Novas regras
- FarolgyN
- Roda Presa
- Contato:
Novas regras
fonte: Opopular goiania-go
Novas regras
para motos entram
em vigor hoje
Mudanças nos capacetes, baús,
coletes e placas atingem sobretudo
os profissionais da moto. Objetivo
é aumentar a segurança no
trânsito e reduzir acidentes
Deire Assis
Frear o avanço da violência no trânsito envolvendo motociclistas é o objetivo central das novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para estes condutores que passam a vigorar a partir de hoje. Entre as alterações, previstas em três diferentes resoluções, estão novas regras para uso de capacetes, baús para transporte de cargas, coletes e placas de identificação dos veículos (confira as exigências no quadro). As mudanças atingirão sobretudo os profissionais que trabalham sobre duas rodas (motoboys e mototaxistas), que somente em Goiânia somam quase 20 mil motociclistas, mas valem também para os condutores em geral e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
As novas regras de segurança entram em vigor num momento em que o cenário dos acidentes de trânsito envolvendo esses condutores assume contornos trágicos. Em uma década, a taxa de mortalidade por acidentes de motocicleta cresceu 1.200% em Goiás, segundo pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), apresentando o triplo da média nacional. As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) demonstram que um motociclista morre por dia no Estado vítima de acidente. No Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), são atendidos em média 20 motociclistas acidentados por dia.
“Era preciso disciplinar, organizar e padronizar o serviço de motofrete no Brasil, composto por 1,5 milhão de profissionais”, frisa o presidente da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil (Fenamoto), vereador Robson Alves. O representante da categoria defende que algumas das exigências do Contran sejam cobradas dos condutores gradativamente. “Vamos nos reunir com os dirigentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e do Detran-GO e solicitar que nos próximos 30 dias haja uma campanha de orientação dos condutores”, afirma.
Membro da Cooperativa dos Condutores de Motocicletas do Estado de Goiás (Coopmego), Edivânio Oliveira Cardoso, de 37 anos, já exibe os novos equipamentos de segurança com os dispositivos previstos nas resoluções do Contran. Há sete anos no ramo, admite que já foi vítima de acidente de trânsito algumas vezes e defende o uso dos equipamentos pelos colegas. “Tem um aspecto fundamental que é a diferenciação que será feita entre o motofrete profissional, dos motoqueiros que andam por aí fazendo loucuras no trânsito”, ressalta.
A Coopmego, diz, calcula que seja necessário um investimento que deve variar de R$ 800 a R$ 1,1 mil por motociclista para que sejam atendidas todas as exigências do Contran, incluindo o curso de direção defensiva que será cobrado dos motociclistas profissionais. Há uma discussão, afirma, sobre a necessidade de uso do colete por parte dos motoboys, já que eles contarão com baús e capacetes com faixas refletivas e placas especiais, que também colaborarão para a visualização do motociclista. Para os motociclistas em geral, que não foram incluídos na categoria aluguel pelo Contran, o que muda são as normas sobre os capacetes.
O diretor de Fiscalização da SMT, Duílio Furtunato, informa que as autoridades de trânsito não vão tolerar infrações graves, como o uso de capacetes totalmente fora das especificações. Nesses casos, a autuação será imediata. Já em relação às demais determinações do Contran, frisa, a atuação dos agentes será, inicialmente, para orientar os condutores.
De acordo com o Contran, no caso do uso de viseira irregular, de capacete sem viseira ou o não-uso dos óculos de proteção a infração será considerada gravíssima, com multa de R$ 191,54, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação. A falta do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização
O que muda
Novas regras
para motos entram
em vigor hoje
Mudanças nos capacetes, baús,
coletes e placas atingem sobretudo
os profissionais da moto. Objetivo
é aumentar a segurança no
trânsito e reduzir acidentes
Deire Assis
Frear o avanço da violência no trânsito envolvendo motociclistas é o objetivo central das novas exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para estes condutores que passam a vigorar a partir de hoje. Entre as alterações, previstas em três diferentes resoluções, estão novas regras para uso de capacetes, baús para transporte de cargas, coletes e placas de identificação dos veículos (confira as exigências no quadro). As mudanças atingirão sobretudo os profissionais que trabalham sobre duas rodas (motoboys e mototaxistas), que somente em Goiânia somam quase 20 mil motociclistas, mas valem também para os condutores em geral e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
As novas regras de segurança entram em vigor num momento em que o cenário dos acidentes de trânsito envolvendo esses condutores assume contornos trágicos. Em uma década, a taxa de mortalidade por acidentes de motocicleta cresceu 1.200% em Goiás, segundo pesquisa desenvolvida pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), apresentando o triplo da média nacional. As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) demonstram que um motociclista morre por dia no Estado vítima de acidente. No Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), são atendidos em média 20 motociclistas acidentados por dia.
