Troca de óleo - motor quente ou frio ?
Re: Troca de óleo - motor quente ou frio ?
Valeu AnderAnder escreveu:6 meses a suposta 'validade' no carter, por causa da oxidaçao/contaminaçao com a gasolina
En realidad, prefiero la ciencia a la religión. Si me dan a escoger entre Dios y el aire acondicionado, me quedo con el aire.
Woody Allen
Woody Allen
Ligo a moto por uns 3 a 5 min, desligo, deixo escorrer o óleo por uns 10 min, fecho encho de óleo novo, simples assim
Compro Tornado 2004
- Diogo A.
- Motoqueiro
Sir Camelot escreveu:Mais quente, mais grosso, mais viscoso.Diogo A. escreveu:Camelo, isso tem fundamento total, mas a temperatura do óleo deve influenciar em algo como a fuides do mesmo, então ele quente escorrega (opa) mais fácil pra fora do motor... sei lá, acho que é isso !
![]()
Doidera![]()
Fato é que o óleo quente vai vazar mais rápido !
bingo! eu também faço assim!!Robson escreveu:Portanto, eu mesmo faço em casa, desligo o motor quentão, tiro o óleo (queimar mãozinha no bujão é coisa de cabaço...) e deixo escorrendo.... quando o motor esfria, vou lá, coloco o óleo novo, e aperto o bujão.
só complemento que tento segurar o parafuso na chave pra não cair no óleo quente,
caso caia tem que pescar o parafuso depois
saudações
Na minha opinião, o que não pode mesmo é girar o motor uns poucos segundos com o motor frio e escorrer o óleo depois. Dessa forma, o óleo circulará pelo motor e estará grosso ainda, o que vai dificultar na hora de escorrer.
Acredito que frio náo tem problema, desde que não ligue o motor. Dessa forma o óleo estará acumulado no cárter e não nas partes móveis do motor, e vai escorrer bastante. Se ligar, vai circular, aí tem que esperar esquentar, pois, somente quando quente e fino ele escorrerá adequadamente das partes móveis superiores do motor.
Acredito que frio náo tem problema, desde que não ligue o motor. Dessa forma o óleo estará acumulado no cárter e não nas partes móveis do motor, e vai escorrer bastante. Se ligar, vai circular, aí tem que esperar esquentar, pois, somente quando quente e fino ele escorrerá adequadamente das partes móveis superiores do motor.
- SPEED RACER
- Mito
Faz sentidolelis escreveu:Na minha opinião, o que não pode mesmo é girar o motor uns poucos segundos com o motor frio e escorrer o óleo depois. Dessa forma, o óleo circulará pelo motor e estará grosso ainda, o que vai dificultar na hora de escorrer.
B-King Of The Urban Jungle
- Rickson Gracie
- Roda Presa
Tem que tomar cuidado para não deixar cair no óleo fervendo mesmo pq senão pode acontecer de queimar a roscaRauber escreveu:Robson escreveu:Portanto, eu mesmo faço em casa, desligo o motor quentão, tiro o óleo (queimar mãozinha no bujão é coisa de cabaço...) e deixo escorrendo....
só complemento que tento segurar o parafuso na chave pra não cair no óleo quente,
caso caia tem que pescar o parafuso depois![]()
Sundown Max SED 2005
Yamaha XTZ XE 2009
Yamaha XTZ XE 2009
Diogo A. escreveu:Sir Camelot escreveu:Mais quente, mais grosso, mais viscoso.Diogo A. escreveu:Camelo, isso tem fundamento total, mas a temperatura do óleo deve influenciar em algo como a fuides do mesmo, então ele quente escorrega (opa) mais fácil pra fora do motor... sei lá, acho que é isso !
![]()
Doidera![]()
Fato é que o óleo quente vai vazar mais rápido !
Tu ta se confundindo-se... como diriam...
Um óio 20w/40
Frio tem viscosidade ingual de um óio 20
Quente tem viscosidade ingual de um óio 40
Mas óio 40 é , para resumir, mais fino que o 20....
Ou seja o óio 20w40 é bom por que no frio ele é mais grosso e tem uma boa camada de proteção para reduzir o contato do arranque da partida... e quente tem maior fluidez para conseguir circular , mas se a fluidez subir muito... ai acaba a lubrificação... então tem limites...
Portanto para retirar mais oio do motor ele deve estar quente!
Que frescura esta de espanar rosca...kkk
Cada merda que mecânico fala por ai que so
De supertenere 750 ano 1997
- Diogo A.
- Motoqueiro
zé, acho que ambos estamos quase tentando falar a mesma coisa.
Acontece que o óleo 20w40 é um óleo 20 frio e depois "vira" um óleo 40 QUENTE.
Se ele continuasse 20 QUENTE daria xabú, mas ele meio que muda a viscosidade pra poder aturar a temperatura, coisa e tal.
No frio, ao contrario do q vc disse, ele NÃO tende a ser mais grosso, ele tem é que ser bem fino, tipo 20w, pra poder chegar rapidamente a todas as partes do motor na hora da partida, pela manha, por exemplo.
Quando aquecido ele assume uma viscosidade maior, pra não ficar tão fino quanto ficaria um monovisvoso 20w...
Eita assunto que ta se complicando !
Se ele continuasse 20 QUENTE daria xabú, mas ele meio que muda a viscosidade pra poder aturar a temperatura, coisa e tal.
No frio, ao contrario do q vc disse, ele NÃO tende a ser mais grosso, ele tem é que ser bem fino, tipo 20w, pra poder chegar rapidamente a todas as partes do motor na hora da partida, pela manha, por exemplo.
Quando aquecido ele assume uma viscosidade maior, pra não ficar tão fino quanto ficaria um monovisvoso 20w...
