[TUTORIAL] Sistema de som estéreo no capacete
[TUTORIAL] Sistema de som estéreo no capacete
Galera, vou fazer um tutorial rápido de como montar um sistema de som estéreo no capacete.
Não liguem para a qualidade das fotos, pois foram tiradas com o celular.
Vamos lá!!!
Material:
- o capacete (duhhhhh) no meu caso, fiz num CMS GP5
- dois alto-falantes pequenos e finos (muito importante que sejam bem finos)
- 1m de fio de duas vias(usa menos). no meu caso usei um cabo de quatro vias.
- fita dupla face automotiva (pode ser comum, mas a automotiva tem mais aderencia)
- plug p2 estéreo fêmea
- um fio estéreo p2 macho - p2 macho
- ferro de solda
- estanho
- fita isolante

reparem no tamanho dos auto-falantes. coloquei a pilha do lado para terem noção. é uma pilha tamanho AA

1 - Desmonte o capacete, retirando os isopores laterais.

2 - usando um pedaço de fita dupla face, coloque um dos falantes num dos lados posicionado no local da orelha.

3 - remonte o capacete e coloque ele na cabeça para verificar se não está machucando na posição colocada. caso machuque, desmonte e mude a posição, até achar uma posição que fique confortável.
4 - faça estes passos para os dois lados do capacete..

5 - pegue o fio e solde as pontas nos dois fios dos falantes... lembre de marcar qual é o preto e qual é o vermelho. no meu caso, como usei um cabo de quatro vias, usei as duas vias do meio no preto e as duas das pontas no vermelho (importante que seja desta maneira)

6 - Use a fita isolante para isolar as soldas

os dois lados prontos...

7 - com a fita isolante organize os fios nos isopores laterais.

8 - remonte o capacete, apenas os isopores, tomando cuidado para deixar os fios nos vãos do capacete

9 - este é o plug que usaremos

10 - remonte um dos lados, onde o fio e o plug ficará escondido.
11 - corte o excesso do fio

12 - solde os fios que estao ligados nos fios pretos dos falantes no contato do meio e os outros dois, um de cada lado.

13 - feche o plug
14 - remonte todo o capacete e está pronto!!! apenas organize os fios de modo que não apareça e fique firme. veja que realmente quase não se percebe...

PRONTO!!!
agora é só usar o fio estéreo macho-macho e conectar uma ponta no aparelho de MP3 ou celular e a outra no capacete... agora é só pegar a estrada e curtir seu som!!!
Não liguem para a qualidade das fotos, pois foram tiradas com o celular.
Vamos lá!!!
Material:
- o capacete (duhhhhh) no meu caso, fiz num CMS GP5
- dois alto-falantes pequenos e finos (muito importante que sejam bem finos)
- 1m de fio de duas vias(usa menos). no meu caso usei um cabo de quatro vias.
- fita dupla face automotiva (pode ser comum, mas a automotiva tem mais aderencia)
- plug p2 estéreo fêmea
- um fio estéreo p2 macho - p2 macho
- ferro de solda
- estanho
- fita isolante

reparem no tamanho dos auto-falantes. coloquei a pilha do lado para terem noção. é uma pilha tamanho AA

1 - Desmonte o capacete, retirando os isopores laterais.

2 - usando um pedaço de fita dupla face, coloque um dos falantes num dos lados posicionado no local da orelha.

3 - remonte o capacete e coloque ele na cabeça para verificar se não está machucando na posição colocada. caso machuque, desmonte e mude a posição, até achar uma posição que fique confortável.
4 - faça estes passos para os dois lados do capacete..

5 - pegue o fio e solde as pontas nos dois fios dos falantes... lembre de marcar qual é o preto e qual é o vermelho. no meu caso, como usei um cabo de quatro vias, usei as duas vias do meio no preto e as duas das pontas no vermelho (importante que seja desta maneira)

6 - Use a fita isolante para isolar as soldas

os dois lados prontos...

7 - com a fita isolante organize os fios nos isopores laterais.

8 - remonte o capacete, apenas os isopores, tomando cuidado para deixar os fios nos vãos do capacete

9 - este é o plug que usaremos

10 - remonte um dos lados, onde o fio e o plug ficará escondido.
11 - corte o excesso do fio

12 - solde os fios que estao ligados nos fios pretos dos falantes no contato do meio e os outros dois, um de cada lado.

13 - feche o plug
14 - remonte todo o capacete e está pronto!!! apenas organize os fios de modo que não apareça e fique firme. veja que realmente quase não se percebe...

