"Eu não vi você!" - Revista SuperBike

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Re: "Eu não vi você!" - Revista SuperBike

Mensagem por Fernanda-DF »

Giggio, esse vídeo é o exemplo perfeito.

Ele foi feito pelo "Think"- coisa do Departamento de Transportes inglês - como parte de uma campanha para chamar a atenção dos motoristas para as motos - o mote era "think once, think twice, think bike". Houve um decréscimo no número de mortes e acidentes com motos em 2008 em relação aos de 2007, lá, e o editor da SuperBike, na edição de setembro, lança a hipótese de que essa queda está relacionada à campanha.

Na última foto que postei, tem uma indicação de mais leitura - o livro "The Psychology of driving", de Graham Hole. Bom, tá aqui, em inglês. PS: não tem todas as páginas no link...
Editado pela última vez por Fernanda-DF em 20 Set 2009, 07:50, em um total de 1 vez.
-oo-

O boss é meu broder.
jciuliano
Roda Presa

Mensagem por jciuliano »

Dirigindo carros já tomei alguns sustos (com certeza o motociclista assustou-se mais) com motos escondidas pela coluna dianteira direita do carro em cruzamentos. Mas isso faz muito tempo, pois adotei um procedimento para evitar essa situação.

Como também já fui (e pretendo voltar a ser) motociclista, adotei o padrão de considerar que em um cruzamento PODE ESTAR VINDO uma moto.

Então tenho cuidado redobrado para confirmar que não há uma antes de avançar.

Em cima do moto, o cuidado é inverso. Em um cruzamento sempre penso inicialmente que o motorista do carro NÃO ESTÁ ME VENDO. Se não tenho certeza de ter sido visto, prefiro parar em uma preferencial que avançar na dúvida.

Elimina o risco de acidentes? Não. Mas reduz.
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

quando to de carro e paro num cruzamento, é simples:

não olho para os lados somente na posição que estou sentado dirigindo, me inclino BEM pra frente pra olhar e um pouco para os lados... acho muito dificil ficar sem ver algo fazendo isso, porque você já fica mais tempo olhando pelo fato de realizar este movimento e com isso detecta muito mais coisas

de moto faço igual, olho no retrovisor, me aproximo do painel como se fosse deitar no tanque e continuo a focar o retrovisor, para olhar os ângulos que não conseguia ver na posição normal de pilotagem

já me salvei de muitas fazendo isso, tanto de carro quanto de moto
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Lendo aqui os posts, vejo que faço muita coisa já 'inconscientemente', no sentido de fazer por hábito. Outra coisa, sempre que vou trocar de faixa, quano estou no carro da namorada que tem espelho direito, pois no fusca não tem, olho o retrovisor e dou uma olhadinha direta, viro a cabeça rapidamente. Vai que tem alguma moto no 'campo cego' do retrovisor? É coisa rápida e, claro, guardo distância e velocidade do carro da frente quando faço tal manobra. Acho que já evitei alguns acidentes dessa forma...
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
EduLeitão
Dinossauro

Mensagem por EduLeitão »

ehaeuhe, nao tem muito a ver nao, mas eu ri muito aqui...
YBR125ED, YS250, XTZ250X, NXR150ES, ZXR300, GSF650S, GSX1300R, ER6NABS, CBX250, G650GS Sertão.... XL883N
Bruno_Mgá
Roda Presa

Mensagem por Bruno_Mgá »

Minha dica de seguranã é:

Xenon no farol Alto + Baixo ligados 24h + Escape Esportivo. Graças a Deus nunca passei maiores sustos. Na Rodovia é show, em pistas duplas mesmo estando a uns 300metros de distancias os carros já vão abrindo para a pista da direita., ou seja, de longe eles me veem.
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

LeandroMarques escreveu:
XTman escreveu: Piloto por mim e pelos outros, sempre. Olho tudo em volta, atenção sempre. Tem que tentar prever a porta se abrindo, o carro dobrando sem ligar seta, o outro atravessando a pista de repente. Aumenta muito o stress, mas compensa. Por isso minha taxa de acidentes sérios é bem baixa: 31 anos de moto, somente 1 acidente grave, e já faz mais de 20 anos.

É a tal da direção defensiva. Acontece que nego acha que isso é andar na manha. Não necessariamente. É prever que aquele carro maldito da pista da direita vai mudar pra esquerda sem dar seta, ou aquele corno cruzar a pista sem sinalizar...etc etc etc.

Eu ando assim, você anda assim, e se 100% dos motociclistas andassem assim, o número de acidentes seria menor. A maior parte da culpa nos acidentes não são dos motociclistas, mas defensivamente podemos evitar vários.

Sobre a visão, o lance é não focalizar só um ponto, mas sempre "escanear" a região. Eu ando sempre olhando carro à frente, carros que estão atrás, pontos de cruzamento, asfalto... E se passa uma gostosa ainda dá pra ver :-D

Não sei sua idade ou experiência, Leandro, mas vc tem a direção correta. ;-)
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Eh froids... hoje tive uma situação meio parecida com o olhar X processar X tempo de reação !!!

Estava descendo o começinho da Henrique Schaumman hoje vindo pro trabalho... estava naquele embalinho, 60 por hora de quinta marcha com a Yes, vindo tranquilamente, o farol estava verde antes mesmo de ficar amarelo o AMARELINHO já veio com o APITO... "FIIIIIIIIIIIIIIIIII" FDP. Eu não sei se eu não estava prestando atenção ou ele apitou em cima de mim, ou sei lá o que... sei eu não me senti seguro pra frear a moto e reduzi pra 4ª e passei, não deu outra qdo olhei no retrovisor ele estava olhando pra mim, acho que tomei uma multinha :-D o pior que nem passei no vermelho, estava amarelo :-|

Mas antes tomar uma multa do que me arrebentar ou bater em outro carro ao tentar frear a motokinha :lol:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
nina

Mensagem por nina »

RMD escreveu:mas esse exemplo da foto nao vale, pois a moto estava escondida atras do volvo. So dava pra ver uma pequena parte do capacete atras do carro. O motorista SO VIU AQUILO Q TINHA PARA SER VISTO!! se tivesse so o carro. Podia entrar na faixa numa boa.

Ja o piloto da moto em uma velocidade maior vai ultrapassar o volvo e o motorista q entraria na faixa ja olhou para o lado dele. Entao arranca. O piloto tem q ter esta maldade "eu estava atras do carro, provavelmente o motorista da frente nao me viu. vou reduzir, buzinar."

é isso q sempre tento fazer. Nao buzinar mas sempre levar em conta q o motorista, caminhao, moto nao me viu. Eu ja vou reduzindo a velo, fico com a mao preparada no freio e buzina caso venha a ser necessario.

Ate hj nunca sofri um acidente no transito. Varios apertos mas nunca acidente, acredito q seja por isso.
daí o motoqueiro ter que se conscientizar de que ele não é facilmente visto, mesmo andando direitinho, mesmo usando cores berrantes e faixas refletivas e faróis incandescentes. e que se ele fosse um carro escondido atrás do outro, em caso de colisão se machucaria bem menos que sendo uma moto.

ah, um ps: para uma pessoa mais atenta, ou mais precavida, aquele 'negócio' atrás, por cima do carro, já poderia significar um capacete. portanto, um motoqueiro atrás do carro. para as pessoas menos atentas, poderia ser uma lanterna de 'táxi' no teto do carro.
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Show de bola, só tem que divulgar no Fantástico, na Record, no SBT, na Globo News, na Band News, no programa do Ratinho, ...
Responder