Fabricando os próprios sliders [fotos pg 2]
- gringo_killer
- Dinossauro
Fabricando os próprios sliders [fotos pg 2]
Boa noite amigos m@dianos!
Férias da faculdade, bastante tempo de sobra...
...pouco dinheiro de sobra hehehe, é tempo de criar:
Estou bolando uns sliders pra gs e, venho além de compartilhar uma idéia com os senhores, gostaria da opinião dos entendidos do assunto.

Qual é a idéia: na gs, para instalar os sliders é necessário substituir um parafuso que vai de lado a lado no quadro por uma barra roscada.
Dúvida 1: barra em inox ou aço carbono?
Colocarei uma porca simpesmente para dar o aperto necessário conforme era o parafuso original, juntamente com um trava roscas de torque médio. Após uma arruela em aço, calçando uma bucha em plstiprene (mostrada em amarelo) com uma consistência semelhante a uma borracha, para absorção dos impactos. O slider a idéia é fazer em polipropileno preto (densidade e propriedade muito próximas ao nylon, a opção só foi feita na dificuldade em encontrar nylon preto). Será preso com uma porca e trava médio torque com um cachimbo, por fora.
Usarei um polipropileno de Ø50, será demais?
Estou achando que vai ficar meio "gordo" demais.
Abraço galera! Aguardo dicas.
Férias da faculdade, bastante tempo de sobra...
...pouco dinheiro de sobra hehehe, é tempo de criar:
Estou bolando uns sliders pra gs e, venho além de compartilhar uma idéia com os senhores, gostaria da opinião dos entendidos do assunto.

Qual é a idéia: na gs, para instalar os sliders é necessário substituir um parafuso que vai de lado a lado no quadro por uma barra roscada.
Dúvida 1: barra em inox ou aço carbono?
Colocarei uma porca simpesmente para dar o aperto necessário conforme era o parafuso original, juntamente com um trava roscas de torque médio. Após uma arruela em aço, calçando uma bucha em plstiprene (mostrada em amarelo) com uma consistência semelhante a uma borracha, para absorção dos impactos. O slider a idéia é fazer em polipropileno preto (densidade e propriedade muito próximas ao nylon, a opção só foi feita na dificuldade em encontrar nylon preto). Será preso com uma porca e trava médio torque com um cachimbo, por fora.
Usarei um polipropileno de Ø50, será demais?
Estou achando que vai ficar meio "gordo" demais.
Abraço galera! Aguardo dicas.
Editado pela última vez por gringo_killer em 30 Jul 2009, 18:39, em um total de 1 vez.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
Pois é....no meu tempo homem tinha pegada by m@gro
Re: Fabricando os próprios sliders [fotos pg 2]
cg..
parece que tem um material próprio para os sliders.. que é o tecnil.. esse material é "comido" pelo impacto..não sei se é o melhor..mas da uma pesquisada ai..daqui a pouco vem os dinos..
Abraços e parabens pela iniciativa..
parece que tem um material próprio para os sliders.. que é o tecnil.. esse material é "comido" pelo impacto..não sei se é o melhor..mas da uma pesquisada ai..daqui a pouco vem os dinos..
Abraços e parabens pela iniciativa..
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
Issae Kamerad:
Tecnil preto e bola prá frente!
Tecnil preto e bola prá frente!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Eu tenho umas roda de skate que dava pra fazer legal hehehe
Vai ficar show.
Ah, usa aco carbono, aco inox e mais flexivel e o slider pode entortar na queda, ai nao ajuda muito hehehe
Vai ficar show.
Ah, usa aco carbono, aco inox e mais flexivel e o slider pode entortar na queda, ai nao ajuda muito hehehe
Um brother intalou os Sliders não diretamente no quadro da moto. Mas em um suporte de aço e esse sim fica preso no quadro!
Ficou legal porque em um eventual tombo a pancada inicial seria no suporte, e não no quadro.
Valeu!!
Ficou legal porque em um eventual tombo a pancada inicial seria no suporte, e não no quadro.
Valeu!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..................BRASIL..................
....PARLAMENTARISMO JÁ....
..................BRASIL..................
....PARLAMENTARISMO JÁ....
gostei do projeto faz ai e depois posta fotos. To seco atras de um slider pra minha cb5 e o esquema de fixaçao seria o mesmo.
Tornado 300
- Henrique Marmota
- Motoqueiro
Nao sou engenheiro nem manjo nada de sliders, mas acho coerente tirar de alguma forma o impacto do quadro. Aliás, antes ferrar o tanque que empenar a moto inteirinha....We_GSXR escreveu:Um brother intalou os Sliders não diretamente no quadro da moto. Mas em um suporte de aço e esse sim fica preso no quadro!
Valeu!!
Parabens pela iniciativa CG!
Versys 650 S ABS
- denismayer
- Roda Presa
Já tive a oportunidade de testar a eficiência de um slider. Nesse acontecimento ficamos espantados com os mínimos de consequências para a moto e o slider lixou até a metade. Tenho ele aqui em casa como troféu !!!
Bom..... o slider era de alumínio, revestido de um material preto (acho que era tecnil) com um parafuso de aço.
A idéia do slider é lixar e absorver, por isso o alumínio faz o trabalho perfeitamente.
Coloca uma barra de aço e terá sérios problemas no quadro da moto.
Bom..... o slider era de alumínio, revestido de um material preto (acho que era tecnil) com um parafuso de aço.
A idéia do slider é lixar e absorver, por isso o alumínio faz o trabalho perfeitamente.
Coloca uma barra de aço e terá sérios problemas no quadro da moto.

