Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)

Mensagem por Marcus DT »

A galera sempre comenta das Husq, mas acabei de ver uma Gas Gas 450FSE que parece um tesão também (anúncio embaixo). Além dessas, vieram mais alguma desse tipo por importação oficial? Sei lá, alguma Yamaha/Honda/Suzuki braba, legalizada pra andar na rua?

Na faixa até uns 21k dá pra achar boas motos trails "de verdade" (ou SM) para utilizar na rua/pista/cross leve. Peguei alguns anúncios do Motobrexo, que é uma espécie de classificado de motos trail aqui do RJ:

Olha os anúncios:
GasGas 450 2005 (18k)- http://www.motobrexo.com.br/motodetalhe.asp?c=1616
Husq TE610 2007 (19,5k) - http://www.motobrexo.com.br/motodetalhe.asp?c=1690
Husq SM610 2007 (21k) - http://www.motobrexo.com.br/motodetalhe.asp?c=1606
Husq SM510r 2008 (21k) - http://www.motobrexo.com.br/motodetalhe.asp?c=1618

Irmã pobre:
DR400 2008 (16,5k) - http://www.motobrexo.com.br/motodetalhe.asp?c=1666

O que acharam dos preços? Vale pagar 21k numa moto dessas? Eu gostei muito da TE610, se alguém (Gelous e cia.) puder falar da moto, agradeço ;-) !

Já tiveram diversos tópicos sobre as Husqs mas até agora não cheguei a uma conclusão, se:
- A moto consegue pegar regulagem perfeita para nossa gasolina?
- Todas vendidas aqui são injetadas ou vieram carburadas? Qual a melhor?
- As seguradoras aceitam? Custa caro ou é estilo BMW?
- A Husq 610 aguenta o pau ou é "frágil" como a 510r (baixa durabilidade)?
- Dá pra achar peças simples como pastilhas, relação, plásticos ou tem que importar QUALQUER peça?
- Tem alguma oficina no Brasil que seja referência na manutenção dessas motos ou serve qualquer loja que mexa com moto de trilha?
- Algum contra brabo nessas motos (ferve fácil, abre o bico, problemas de tropicalização, etc)?

Fico sonhando com uma 4 canecos, mas no dia que tiver $$ imagino que o seguro será proibitivo. Daí uma alternativa seria pegar uma dessas monstras pra despachar as 4 canecos não apenas nas curvas até 120 km/h (isso a XT já faz }:)), mas aumentar pra até uns 160 km/h, que cobriria 70% das estradas que eu pego) :-D!!

Valeu,
Marcus DT
Gelous
Mito

Re: Trails "de verdade" pra usar na rua (Husq 510/610 e GasGas)

Mensagem por Gelous »

A GasGas FSE é uma bomba, fuja dela igual o diabo foge da cruz!

A DRZ é muito boa, mas dessas todas é a mais sem graça!

As Husqs são boas motos, mas eu ficaria meio carbreiro com peças.

Já procurou olhar KTMs? Tem EXC´s 450 nessa faixa de preço!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Gelous, entre KTM e Husq vc acha que é mais fácil arrumar peças pra KTM? Achei que as duas fossem igualmente problemáticas. E quanto ao preço, as KTM 2008 estão na faixa de 26k (e não achei nenhuma para rua). Você já viu dessas com pneu pra rua, placa, etc? Tem alguma anunciada?

Outra grande dúvida é a respeito da litragem. Pela KTM ser "apenas" 450 e se bobear ter a mesma ou mais potência que a Husq 610, fico me perguntando se não se trata de um motor "descartável" como das motos de cross 450 4T da atualidade. Não to falando que não prestam, vc entendeu. Quero dizer que a 610 da Husq me passa mais confiança por ser um motor voltado mais para o Rally, acredito que as peças tenham mais folga, trabalham com menos preparação, certo? Para meu uso (99% rua/estrada e 1% pista) prefiro perder 10cv e rodar até os 80k kms, sem problemas. Por isso não sei nem se a Husq 510 seria uma opção!

Abs,
Marcus DT
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Marcus, não vou nem entrar na questão do "descartável", porque vai dar muito pano pra manga. Mas, certamente um motor da KTM 450 não será tão durável quanto um motor da TE610. Isso é um fato. Mas, a KTM é uma moto de enduro, feita pra rodar a 10-12k rpm direto, com relação 13x48, e mesmo assim guenta muito. Vc pretende rodar assim no dia-a-dia? Tenho certeza que não. Rodando normalmente (8-9k rpm), com picos de 12k rpm pra brincar, usando uma relação mais longa, certamente essa moto irá durar horrores na sua mão.

