Fluído de Freio - Bandit 650
- rafaexpress
- Motoqueiro
Fluído de Freio - Bandit 650
O meu fluído de freio traseiro está no nível mínimo...
Vou sangrar ele todo e colocar um novo, mas perdi o manual da minha motoca
Alguém pode me informar qual o fluído do freio TRASEIRO exato que eu devo colocar na Bandit 650 2008 carburada ?
Marca, tipo, etc etc etc
Me falaram ai que pode colocar o DOT 5.1 sem problemas no sistema original, que eu vou sentir uma melhora nas frenagens.. confere ?
OBS: ainda tem pastilha pra gastar !!!
Alguém dá um HELP ai !!!
Vou sangrar ele todo e colocar um novo, mas perdi o manual da minha motoca
Alguém pode me informar qual o fluído do freio TRASEIRO exato que eu devo colocar na Bandit 650 2008 carburada ?
Marca, tipo, etc etc etc
Me falaram ai que pode colocar o DOT 5.1 sem problemas no sistema original, que eu vou sentir uma melhora nas frenagens.. confere ?
OBS: ainda tem pastilha pra gastar !!!
Alguém dá um HELP ai !!!
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Re: Fluído de Freio - Bandit 650
O original é dot 4.
a diferença de um para o outro voce não vai perceber andando na rua diariamente.
a diferença de um para o outro voce não vai perceber andando na rua diariamente.
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
exato recomendado é 4

5.1 uso com Aeroequip´s

Com aeroequip é diferença é gritante , resposta na testa o que tem freio a pinça vai frenar e se exagerar na alicatada , trava os discos.

