Pneus diferentes na mesma moto - É possivel?

Grupo de discussão geral sobre motos.
MAD
Dinossauro
Contato:

Re: Pneus diferentes na mesma moto - É possivel?

Mensagem por MAD »

Bruno_Mgá escreveu:No curso de Pilotagem que fiz, estava com o Bridgestone original na dianteira e um Michelin Pilot Power na traseira da 600., e o instrutor (Tinho), me aconselhou a sempre usar o par correto. Segundo ele são dois motivos:

* Grip´s diferentes (Exemplo: se vc estiver com um pneu de pior grip na dianteira, em um uso ´´extremo`` a moto vai escapar primeiro a dianteira, e não a traseira como seria o ´´menos pior`` ).
* Ângulo de Inclinação Diferente. (o Pilot Power tem um ãngulo mais Racing (próximo de um slick de motoGp) que o Pilot Road 2, e se vc estiver com modelos diferentes na mesma moto isso vai prejudicar em curvas.

Agora claro que, tudo isso faz diferença em uso extremo, pistas, autódromos etc... para quem só vai passear, pode ficar relaxxx...
Misturar pneus pode não ocasionar problemas, mas essas são as 2 regras mais importantes pra quem quiser evitar problemas, sendo que a primeira deve ser observada para uso normal também. Perceber o limite do pneu traseiro é mais fácil e controlável que o dianteiro.

No caso da primeira regra, eu enfatizaria o uso na chuva. Imagine um pneu traseiro bom de chuva e um dianteiro que escorrega fácil (ex: um Metzeler Lasertec atrás e um BT45 na frente), o pneu traseiro vai te dar mais segurança pra acelerar na curva, só que a tendência de atingir/ultrapassar o limite do pneu dianteiro será bem maior (usei o exemplo do BT45 pois detestei o traseiro, e o Robson disse que já usou na dianteira e escorregou algumas vezes).

Já a segunda regra eu acho que é mais para uso extremo, mas geralmente quem pega pneus Racing, com perfil diferente de um pneu SportTouring, já tem em mente o uso esportivo, seja em estrada ou pista, então acho que essa regra deve ser seguida sempre que possível também. Caso se misturem os tipos, vale a primeira regra, melhor usar o Racing na frente e o SportTouring atrás.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
motos_velozes
Motociclista
Contato:

Mensagem por motos_velozes »

nossa tem gente pirando no topico, imagine trocar o par de pneus a cada troca do pneu traseiro ta loco, so vai dar dinheiros as fabricas de pneu, eu na minha falcon motard usava pneus diferentes, usei um jogo 130*70/17 110*70/17 pirelli mt75, ai quando o pneu traseiro morreu coloquei um michelin pilot activ 130*80/17 e ai depois que o dianteiro morreu coloquei um pirelli mt 75 110*80/17, não senti diferença nenhuma na moto, brincava em curvas tranquilo, olhaaa que o pneu traseiro da moto era de uma CB500 de pista comprei usado rodei uns 15 mil km e vendi com ela ainda, tipo acho que da pra mudar de boa, para moto em uso normal, ja em esportiva ai o recomendado é o mesmo modelo pelo grip etcc... do pneu...
Imagem SUZUKÃO É O CÃO Imagem ImagemO MITO
Metal Command
Motociclista

Mensagem por Metal Command »

Imagem

....The End.
samurai
Motoqueiro

Mensagem por samurai »

Acho que pode misturar numa boa, porém, como disseram, observar o composto dos pneus.
Outra coisa que deve ficar atento é às siglas que indicam peso e velocidade do pneu, tipo, se a letra do pneu dianteiro for W, o traseiro necessariamente deverá também ser.

XT225 - 30361 km
gringo_killer
Dinossauro

Mensagem por gringo_killer »

denismayer escreveu:. Na minha motoca é dois traseiros;
Dois traseiros na minha motoca, adóro! :-D

Mijei de rir com o Diabro Corsa III em conjunto com o Levorin... um rinaldi então ficaria exatamente o céu x inferno kkk

Tchê, eu sou pobrão e tal... nunca tive uma moto de verdade... mas essa de pneus diferentes num poder é viagem... usando pneus equivalentes pau nela!

Frescura... :-?
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...:-XX by K'waszaK

Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

samurai escreveu:Acho que pode misturar numa boa, porém, como disseram, observar o composto dos pneus.
Outra coisa que deve ficar atento é às siglas que indicam peso e velocidade do pneu, tipo, se a letra do pneu dianteiro for W, o traseiro necessariamente deverá também ser.

