do motor tira com o proprio jogo de chave, eu mesmo troquei o retificador.
Pra mim ta me satisfazendo, mas eu ando no limite permitido na estrada onde estou, pra mim e pau pra todo obra, ando na cidade no dia a dia, vou pra praia, faço minhas viagens feriado ou FDS portanto não muito longe, maximo ate agora 600km ida e volta, já rodei 10.000 km em 7 meses.
Pensei em fazer um up pra uma XT600 dai pensei:
- vibra mais;
- banco menos confortavel;
- anda mais mas eu preciso não levar multa pois dependo muito de condução pra tudo então ando no limite permitido;
- é mais economica tratando-se de uma 600cc mas o preço considerando do mesmo ano é no minimo 50% mais que a Falcon.
Ou seja a falcon me atende muito bem.
Essa velharias eu não pegaria, mas eu não mexo com mecanica e não gosto de correr atras disso já passei o maior medo com a Vulcan 750 1995, de uma hora quebrar algo e ficar na mão por falta de mão de obra competente, de peças, de prazo pra conseguir as peças e ate de não poder comprar de imediato as peças devido ao custo. Então tem que pensar bem moto velha de maior cilindrada a peça nova é compativel com uma nova da cilindrada em questão, ou seja é tudo caro.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
JOE
Roda Presa

Mensagem por JOE »

Rad, o Cícero é uma figura impar! Tive o prazer de conhecê-lo e trocar idéias com ele. Acima de tudo, o cara é humilde. E não troca a sahara por nada. Nem pela XT que ele tem. kkk

kalixto escreveu: Essa velharias eu não pegaria, ...
Como assim velharia? Tua Falcon não é 2001? Minha sahara é 99 e tem 58.000. Motor a toda prova. ;-) Não chamo ela de velha, antiga talvez }:)
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

kalixto, sua moto já trocou o retificador a minha com 187 mil km's rodados ainda não >:-P }:)
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Rad escreveu:kalixto, sua moto já trocou o retificador a minha com 187 mil km's rodados ainda não >:-P }:)

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Tive que trocar o da minha com 54.500 km.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

HOje no almoco passei pela avenida em frente de uma revenda e vi essa: Achei linda essa moto... Clicando na foto da pra ver em melhor resolucao

*http://www.usadofacil.com.br/v2005tl/de ... cod=198101[/web]
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Velharia é sacanagem hein...

Bom, eu curto bastante as duas... eu iria fácil de ténéré... meu pai me levava nela quando eu tinha 4/5 anos... hehehe.

Mas a falcon é muito boa rpa esse tipo de coisa... ela é realmente a multipurpose... faz tudo e mais um pouco...

se não me engano... a esposa do RAD tinha uma não tinha? Teve a Sahara e depois teve a falcon???

Bom, eu não rodo muito de moto... só rodei 10000km com a minha falcon até agora... peguei uma bichada, tive que fazer a moto toda... mas agora tamb´me a moto é zero e eu conheço cada parafuso! Muito fácil a manutenção.
Não tem carenagens pra ficar batendo...
Farol ilumina bem, principalmente com xenon 3000k a 6000k.
Não shimma... pelo menos a minha NUNCA shimou...
É a monocilíndrica mais confortável que tem
Andando em velocidade de cruzeiro 100km/h o vento não atrapalha devido a pequena bolha dianteira (tenho 1,87m)
Consumo a 90~100km/h +- 21km/l (na minha que ainda não mexi nessa parte, tem gente que faz média melhor) andando a 120 faz cerca de 19km/l.
Autonomia de 300km por tanque.

Não é um trator igual a XT600 e a Ténéré... mas supre bem as necessidades.

A vantagem da sahara sobre a falcon tá na carenagem (eu acho) que deve melhorar bem a questão do vento, e na sexta marcha, que melhora bem o consumo na estrada.

Não conheço a XT e té, não sei se elas tem 6 ou 5 marchas...

EU só não compraria a Falcon de novo por um motivo: é muito vizada, não vo com ela pra SP nem fodendo.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
DiegoF
Roda Presa
Contato:

Confiança 100%.

Mensagem por DiegoF »

Falaê Banderas!

Na minha, com o kit SM, ficou muito ágil pro trânsito urbano. Modéstias a parte, faço corredor como qualquer outro com moto pequena. Também não a acho pesada. Com relação às peças originais, são carinhas mesmo... Mas nada que vá arrancar o seu couro.

Como você disse, é velha... Então você vai ter que ter muita paciência (como eu estou tendo hehehehe) para arrumar pequenos detalhes que tiram o nosso humor. No mais, a moto é indestrutível. É incrível a confiança que você pega nela. Na minha fico feliz quando vou conferir o nível do óleo e vejo que não desceu nadica de nada mesmo após 1.000 Km de pauleira até Parati-RJ.
DiegoF
ex isaac, isaackovic
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

top_dog escreveu:Velharia é sacanagem hein...

se não me engano... a esposa do RAD tinha uma não tinha? Teve a Sahara e depois teve a falcon???
sim,, a Ireninha teve uma sahara e adorava a moto,, Incrível que ela passou por todos perrengues que uma moto pode ter,, abrimos motor, troca de eletrica, troca de tudo,, até carenagem,, comprei uma novinha pra ela,, parou na loja do 10zin pra mostrar ao pessoal, veio um motoboy e derrubou a moto,, e teve que trocar de novo a carenagem heeheheheh,,

mais ela adorava a moto,, e depois que consertamos ,, ela curtiu um ano ainda aqui em salvador com ela.

no tocante a carenagem, ao contrário, acho que não ajudava. virava um balão aquilo rs... o vento tirava a estabilidade dela.