Acho que é o certo se for fazer para seu uso faria de
inox pois o custo é bem mais elevado
já para vender com a barra de inox vai ficar inviavel
o custo po rser tão caro o inox.
inox pois o custo é bem mais elevado
já para vender com a barra de inox vai ficar inviavel
o custo po rser tão caro o inox.
Estou de olho!!
Quanto mais tento acreditar nas pessoas
Mais confio no meu cachorro
Tiger 800
Quanto mais tento acreditar nas pessoas
Mais confio no meu cachorro
Tiger 800
-
gabriel_sc
- Roda Presa
Barra de inox ou aço carbono??
A idéia é que absorver o impacto então acho que numa enventual queda o aço carbono cumpriria melhor a idéia.
Diametro de 50??
50 não fiacria muito parrudo(gordo), destoando do conjunto?? Pelo que tenho visto de sliders eles são +/-35/40 mm(?)
Acho q se você usasse essa medida não teria problemas.
Acho que o slider não pode ser fixada no eixo da roda pois não há nada para proteger ali.
Esse assunto foi debatido aqui
http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... ht=sliders
.
A idéia é que absorver o impacto então acho que numa enventual queda o aço carbono cumpriria melhor a idéia.
Diametro de 50??
50 não fiacria muito parrudo(gordo), destoando do conjunto?? Pelo que tenho visto de sliders eles são +/-35/40 mm(?)
Acho q se você usasse essa medida não teria problemas.
Acho que o slider não pode ser fixada no eixo da roda pois não há nada para proteger ali.
Esse assunto foi debatido aqui
http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewt ... ht=sliders
.
"Evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada." (Helen Keller)
- gringo_killer
- Dinossauro
Bueno, agradeço ao pessoal que comentou:
fellipão, kamerad russóvski, o material escolhido (não me recordo qual é) mas as propriedades dele são as mesmas do nylon 6.6/tecnil, porém mais leve e, já preto, pois tava difícil encontrar tecnil preto;
top_dog, creio que o inox é mais duro que o aço hein? Mas enfim, escolhi fazer em aço carbono. Pra ter idéia (sei que preço nessas horas deveria ser o menor problema) mas uma barra roscada de aço R$13, uma em inox R$44;
We_gixxer, no caso da gs, pegando o slider ou o motor no chão, o impacto no quadro será o mesmo. Repare nas fotos que eu colocar depois de pronto;
[/b]RMD[/b], postarei sim. Encontrar os sliders é fácil, o problema é pagar 160 real num negócio "mais ou menos". Quero fazer justamente pelo prazer de brincar com essas coisas que tenho e, quero fazer algo mais top, com buchas internas para absorção do impacto e tal...
denismayer, a "barra" de aço é só para fixação.
Veja onde vão os sliders na gs:

Nesse ponto, há um parafuso que vai de ponta a ponta nas duas traves do quadro que sustenta o motor. Substituirei este parafuso por uma barra roscada, a qual fará o papel do parafuso e deixará duas pontas excedentes com rosca, para a "ficssação" dos raspadores.
Nerso, vou dar uma estudada, pois não lembro mais quais são as propriedades do aço inox, pois exceto sua resistência à oxidação, não lembro das diferenças mecânicas dos dois: não me basta ser mais caro, precisa ser comprovado que sua aplicação realmente é necessária.
gabriel_sc, realmente estou encucado se 50 não vai ficar um pantufão. Talvez eu reduza para 40, boa dica. Na verdade 30, 35 é muito magrelinho... vou pensar.
Eixo da roda?
Valeu a dica, mas no tópico do speed o assunto são sliders de balança/bengala.
Adquiri os materiais e estou eu mesmo me aventurando ao tornear os danados: estou usando um torninho pequeno do meu mecânico... poucas ferramentas... mas tô me virando.
Amanhã de manhã vou dedicar mais uma horinha... creio que consigo deixar um deles pronto pelo menos.
Sds.
fellipão, kamerad russóvski, o material escolhido (não me recordo qual é) mas as propriedades dele são as mesmas do nylon 6.6/tecnil, porém mais leve e, já preto, pois tava difícil encontrar tecnil preto;
top_dog, creio que o inox é mais duro que o aço hein? Mas enfim, escolhi fazer em aço carbono. Pra ter idéia (sei que preço nessas horas deveria ser o menor problema) mas uma barra roscada de aço R$13, uma em inox R$44;
We_gixxer, no caso da gs, pegando o slider ou o motor no chão, o impacto no quadro será o mesmo. Repare nas fotos que eu colocar depois de pronto;
[/b]RMD[/b], postarei sim. Encontrar os sliders é fácil, o problema é pagar 160 real num negócio "mais ou menos". Quero fazer justamente pelo prazer de brincar com essas coisas que tenho e, quero fazer algo mais top, com buchas internas para absorção do impacto e tal...
denismayer, a "barra" de aço é só para fixação.
Veja onde vão os sliders na gs:

