Estranho personagem, esse tal de motociclista. ..

Grupo de discussão geral sobre motos.
zuthescobar
Novato

Mensagem por zuthescobar »

Difícil crer que seja possível preferir o desconforto de uma motocicleta, onde se fica instavelmente instalado sobre um banquinho minúsculo, tendo que fazer peripécias para manter o equilíbrio e torcendo para que não haja areia na estrada. Como podem achar bom transportar o passageiro, dito garupa, sem nenhum conforto ou segurança, forçando o coitado a agarrar-se à pança do motociclista, sujeitando ambos a toda sorte de desconfortos, como chuva, ou mesmo aquela "ducha" de água suja jogada pelo carro que passa sobre a poça ao lado, ou de ficarem inalando aquele malcheiroso escapamento dos caminhões em uma avenida movimentada como a marginal Tietê, por exemplo, sem falar da necessidade de se utilizar capas, casacos e capacetes, mesmo naqueles dias de calor intenso. Isso tudo enquanto convivemos numa época em que os automóveis nos oferecem toda sorte de confortos e itens de segurança.
Ar-condicionado, que permite que você chegue ao trabalho sem estar fedendo e suado; "air bags", barras laterais, cintos de três pontos, etc., que conferem ao passageiro uma segurança mais do que necessária; som ambiente; possibilidade de conversar com os passageiros (OS passageiros. ..) sem ter que gritar e assim por diante.

Intrigante personagem, esse tal de motociclista.
Apesar de tudo o que disse acima, vejo sempre em seus rostos um estranho e particular sorriso, que não me lembro de haver esboçado quando em meu carro, mesmo gozando de todas as facilidades de que ele dispõe.
Passei, então, a prestar um pouco mais de atenção e percebi que, durante minhas viagens, motociclistas, independente de que máquinas possuíssem, cumprimentavam- se uns aos outros, apesar de aparentemente jamais terem se visto antes daquele fugaz momento, quando se cruzaram em uma dessas estradas da vida.

Esquisito...
Prestei mais atenção e descobri que eles frequentemente se uniam e reuniam, como se fossem amigos de longa data, daqueles que temos tão poucos e de quem gostamos tanto.
Senti a solidariedade que os une. Vi também que, por baixo de muitas daquelas roupas de couro pesadas, faixas na cabeça, luvas, botas, correntes e caveiras, havia pessoas de todos os tipos, incluindo médicos, juízes, advogados, militares, etc. que, naquele momento, em nada faziam lembrar os sisudos, formais e irrepreensíveis profissionais que eram no seu dia a dia. Descobri até alguns colegas, a quem jamais imaginei ver paramentados tão estranhamente.

Muito esquisito...
Ao conversar com alguns deles, ouvi dos indizíveis prazeres de se "ganhar a estrada" sobre duas rodas; sobre a sensação deliciosa de se fazer novos amigos por onde se passa; da alegria da redescoberta do prazer da aventura, independente da idade; e da possibilidade de se ser livre e alegre, rompendo barreiras que existem apenas e tão somente em nossas mentes tão acostumadas à mediocridade.
Vi, ouvi e meditei sobre o assunto. Mudei a minha vida...
Maravilhoso personagem, esse tal de motociclista.
Muitas motos eu tive, mas jamais fui um verdadeiro motociclista, erro que, em tempo, trato agora de desfazer.
Mais que uma nova moto, a moto dos meus sonhos.
Mais que apenas uma moto, o rompimento dos grilhões que a mim impunham o medo e o preconceito e que por tanto tempo me impediram de desfrutar de tantas aventuras e amizades.

Deus sabe o tempo que perdi e as experiências que deixei de vivenciar.
Se antes olhava-os com estranheza, mesmo sendo proprietário de uma moto (mas não um motociclista) , vejo-os agora com profunda admiração e, quando não estou junto, com uma deliciosa pontinha de inveja.
O interessante, é que conheço pessoas que jamais possuíram moto, mas que estão em perfeita sintonia com o ideal motociclista.
Algumas chegam até mesmo a participar de encontros e listas de discussão, não que isto seja imprescindível ou importante. O que importa é a filosofia envolvida.
Hoje, minha esposa e eu, montados em nossos sonhos, planejamos, ainda timidamente, lances cada vez maiores, sempre dispostos a encontrar novos velhos amigos, que certamente nos acolherão de braços abertos.
Talvez, com um pouco de sorte, encontremos algum motorista que, em seu automóvel, note e ache estranho aquele personagem que, passando em uma motocicleta, com o vento no rosto, ainda que sob chuva ou frio, mostre-se alheio a tudo e feliz, exibindo um largo e incompreensível sorriso estampado no rosto.
Quem sabe ganharemos, então, mais um irmão motociclista para o nosso grupo.

