Pronto, botei o bendito pinhão 16 na Fazer 250!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Henrique Marmota
Motoqueiro

Pronto, botei o bendito pinhão 16 na Fazer 250!

Mensagem por Henrique Marmota »

Pessoal, googlei, googlei, youtubei, youtubei e NADA!!!

Como reativei mentalmente minhas intenções de colocar o pinhão 16, queria dar uma olhada nas curvas de torque e potência primeiro. Alguém teria um gráfico bendito por aí?

Lembrando que teria q ser das Fazer sem sonda lâmbda, pq a sonda e o escape, apesar de não alterarem os números finais, alteraram a rotação de potência máxima (pra baixo).

Agradeço a ajuda! ;-)

Abs

Bom, agradeço a ajuda de quem postou aqui antes de eu trocar o pinhão! ;-) na sequência do tóxico (lá pro final da página) vão as impressões! :emo206:
Editado pela última vez por Henrique Marmota em 04 Mar 2010, 10:22, em um total de 1 vez.
Versys 650 S ABS
MAD
Dinossauro
Contato:

Re: Alguém tem gráfico torque X potência da Fazer 2006 - 2008?

Mensagem por MAD »

Na internet acho que nunca vi, só lembro de ter visto nas revistas, se achar uma escaneio. Mas já sabe que gráfico de revista não é nada preciso.

Sobre colocar o pinhão 16, não sei se já te disse alguma vez, pra mim não valeu a pena. Na cidade, sem carga até acho que deve melhorar o consumo, mas na estrada, carregado, passei raiva. Esperava ganhar um pouco de final ou um pouco de folga, mas achei que ela perdeu bastante força nas ultrapassagens e subidas. Pra mim a relação original é na medida pro motor dela, isso pra ela responder bem também quando carregada.

Abraço!
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Jhony
Motociclista

Mensagem por Jhony »

Então, fico pensando aqui, pinhão/ coroa, tipo, todo mundo pensa em trocar pinhão, mas como o MAD ja falou, não ficou bom, mas e se a proporção for menor, mudando a coroa e não o pinhão, tipo, um dente a menos na coroa? Se não estiver enganado, acho que foi no motonline q li, algo tipo, a cada 1 dente no pinhão seria equivalente a 3 na coroa, algo assim, então se mudar a coroa, o impacto na relação pode ser menor e talves seria mais aceito conforme a potencia na moto.. o q acham???
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

onde compra esse pinhão 16 ? original é 15 ?

www.akrapovic.com
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Gaucho, eu tava me referindo à Fazer 250. Mas se tiver interessado tem pra FZ6 também no www.comprevaz.com
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

MAD escreveu:Gaucho, é pra Fazer 250.
:cry:
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Gaucho, MP pra ti.
Viajaire é preciso...

Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Jhony escreveu:(...)o q acham???
é isso ai, mas o problema de se trocar a coroa: dificil achar uma propria pro modelo da moto, se achar uma parecida vai ter q fazer algum gambi, fora a M.O pra trocar, e o preço...
pinhao, pequeno, barato, facil de trocar, nao deu certo? joga fora, perdeu quase nada
Jhony
Motociclista

Mensagem por Jhony »

Realmente Ander, o custo pode ser maior mesmo, facilitaria se tivesse opções mais faceis de se adaptar, mas facilidade nesse caso fica mais para as motos trails, ela sim tem mais variações no mercado para esse tipo de mudança.
DANYABUKI
Novato

Mensagem por DANYABUKI »

Então meu amigo que vija com a gente sempre que pode,trocou o pinhão da fazer dele,e nos passou o seguinte:

Amoto na cidade perde a agilidade,e não força,so demora mais na arracada e para chegar nos 100 km.devido ao pinhão.
Na estrada ela não força tanto o motor como as originais,a marcha fica mais alongada vamos dizer assim!!!

espero ter ajudado!! :dce:
AMIZADE SOBRE RODAS
Imagem
pumasdaestrada.com.br
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Taí o gráfico. É da XTZ-X, mas o motor é o mesmo.
Imagem
Viajaire é preciso...

Henrique Marmota
Motoqueiro

MAD escreveu:Taí o gráfico. É da XTZ-X, mas o motor é o mesmo.
Imagem
Mad, muito obrigado pelo gráfico.