Nesse ponto, há um parafuso que vai de ponta a ponta nas duas traves do quadro que sustenta o motor. Substituirei este parafuso por uma barra roscada, a qual fará o papel do parafuso e deixará duas pontas excedentes com rosca, para a "ficssação" dos raspadores.
Nerso, vou dar uma estudada, pois não lembro mais quais são as propriedades do aço inox, pois exceto sua resistência à oxidação, não lembro das diferenças mecânicas dos dois: não me basta ser mais caro, precisa ser comprovado que sua aplicação realmente é necessária.
gabriel_sc, realmente estou encucado se 50 não vai ficar um pantufão. Talvez eu reduza para 40, boa dica. Na verdade 30, 35 é muito magrelinho... vou pensar.
Eixo da roda?
Valeu a dica, mas no tópico do speed o assunto são sliders de balança/bengala.
Adquiri os materiais e estou eu mesmo me aventurando ao tornear os danados: estou usando um torninho pequeno do meu mecânico... poucas ferramentas... mas tô me virando.
Amanhã de manhã vou dedicar mais uma horinha... creio que consigo deixar um deles pronto pelo menos.
Sds.
Se tu souber.. vai querer lá fazer TD e tomar café 0800...
by K'waszaK
- Metal Command
- Motociclista
cg_killer,cg_killer escreveu: top_dog, creio que o inox é mais duro que o aço hein? Mas enfim, escolhi fazer em aço carbono. Pra ter idéia (sei que preço nessas horas deveria ser o menor problema) mas uma barra roscada de aço R$13, uma em inox R$44
Depende dos acos que vc estiver falando. Exsitem milhares de diferentes acos carbono e acos inox, e uns podem tem dureza maior que outros, tambem dependendo do tratamento termico que for usado. Vc tem a denominacao do aco que vc comprou?
De qualquer forma, qualquer que tenha sido o aco que vc comprou, nao sendo inoxidavel vc vai ter que fazer uma preparacao nele antes de pintar (considerando que vc VA pintar!) caso contrario na primeira chuva essa barra fica marrom de oxido, a popular "ferrugem".
- Renato_sbc
- Roda Presa
Ao invés de pintar a barra de aço carbono, manda zincar que é barato e protege da ferrigem - vai gastar uns R$ 5 ou 10,00. Talvez por uns R$ 15,00 possa fazer zinco preto (a camada externa do zinco é oxidade e fica preto acetinado, mas se riscar aparece o zinco prateado por baixo).
Uma vez, conversando com um conhecido, ele me disse que alguns sliders tem uma camada que absorve parte do impacto e ao mesmo tempo fixa a parte externa (dura, para resistir ao atrito) à fixação interna (parafuso, também forte para não quebra na pancada). Talvez seria legal usar uma mola bem dura entre a bucha amarela (no seu desenho) e a parte externa de polipropileno preto. Nas lojas de parafusos grandes há molas prontas a venda, a classificação da 'dureza' dela se dá pela cor.
Uma vez, conversando com um conhecido, ele me disse que alguns sliders tem uma camada que absorve parte do impacto e ao mesmo tempo fixa a parte externa (dura, para resistir ao atrito) à fixação interna (parafuso, também forte para não quebra na pancada). Talvez seria legal usar uma mola bem dura entre a bucha amarela (no seu desenho) e a parte externa de polipropileno preto. Nas lojas de parafusos grandes há molas prontas a venda, a classificação da 'dureza' dela se dá pela cor.
- Metal Command
- Motociclista
Como aquela e uma regiao sujeita a receber impacto por qualquer coisa que esteja na estrada que possa ser arremessada contra a moto, eu nao sei se galvanizacao seria o ideal, mas nada impede que se faca um teste.Renato_sbc escreveu:Ao invés de pintar a barra de aço carbono, manda zincar que é barato e protege da ferrigem - vai gastar uns R$ 5 ou 10,00. Talvez por uns R$ 15,00 possa fazer zinco preto (a camada externa do zinco é oxidade e fica preto acetinado, mas se riscar aparece o zinco prateado por baixo).
- Renato_sbc
- Roda Presa
Verdade. A camada de óxido de zinco (preto) é bonita mas na primeira pedrada vai aparecer a de baixo.
Porém quanto à durabilidade e resistência à corrosão, zinco é zinco... Não é bonito como o cromo mas forma uma camada que se entranha no ferro é não pode ser separada deste.
Mas também isso é preciosismo (se escreve assim?)... Manda uma lixa e um spray preto fosco e seja feliz!
Porém quanto à durabilidade e resistência à corrosão, zinco é zinco... Não é bonito como o cromo mas forma uma camada que se entranha no ferro é não pode ser separada deste.
Mas também isso é preciosismo (se escreve assim?)... Manda uma lixa e um spray preto fosco e seja feliz!
- Vinicius.
- Motoqueiro
Car^&* de erro 500!
resumindo o que tinha escrito..
Parabens pela iniciativa!
Ja tive GS e acho que a melhor solucao pra essa moto eh mata cachorro como da foto:
http://www.twistedthrottle.com/ezimagec ... 25x350.jpg
2 pitacos sobre os lider:
Por ele ser muito comprido o efeito alavanca que ele vai gerar no caso de queda pode fazer ele torcer ate chegar na tampa do motor. Pelo mesmo motivo a forca que, o supore do motor no quadro e o proprio bloco vao sofrer, vai ser muito grande.. acho que o risco de estragar algo caro em caso de queda usando um slider desse eh maior que nao usar.
Abraco.
resumindo o que tinha escrito..
Parabens pela iniciativa!
Ja tive GS e acho que a melhor solucao pra essa moto eh mata cachorro como da foto:
2 pitacos sobre os lider:
Por ele ser muito comprido o efeito alavanca que ele vai gerar no caso de queda pode fazer ele torcer ate chegar na tampa do motor. Pelo mesmo motivo a forca que, o supore do motor no quadro e o proprio bloco vao sofrer, vai ser muito grande.. acho que o risco de estragar algo caro em caso de queda usando um slider desse eh maior que nao usar.
Abraco.
Aço carbono tem alto teor de oxidação!
Eu usaria aço INOX com certza, vai garantr a durabilidade de seu Slider!
Eu usaria aço INOX com certza, vai garantr a durabilidade de seu Slider!