Fernando Drummond
Agora com 02: Ducati Multistrada 620 ; Cagiva Supercity 125
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Re: Estranho personagem, esse tal de motociclista. ..

Mensagem por Maggiolo »

Muito bom o texto...VALEU !!!
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Boa !
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

será que um dia vou ser motociclista? por enquanto tou mais pra motoqueroboy mesmo... :rof:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
fosknet
Roda Presa

Mensagem por fosknet »

o desconforto nos leva ao "equilíbrio", que resulta na aventura e como consequência nos leva à emoção do lado motociclístico da coisa..
putz!

Bacana o texto!
Valber Lessa
Roda Presa

Mensagem por Valber Lessa »

zuthescobar escreveu:Estranho personagem, esse tal de motociclista. ..

...Passei, então, a prestar um pouco mais de atenção e percebi que, durante minhas viagens, motociclistas, independente de que máquinas possuíssem, cumprimentavam- se uns aos outros, apesar de aparentemente jamais terem se visto antes daquele fugaz momento, quando se cruzaram em uma dessas estradas da vida.

Fernando Drummond
Na semana passada havia um tópico que falava desse assunto, que estava diminuindo a camaradagem entre nós. Achei meio irreal pois, na minha cabeça, sempre me recordo de ter sido cumprimentado pela maioria. Então, este fim de semana indo para o Encontro de Paraíba do Sul (Acho que fiz bem em ter desistido de ter ido para S.Lourenço), prestei mais a atenção e resolvi fazer um teste e passei a cumprimentar todas as motos que passavam em minha direção. A minoria me devolveu a saudação e em sua maior parte foram outras esportivas que me saudaram de volta. Não sei se posso concluir que de fato a camaradagem está diminuindo, ou se há realmente segregação entre os vários tipos de motos e seus donos. Uma pena :-(
GSX-R1000
CB500 PISTA
fosknet
Roda Presa

Mensagem por fosknet »

Hmm.. não posso dizer "com certeza" devido a ter bem menos experiência. Mas talvez a camaradagem diminuiu em questão de proporções, já que a quantidade de motociclistas aumentou drasticamente em relação ao "espírito" que envolve aventura, camaradagem etc, etc.. que diminuiu.

Digo isso pq eu mesmo não cumprimento ninguém.

Na pequena cidade onde moro, se cumprimentar alguém no sinal alguns acham que é chamando pra correr. Aff.. é triste.
Circuito dos Cristais
XTZ 125 E 2003
Fan 125 KS 2008
NXR 150 2009
GS500E 2008
Lead 110 2014
Factor 125 2010
Crosser 150 2022
142 832 ... 26 111 ... 31 594 ... 31 170 ... 13 663 ... 12 999 ... 3 000 e rodando dessa vez bem devagar pois já tô ficando antigo aqui...
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Então, mude seus conceitos fosknet, passe a cumprimentar a todos, eu o faço, mesmo não tendo resposta continuo assim mesmo a cumprimentar. O mais engraçado é que em sua maioria os que não cumprimentam de volta, são os que tem moto pequena de modo geral...
Não sei se isto é algum complexo de inferioridade, sei lá, ou talvez, o mais provável mesmo é que são pessoas que compraram uma motocicleta mas não são motociclistas de fato, é o que o texto diz, não é porque tem moto que é motociclista...
Tem que possuir o espírito da coisa...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E

Imagem EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Cumprimento todos, seja com um aceno de mão, seja com uma piscada de farol. 80% me responde.

Ano passado, quando fiz Niterói-RJ x Porto Alegre-RS x Niterói-RJ sozinho, interagi com todos (principalmente caminhão e motos, carros só os que sinalizavam pra mim), e digo, parece bobo, mas é bacana.