Sobre o que você comentou acima, nunca em hipótese nenhuma pego estrada com garupa e dificilmente levo mais de 8kg de bagagem então, to tranquilo com relação a isso. Coloque 80kg de piloto, 5kg de equipamento e 8kg de bagagem dá no máximo 93kg.

Na verdade, a inspiração de alongar veio justamente no dia q vi dois gordinhos de Fazer a quase 120. Eu pensei "com 100 kg a menos minha moto nao anda muito mais q isso, a relação só pode estar curta... a 115 (painel) sobra motor... acima disso, falta...

Outra coisa: Perssoal diz q a moto passa a andar menos... 1 - Se tiver carregado deve andar menos mesmo 2- O povo esquece que trocando o pinhão vc praticamente zera o erro do velocimetro Na verdade, nas minhas contas ele vai até mostrar cerca de 1km/h a MENOS que a velocidade real. Assim,se a original subia a 120 (painel) passar a subir a 115 na verdade ela tá subindo a 116 reais, isso 500 RPM a menos, preservando melhor o motor e trabalhando mais proximo da rotação de potência maxima...

Meu negócio aqui é esgoelar menos a moto. Não to interessado em ganhar nem 1km/h a mais de final. Mas quero melhorar o fôlego acima dos 110 (reais) e ainda preservar o motor da minha moto. 8-) E ainda, assim, acredito q vou ganhar alguma merreca a mais de final.

Vamos ver alguns números:

A 7500 RPM (rotação de potência máx) A Fazer marca 116,55km/h no painel e está a 110,06 km/h Reais. Com o pinhão 16, no mesmo RPM ela estará marcando a mesma velocidade e estará com velocidade real de 117,40km/h. Neste Ponto a resistência do ar é maior que a 110 reais... Ou seja, eu estarei desenvolvendo MAIS pontencia em uma velocidade superior, quando eu preciso MAIS AINDA dela, para vencer o ar. A pronunciada queda de torque DEPOIS do ponto de potência máxima (vide gráfico) só vai começar a acontecer acima dos 117 kmh reais. 117km/h Reais são 8000 RPM na Fazer original. E a 8.000 RPM (infelizmente o grafico nao dá a precisão numérica...) Minha potencia é torque já estão bem descendentes. OU seja com o Pinhão 16 é mais fácil eu encarar uma subira a 117km/h reais (pq estou no meu ponto de potência maxima) do que a 117 reais na fazer original, quando potencia e torque já baixaram.

Mas Vale lembrar: A 117km/h reais, a Fazer original gira 8.000RPM e marca 124km/h e a "FazerP16" marcará 116Km/h a 7.500 Giros. O caboclo vai achar que perdeu 8km/h na subida!!! Mas não perdeu nada... e, na verdade, a chance de ele conseguir completar a subida toda a 7.500 rpm é bem maior do que a de ele conseguir manter 8.000, afinal a 7.500 o torque e a potência são maiores.

E, de quebra, ao invés de viajar a 8krpm vou viajar a 7.5krpm reduzindo não só o numero total de giros que meu motor dará ao longo da viagem, mas o stress ao qual ele é submetido ao girar mais.

Por isso, estou 95% decidido a adotar o pinhão 16! :wink:

Obrigado aos que ajudaram. Agora vamos ver se, na prática, a teoria é outra hehhehe.
Versys 650 S ABS
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

um amigo trocou o pinhão dai falou que não conseguia mais atingir os 150km/h de painel, hehe ele pegou e voltou o pinhão original.
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Já fiz isso numa twister 2003 que tive, fico uma M. perde força.
Henrique Marmota
Motoqueiro

zulay escreveu:um amigo trocou o pinhão dai falou que não conseguia mais atingir os 150km/h de painel, hehe ele pegou e voltou o pinhão original.
Amigo mané!!! Tava mais rápido e voltou pro pinhão antigo pra andar mais devagar.

O povo esquece mesmo o erro de velocímetor, pqp!