PRONTO!!!
agora é só usar o fio estéreo macho-macho e conectar uma ponta no aparelho de MP3 ou celular e a outra no capacete... agora é só pegar a estrada e curtir seu som!!!
no MSM
Re: [TUTORIAL] Sistema de som estéreo no capacete
PQP Eiji, ficou show o servico. Me responde uma coisa, que tipo de falantes sao esses? O som nao ficou agudo demais nao
?

Baeta, não ficou agudo não... não sao tweeters nao!! heheheh
são falantes usados em interfones... tipo esses de prédios.... comprei la na General Osório por R$5,00 os dois!!!
são falantes usados em interfones... tipo esses de prédios.... comprei la na General Osório por R$5,00 os dois!!!
no MSM
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
Quanto cobra pra fazer o serviço?? 
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
auhauahauua.... cinquentinha mais o custo do material e tá blza!! kkkkkk... falando serio! rs
no MSM
- Marcinho Moraes
- Novato
E o capacete não ficou pesado?
Curti a parada...acho que o maior desafio é achar os alto falantes certos! O som ficou tão bom quanto um fone auricular?
Outra coisa o caso o pluf femea que fica no capacete é P2 ?e plug macho que vai até MP3 é um lado P2 e a ponta que conecta no MP3 P1?
Parabens pelo tutorial ficou bem legal
Outra coisa o caso o pluf femea que fica no capacete é P2 ?e plug macho que vai até MP3 é um lado P2 e a ponta que conecta no MP3 P1?
Parabens pelo tutorial ficou bem legal