Já vi 2006 de 20 pilas, moto zerada, emplacada, tudo nos conformes.

De toda forma, a KTM tem motores maiores também. Ela tem a EXC525, que é pra rally, essa certamente te servirá melhor.

Depois a gente troca mais idéias sobre o que é descartável! rsrsrs
João Marcelo - JM
Roda Presa

Mensagem por João Marcelo - JM »

Fala Marquinhos!!!!

Cara meu Amigo Tulio tinha uma KTM 990, depois pegou uma 450 quando comprou a GSA (Adventure), aí vendeu a Ktm, por stress com o "dono" da marca e por perder alguns pinos dos braços e pernas de tanto que ela vibrava, rsrsrsrs.

Eu dei uma volta na moto dele, voltinha mesmo, coisa de menos de 01 Km e me assustei com a força da moto, a dele era para rua, fez várias vezes Rio-BH-Rio.

Aquela moto com uma relação mais longa como disse o Gelous deve durar uma eternidade se bem tratada, não me lembro quanto que ele rodou com a dele, mas lembro que é uma moto "curta" de banco, precisa ver se quer ou não levar a patroa, rsrsrsrsrsrsrs.

Sobre as Husq eu não posso falar, nunca subi numa, tem um Amigo meu de Sampa, o PADU, ele falou muito bem da moto, da TE610, disse que tinha feito uma montagem/preparação para um cliente dele, como é um cara envolvido com Rally e off-road, não deve ter falado à toa né?

Abraços e boa sorte com a escolha, quem sabe eu não apareço no Rio para experimentar a nova moto, hehehehehehe.
João Marcelo - JM
Sorocaba/SP
Braulio
Novato

Mensagem por Braulio »

Fala Marcus, beleza?

Olha só, também tô na mesma que você. Tenho uma Gas Gas 250 2T e uma XT600. Tô querendo trocar as duas numa moto de trilha emplacada.

Na verdade sou louco pela minha Gas Gas mas como não estou fazendo trilha (falta de tempo mesmo) tô achando um desperdício ficar com ela parada na garagem. E como acho a XT 600 muito fraquinha/sem graça e tô andando muito pouco com ela (só na cidade de vez em quando). Pensei em comprar uma 4T dessas mais fortes e utilizar pra cidade e fazer uma trilhinha uma vez por mês.

Tava olhando umas Gas Gas 450 mas me falaram que dá problema demais elétrico que não é uma boa não. Só se você for comprar as novas. Ai sim, estão vindo com mecânica da WR se não me engano (2009). mas são caras pra burro. Quanto a peças a Gas Gas é uma boa pra mim porque a Terra é aqui em BH e tem muita coisa pra elas.

Comecei a olha as Huskys e as KTM. KTM é um motão e acho que deve ser mais fácil (pelo menos em BH) achar peças do que a Husky. Mecânico acho que não é problema não. Qualquer nego que mexe em moto de trilha arruma essas motos. O problema da KTM é o preço e a dificuldade maior de achar usadas emplacadas.

Das Huskys eu acho que prefiro a 510 por dois motivos. O primeiro é que é mais leve e deve ser um tesão de acelerar. O segundo é que é carburada e como não tem assistência técnica acho que fica mais fácil dos caras mexerem nela. Confesso que tenho um pé atrás com motos injetadas (apesar de achar injeção a oitava maravilha do mundo). A maioria dos mecânicos não conhece ou não tem ferramental necessário. Talvez agora com o aumento das motos injetadas isso mude um pouco. Já ouvi falarem que a Husky 610 tem muito problema de adaptação à nossa gasolina. Não sei se é verdade, mas não duvido do Grupo Izzo não ter feito a tropicalização devida.

Falando da prima pobre, tenho uma amigo que tem uma DR emplacada e roda com ela na trilha de vez em quando. Com certeza a emoção é menor do que as citadas acima principalmente pelo peso da moto. Porém, em temos de peças, mecânicos e durabilidade, acho que não tem pras outras não. E lembre-se, a emoção não é a mesma, mas não deixa de ter emoção não. Eu só não vou de DR porque acho muito pesada (pra potência) e feia também. Gosto das motos mais magrinhas tipo as Gas Gas e as KTM. A Suzuki lançou a RMX 450 lá fora e se vier pro Brasil, de repente é uma boa.

Quanto à durabilidade, concordo com o Gelous ai em cima. Imagino que uma 4T dessas que eu vejo os caras destruindo nas trilhas deva durar muuuuito rodando no asfalto.