XT225 - 30361 km
Se os indicadores de carga ou velocidade de um dos pneus forem superior aos do pneu original, no problens!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Eu já tive pneu diferente na frente e atrás na moto , já pintei o pneu de vermelho, e to andando do mesmo jeito no autódromo/rua do mesmo jeito.

Morrer em 600 lascas pra colocar pneu "fodão" é que não vou. hauahuaha

O SD tá de boa e é o melhor C/B.

Fiuuuuuuum
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:
No caso da primeira regra, eu enfatizaria o uso na chuva. Imagine um pneu traseiro bom de chuva e um dianteiro que escorrega fácil (ex: um Metzeler Lasertec atrás e um BT45 na frente), o pneu traseiro vai te dar mais segurança pra acelerar na curva, só que a tendência de atingir/ultrapassar o limite do pneu dianteiro será bem maior (usei o exemplo do BT45 pois detestei o traseiro, e o Robson disse que já usou na dianteira e escorregou algumas vezes).
Pois é MAD, vc chegou em um ponto interessante...

Eu reclamei do BT45 na dianteira da moto.... mas se usasse um BT45 na traseira, em conjunto, ia melhorar o rendimento do pneu dianteiro ??????? Ou ele ia continuar escorregando ?????

Esse lance de pneu igual é pra piloto de pista....
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:

Eu reclamei do BT45 na dianteira da moto.... mas se usasse um BT45 na traseira, em conjunto, ia melhorar o rendimento do pneu dianteiro ??????? Ou ele ia continuar escorregando ?????

O raciocínio não é esse, Robson, não iria melhorar o rendimento do dianteiro, mas sim iria piorar o rendimento do traseiro.

Isso partindo do princípio de que o pneu traseiro que tu usava era mais aderente que o BT45.

Quanto menos aderente for esse pneu traseiro, mais chance haverá de tu encontrar antes o limite do traseiro.

O momento em que se encontram os limites é o momento em que tiramos a mão.

Mas é preferível encontrar esse limite no pneu traseiro ou no dianteiro como ocorreu contigo? :wink:

Então esse foi o raciocínio:

- Dianteiro mais aderente que o traseiro: mais chance de achar o limite do traseiro antes (melhor)
- Dianteiro menos aderente que o traseiro: mais chance de achar o limite do dianteiro antes (pior)

Nada disso é ciência exata, mas acho que essa seria a tendência.
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

MAD escreveu:
Robson escreveu:
MAD escreveu:

O raciocínio não é esse, Robson, não iria melhorar o rendimento do dianteiro, mas sim iria piorar o rendimento do traseiro.

Isso partindo do princípio de que o pneu traseiro que tu usava era mais aderente que o BT45.

Quanto menos aderente for esse pneu traseiro, mais chance haverá de tu encontrar antes o limite do traseiro.

O momento em que se encontram os limites é o momento em que tiramos a mão.

Mas é preferível encontrar esse limite no pneu traseiro ou no dianteiro como ocorreu contigo? :wink:

Então esse foi o raciocínio:

- Dianteiro mais aderente que o traseiro: mais chance de achar o limite do traseiro antes (melhor)
- Dianteiro menos aderente que o traseiro: mais chance de achar o limite do dianteiro antes (pior)

Nada disso é ciência exata, mas acho que essa seria a tendência.
Exatamente, mas ai vai do pneu e do piloto, se o cara 'e japion ou se 'e piloto, ai realmente faz diferenca.

Pra mim, por exemplo, usava Mt60 nas duas rodas da falcon. O traseiro gastou e colouqei um MT90 Scorpion AT, pneu 70% off se nao me engano.

O pneu 'e muito mais duro que o mt60 e agarra muito menos, mas pra mim, que rodei 8000km com o mt60 e 12000km com o mt90, isso nao fez diferenca nenhuma, exceto num momento jaspion onde a traseira deu uma escorregada leve UMA vez. E tenho certeza de que nao foi pela pneu ruim, mas sim por ele ja estar quadrado.

Se fosse piloto ou jaspion com certeza ja teria troca o pneu e dito que era uma merda, mas pra mim ele t'a durando muito mais que o mt60, cada caso e um caso. Quem tem grana e anda rapido, vai no mais top. Quem nao tem grana e anda de boa... vai no mais barato, desde que de marca reconhecida e de boa...

mantando as mesmas especificac'es nao tem problema nenhum.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Patrick
Motoqueiro

Mensagem por Patrick »

MAD escreveu:* Ângulo de Inclinação Diferente. (o Pilot Power tem um ãngulo mais Racing (próximo de um slick de motoGp) que o Pilot Road 2, e se vc estiver com modelos diferentes na mesma moto isso vai prejudicar em curvas.
Sempre achei isso tão importante quanto ter grip semelhante em ambos.
Apesar de não ter habilidade pra sentir a diferença, me parece lógico que curvaturas/perfis diferentes farão os pneus trabalhar fora da posição, um em relação ao outro. O grau de inclinação que daria maior grip no traseiro não corresponderia ao grau do dianteiro e vice-versa. Mas isso é papo pra box de corrida, suponho.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

top_dog escreveu:Exatamente, mas ai vai do pneu e do piloto, se o cara 'e japion ou se 'e piloto, ai realmente faz diferenca.
Sim, a pilotagem envolve inúmeros fatores que irão contribuir no resultado prático.

