Duvidas potencia, torque do motor
- Fabio Ninja
- Dinossauro
Duvidas potencia, torque do motor
Pessoal estava vendo sobre torque potencia, minha duvida e o seguinte , se andarmos na faixa de rpm de maior torque do motor, estaremos, forçando o veiculo, ou ele estara no melhor ponto de se andar com a moto???
digo isso pq e estranho que nem no caso da ninguem o maximo torque atinge aos 11000 rpm, nessa faixa chego a 160 com ela, essas seria a melhor faixa para o motor??
digo isso pq e estranho que nem no caso da ninguem o maximo torque atinge aos 11000 rpm, nessa faixa chego a 160 com ela, essas seria a melhor faixa para o motor??
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Re: Duvidas potencia, torque do motor
Não, essa é a faixa de maior rendimento do motor. A melhor rotação para o motor é a mais baixa possível, desde q não esteja apanhando...

Somos o que somos porque não sabemos quem somos...
Isso já foi discutido recentemente, mas vamos lá.
Se (exemplo) a maior potência se da aos 11 mil rpm, e o maior torque aos 9 mil rpm, a chamada "faixa util" do motor seria essa, de 2 mil rpm entre os 9 e 11 mil, entendido?
Se sua ideia fosse competir por exemplo, essa seria a faixa útil para vc trocar as marchas.
Agora sua pergunta sobre ser melhor, devolvo. Melhor pra que? Pra correr? Pra economizar? Pra amaciar o motor? Pra maior durabilidade?
Portanto, pra cada necessidade, existe uma tocada certa da moto.
Contanto que vc não entre na faixa vermelha(cortando giro sempre) ou deixe a rotação baixar em demasia, não estará forçando o motor.
Muitos acham que trocar de marchas com o giro bem baixo economiza gasolina. Nem sempre... numa moto com torque em alta rotação, vc estará forçando o acelerador para ganhar velocidade, e portanto, gastando mais gas.
Já numa harley, que tem uns 70% de seu torque entregue em baixas rotações, pode trocar de marcha sem subir tanto o giro.
Em motos esportivas, geralmente existe a necessidade de se acelerar mais(subir os giros) para o motor encher melhor.
Característica de cada projeto e finalidade de cada moto...
A Ninjinha deve "falar" melhor em rotações mais altas... tipo a minha CBR600, que comparada com a CB13, não anda nada em baixa rotação, apesar de terem potências parecidas, mas o torque da CBR é quase metade do da CB13.
Abraços!!
Se (exemplo) a maior potência se da aos 11 mil rpm, e o maior torque aos 9 mil rpm, a chamada "faixa util" do motor seria essa, de 2 mil rpm entre os 9 e 11 mil, entendido?
Se sua ideia fosse competir por exemplo, essa seria a faixa útil para vc trocar as marchas.
Agora sua pergunta sobre ser melhor, devolvo. Melhor pra que? Pra correr? Pra economizar? Pra amaciar o motor? Pra maior durabilidade?
Portanto, pra cada necessidade, existe uma tocada certa da moto.
Contanto que vc não entre na faixa vermelha(cortando giro sempre) ou deixe a rotação baixar em demasia, não estará forçando o motor.
Muitos acham que trocar de marchas com o giro bem baixo economiza gasolina. Nem sempre... numa moto com torque em alta rotação, vc estará forçando o acelerador para ganhar velocidade, e portanto, gastando mais gas.
Já numa harley, que tem uns 70% de seu torque entregue em baixas rotações, pode trocar de marcha sem subir tanto o giro.
Em motos esportivas, geralmente existe a necessidade de se acelerar mais(subir os giros) para o motor encher melhor.
Característica de cada projeto e finalidade de cada moto...
A Ninjinha deve "falar" melhor em rotações mais altas... tipo a minha CBR600, que comparada com a CB13, não anda nada em baixa rotação, apesar de terem potências parecidas, mas o torque da CBR é quase metade do da CB13.
Abraços!!
- Fabio Ninja
- Dinossauro
sobre a ninja achei isso
Potência máxima 24 kW {33 PS} / 11,000 rpm
Binário máximo 22 N·m {2.24 kgf·m} / 8,200 rpm
a questão que quis colocar é por exemplo supondo que eu viajasse a 11000 rpm direto estaria forçando demais o motor, ou seria algo como normal ou elevado demais??
a questão que quis colocar é por exemplo supondo que eu viajasse a 11000 rpm direto estaria forçando demais o motor, ou seria algo como normal ou elevado demais??
Se 11 mil rpm for antes da faixa vermelha, não estará forçando nada.Fabio Ninja escreveu:sobre a ninja achei isso
Em qual rotação a ninja corta o giro? Digo, qual a rpm da faixa vermelha?
Afinal, ninguém compra uma moto esportiva pra ficar andando a 2 mil rpm né??
- Fabio Ninja
- Dinossauro
entra no vermelho em 12500JAL escreveu:Se 11 mil rpm for antes da faixa vermelha, não estará forçando nada.Fabio Ninja escreveu:sobre a ninja achei isso
Então tranquilo. Ainda tem uma margem de 1500 rpm.Fabio Ninja escreveu:entra no vermelho em 12500JAL escreveu:Se 11 mil rpm for antes da faixa vermelha, não estará forçando nada.Fabio Ninja escreveu:sobre a ninja achei isso
Acredito que o ideal seria viajar entre 8 e 9 mil rpm(dando uns tiros até 11 mil)... aí estaria utilizando a moto em 70, 80% de sua potência, e portanto, não estaria forçando o motor, alem de não gastar muita gasolina.
Outro ponto importante, se vc utilizar a moto no limite máximo de sua potência, se precisar dar um gas(para ultrapassar um carro), não terá mais margem alguma... já se deixar uma margem de uns 2 mil rpm antes da faixa vermelha, vc terá essa reserva.
- Fernando PF
- Roda Presa
o motor "força" mais no torque máximo... em motores preparados dependendo da utilização cuida-se muito isso, tende-se a ter um motor com pouco torque e maior rotação para atingir a mesma potência de um motor de alto torque e menor rotação. Um motor de alto torque tem que ser mais reforçado, consequentemente mais pesado, pois o binário é maior.
se calcular o torque na potência máxima, poderá ver que é menor, ou bem menor que o torque máximo, dependendo da rotação é claro, vc notará maior desempenho na potência máxima.
Quanto a rotação, com certeza o motor não terá folga nenhuma, é um motor que desenvolve torque e potência em altos regimes, terá um desgaste muito maior que um motor produzindo os mesmos valores a rotações menores, hehe esportiva é assim, por isso que são boas.
se calcular o torque na potência máxima, poderá ver que é menor, ou bem menor que o torque máximo, dependendo da rotação é claro, vc notará maior desempenho na potência máxima.
Quanto a rotação, com certeza o motor não terá folga nenhuma, é um motor que desenvolve torque e potência em altos regimes, terá um desgaste muito maior que um motor produzindo os mesmos valores a rotações menores, hehe esportiva é assim, por isso que são boas.