cg_killer,
Apenas alguns comentários:
1- Usei uma barra rosca de aço carbono. Aço inox não é indicado para essa aplicação (menor resistência à tração). Procure encontrar barra de "AÇO" e não as comuns de "FERRO" (isso no jargão desse mercado). As de "ferro" são, normalmente, fabricadas em SAE 1020. As de "aço", usam materiais mais resistentes e com tratamento térmico.
Como acabamento, pode mandar galvanizar (zincagem). Tu vai pagar algo de R$ 1,00 / 1,20 por Kg.
Para a fixação do slider, usei uma porca auto-travante (parlock). Se precisar desmontar, vai ser mais fácil.
Qto ao diâmetro do slider, fica a seu critério, mas daria uma olhada no que é utilizado no mercado.....
Apenas alguns comentários:
1- Usei uma barra rosca de aço carbono. Aço inox não é indicado para essa aplicação (menor resistência à tração). Procure encontrar barra de "AÇO" e não as comuns de "FERRO" (isso no jargão desse mercado). As de "ferro" são, normalmente, fabricadas em SAE 1020. As de "aço", usam materiais mais resistentes e com tratamento térmico.
Como acabamento, pode mandar galvanizar (zincagem). Tu vai pagar algo de R$ 1,00 / 1,20 por Kg.
Para a fixação do slider, usei uma porca auto-travante (parlock). Se precisar desmontar, vai ser mais fácil.
Qto ao diâmetro do slider, fica a seu critério, mas daria uma olhada no que é utilizado no mercado.....
Abs.....
Ari

Ari
Certeza a melhor opção!Vin escreveu: Ja tive GS e acho que a melhor solucao pra essa moto eh mata cachorro como da foto:
Abraco.
Problema é que Não existe no brasil, e se importar, sai caro pra baralho
- Vinicius.
- Motoqueiro
Quanto eh caro?luigi escreveu:Certeza a melhor opção!Vin escreveu: Ja tive GS e acho que a melhor solucao pra essa moto eh mata cachorro como da foto:
Abraco.
Problema é que Não existe no brasil, e se importar, sai caro pra baralho
Tem esse aqui a £90 + entrega + conversao + talvez imposto:
http://www.motorcycle-road-and-race.co. ... _id=402777
edit..
mais um mais barato:
http://cgi.ebay.co.uk/SUZUKI-GS-500-GS5 ... _500wt_956
Abraco.