No caso eu enfatizei a pilotagem na chuva, pois é bem fácil encontrar o limite dos pneus no molhado, não precisa ser piloto. No seco o raciocínio é o mesmo, apenas o limite está mais distante, mas tem muita gente dando uma de piloto nas ruas, então tais observações são importantes tanto no seco como no molhado.

Mas de qualquer forma, cada fator influencia de uma maneira diferente.

A recomendação que eu mencionei diz respeito ao fator pneus somente, sem levar em conta outros fatores, com por exemplo o desgaste irregular e acentuado como tu exemplificou, ou a pilotagem, ou as suspensões etc.

Mas toda análise de um "problema" é assim, não dá pra estudar algo complexo assim sem separar as variáveis.

Sabendo qual a tendência de comportamento de cada variável isolada, fica mais fácil de estudar como as variáveis irão interferir no resultado global. ;-)
Viajaire é preciso...

MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Patrick escreveu:
MAD escreveu:* Ângulo de Inclinação Diferente. (o Pilot Power tem um ãngulo mais Racing (próximo de um slick de motoGp) que o Pilot Road 2, e se vc estiver com modelos diferentes na mesma moto isso vai prejudicar em curvas.
Apesar de não ter habilidade pra sentir a diferença, me parece lógico que curvaturas/perfis diferentes farão os pneus trabalhar fora da posição, um em relação ao outro. O grau de inclinação que daria maior grip no traseiro não corresponderia ao grau do dianteiro e vice-versa. Mas isso é papo pra box de corrida, suponho.
Patrick, acho que temos a tendência a subestimar a influência desses fatores na pilotagem cotidiana, achando que só pilotos que levam as motos ao limite vão perceber tais diferenças. Noto um certo ceticismo, às vezes chegando ao descaso, que muitos tem com os aspectos técnicos, sobre os quais tu Patrick sempre se mostrou bem atento.

Só como exemplo prático, pegue aquele vídeo nesse mesmo tópico, em que o sujeito tá puto da cara por terem colocado um pneu 130/70 em vez de 120/70 na dianteira. Provavelmente a curvatura dos dois pneus é similar, mas mesmo assim a pequena diferença na largura e altura do pneu deve ter trazido um enorme prejuízo à ciclística.
Viajaire é preciso...

denismayer
Roda Presa

Mensagem por denismayer »

cg_killer escreveu:

Mijei de rir com o Diabro Corsa III em conjunto com o Levorin... um rinaldi então ficaria exatamente o céu x inferno kkk

Tchê, eu sou pobrão e tal... nunca tive uma moto de verdade... mas essa de pneus diferentes num poder é viagem... usando pneus equivalentes pau nela!

Bacana isso de ficar editando as frases.

Ou tu fumou um cajuzinho dos bons ou cheirou éter demais !!!!!

Imagem
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

denismayer escreveu:
cg_killer escreveu:

Bacana isso de ficar editando as frases.

Ou tu fumou um cajuzinho dos bons ou cheirou éter demais !!!!!

Ué, era só completar a frase e dizer que eram 2 traseiros, o seu e o da sua namorada/esposa/acompanhante.

Só não pode dar chance de falarem que na sua motoca é sempre dois traseiros peludos... }:) }:) }:)
NC750x

-- no donut for you! --
denismayer
Roda Presa

Mensagem por denismayer »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Imagem
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

Richard_CBBrasil escreveu: Os pneus trabalham em conjunto, o pneu dianteiro limpa o caminho pro traseiro tracionar e devido a isso os pneus são fabricados em pares, ou quando não o são, tem modelos que formam o "casal" que irá fazer o melhor trabalho possivel entre limpeza e tração.
Eu não consigo pilotar em linha reta o tempo todo!!! :lol:
Imagem
Téo
Roda Presa

Mensagem por Téo »

Sem querer polemizar galera, mas o que o Richard_CBBrasil falou esta correto, o ideal seria mesmo usar os 2 pneus iguas sim. Isso tudo tem fundamento, existem estudos da área tecnica que atestam isso. Mas não significa que a moto vai explodir caso você use modelos diferentes, mas com certeza terá perdas com isso.
Ha antes que me curcifiquem fui técnico em reformas de pneus de uma das maiores empresas da america. tudo bem que não era de motos mas os princípios são os mesmos.
abraço a todos. ;-)
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:
Patrick escreveu:
Patrick, acho que temos a tendência a subestimar a influência desses fatores na pilotagem cotidiana, achando que só pilotos que levam as motos ao limite vão perceber tais diferenças. Noto um certo ceticismo, às vezes chegando ao descaso, que muitos tem com os aspectos técnicos, sobre os quais tu Patrick sempre se mostrou bem atento.