Vai no Churrastiba esse ano? Se for a gente troca mais idéia lá.

Abraço,
Braulio BH

Na dúvida, acelere!!!!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Sabia que ia ferir a honra da "jaca" (bela jaca, aliás) do Gelous quando falasse da "descartabilidade" das 4T modernos :lol: ! Mas confesso, eu parei no tempo das 2T de trilha que eu tenho certeza que se pegar uma RMX 250 e tocar o pau (viagem principalmente) acho que no máximo com 30k kms vai ter que fazer a parte de cima, sendo otimista. Se as 450 são diferentes, eu realmente desconheço e confio no que vocês tão falando!

A intenção do tópico é discutir qual é escolha mais racional dentre as motos-de-competição-para-andar-na-rua até uns 21k, considerando o uso normal (não to falando de ter moto emplacada pra andar na pista), ou seja: estrada, trânsito, etc. Eu nem havia cogitado as KTM por não saber que saiam modelos preparados para rua no Brasil, mas foi excelente a dica - vou pesquisar (até agora não achei nada por menos de 26k, e tudo moída na trilha!!). Elas são injetadas né (tanto a 450, 525 ou até a 640)? Sofrem menos com a tropicalização que as Husq (que todos falam que não fica boa)? Tem algum modelo "melhor" ou "pior" (digo em termos de problemas crônicos, dificuldade em encontrar peças, etc)?

Grande JM, como está a recuperação? Então, eu só andei de DR400 do Gui e achei um tesão, imagina uma KTM450... deve ser meu número certinho. Fico menos cabreiro de saber que já teve uns loucos usando essas motos para rodar em estrada, ehehe! Quanto a levar a patroa, isso é importante também, mas só depois de outras características mais importantes: tesão pela bike, potência, satisfação, cor do guidon e da mola do amortecedor traseiro }:) !! Mas ainda falta muito pra ter $$ e comprar uma dessas... só espero que esse muito não demore tanto assim!! Mas aposto que até eu pegar tu já vai estar 120%... vamos encarar umas trilhas braba aqui!!!

A TE610 me parece ser maquinaço, talvez a que mais me agrade dessas - gosto de mono litrão. Mas fico cabreiro por ser uma máquina "pouco" utilizada no Brasil (pelo menos na rua), talvez seja arriscado pegar uma dessas e ser o primeiro a testar pra ver se aguenta o pau. Ficaria mais tranquilo de ir na KTM se a galera já testou e viu que aguenta. Mas ainda assim, vou tentar ver nos foruns gringos o que a galera diz!

E aí Bráulio, blz cara? Se tudo der certo, vai rolar Churrastiba sim :-D !! Porra, quem derá eu estar igual a você, só tenho a XT... ainda falta a GasGas 2T, ahaha! Aí em BH é o paraíso das trilhas, sem dúvida você deve conseguir boas informações tanto sobre as Husky e KTMs. Aqui no RJ o negócio é futebol e copa do mundo, infelizmente :cry: !! Depois poste o que você escutou aí, e se achar alguma KTM pra rua, poste as fotos. Minha intenção também seria ter uma motoca bem overall mesmo, fazer um kit pra viajar (banco, bolha, tancão) e um kit para trilhar (rodas com pneus de cross, coroa gigante, etc). A 510r fico meio cabreiro por ser SM (não é muito minha praia) e dizerem que o motor "tá preparado no talo", não sei se aguenta muitos KM de pau (imagina se nego marcar a durabilidade por horas então, fudeu). Mas a "vantagem" do carburador, em se tratando de Husky, pesa muito mesmo.

Se acharem KTMs emplacadas, postem aí! E quero ver as sem bolha...

Abs,
Marcus DT
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Braulio escreveu:Comecei a olha as Huskys e as KTM. KTM é um motão e acho que deve ser mais fácil (pelo menos em BH) achar peças do que a Husky. Mecânico acho que não é problema não. Qualquer nego que mexe em moto de trilha arruma essas motos ;-). O problema da KTM é o preço e a dificuldade maior de achar usadas emplacadas.

Das Huskys eu acho que prefiro a 510 por dois motivos. O primeiro é que é mais leve e deve ser um tesão de acelerar. O segundo é que é carburada e como não tem assistência técnica acho que fica mais fácil dos caras mexerem nela ;-) . Confesso que tenho um pé atrás com motos injetadas (apesar de achar injeção a oitava maravilha do mundo). A maioria dos mecânicos não conhece ou não tem ferramental necessário. :( Talvez agora com o aumento das motos injetadas isso mude um pouco. Já ouvi falarem que a Husky 610 tem muito problema de adaptação à nossa gasolina. Não sei se é verdade, mas não duvido do Grupo Izzo não ter feito a tropicalização devida.