ficou depois com a falcon, durante 01 ano. não gostou muito, e partiu para XT.. tá adorando a moto, recentemente pintou a inteira, tá linda e nova. ;-) ;-) ;-)
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

joe escreveu:
kalixto escreveu: Essa velharias eu não pegaria, ...
Como assim velharia? Tua Falcon não é 2001? Minha sahara é 99 e tem 58.000. Motor a toda prova. ;-) Não chamo ela de velha, antiga talvez }:)
Não é 200X , é coisa velha. }:)
O problema de motoca com mais idade é que mesmo que seja de garagem, muito bem cuidada e tal na hora que começa o uso exacerbado ela pede água, dai vc perde a confiança na moto e acaba tendo que ter um 2º moto pra suprir este risco de ficar na mão, com a moto parada, sem peça. Experiência Própria.
Quando tava com a CB40083 em 2006 tive que pegar uma BIZ 125 Ks 06;
Quando tava com a Vulcan 95 em 2008 tive que pegar uma Intruder 125 07.
Agora com a Falcon não preciso mais da intruder, o problema e passar pra frente num negocio essa bagaça por um valor razoavel.
Eu gosto das velharias tb :cry: mas to tentando ser racional e fugir dessas encrencas. :-D
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

Tenho um amigo doido pela chegada da nova Ténérézinha.

Diz ele que um dos grandes méritos dela que não encontrou em outra é não ter coletor de escape abaixo do motor.
dagombb
Novato

Mensagem por dagombb »

Eu já fiz essa perunta no fórum xt 600, segue resposta Airton de Curitiba, mas uma ajuda.... ;-)

De: Airton_Curitiba
Para: Dagombb
Enviada: Seg 23/Out/06 16:01
Assunto: Re: Tenere X Sahara
Olá, Roberto!

Respondendo a sua pergunta, a Sahara é uma ótima moto. A minha já me deu muita alegria. Pode-se dizer que as duas são da mesma linhagem, quase concorrentes no mercado, mas diferenciadas apenas na cilindrada.

A Sahara tem algumas vantagens sobre a Te, como o sistema elétrico mais robusto (eu uso lâmpada de 100/90W no farol sem qualquer problema), leveza, e a facilidade de limpar o carburador. O pneu aro 17 é mais fácil de comprar na marca, medida e modelo que você quer, e os freios são mais eficientes. O custo de manutenção também é um pouco menor. Só que por ser uma moto mais nova, é mais fácil encontrar peças no mercado. Mas mesmo assim a carenagem já anda difícil. Tem também a vantagem de aceitar pilotos um pouco mais baixinhos.

Felizmente nenhuma das duas é de dar muita manutenção.

A Tenere tem outras vantagens, como o maior torque, que possibilita pilotar com menos trocas de marcha, velocidade final de 20 a 30 km/h maior que a NX, o fato de você andar em velocidade de cruzeiro com uma rotação mediana, causando um conforto sonoro ao piloto (silêncio), que aliado ao motor mais silencioso dá uma grande diferença. Além disso, ela tem o bagageiro mais resistente (ainda não vi um quebrado) e oferece uma posição de pilotagem mais confortável.
Mas um grande trunfo, além do motor sempre bem disposto, é a autonomia, que partindo de um tanque com 24 litros e um rendimento que pode chegar a 22 km/l (o mesmo que a Sahara consegue, com bem menos potência) te dá uma autonomia próxima de 500 km.
Na manutenção também tem vantagem, pois o motor vai muito longe, passa fácil do 100 mil se for bem cuidado, mas o seu diferencial é que ele normalmente não pede nenhuma intervenção como troca da corrente de comando, esticador, válvulas, etc. Às vezes, nem a embreagem vc não mexe. Mas cuide bem, pois se precisar mexer em qualquer coisa, é caro.

A XTZ tem um ponto fraco que para mim é imperdoável: a sua luz, que está mais para vagalume do que para farol. A minha melhorou muito instalando relés nos faróis e ligando a alimentação diretamente na saída do retificador. Isso, juntamente com a adaptação de modernos refletores de automóvel, multifociais, com lâmpadas H7, deu à ela uma iluminação compatível com o seu porte.

No conforto, a posição da XTZ é melhor, mas o banco da Sahara não faz doer a bunda. Os freios da XTZ exigem força. A embreagem também. O guidon, nem se fala. A bolha das duas são mais ou menos equivalentes, cumprem a sua função de forma razoável, mas a da Sahara faz com que a turbulência criada na altura do capacete cause um maior ruído e balance mais a cabeça. Para a garupa, a posição dos pedais na Sahara cança um pouco (e para o piloto também), enquanto que na XTZ elas estão melhor posicionadas.

No caso das duas motos, a relação custoxbenefício é muito favorável. Com qualquer uma das duas você estará bem equipado, mas se eu puder recomendar alguma coisa, eu digo o seguinte:
Para andar na cidade, é melhor a Sahara. Se a viagem for curta, a diferença é pouca. Mas se for viajar mais de 200 km, vá de Tenere.

Outra dica: com qualquer uma das duas, evite o hábito de por o pé no chão para corrigir manobras. Se fizer, faça de forma planejada, pois caso contrário elas podem te machucar, especialmente com garupa e bagagem.

Um grande abraço, e nos vemos pelas estradas!
Airton
DAGOMBB
SBC - SP
PanchoS3T
Roda Presa

Mensagem por PanchoS3T »

eae banderas.

meu velho tem uma DR 650, é um monstro, fico imaginando como ficaria ela com umas rodas 17", é uma boa moto, mas meio dificil a manutencao dela.
Da uma pesquisada no google umas fotos dela SM, fica show !
Responder