“Era preciso disciplinar, organizar e padronizar o serviço de motofrete no Brasil, composto por 1,5 milhão de profissionais”, frisa o presidente da Federação dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil (Fenamoto), vereador Robson Alves. O representante da categoria defende que algumas das exigências do Contran sejam cobradas dos condutores gradativamente. “Vamos nos reunir com os dirigentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e do Detran-GO e solicitar que nos próximos 30 dias haja uma campanha de orientação dos condutores”, afirma.
Membro da Cooperativa dos Condutores de Motocicletas do Estado de Goiás (Coopmego), Edivânio Oliveira Cardoso, de 37 anos, já exibe os novos equipamentos de segurança com os dispositivos previstos nas resoluções do Contran. Há sete anos no ramo, admite que já foi vítima de acidente de trânsito algumas vezes e defende o uso dos equipamentos pelos colegas. “Tem um aspecto fundamental que é a diferenciação que será feita entre o motofrete profissional, dos motoqueiros que andam por aí fazendo loucuras no trânsito”, ressalta.
A Coopmego, diz, calcula que seja necessário um investimento que deve variar de R$ 800 a R$ 1,1 mil por motociclista para que sejam atendidas todas as exigências do Contran, incluindo o curso de direção defensiva que será cobrado dos motociclistas profissionais. Há uma discussão, afirma, sobre a necessidade de uso do colete por parte dos motoboys, já que eles contarão com baús e capacetes com faixas refletivas e placas especiais, que também colaborarão para a visualização do motociclista. Para os motociclistas em geral, que não foram incluídos na categoria aluguel pelo Contran, o que muda são as normas sobre os capacetes.
O diretor de Fiscalização da SMT, Duílio Furtunato, informa que as autoridades de trânsito não vão tolerar infrações graves, como o uso de capacetes totalmente fora das especificações. Nesses casos, a autuação será imediata. Já em relação às demais determinações do Contran, frisa, a atuação dos agentes será, inicialmente, para orientar os condutores.
De acordo com o Contran, no caso do uso de viseira irregular, de capacete sem viseira ou o não-uso dos óculos de proteção a infração será considerada gravíssima, com multa de R$ 191,54, suspensão do direito de dirigir e recolhimento do documento de habilitação. A falta do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou dos adesivos refletivos será considerada infração grave, cuja penalidade é multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização
O que muda
Look what I found without digging.!! -> http://www.youtube.com/watch?v=3GHE2f8Wk1o
- Adriano D2
- Roda Presa
Re: Novas regras
Isso talvez até diminua os acidentes, mas eu e minh moto estavamos como manda a lei e estou com o pé "fudido" e minha moto quebrada devido a um irresponsável que não faz idéia do que causou...E olhá que plena luz do sol e tudo bem dentro do figurino como manda a lei. E eu que estou aqui trancafiado devido ao acidente ocasionado por um indeliquente.
De boa!!
De boa!!
NO MSM
-
Gabriel_Padilla
- Novato
- Contato:
infelizmente irresponsaveis existem...oa recuperação para vce adriano...Adriano D2 escreveu:Isso talvez até diminua os acidentes, mas eu e minh moto estavamos como manda a lei e estou com o pé "fudido" e minha moto quebrada devido a um irresponsável que não faz idéia do que causou...E olhá que plena luz do sol e tudo bem dentro do figurino como manda a lei. E eu que estou aqui trancafiado devido ao acidente ocasionado por um indeliquente.