Falando da prima pobre, tenho uma amigo que tem uma DR emplacada e roda com ela na trilha de vez em quando. Com certeza a emoção é menor do que as citadas acima principalmente pelo peso da moto. Porém, em temos de peças, mecânicos e durabilidade, acho que não tem pras outras não. ;-) E lembre-se, a emoção não é a mesma, mas não deixa de ter emoção não. Eu só não vou de DR porque acho muito pesada (pra potência) e feia também. Gosto das motos mais magrinhas tipo as Gas Gas e as KTM. A Suzuki lançou a RMX 450 lá fora e se vier pro Brasil, de repente é uma boa.

Quanto à durabilidade, concordo com o Gelous ai em cima. Imagino que uma 4T dessas que eu vejo os caras destruindo nas trilhas deva durar muuuuito rodando no asfalto. :emo176:
Onde eu assino, Bráulio? :roll: Meu garôto!!! :-D
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Busquei um bocado, mas não achei nenhuma KTM 450 ou 525 pra rua ainda. E as de trilha, tudo com bolha!!

Achei 2 Husq com preço "abaixo do mercado":
- 510R 2007 - 18.000 - http://www.motoaventura.com.br/anuncios ... 06937.html
- 610 2007 - 17.800 - http://www.moto.com.br/anunciosv2/anunc ... 99506.html

Vocês teriam coragem de pagar quanto num sapato desses :-D ?
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

marcus, observe que, de todas que você citou até agora a 610 SM é a melhor adequada ao uso "civil". Inclusive o motor nao é "de corrida"ou "descartável" como vc teme. É também, na minha opinião, a mais bonita.

Iria de 610!
Versys 650 S ABS
Braulio
Novato

Mensagem por Braulio »

Macus, as Husky vão ser mais fáceis de achar emplacadas mesmo. Também não achei nenhuma KTM 525 emplacada.

Um detalhe que vc deve prestar atenção também é que estas motos de trilha não tem lugar de prender bagagem não. Pra viajar é osso!!!

Vi em alguns anúncios da husky 610 (como este ai de cima que vc postou) um suporte que parece ser pra bauleto na traseira da moto. Não dá pra ver direito por causa da resolução. Dei uma pesquisada rápida outro dia e também não achei este "acessório" na net. Isto tá com cara de gambiarra que pode prejudicar a parte traseira do quadro que nas motos de trilha não parece ser muito resistente não. Se for original ótimo mas não achei em lugar nenhum.

Pra você que falou que não curte mutio SM, a Husky tem a TE 610 que vem com aro 21 na frente. Uma dúvida que tenho é se o resto da moto é o mesmo. Principalmente as suspensões. Como quero uma moto pra terra também, se a suspensão não foi igual, prefiro pegar a TE que é pra Rally.

Quanto ao preço, acho que é isso mesmo. Essas motos eram vendidas por 27 ou 29k zero (com muita bolha pro meu gosto) e hoje vc acha nego pedindo 17k numa 2007 sem o choro. Tá difícil pacas vender moto, estas ai então deve estar quase impossível (muuuito específica). Então, é chorar com o cara e pagar um preço bom pq pra vender depois vai ser osso também.

Abraço,
Braulio BH

Na dúvida, acelere!!!!
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Henrique, a 610 também me parece a escolha mais racional, mas o problema é que muita gente fala mal da injeção e da tropicalização que foi feita. Fico cabreiro de ser uma bomba né! Fora que Husky por sí só já é foda de achar peça, revender, etc.

Também continuo na busca pelas KTM emplacadas, nada por enquanto. E aí Gelous, achou alguma?

Quanto ao lugar pra bagagem, realmente o quadro dessas motos é frágil e curto, não dá bauleto nem malas laterais fixas. Mas acho que dá pra usar com alforges tipo da Gift (que prende por cima do banco) e dá pra colocar uma mochila no lugar do garupa. No final, pra deixar a moto estradeira, teria que gastar uma boa grana (tanque, banco, etc) mesmo.

Não entendi, vc tá falando da diferença entre os modelos SM pros TE, ou das TE vendidas pra rua e das preparadas pra Rally/Trilha? Seria legal descobrir a diferença das TE de rua pras TE de Rally, tipo relação, aros, suspensão, etc. Nem no caso das DR400 eu sei ao certo as diferenças das versões street legal pras pronta pra trilha, tu sabe?

