restaurar moto antiga, vale a pena?

Grupo de discussão geral sobre motos.
PanchoS3T
Roda Presa

Re: restaurar moto antiga, vale a pena?

Mensagem por PanchoS3T »

se a moto tiver MUITO barata e relativamente boa, tu pode passar pra frente sem mexer nela. Se for restaurar tem que ser algo perfeito pra colecionador comprar e pagar caro. Pra isso vai mta grana e o cara precisa manjar mto pra deixar ela filé.

fallow
Molina
Novato

Mensagem por Molina »

Pessoal, a restauração de uma moto ou carro antigo é coisa para maluco (e eu me incluo ai), vc tem que ter paciência oriental, um grande conhecimento técnico e uma disposição de gastar o que não pode (ou cara de pau de deixar de gastar em itens de conforto para comprar peças por exemplo...), ah sim não esqueça que teus amigos vão te chamar de doido, estranho, quando vc se dá conta tua garagem virou uma oficina, vc está fazendo curso de mecânica, de solda, de torneiro mecânico, ou no minimo esses profissionais se tornam seus amigos mais próximos...
Tua garagem pode ser grande mas ela se torna pequena, pois vc não coloca nada fora (pode ser preciso para mandar fazer outra igual), a mulher briga com vc que sujou de graxa os tenis branco ou a calça nova... vc leva anos para concluir a restauração de uma moto/carro.... masssss quando vc acaba e sai com a sua "velhinha" todo mundo fica admirando ela e vc sente a alegria do dever cumprido, o cara pode ter uma V Max 1800 zero KM, mas que graça tem? Basta ter dinheiro e comprar na loja mais próxima.... mas ter uma BSA Gold Star 500 ano 50 inteira, por exemplo, que foi a moto que simplesmente ganhou mais prêmios de corrida em todos os tempos, ha, isso não tem preço...saber a história que a moto já participou, contar suas curiosidades... não tem o que pague...
Amigo, a restauração de uma moto, é isso, e tem mais uma coisa, isso vicia, após acabar a primeira, vc começa a pensar, qual é a próxima "encrenca"... como vcs podem ver sou um purista mesmo, tunar uma moto antiga??? É sacrilégio (pelo menos para mim).
Abração...
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

manerin escreveu:turma,

meu pai quer restaurar uma yamaha RD200 1974, mas ele tá em dúvida se vale a pena restaurar mesmo ou simplesmente passa-la pra frente. alguém aqui tem experiência nisso? alguma idéia de quanto custa pra restaurar? alguém sabe se existe um mercado pra essas motos ou se ele vai ficar com ela encalhada?

ele pensa em restaurar a moto e tentar vender ou simplesmente passar pra alguém que queira fazer a restauração pessoalmente.

essa moto tá aqui em fortaleza, CE, caso alguém se interesse.
Querido Doido Doente!

É assim que se começa uma doença que vai te contaminar irreversívelmente.

Teu pai tá vivo?
Se livra da moto por qualquer dinheiro.
Depois que teu pai se for, voce vai se estrepar todo por esta moto.

Voltando a Vaca Fria:

A RD200 é uma excelente moto da década de 70, só que é uma "bosta" para arrumar peças aqui no Brasil.

Quase ninguém tem.

É moto durável, mas, tem um problema sério de corrosão nos carburadores por causa de nossa gasolina e a parte elétrica é dada a torrar por falta de gente habilitada nisto(moto antiga).

No mais, é uma Yamaha Clássica e é leve e anda muito bem para uma moto com cerca de 22hp e dois cilindros, estes são mágicos. Levanta a frente fácil e sem usar a embreagem e o freio apesar de tambor, é duplo e freia melhor do que muito disco de hoje.
Ela tinha uma partida elétrica interessante, pois, era diferente o sistema de hoje.
Costuma dar problema nas escovas.

Vamos por partes:

Primeiro- Qual o estado da documentação? Irreversível? esqueça.
Segundo- Voce entende de mecânica? Não! Esqueça.
Terceiro- Voce conhece o modelo mesmo? Não? Procure toda literatura técnica ou não sobre este modelo, voce vai precisar.
Quarto- Tem dinheiro sobrando? Não? Esqueça então.
Quinto- Não acredite em tudo que lê na internet. Tem muito dito entendido (se promove muito bem) que não é o que divulga.
Sexto- Pretende adaptar peças de motos mais modernas? Esqueça, são muito poucas as que se adaptam. Comece a aprender a comprar pelo EBAY e cadastre o seu cartão no Pay Pal.
Sétimo- Voce quer fazer a restauração de forma rápida? Não planeje isto, não vai conseguir.
Oitavo- Realmente voce quer fazer isto?