De boa!!
porem, acho que essas regras devem diminuir 0,00001% dos acidentes, mas pelo menos, os cara nao vao andar de chinela, e coquinho na cabeça
-
ricardopmax
meu aki em goiania, os caras sao ruims mesmo, aki tem a lei da goianada, ou seja o cara faz uma conversao errada, passa farol fechado, nao respeita pare, e um zilhao de bobagens, isso tando do fraudinha até o motoboy, ninguem em goias respeita ninguem no transito, aki deve ser o pior lugar pra se trafegar tanto de carro qto de moto.
vcs precisam ver um dia de chuva... é irreal... um dia deu uma chuva de umas 2h e foram 93 acidentes incluindo moto e carro, o povo se desespera... nunca vi...
vcs precisam ver um dia de chuva... é irreal... um dia deu uma chuva de umas 2h e foram 93 acidentes incluindo moto e carro, o povo se desespera... nunca vi...
- GyG@
- Novato
caraca cara, tá ruim mermo hein!!!ricardopmax escreveu:meu aki em goiania, os caras sao ruims mesmo, aki tem a lei da goianada, ou seja o cara faz uma conversao errada, passa farol fechado, nao respeita pare, e um zilhao de bobagens, isso tando do fraudinha até o motoboy, ninguem em goias respeita ninguem no transito, aki deve ser o pior lugar pra se trafegar tanto de carro qto de moto.

Tenho uma vida equilibrada... Ando sobre 2 rodas!!!

- Saurus
- Mito
Nenhuma dessas regras adiantará de nada se não houver uma mudança de atitude dos condutores (motoqueirociclistas, mo(au)toristas amadores e "profissionais", etc).
O problema com o trânsito está muito mais na atitude do que nos adesivos, coletes e placas luminosas.
Por exemplo, andar no corredor sim, mas em velocidade baixa e com quadrúpedes parados. Se o tráfego está andando, o certo é manobrar como se estivesse conduzindo um quadrúpede.
A responsabilidade, obediência às normas e regras de segurança e a prudência na condução de veículos é que realmente vai reduzir o número e gravidade de ocorrências para níveis ínfimos, nulos ou, no máximo, palatáveis.
O problema com o trânsito está muito mais na atitude do que nos adesivos, coletes e placas luminosas.
Por exemplo, andar no corredor sim, mas em velocidade baixa e com quadrúpedes parados. Se o tráfego está andando, o certo é manobrar como se estivesse conduzindo um quadrúpede.
A responsabilidade, obediência às normas e regras de segurança e a prudência na condução de veículos é que realmente vai reduzir o número e gravidade de ocorrências para níveis ínfimos, nulos ou, no máximo, palatáveis.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Só acrescentando ao que já foi dito sobre Goiânia: É UM INFERNO ANDAR DE MOTO LÁ! que é aquilo, as motos andam sobre a faixa tracejada, carro não respeita moto porque moto não respeita carro, moto não respeita moto! o povo anda desesperado, não sei pra que serve sinalização por lá! ninguém obedece!
Acredito que a atitude dos motoristas é que deve mudar não apenas acessórios como estipula o CONTRAN!
Deus me livre de ter que andar por lá de novo! viro coxinha e pego um taxi, onibus, vou a pé.... antes um coxinha vivo a um motciclista muerto!
Fui..
Deus me livre de ter que andar por lá de novo! viro coxinha e pego um taxi, onibus, vou a pé.... antes um coxinha vivo a um motciclista muerto!
Fui..
Moto não é problema, moto é solução!!
ricardopmax, fui de moto com a patroa passar o reveillon em Goiânia, no primeiro minuto de Goiânia fiquei apavorado com o trânsito, no primeiro semâforo eu páro, ao lado várias motos, sinal fechado pra nós e os caras simplesmente olham pro lado e atravessam na maior cara-de-pau, fiquei de cara com isso.ricardopmax escreveu:meu aki em goiania, os caras sao ruims mesmo, aki tem a lei da goianada, ou seja o cara faz uma conversao errada, passa farol fechado, nao respeita pare, e um zilhao de bobagens, isso tando do fraudinha até o motoboy, ninguem em goias respeita ninguem no transito, aki deve ser o pior lugar pra se trafegar tanto de carro qto de moto.
Outra coisa que eu percebí, tu pára certinho no sinal e alguém de carro simplesmente "cola" na tua moto, atrás e até lateralmente. Resumindo, nós deixamos mais a moto no hotel e caminhamos pela cidade porque andar assim só era estresse e perigo desnecessário.