Valeu,
Marcus DT
Luiz Gustavo - LG
Motociclista

Mensagem por Luiz Gustavo - LG »

Gelous e MArcus, das motos não posso opinar, mas gostei da Silvia Saint do avatar do Gelous. SOu fã dela.
KKKKKKKK
Braulio
Novato

Mensagem por Braulio »

Marcus, pelo que eu sei, a Husky TE 610 é pra enduro mesmo e a SM 610 é pra "cidade". Queria saber se existe diferença de suspensão/relação entre as duas. Ou se a diferença é só roda e plástico.

Se for a mesma moto, dá pra ter a SM e usar pra uns rolés básicos na terra (mesmo com o pneu de asfalto). Se forem motos com suspensões diferentes, ai prefico tentar achar uma TE emplacada.

abraço,
Braulio BH

Na dúvida, acelere!!!!
Braulio
Novato

Mensagem por Braulio »

Marcus, achei estes dois links para as especificações técnicas da TE e da SM

SM
http://www.topspeed.com/motorcycles/mot ... 27840.html

TE
http://www.topspeed.com/motorcycles/mot ... 26986.html

Pelo que eu vi, o motor e relação primária e secundária são iguais. O que muda são os discos de freio que são maiores na SM (claro) e o curso da suspensão que altera um pouco. Na TE a dianteira é de 300mm e a traseira de 320. Na SM a dianteira é de 250 e a traseira de 290. Os fabricantes das suspensões são os mesmos nas duas.

Outro detalhe é o de iluminação. Os faróis da SM são mais potentes.

Abraço,
Braulio BH

Na dúvida, acelere!!!!
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

To pensando em pegar uma DRZ, mais pela facilidade de achar as emplacadas dq pela preferencia no modelo. Já tive uma RMX, mas acabou ficando encostada por falta de estrutura e tempo. Ela tinha placa, mas preisaria adaptar muita coisa para andar na rua.

Poderia atacar umas estradas mais radicais e usar na cidade economizando a Super para viagens.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Rodrigo - Ctba escreveu:To pensando em pegar uma DRZ, mais pela facilidade de achar as emplacadas dq pela preferencia no modelo. Já tive uma RMX, mas acabou ficando encostada por falta de estrutura e tempo. Ela tinha placa, mas preisaria adaptar muita coisa para andar na rua.

Poderia atacar umas estradas mais radicais e usar na cidade economizando a Super para viagens.
Meu primo, que mencionei noutro tópico, faz justamente isso: utiliza a V Strom para viagens mais longas e tem uma DRZ emplacada para fazer trail leve ou viagens pela terra do tipo a última que fez saindo de Belo Horizonte indo a Diamantina por trechos da Estrada Real e depois ao Parque do Itambé, retornando em seguida para BH.
É uma moto que apesar de seu peso é bem "profissional" comparada as primeiras 4 tempos dual sport e enduro. Te digo com base na experiência dele que é ex-campeão de Enduro de Regularidade em vários anos.
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Fiz duas "viagens" recentes pela terra com a Super, 80km indo pra Guaraqueçaba e 70km pela estrada do Cerne. Esta ultima foi pior pelas condições da estrada e por ter que acompanhar um grupo de tornadeiros... depois de seguir reto em duas curvas e ter que consertar a trajetória na valeta :-D , resolvi baixar o ritmo e deixar os caras sumirem. Percebi que o negócio é pegar uma moto mais leve e adequada...

Acho a TE 610 muito bonita, mas é ainda mais pesada que a DRZ e muito difícil de achar... no moto.cara não tem nenhuma...

Sou doido p/ fazer Jalapão, estrada Real, veadeiros, etc... até p/ viagens mais longas dá p/ fazer algumas adaptações.

Tanque maior
Imagem

Bagageiro e alforges
Imagem

Banco
Imagem

Imagem

Esse gringo ae botou um pelego...
Imagem

Claro que fica um monstrinho, mas conforto e praticidade difícilmente combinam com estética...

Agora, um sonho de consumo seria a KTM 690 Enduro

Imagem

138kg e 63HP! :shock:

Pena que na faixa dos R$40k... :cry:

Olha uma ae pronta pro fervo!

Imagem

Flws
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Marcus DT escreveu: O que acharam dos preços? Vale pagar 21k numa moto dessas? Eu gostei muito da TE610,
pega a SM 610 e coloca uma roda 21

a frente da SM e o Freio poderoso valem a pena

ou então vai de DRZ..........excelente moto
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Rodrigo - Ctba escreveu:
Banco
Imagem
essa ficou 10 ;-)
Responder