Tirando estas perguntas, é uma moto que sempre quis ter, desde aquela época.
Já andei bastante nela e vale a pena se for pouca coisa a fazer, tipo: perfumaria.
Entretanto, quantos anos ela está jogada sem funcionar?

Voce vai ter que desmontar o motor pelo menos para trocar os retentores do virabrequim.
Deve estar tudo ressecado e aí, vai bielas e pistões para o saco, vai dar entrada de ar falsa em tudo que é lugar, vai fundir o motor.
Voce está preparado para isto?

Posso te dizer alguma coisa mais concreta se voce colocar fotos da moto de vários angulos.

Vivi aquela época e ainda hoje tenho uma véia que ainda não terminei de restaurar.
Acho que deve saber que tenho uma Suzuki GT750M/75 refrigerada a agua.

Coloca as fotos dela.

Um abraço e boa sorte na doença.

Kleber

PS: esqueça esta coisa de vender e ganhar dinheiro, vão te pagar uma ninharia nela e depois tentarão te vender de volta a preço de ouro, moto de colecionador, único dono, etc, a balela de sempre.
Espero não ter te desanimado.
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
manerin
Roda Presa

Mensagem por manerin »

muito obrigado a todos pelos comentários!

aos que pediram fotos, amanhã dou uma procurada no computador do véio e posto sim! fui com ele ontem vê-la, tá meio acabadinha mesmo... mas segundo o mecânico pra quem ele a levou, ele testou e fez o motor pegar recentemente ;-)

ele parou de rodar por um problema no carburador (naquela época a moto vinha direto do japão sem tropicalização nenhuma né...) aí encostou ela num quartinho no quintal da casa da minha avó e por lá ela ficou mais de 15 anos... os documentos estão no nome do meu falecido avô, não sei como faz pra regularizar, mas imagino que seja na base de muita grana e dor de cabeça :-|

ele vai acabar comprando uma cb300 ou coisa parecida pra sair logo do MSM que eu acho que ele não vai aguentar esperar essa restauração, mas como aqui em fortaleza não tem quem queira comprar a RD pra fazer essa restauração... é capaz dele levar em frente... só pra ter alguma coisa pra fazer :D
LeandroMarques
Roda Presa

Mensagem por LeandroMarques »

Meu véio restaurou uma RX 180 por pura paixão. Ralou um pouco pra deixar ela toda original, mas é motivador. Lance de primeira moto que teve, coisa e tal.

Vale a pena por isso, o cara olha lá na garagem, aquela primeira motinha, que deu tantas alegrias... :lol:

Pra circular, acho que não vale. Como já disseram, tem tanta opção boa por preço bom, que restaurar fica caro demais.
MT-03
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

Eu restauraria !

Sim se perde dinheiro, mas é prazeroso...

Abraços.
"Você já abraçou sua moto hoje?"
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

manerin escreveu:muito obrigado a todos pelos comentários!

os documentos estão no nome do meu falecido avô, não sei como faz pra regularizar, mas imagino que seja na base de muita grana e dor de cabeça :-|
Ela constou no inventario?
Isto faz uma grande diferença na hora de acertar a documentação.

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
manerin
Roda Presa

Mensagem por manerin »

pessoal,

mostrei aqui esse tópico pro véi ler e ele elogiou os comentários da maioria, então antes de mais nada estou feliz em ter feito um tópico produtivo e não só aquela lenga lenga de honda x yamaha. então já valeu :D

ele já tá achando melhor passar essa bola pra frente, e tá ali no computador dele procurando as fotos dela

quando ele achar eu disponibilizo aqui ;-)
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Minha humilde contribuição: :roll:

Se for para usar no dia a dia, não faça. Vai dar dó e prejú direto.

Se for para curtir o processo e ter como lembrança, tenha certeza de que tem tempo, disposição e dinheiro (não precisa ser na mesma proporção, por exemplo: Com mais dinheiro leva menos tempo, com mais disposição custa menos e por aí vai) e que nenhum destes vai fazer falta em outros aspectos mais importantes da vida, senão vai gerar ciúmes ou frustração.

Meu humilde currículo: ;-)

Eu sou viciado em restauração. Tenho até hoje meu primeiro carro, já tive carros mais velhos do que eu e motos com a minha idade. tenho uma moto 2008 mas fui pro aeroporto hoje com uma 1998 que também é minha desde zero.
TREXEIRO
Roda Presa
Contato:

Mensagem por TREXEIRO »

Toecutter escreveu:Minha humilde contribuição: :roll:

Se for para usar no dia a dia, não faça. Vai dar dó e prejú direto.