Seu amigo aina deve ter dito q a moto bebia mais! :-D
Versys 650 S ABS
Manowar
Roda Presa

Mensagem por Manowar »

Eu vou fazer isso também, mas só quando tiver que trocar o pinhão... a minha tá com 9 mil km, quando que será que tem que trocar? Uns 40?
Imagem
XLX250R 87
Fazer 2007
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Henrique Marmota escreveu:
zulay escreveu:um amigo trocou o pinhão dai falou que não conseguia mais atingir os 150km/h de painel, hehe ele pegou e voltou o pinhão original.
Amigo mané!!! Tava mais rápido e voltou pro pinhão antigo pra andar mais devagar.

O povo esquece mesmo o erro de velocímetor, pqp!

Seu amigo aina deve ter dito q a moto bebia mais! :-D
mas ficou mais ruim mesmo, a twister com pinhão aumentado em 1dente despachava ele coisa de deixar longe.pra quem pega muito estrada compensa, mas quem anda mais na cidade não.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Henrique Marmota escreveu:
MAD escreveu:Taí o gráfico. É da XTZ-X, mas o motor é o mesmo.
Imagem
Mad, muito obrigado pelo gráfico.

Sobre o que você comentou acima, nunca em hipótese nenhuma pego estrada com garupa e dificilmente levo mais de 8kg de bagagem então, to tranquilo com relação a isso. Coloque 80kg de piloto, 5kg de equipamento e 8kg de bagagem dá no máximo 93kg.

Na verdade, a inspiração de alongar veio justamente no dia q vi dois gordinhos de Fazer a quase 120. Eu pensei "com 100 kg a menos minha moto nao anda muito mais q isso, a relação só pode estar curta... a 115 (painel) sobra motor... acima disso, falta...

Outra coisa: Perssoal diz q a moto passa a andar menos... 1 - Se tiver carregado deve andar menos mesmo 2- O povo esquece que trocando o pinhão vc praticamente zera o erro do velocimetro Na verdade, nas minhas contas ele vai até mostrar cerca de 1km/h a MENOS que a velocidade real. Assim,se a original subia a 120 (painel) passar a subir a 115 na verdade ela tá subindo a 116 reais, isso 500 RPM a menos, preservando melhor o motor e trabalhando mais proximo da rotação de potência maxima...

Meu negócio aqui é esgoelar menos a moto. Não to interessado em ganhar nem 1km/h a mais de final. Mas quero melhorar o fôlego acima dos 110 (reais) e ainda preservar o motor da minha moto. 8-) E ainda, assim, acredito q vou ganhar alguma merreca a mais de final.

Vamos ver alguns números:

A 7500 RPM (rotação de potência máx) A Fazer marca 116,55km/h no painel e está a 110,06 km/h Reais. Com o pinhão 16, no mesmo RPM ela estará marcando a mesma velocidade e estará com velocidade real de 117,40km/h. Neste Ponto a resistência do ar é maior que a 110 reais... Ou seja, eu estarei desenvolvendo MAIS pontencia em uma velocidade superior, quando eu preciso MAIS AINDA dela, para vencer o ar. A pronunciada queda de torque DEPOIS do ponto de potência máxima (vide gráfico) só vai começar a acontecer acima dos 117 kmh reais. 117km/h Reais são 8000 RPM na Fazer original. E a 8.000 RPM (infelizmente o grafico nao dá a precisão numérica...) Minha potencia é torque já estão bem descendentes. OU seja com o Pinhão 16 é mais fácil eu encarar uma subira a 117km/h reais (pq estou no meu ponto de potência maxima) do que a 117 reais na fazer original, quando potencia e torque já baixaram.

Mas Vale lembrar: A 117km/h reais, a Fazer original gira 8.000RPM e marca 124km/h e a "FazerP16" marcará 116Km/h a 7.500 Giros. O caboclo vai achar que perdeu 8km/h na subida!!! Mas não perdeu nada... e, na verdade, a chance de ele conseguir completar a subida toda a 7.500 rpm é bem maior do que a de ele conseguir manter 8.000, afinal a 7.500 o torque e a potência são maiores.

E, de quebra, ao invés de viajar a 8krpm vou viajar a 7.5krpm reduzindo não só o numero total de giros que meu motor dará ao longo da viagem, mas o stress ao qual ele é submetido ao girar mais.