Mas de fato, os caminhoneiros são os que mais respondem.

Foi o que o Decoh falou, tem que entrar no espírito da coisa.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
fosknet
Roda Presa

Mensagem por fosknet »

decoh6 escreveu:Então, mude seus conceitos fosknet, passe a cumprimentar a todos, eu o faço, mesmo não tendo resposta continuo assim mesmo a cumprimentar. O mais engraçado é que em sua maioria os que não cumprimentam de volta, são os que tem moto pequena de modo geral...
Não sei se isto é algum complexo de inferioridade, sei lá, ou talvez, o mais provável mesmo é que são pessoas que compraram uma motocicleta mas não são motociclistas de fato, é o que o texto diz, não é porque tem moto que é motociclista...
Mosso! Falou exato! Em questão de mudar meu conceito é um pouco difícil pela minha timidez :oops:
Também por complexo de inferioridade, afinal eu ando em uma fan 125 que nem é minha! :cry:
Mas enfim, acho super bacana a camaradagem em outros lugares e realmente tem que ter o espírito da coisa! Se não fosse assim eu não estaria numa batalha (com a Honda) pra pegar uma simples 150 e tão pouco combinando viagens com uma galerinha bem simples também aqui na cidade :-D

Tipo, eu não cumprimento, mas devolvo caso alguém me cumprimente ;-) isso pra mim é questão de fineza.

Vlw!
fosknet
Roda Presa

Mensagem por fosknet »

Smoker escreveu:Cumprimento todos, seja com um aceno de mão, seja com uma piscada de farol. 80% me responde.

Ano passado, quando fiz Niterói-RJ x Porto Alegre-RS x Niterói-RJ sozinho, interagi com todos (principalmente caminhão e motos, carros só os que sinalizavam pra mim), e digo, parece bobo, mas é bacana.

Mas de fato, os caminhoneiros são os que mais respondem.

Foi o que o Decoh falou, tem que entrar no espírito da coisa.
Mosso! Está aí algo que faço, aliás, já fiz nas minhas poucas viagens (afinal tô no começo né). Mas dentro da cidade não sou bem assim não.. :?

Talvez seja porque na estrada eu tenho uma certa sensação de liberdade.. rsrs
Valber Lessa
Roda Presa

Mensagem por Valber Lessa »

fosknet escreveu:
decoh6 escreveu:Então, mude seus conceitos fosknet, passe a cumprimentar a todos, eu o faço, mesmo não tendo resposta continuo assim mesmo a cumprimentar. O mais engraçado é que em sua maioria os que não cumprimentam de volta, são os que tem moto pequena de modo geral...
Mosso! Falou exato! Em questão de mudar meu conceito é um pouco difícil pela minha timidez :oops:
Também por complexo de inferioridade, afinal eu ando em uma fan 125 que nem é minha! :cry:
Mas enfim, acho super bacana a camaradagem em outros lugares e realmente tem que ter o espírito da coisa! Se não fosse assim eu não estaria numa batalha (com a Honda) pra pegar uma simples 150 e tão pouco combinando viagens com uma galerinha bem simples também aqui na cidade :-D

Tipo, eu não cumprimento, mas devolvo caso alguém me cumprimente ;-) isso pra mim é questão de fineza.

Vlw!
Camarada, não importa a moto e sim a iniciativa (o espirito da coisa como disseram aí em cima) ;-) Uma vez cai na cidade e quem me socorreu foram motoboys, nem ligaram pro tipo de moto que eu estava ;-) ;-) Como o decoh6, eu cumprimento a todos e quem quiser retribuir ok, se não tudo bem tbm, vida que segue :cool:
GSX-R1000
CB500 PISTA
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

aqui no mato tem cumprimento sim!
também, como não se encontra muita gente de moto nas estradas pq a distância entre uma cidade e outra é enorme, e aqui não é caminho pra quase lugar nenhum, parece que vc está sozinho no mundo!
se for falar mal da minha pessoa, me chame! sei coisas horríveis sobre mim...
Ângelo-RJ
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ângelo-RJ »

Concordo com você, meu camarada!