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
- Renato_sbc
- Roda Presa
Legal o tutorial Eiji.
Outro dia tentei colocar o falante interno de um fone de ouvido (desmontei o fone) da Nokia dentro da capacete, como experiência para saber se poderia desmontar um fone mono bluetooth e colocá-lo dentro do capacete - este é o ideal a que quero chegar.
O falantinho (menos de 1 cm. de diâmetro) ficou bem n frente do ouvido, sem incomodar, mas com o ruído do trânsito não dava para ouvir nada.
O microfone (+ botão para atender a a chamada) eu colei ao lado da boca, onde acaba a esuma do capacete - um Bieffe B12.
Enfim, precisaria ser algo mais potente mesmo.
Outro dia tentei colocar o falante interno de um fone de ouvido (desmontei o fone) da Nokia dentro da capacete, como experiência para saber se poderia desmontar um fone mono bluetooth e colocá-lo dentro do capacete - este é o ideal a que quero chegar.
O falantinho (menos de 1 cm. de diâmetro) ficou bem n frente do ouvido, sem incomodar, mas com o ruído do trânsito não dava para ouvir nada.
O microfone (+ botão para atender a a chamada) eu colei ao lado da boca, onde acaba a esuma do capacete - um Bieffe B12.
Enfim, precisaria ser algo mais potente mesmo.
-
DiegoF
- Roda Presa
- Contato:
Eiji, belo tutorial.
Mas a pergunta que não se cala: isso pode? Não é proibido? Se os homi te parar, não vão encanar?
Também tenho dúvidas se um fone de ouvido não pode te tirar a concentração no trânsito.
Mas a pergunta que não se cala: isso pode? Não é proibido? Se os homi te parar, não vão encanar?
Também tenho dúvidas se um fone de ouvido não pode te tirar a concentração no trânsito.
DiegoF
ex isaac, isaackovic
ex isaac, isaackovic
Marcinho Moraes, não mudou em nada o peso... o peso total de peças não deve ser maior que 50g!!!
Filipe, o fio é um p2 macho - p2 macho... é o fio preto que vc pode ver na primeira foto do tuto...
Renato_sbc, eu ainda vou fazer um esquema bluetooth tbm, mas eu queria primeiro testar... agora o próximo passo é preparar o capacete da patroa e logo mais fazer um intercomm...
Isaac, veja o seguinte trecho copiado do CTB:
Filipe, o fio é um p2 macho - p2 macho... é o fio preto que vc pode ver na primeira foto do tuto...
Renato_sbc, eu ainda vou fazer um esquema bluetooth tbm, mas eu queria primeiro testar... agora o próximo passo é preparar o capacete da patroa e logo mais fazer um intercomm...
Isaac, veja o seguinte trecho copiado do CTB:
Conforme o Art. 252, inciso VI, é proibido dirigir veículo com fones nos ouvidos. Perante a lei, os fones não estão nos ouvidos. seria como o sistema de som do carro... rsrs... mas em todo caso, para previnir, já fiz o esquema deixando o mínimo possível. e a posição do plug é estratégica, passando o fio por dentro da jaqueta, o mesmo fica na nuca. se o policial parar vc, é simplesmente na hora de tirar o capacete desplugar o fio e jogar pra dentro da jaqueta...Art. 252. Dirigir o veículo:
I - com o braço do lado de fora;
II - transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;
III - com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;
IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;
V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;
VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;
Infração - média;
Penalidade - multa.
no MSM
-
DiegoF
- Roda Presa
- Contato:
Ahhh na boa mas acho que não rola.
Vai que enrosca o plug, o cabo não desconecta... Passar apertado na frente dos homi tentando esconder o cabo? Tô a pampa.
Talvez um esqueminha Bluetooth seja o ideal, sem cabos aparente.
Vai que enrosca o plug, o cabo não desconecta... Passar apertado na frente dos homi tentando esconder o cabo? Tô a pampa.
DiegoF
ex isaac, isaackovic
ex isaac, isaackovic
- SPEED RACER
- Mito
Sou doido pra fazer isso , mas meu HJC CS12 não desmonta , pelo menos eu nunca consegui desmontar ele .
Show de bola o serviço !
Show de bola o serviço !
B-King Of The Urban Jungle
sábado agora vou fazer este esquema no MHR Blade da minha namorada!!! rs
no MSM
Isaac escreveu:Ahhh na boa mas acho que não rola.
Eu não creio que isso acarretara em problemas perante os policias.
É so ser educado e firme no que fala que nada acontece.
Sempre fui parado por policiais e nunca fui revistado agressivamente, nunca mexeram na minhas coisas, sempre pediram documento e habilitação ... o máximo foi, pisca um pisca outro, liga a luz ..... pode embora ! huaa !
[]'s !
-
Robson
Já fui parado de moto e tava escutando o maior rock´n roll no MP3...
Calmamente tirei o capacete, tirei os fones do ouvido e o gualda só pediu meus docs e da moto...
Me liberou e antes de colocar o capacete, voltei a colocar os fones no ouvido...
Sei lá... a PM de SJC não liga muito pra isso não...
Agora, Eiji
Em relação ao esse auto falante embutido, só fico preocupado em caso de uma queda, se isso não vai arrancar a orelha do peão quando ele bater a cabeça no asfalto... pq pelo que vi, a unica coisa que separa a orelha da falante é uma espuminha sem vergonha....
Abraços
Calmamente tirei o capacete, tirei os fones do ouvido e o gualda só pediu meus docs e da moto...
Me liberou e antes de colocar o capacete, voltei a colocar os fones no ouvido...
Sei lá... a PM de SJC não liga muito pra isso não...
Agora, Eiji
Em relação ao esse auto falante embutido, só fico preocupado em caso de uma queda, se isso não vai arrancar a orelha do peão quando ele bater a cabeça no asfalto... pq pelo que vi, a unica coisa que separa a orelha da falante é uma espuminha sem vergonha....
Abraços
Legal isso...vou fazer no meu.....
Veja a CB300 no Motos Blog.
- Felipe Ghost Rider
- Mito
Eiji, vou esperar voce fazer no MHR Blade antes de testar aqui, até lá vou usando um fone "interno" que comprei em Belzonte. heheh
Felipe!!! feito!!!!
ficou perfeito!! e é mais fácil de fazer!!!
tire a espuma lateral, vai verificar que na parte que fica encostada com o isopor tem um plástico mais duro, onde a espuma e o acabamento fica perso... repare um corte vertical, coloque o auto falante neste corte, entre o plástico e a espuma... empurre o auto falante pra baixo e pro lado da fenda por onde passa a fivela... depois é só soldar os fios e colocar o plug... no caso do da minha namorada o plug ficou na lateral direita, entre o acabamento lateral e o "quebra vento" do queixo, virado p trás..
ficou perfeito!! e é mais fácil de fazer!!!
tire a espuma lateral, vai verificar que na parte que fica encostada com o isopor tem um plástico mais duro, onde a espuma e o acabamento fica perso... repare um corte vertical, coloque o auto falante neste corte, entre o plástico e a espuma... empurre o auto falante pra baixo e pro lado da fenda por onde passa a fivela... depois é só soldar os fios e colocar o plug... no caso do da minha namorada o plug ficou na lateral direita, entre o acabamento lateral e o "quebra vento" do queixo, virado p trás..
no MSM