5.1 uso com Aeroequip´s

Com aeroequip é diferença é gritante , resposta na testa o que tem freio a pinça vai frenar e se exagerar na alicatada , trava os discos.
البحث عن السلام
- rafaexpress
- Motoqueiro
Georges/Codato... posso comprar qqer fluído de freio DOT4 então ?! Digo, outras marcas como MOTUL !
Esse ai que vc mostrou Georges eh específico pra motos ?
Esse ai que vc mostrou Georges eh específico pra motos ?
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
- Henrique Xaropiño
- Roda Presa
ORIGINAL É BOM, MAS DOT 5 É MELHOR.
Xaropiño, existe uma diferença entre o material base dos fluídos.
Retirado do site da RCA Discos.
http://www.rcadiscos.com.br/faq.htm#fluidos
"Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Ambos os tipos, glicol ou silicone, tem prós e contras, mas todas as motos modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1). O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3 ou DOT 4.
Ao alterar a especificação do fluido deve-se fazer passar o novo fluido pelo sistema de freio até retirar todo vestígio do antigo.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água eventualmente absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3. O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte aditivação apresenta as boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à pintura) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e difícil fornecimento).
O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70 e atualmente de uso restrito à veículos militares - que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos e algumas motos antigas. Esse fluido não é higroscópico e não mancha a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura alguma humidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Especificação Mínima Boas Marcas
Tipo / Cor usual Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. Um ano é um bom período para troca. O uso de flexíveis de freio em teflon e inox pode até triplicar esse período, pois através deles não haverá contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatório de fluído)".
Eu uso o da marca Varga, e nada a reclamar. Ah, estava usando o DOT 5.1, e na última troca usei o 4, não senti qualquer diferença.
Retirado do site da RCA Discos.
http://www.rcadiscos.com.br/faq.htm#fluidos
"Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Ambos os tipos, glicol ou silicone, tem prós e contras, mas todas as motos modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1). O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3 ou DOT 4.
Ao alterar a especificação do fluido deve-se fazer passar o novo fluido pelo sistema de freio até retirar todo vestígio do antigo.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água eventualmente absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3. O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte aditivação apresenta as boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à pintura) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e difícil fornecimento).
O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70 e atualmente de uso restrito à veículos militares - que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos e algumas motos antigas. Esse fluido não é higroscópico e não mancha a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura alguma humidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Especificação Mínima Boas Marcas
Tipo / Cor usual Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. Um ano é um bom período para troca. O uso de flexíveis de freio em teflon e inox pode até triplicar esse período, pois através deles não haverá contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatório de fluído)".
Eu uso o da marca Varga, e nada a reclamar. Ah, estava usando o DOT 5.1, e na última troca usei o 4, não senti qualquer diferença.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Diogo A.
- Motoqueiro
é mas po, como que ta no nível mínimo a bagaça e ainda tem pastilha pra gastar ???
Se ele trocar o fluido agora, quando trocar a pastilha vai ter que sangrar novamente até baixar o nível com a pastilha nova...
Se ele trocar o fluido agora, quando trocar a pastilha vai ter que sangrar novamente até baixar o nível com a pastilha nova...
- mobi
- Motociclista
- Contato:
PS: Veja o estado das pastilhas traseiras: fluido baixo pode bem ser sinal de pastilha gasta...
[]s,
Mobi
[]s,
Mobi
Bandit 650S 09/10 Pearl Nebular Black - Xenon 6K :: Yoshimura TRS Titanio :: Manoplas aluminio grafite :: Filtro K&N :: Velas Iridium :: Retrovisores Everlast
- rafaexpress
- Motoqueiro
Como eu disse no início, ainda tem pastilha...mobi escreveu:PS: Veja o estado das pastilhas traseiras: fluido baixo pode bem ser sinal de pastilha gasta...
[]s,
Mobi
Isso ai ta me cheirando a alguma cagada do antigo dono !!!
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
- rafaexpress
- Motoqueiro
Se eu trocar o fluido agora ele vai ficar no nível máximo correto ?Diogo A. escreveu:é mas po, como que ta no nível mínimo a bagaça e ainda tem pastilha pra gastar ???
Qdo eu trocar a pastilha esse nivel do fluído vai subir e vai ficar acima do nível máximo? Isso que vc quis dizer ?!
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Rafa, 13/15 merrecas um dot 4 da varga. E tu faz aí umas duas sangrias fácil.
Então, se ainda tem pastilhas pra gastar, compre, faça a sangria, corrija a cagada, e quando as pastilhas acabarem, coloque as novas e faça nova sangria.
Melhor do que ficar com freio xoxo e sem confiança, ainda mais com uma Bandit.
Segurança , sempre.
Então, se ainda tem pastilhas pra gastar, compre, faça a sangria, corrija a cagada, e quando as pastilhas acabarem, coloque as novas e faça nova sangria.
Melhor do que ficar com freio xoxo e sem confiança, ainda mais com uma Bandit.
Segurança , sempre.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Diogo A.
- Motoqueiro
rafaexpress escreveu:Se eu trocar o fluido agora ele vai ficar no nível máximo correto ?Diogo A. escreveu:é mas po, como que ta no nível mínimo a bagaça e ainda tem pastilha pra gastar ???
Qdo eu trocar a pastilha esse nivel do fluído vai subir e vai ficar acima do nível máximo? Isso que vc quis dizer ?!
Sim meu querido, pois vc tem que empurrar o pistão "pra dentro", fazendo subir o nível do fluido na linha.
De qq maneira, como o smoker falou aê, até vale a pensa sangrar e sangrar denovo quando for trocar a pastilha ! Estranho é nivel baixo com pastilha ainda boa...
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
não existe especifico para moto :)
Dot 4 e dot 5.1 é igual a todos
Oleos para motor sim existem , mais fluido para freio não
Sendo de boa procedencia e não estando contaminado , ta valendo.
Vargas e Motul são mais conhecidos no mercado , uso motul 5.1 com Rca Aeroequip.
se quer mais resposta de freio , porque freio a bandit tem e de sobra , so colocar Aeroequips e Mandar fluido 5.1
resposta fica na testa. Aeroequip mata freio borrachudo , e tudo que existe de freio na pinça , vai frenar e resposta é no ato.
Dot 4 e dot 5.1 é igual a todos
Oleos para motor sim existem , mais fluido para freio não
Sendo de boa procedencia e não estando contaminado , ta valendo.
Vargas e Motul são mais conhecidos no mercado , uso motul 5.1 com Rca Aeroequip.
se quer mais resposta de freio , porque freio a bandit tem e de sobra , so colocar Aeroequips e Mandar fluido 5.1
resposta fica na testa. Aeroequip mata freio borrachudo , e tudo que existe de freio na pinça , vai frenar e resposta é no ato.
البحث عن السلام
- rafaexpress
- Motoqueiro
* NOVATO MODE ON *
Tem aqueles lances de mineral e sintético ou isso é só pra óleo de motor ?!
Tem aqueles lances de mineral e sintético ou isso é só pra óleo de motor ?!
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
somente motor.
Fluido´s 4 e 5.1 que são possíveis de serem usados para moto são todos a mesma coisa.
só por favor use de boa marca e de procedência , fluido de freio contaminado não segura nada.
Você de Sampa não ? pede ajuda para o Grande Renato da Rca , que tambem é m@diano e participa do forum.
ele consegue Vargas para você por preço ninja , e por ser fornecedor do mesmo , Website dele ai :
http://rcadiscos.com.br/loja.phtml
Fluido´s 4 e 5.1 que são possíveis de serem usados para moto são todos a mesma coisa.
só por favor use de boa marca e de procedência , fluido de freio contaminado não segura nada.
Você de Sampa não ? pede ajuda para o Grande Renato da Rca , que tambem é m@diano e participa do forum.
ele consegue Vargas para você por preço ninja , e por ser fornecedor do mesmo , Website dele ai :
http://rcadiscos.com.br/loja.phtml
البحث عن السلام