Só como exemplo prático, pegue aquele vídeo nesse mesmo tópico, em que o sujeito tá puto da cara por terem colocado um pneu 130/70 em vez de 120/70 na dianteira. Provavelmente a curvatura dos dois pneus é similar, mas mesmo assim a pequena diferença na largura e altura do pneu deve ter trazido um enorme prejuízo à ciclística.

Mas aí vc está misturando as coisas.... trocar medida do pneu, independente do modelo, quase sempre piora mesmo....

O que está sendo discutido é colocar modelos diferentes, mas nas medidas originais.

Quanto ao rendimento dos pneus, que vc colocou lá atrás, eu concordo em partes.

Um pneu fodão atrás e um BT45 na frente, o rendimento do pneu traseiro nao vai cair, simplesmente pq o limite do pneu dianteiro vem antes....

E respondendo a sua pergunta, eu prefiro encontrar o limite do pneu dianteiro... é mais fácil de corrigir em uma curva, já que não é o pneu de tração.... e é óbvio que é corrigir dentro de um limite, se a moto simplesmente sumir debaixo de vc não tem nada que a ser feito.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:
Patrick escreveu:

Mas aí vc está misturando as coisas.... trocar medida do pneu, independente do modelo, quase sempre piora mesmo....

O que está sendo discutido é colocar modelos diferentes, mas nas medidas originais.
Tu tá certo Robson, não é mesmo o melhor exemplo.
Só citei esse exemplo porque imagino que usar pneus de tipos diferentes pode ter resultado até pior. No caso desses de medidas diferentes, mas do mesmo tipo, pelo menos a curvatura é similar, então ambas as pontas (frente e trás) irão se comportar de forma semelhante a medida que a moto inclina.

Já quando os pneus são de tipos diferentes, o comportamento de cada pneu na curva vai ser diferente. Pneus racing são mais bicudos e fazem a moto "cair" rápido na curva, enquanto pneus de rua tem curvatura mais gradual, então as duas pontas da moto se comportarão de forma diferente, uma "brigando com a outra".

Mas de qualquer forma são dois casos diferentes, e que afetam a ciclistica de forma diferentes.
Robson escreveu:Quanto ao rendimento dos pneus, que vc colocou lá atrás, eu concordo em partes.

Um pneu fodão atrás e um BT45 na frente, o rendimento do pneu traseiro nao vai cair, simplesmente pq o limite do pneu dianteiro vem antes....
O rendimento de um pneu não melhora ou piora em função do outro. Nessa situação que tu citou, o rendimento do traseiro não vai cair mesmo, e eu não disse que ia. O que eu disse é que a medida que o ritmo da tocada aumenta, a chance de se chegar ao limite do dianteiro antes é muito maior, pois o pneu fodão de trás estará ainda longe do seu limite.
Robson escreveu:E respondendo a sua pergunta, eu prefiro encontrar o limite do pneu dianteiro... é mais fácil de corrigir em uma curva, já que não é o pneu de tração.... e é óbvio que é corrigir dentro de um limite, se a moto simplesmente sumir debaixo de vc não tem nada que a ser feito.
Bom, aí já vai para uma questão particular da tua pilotagem. Se alguém se sente mais confortável para corrigir saídas de frente, aí é só inverter a "regra", seria preferível no teu caso botar um pneu mais aderente atrás.

Mas em geral, pra perder a traseira da moto de vez, sem volta, geralmente a moto tem que estar na no limite da inclinação, pois depois que passa desse limite não tem volta mesmo. O fato de ser o pneu da tração na verdade ajuda a recuperar da escapada, além de tornar a escapada mais gradual. Geralmente é mais fácil sentir que o pneu traseiro está desgarrando.

Já o dianteiro costuma ser sem aviso. Como não traciona, quando escapa ele não conta com a tração para ajudar e retomar o grip, obrigatoriamente tu tem que corrigir mudando a trajetória da moto, o que nem sempre é necessário numa escapada de traseira. Na minha opinião exige mais perícia pra corrigir.
Viajaire é preciso...

Responder