Se for para curtir o processo e ter como lembrança, tenha certeza de que tem tempo, disposição e dinheiro (não precisa ser na mesma proporção, por exemplo: Com mais dinheiro leva menos tempo, com mais disposição custa menos e por aí vai) e que nenhum destes vai fazer falta em outros aspectos mais importantes da vida, senão vai gerar ciúmes ou frustração.

Meu humilde currículo: ;-)

Eu sou viciado em restauração. Tenho até hoje meu primeiro carro, já tive carros mais velhos do que eu e motos com a minha idade. tenho uma moto 2008 mas fui pro aeroporto hoje com uma 1998 que também é minha desde zero.
Porrra mostra o doce, mas não divide nada!, coloca as fotos ai pra gente ver as criancas. ;-)
E O Sr, DISSE... TREXEIRO MEU FILHO, VOCE ESTA INDO POR UM MAL CAMINHO !
EU...ESQUENTA NÃO Sr. TÔ INDO DE "TÉNÉRÉ" .
A LENDA ESTA VOLTANDO...
manerin
Roda Presa

Mensagem por manerin »

aí as fotos da moça (na verdade uma senhora de 35 anos já...)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

ela ficou guardada um tempão sem ninguém vigiar... aí deu nisso... agora ela já tá mais bonitinha, mas ainda precisa duma mão de obra FEDERAL pra deixar ela no jeito
fellipão
Dinossauro

Mensagem por fellipão »

Puts, vendo a motinha da uma vontade de deixar ela zerada..
Eu comprei um fusca para restaurar.. mas daí fui deixando de lado e finalmente vendi.

o foda é que eu não manjo nada de mecânica e não estava disposto a empatar uma grana no bichinho..não agora, pelo menos...

eai camarada, o que decidiu?

essa moto seria legal para ter na sala de casa, manter essa placa amarela... reliquia total.rs
abrax...
Fellipe
(ex) Bandit 650N -08/09 - Valentina
(ex) GS 500 - 97/97 - Suzy rebeca
(ex) YBR -00 - Jéssica
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

tá fácil essa motoca!

Tem quase todos os detalhes!

Eu faria a reforma sim!
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
manerin
Roda Presa

Mensagem por manerin »

tamo passando ela pra frente. se eu morasse aqui em fortaleza com meu pai eu acho que eu insistiria e instigaria o véio a restaurá-la nós dois juntos, mas como eu moro em campinas fica difícil de direcionar meu pai pra fazer esse serviço...

ela tá parada lá numa oficina na cidade dos funcionários, cujo dono é o "chico lôro". segundo o próprio, pra deixar ela rodando falta pouca coisa, mas pra deixar ela nova e lindona (obviamente) precisa de muito mais mão de obra. ele já inclusive deu os bizus dum cara ali perto da aerolândia, o "dídi", na loja "cristina motos", que pega a moto do jeito que tá, desmonta, separa tudo direitinho, jateia o que for pra jatear, croma o que for pra cromar, pinta o que for pra pintar e monta de volta. falta mesmo só, digamos, INSPIRAÇÃO pra botar pra frente.
sureal
Roda Presa
Contato:

Mensagem por sureal »

olhando as fotos realmente falta muita pouca coisa pra motoca..... não esta dificil não, so tem que ver os doc....
Nunca ta morto quem peleia...
rick.350
Novato

Mensagem por rick.350 »

e ae mano,. quanto vc quer na moto?
" Os Boy cresce o olho e tem inveja, das RDzona que nao paga comédia"
manerin
Roda Presa

Mensagem por manerin »

não tenho a menor idéia de quanto vale uma moto dessas

meu pai chutou 2 mil, e disse que se fosse pra vender por menos que isso ele preferia ficar com ela e esperar criar coragem pra restaurar :lol: :lol:
rick.350
Novato

Mensagem por rick.350 »

manerin escreveu:não tenho a menor idéia de quanto vale uma moto dessas

meu pai chutou 2 mil, e disse que se fosse pra vender por menos que isso ele preferia ficar com ela e esperar criar coragem pra restaurar :lol: :lol:
essa moto ja nao tem mais valor certo,. tem gente q nao dá 1000, como tem gente que paga 7000 .
vou falar c um pessoal que restaura motos e vejo se eles tem interesse. vlw
" Os Boy cresce o olho e tem inveja, das RDzona que nao paga comédia"
Responder