E tem cara burro, incrível. Fomos no Shopping Goiânia, estava numa via que tinha 4 semáforos, 2 pra entrar à esquerda (nosso caso) e mais 2 para seguir em frente. Eu páro no sinal vermelho, com o pisca esquerdo ligado. Mesmo assim tinham 3 carros que ficaram atrás de mim, só que eles queriam ir em frente ou seja, eles esperavam que eu fizesse a famosa "goianada" atravessando no vermelho. Simplesmente ridículo.
E olha que a cidade estava bem vazia, não quero nem imaginar quando ela esteja cheia. Ví umas duas vezes de caminhão passando no vermelho, realmente um perigo só. Parece que pouca gente respeita código de trãnsito.
Acho que Niterói e principalmente São GOnçalo é píor que Goiania heim ! hehhehe
Aqui não se usa placa nem capacete. Sinla não existe, calçada faz parte da rua, carros odeiam motos e nem memso as motos " se bicam".
Saiu até no jornal uma vez, um cara de Falcon, sem placa, sem capacate, de chinelo e sem camisa falando ao celular do lado de uma moto da PM (tb com capacete do tipo "toquinha").
Aqui não se usa placa nem capacete. Sinla não existe, calçada faz parte da rua, carros odeiam motos e nem memso as motos " se bicam".
Saiu até no jornal uma vez, um cara de Falcon, sem placa, sem capacate, de chinelo e sem camisa falando ao celular do lado de uma moto da PM (tb com capacete do tipo "toquinha").
.
MSM
MSM
Caramba, não sabia que Goiânia era assim. Sempre ouvi coisas boas. Estava até pensando em morar lá (pois quero sair do Rio num futuro próximo). Depois dessa, vou riscar Goiânia do meu mapa de possíveis lugares para se morar.
Aqui em JP é bem tranquilo. Lógico q motoboy maluco tem em todo canto, mas não é como nos grandes centros. Fui a SP no salão e fiquei bobo como os motoboys são loucos, desafiam os carros e até ônibus e caminhões. Nunca pensei q eu veria uma 125/150 dando fecha em carros e ônibus, muito louco.
Mas não acredito nessas regras, pois o q parece é q elas só servem pra meia dúzia ganhar dinheiro, não vejo benefício prático nenhum. A única maneira de diminuir os acidentes de moto é a concientização do condutor, de outra forma é impossível.
Que diferença uma porcaria de adesivo vai fazer?
E como eu vi aqui no fórum, de acordo com as novas regras vc deveria trocar o seu capacete importado, usado até em corridas de motoGP, que custou por volta de R$ 2.000,00, por um baratinho q tenha o selo do inmetro? não tem lógica, como a maioria das leis q inventam no país, só serve mesmo pra favorecer aquela empresa q faz um lobby pesado em Brasília.
Mas não acredito nessas regras, pois o q parece é q elas só servem pra meia dúzia ganhar dinheiro, não vejo benefício prático nenhum. A única maneira de diminuir os acidentes de moto é a concientização do condutor, de outra forma é impossível.
Que diferença uma porcaria de adesivo vai fazer?
E como eu vi aqui no fórum, de acordo com as novas regras vc deveria trocar o seu capacete importado, usado até em corridas de motoGP, que custou por volta de R$ 2.000,00, por um baratinho q tenha o selo do inmetro? não tem lógica, como a maioria das leis q inventam no país, só serve mesmo pra favorecer aquela empresa q faz um lobby pesado em Brasília.
Nando Cordeiro - João Pessoa - PB
Ainda no MSM
Ainda no MSM
fortaleza, tb né adriano??? pois somos 2, colega, pois tb virei estatística semana passada... ainda bem q só foram contusões leves, sem fraturas... aki tb impera a lei do + forte no trânsito, ô terrinha pra ter hilux é essa fortaleza meus deus!?Adriano D2 escreveu:Isso talvez até diminua os acidentes, mas eu e minh moto estavamos como manda a lei e estou com o pé "fudido" e minha moto quebrada devido a um irresponsável que não faz idéia do que causou...E olhá que plena luz do sol e tudo bem dentro do figurino como manda a lei. E eu que estou aqui trancafiado devido ao acidente ocasionado por um indeliquente.
De boa!!
Essa nova lei me fez lembrar aquele lance do kit primeiros socorros obrigatório, lembram?????????
Que Piada!!!!!