Antigamente eu achava que os donos das motos acima de 30 K eram os metidos e de nariz empinado. Hoje em dia eu percebo que é o contrário disso. Só pode ser mesmo o tal "complexo de inferioridade"! Ou talvez seja isso que você falou. Compraram moto pra se safar do trânsito ou do gasto de combustível - mas motoqueiros de sangue mesmo, não são!!! :(

E mesmo que ninguém me cumprimente mais, continuarei dando aquele aceno com a cabeça ou um sinal positivo com as mãos! ;-)
Ângelo-RJ
B65S
GSR 150i
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

hehehehehehe, me lembro uma vez em uma viagem pelo sul, tava na beiçuda e mais uns 5 brothers, indo de Rosário do Sulo para Santa Maria e passou um ônibus com um monte dessas tchutchucas de colégio e passaram todas gritando e dando tchau.
Não pensei duas vezes, acelerei e coloquei a bunda para fora enquanto ultrapassei em pé o busão, dando tchauzinho...
acho que dava para ouvir a gritaria depois de um 1km de distância hehehehehe. bom espírito de motociclista.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
giggio
Roda Presa

Mensagem por giggio »

Ticano escreveu:acelerei e coloquei a bunda para fora enquanto ultrapassei em pé o busão, dando tchauzinho...
acho que dava para ouvir a gritaria depois de um 1km de distância
Ih cadê o Schiavetto??? :? :? isso aí é quebeckianisse, aí eu tô fora! }:) }:)

Cumprimento não todos! Depende da situação... mas sempre que posso faço algum sinal... até na cidade ;-)
Nunca estimule o mercado de peças usadas, ou no futuro a sua moto poderá ser a próxima "encomenda".
-
1998 - 2004 GS500E - Sold - 2007 - 2011 Bandit 650N Sold - Tô no MSM.
FGBraz
Novato
Contato:

Mensagem por FGBraz »

Valber Lessa escreveu:
fosknet escreveu:

Vlw!
Camarada, não importa a moto e sim a iniciativa (o espirito da coisa como disseram aí em cima) ;-) Uma vez cai na cidade e quem me socorreu foram motoboys, nem ligaram pro tipo de moto que eu estava ;-) ;-) Como o decoh6, eu cumprimento a todos e quem quiser retribuir ok, se não tudo bem tbm, vida que segue :cool:
Valber, legal teu relato! Passo sempre na Av. Brasil, Dutra e Linha Vermelha e nessas três a solidariedade dos motoboys é enorme. Canso de ver uns socorrendo a outro.
Imagem
bramirez
Novato

Mensagem por bramirez »

Fazia tempo que não tinha uma senseção tão grande de liberdade ao ler um texto!
No mais, é tudo o que o pessoal disse, tem que ter espirito de mociclista, não só
uma moto!
Aqui em Sampa é dificil parar num farol e não cumprimentar ou sair alguma convers, seja
com motoboy/motoqueiro ou motociclista...
sombra
Novato

Mensagem por sombra »

meus irmãos motociclistas e pretendentes a motociclistas, nunca vejam suas motos como meio de transporte, mas sim como uma deusa que veio ao seu encontro masna e serena permitindo que vc suba e assim voe com ela para ver este maravilhoso mundo como só um motociclista pode ver.
Assim você ira cumprimentar a todos e estes com certeza retornarão os cumprimentos.
Um grande abraço a todos os irmãos.
SOMBRA
BIG '1'
Schiavetto
Motoqueiro

Mensagem por Schiavetto »

giggio escreveu:
Ticano escreveu:acelerei e coloquei a bunda para fora enquanto ultrapassei em pé o busão, dando tchauzinho...
acho que dava para ouvir a gritaria depois de um 1km de distância
Ih cadê o Schiavetto??? :? :? isso aí é quebeckianisse, aí eu tô fora! }:) }:)

Cumprimento não todos! Depende da situação... mas sempre que posso faço algum sinal... até na cidade ;-)

a arte de mostrar a bunda na estrada se chama baleia branca..

já fiz isso em viagens com a banda..e um cara perseguiu a gente...

nunca mais.
Twister -> Honda Shadow Vt 600 -> HD Sportster 883 Low -> Suzuki Gsx 750F -> Yamaha Xtz Lander 250 / Srad 750
Responder