Por isso, estou 95% decidido a adotar o pinhão 16! :wink:

Obrigado aos que ajudaram. Agora vamos ver se, na prática, a teoria é outra hehhehe.
Henrique, eu calculei tudo isso que tu tá calculando na época que fiz o teste. A questão do velocímetro está certinho! Depois de alongada, pra chegar no 140 só ladeira abaixo, no plano era 130.

Mas quanto aos regimes de rotação, apesar de parecer que tu aproveitará melhor a curva de potencia/torque do motor, o que ocorre é que todas as marchas ficam mais fracas. Então em 5ª qualquer subidinha leve ela sofria, bom, isso na viagem, carregada.

O investimento não é grande pra fazer, então talvez pra ti funcione bem. Lembro que na serra, sozinho, ela andava bem. A grande diferença mesmo é carregado, ela perde a excelente retomada em 5ª e fica fraca nas subidas.
Viajaire é preciso...

Henrique Marmota
Motoqueiro

Bom rapaziada, ontem fiz um teste.

Subi com a moto com tanque na metada e bagagem mais pesada do que levo em viagens uma longa subida em rodovia perto de casa. Longa mesmo, e das mais íngremes da região. 90% das subidas nas estradas que mais rodo, são consideravelmente mais leves.

Bom, comecei a subida embalado do plano e a moto terminou a subida a 7800 giros, cerca de 120km/h no painel. Vale ressaltar que não estava com roupas apropriadas, estava de camisa e calça, que aumentam o arrasto. A moto subiu pouco acima da rotação de potência máxima. O que me leva a crer que, no peso certo, com roupas adequadas e com a relação já aleterada a moto tende a subir a pelo menos 7.500 rpm, rotação de potência máxima. Ou seja, estou acreditando que, perder não vou.

Comprei o pinhão R$31,95 Riffel 16D para a fazer na SBS motos. Comprei tbm 2 L de óleo, filtro, vela, patim traseiro e levei pro meu mexânico dar um trato. Hj a noite vou pegar a moto e testar como ficou com o pinhão 16D. No FDS serão pelo menos 800km (ida e volta) até Guararema, Sp, viagem na qual poderei perceber, em minúcias como funciona a Fazer com Pinhão 16D.

Resultado do teste posto na segunda!!! Agora é rezar pra fazer um belo sol e deixar o passeio ainda mais legal! :cher:

Abraços!!!
Versys 650 S ABS
Henrique Marmota
Motoqueiro

Re: Pronto, botei o bendito pinhão 16 na Fazer 250!

Pinhão trocado, Impressões

Bem amigos!!!

Ontem Peguei a motoca, já com pinhão 16... não me aguentei, pequei a moto e fui testar mesmo de noite com chuva e vestido de social, tasquei o f#da-se, a curiosidade era muito grande:

Primeiras Impressões na cidade: A moto perdeu freio motor! Essa é a diferença mais sensível... Em aceleração não percebi muita variação não. Em retomada de 5ª senti mais manca sim. Mas pra isso q existe a quarta. A Primeira ficou mais gostosa na cidade (sempre achei muito curta), bem melhor pra andar entre os carros. Enfim, na cidade, sem diferença substancial. A moto continua muito gostosa, na verdade até um pouco mais com a preimeira menso curta...

Primeiras Impressões estrada: subi a mesma subida que tinha dito anteriormente. Começou a subir a 7800 e terminou cravadinha em 7500, rotação de potência máxima. Resultado? Ganhei cerca de 3km/h REAIS na subida. Não era o que eu buscava com a alteração, buscava mais folga de giros no motor e aproveitar melhor a rotação de potencia maxima em quinta. O maior medo era perder fôlego na subida. Simplesmente não aconteceu! Ou seja, cerveja, a alteração valeu a pena. Na reta, mais que 130 reais, show de bola... e não tentei mais que isso por causa de chuva + noite.

Vou ter mais impressões ainda depois de sábado, na viagem, mas por hora estou satisfeito por não ter perdido subida e ter cumprido meu objetivo de usar melhor a curva de potência na casa dos 120km/h...

Vale salientar que concordo com o M@D. Sem dúvida NENHUMA, a moto pesada vai perder desempenho com o pinhão 16"... já como nao ando com ela pesada, pra mim valeu a pena a experiência.

Bem amigos é isso! Grande abraço a todos!!!
Versys 650 S ABS
Responder