Diogo A. escreveu:zé, acho que ambos estamos quase tentando falar a mesma coisa.
Pior...
Tava lendo e realmente este assunto confunde por ter dois fatores a Viscosidade e o Indice de viscosidade relacionados...
Alguns fatos...
O mesmo óleo aquecido é mais "fino" do que quando frio, qualquer óleo.
Tu esta certo ao dizer que se pegarmos um óleo 20 em temperatura fria com um óleo 40 na mesma temperatura o 20 sera mais fino e neste caso o meu pensamento anterior esta errado.
Mas se colocarmos o fator temperatura num óleo multiviscoso (que é o que interessa) 20w/40 significa que a 100graus a viscosidade dele sera no máximo igual ao do 40 NESTA mesma TEMPERATURA, se não fosse assim ele afinaria ainda mais E SERIA UM 50,60,..., mas COM CERTEZA ele será mais "fino" do que quando na sua temperatura fria... OU SEJA TRATA DE COMPORTAMENTO DO MESMO quanto a sua capacidade de lubrificação em diversas temperaturas de uso.
O que não pode ficar entendido é que um óleo quente poderia ENGROSSAR se comparada com ele frio. "ISTO NON ECXISTE."
- Diogo A.
- Motoqueiro
Aê zé, se continuarmos assim, não chegaremos a lugar algum senão o denominador comum. Então vamos simplificar a expressão e assumir que um óleo multiviscoso é bom e que tem que ser trocado periodicamente, em função da utilização da moto, to tipo de terreno (asfalto ou terra), qualidade da gasolina, etc, etc etc.... 
Ninguém respondeu a minha pergunta, aqueles lugares que usam uma maquina pra tirar o óleo é recomendado? ele retira todo o óleo e os resíduos?
Em processo de aculturação.
- Saurus
- Mito
Não recomeindu. Se fosse bom todos os postos de gasolina teriam a tal máquina. No posto mais "caxias" e chato em termos de procedimentos que conheço, pois é um posto da própria Petrobras Distribuidora (não é de particular) por se tratar de posto-escola e onde o combustível é realmente garantido de não estar adulterado e ser o único posto de gasolina que abasteço o carro, a troca de óleo é feita no processo tradicional, ou seja, motor quente, deixar escorrer todo o óleo por cerca de 15 minutos, recolocar o bujão, trocar o filtro de óleo, colocar o óleo novo e pronto.Surinami escreveu:Ninguém respondeu a minha pergunta, aqueles lugares que usam uma maquina pra tirar o óleo é recomendado? ele retira todo o óleo e os resíduos?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Rickson Gracie
- Roda Presa
Caramba queria um posto assim perto de casa, só assim para ter a garantia de que o combustível é de qualidade.Saurus escreveu:Não recomeindu. Se fosse bom todos os postos de gasolina teriam a tal máquina. No posto mais "caxias" e chato em termos de procedimentos que conheço, pois é um posto da própria Petrobras Distribuidora (não é de particular) por se tratar de posto-escola e onde o combustível é realmente garantido de não estar adulterado e ser o único posto de gasolina que abasteço o carro, a troca de óleo é feita no processo tradicional, ou seja, motor quente, deixar escorrer todo o óleo por cerca de 15 minutos, recolocar o bujão, trocar o filtro de óleo, colocar o óleo novo e pronto.Surinami escreveu:Ninguém respondeu a minha pergunta, aqueles lugares que usam uma maquina pra tirar o óleo é recomendado? ele retira todo o óleo e os resíduos?
Sundown Max SED 2005
Yamaha XTZ XE 2009
Yamaha XTZ XE 2009
- Diogo A.
- Motoqueiro
Surinami, não tenho idéia da eficiência dessas máquinas a vácuo de trocar óleo.
Na boa, acho desnecessário um trem desse; como citado acima, é só seguir o procedimento direitinho que, se na merda na merda, sobrar 50ml de óleo velho no motor, numa troca de 3,5l, não vai fazer diferença alguma...
Na boa, acho desnecessário um trem desse; como citado acima, é só seguir o procedimento direitinho que, se na merda na merda, sobrar 50ml de óleo velho no motor, numa troca de 3,5l, não vai fazer diferença alguma...
Eu troco o óleo da stradinha mensalmente, não espero chegar nos mil km, geralmente troco quando esta entre 800 e 900 km e sempre troco no mesmo lugar e usando essa maquina. vou começar a fazer a troca em casa mesmo e seguindo as recomendações, parei de trocar pelo bujão pq um cara espanou a rosca de uma das motos que eu tive.Saurus escreveu:Não recomeindu. Se fosse bom todos os postos de gasolina teriam a tal máquina. No posto mais "caxias" e chato em termos de procedimentos que conheço, pois é um posto da própria Petrobras Distribuidora (não é de particular) por se tratar de posto-escola e onde o combustível é realmente garantido de não estar adulterado e ser o único posto de gasolina que abasteço o carro, a troca de óleo é feita no processo tradicional, ou seja, motor quente, deixar escorrer todo o óleo por cerca de 15 minutos, recolocar o bujão, trocar o filtro de óleo, colocar o óleo novo e pronto.Surinami escreveu:Ninguém respondeu a minha pergunta, aqueles lugares que usam uma maquina pra tirar o óleo é recomendado? ele retira todo o óleo e os resíduos?
Em processo de aculturação.
- Osama B Laden
- Dinossauro
Depois de ler tudo isso, antes de trocar o óleo eu vou ferver o motor em banho maria por 15 minutos. 
O motor é refrigerado a água ou arOsama B Laden escreveu:Depois de ler tudo isso, antes de trocar o óleo eu vou ferver o motor em banho maria por 15 minutos.