Yamaha XJ6n ou Kawasaki ER 6n?
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Re: Yamaha XJ6n ou Kawasaki ER 6n?
MAD, esses números das revistas para essas motos estão judiando hein. Não vejo uma FZ6, ou uma Hornet ou uma Bandit, que "teoricamente" tem entre 20 e 40% mais potência aferida na roda em relação a esses números que você passou, fazendo nada tão extraordinário que comprove toda essa diferença. Se for levar em conta esses números e o que ocorre na realidade com as nakeds de 600/650cc então podemos assumir que "nenhuma" tem mais que 85cv na roda.MAD escreveu:Teste da Motociclismo de março (dina na roda):
XJ6
potência: 67,5 cv a 9450rpm
torque: 5,7 kgfm a 8200rpm
ER6N
potência: 65,3 cv a 8960rpm
torque: 5,8 kgfm a 7300rpm
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Fredericow escreveu:ih, deve ser um fake que passou a rede de arrasto!
Foi-se o tempo que pescavam só com linha e anzol.
Ué ? Você não está com a revista em mãos ? Lá diz isso sobre o conforto ("...saiba que a ER6 está a um passo à frente da XJ6 nesse sentido..."), se quiser, mando na íntegra para você (na conclusão também falam sobre isso, e a rasgação de seda para o motor da ER6 também está no mesmo lugar)MAD escreveu:Tá Janu, já sei que tu tá curtindo à beça tua motoca. Se tu viu que era a melhor pra ti, blz, be happy! Ela será a melhor pra ti e para outros.Janu escreveu:A postura entre uma e outra é uma suposição sua, mas o conforto superior da ER6 é fato comprovado pelos testes.
Você também não encarou jornada nenhuma com nenhuma das duas motos na estrada, e nem pilotou também por muito tempo dentro da cidade, então, não dá para ficar no "achismo".
Quanto a odiar a XJ6 na cidade isso é bem fácil de acontecer pois a ER6 já está no meu limite de aceitação de postura, e o conforto não é "só" a posição, tem as suspensões mais firmes da XJ6 e também o seu peso direcional maior, que no dia-a-dia fará diferença, para pior.
Em resumo: a ER6 é muito elogiada no conforto e para uso na cidade, e em todos os testes que lí, isto é fato. Mas não ví nenhuma citação sobre a XJ6 ser mais "polivalente" ou mesmo superior em estradas, e nem falando a respeito da superioridade de seu motor "tetra" em relação ao bicilíndrico da Kawa, que aliás, só vi rasgação de seda e elogios.
![]()
Mas tenho boa experiência em viagens longas pra saber que a postura da ER6N não é muito boa para isso, e pelo menos já montei nas 2 pra saber. Portanto, não é achismo. Infelizmente não tem com todo mundo testar tudo que é moto em todos os tipos de utilização pra poder ter uma opinião concreta (quem dera...), mas a gente especula, e na medida do possível, baseado em parâmetros similares e em opiniões que se repetem nos testes, damos nossas opiniões. E falando em testes, não vi mesmo a tal superioridade comprovada em termos de conforto para a ER6N em lugar algum. Tendo montado numa e noutra, e com a experiência que tenho de motos com posturas diferentes, eu ficaria com a XJ6 sem dúvida. K1 K1 Janu...
Putamerda, olha a hora... agora eu é que vou dormir
E você acertou, estou curtindo à bessa a motoca, e também quem tem a XJ6, idem.
Para velocidades elevadas nenhuma das duas são adequadas, aliás naked nenhuma. Postura um pouquinho acima ou abaixo não fará diferença para vento forte na cara e no peito depois de horas, e bolha não faltará (aos montes) para as duas, então, isso não tem importância alguma, bem diferente do dia-a-dia das cidades...
O que quero mostrar aqui, principalmente pra quem ainda está indeciso quanto a uma e outra, é que não existe superioridade da XJ6, como alguns querem dizer na base da bobagem de que "4 cilindros é melhor do que 2 cilíndros", e que "a ER6 está em uma outra categoria"
As duas são concorrentes diretas pois apresentam vários pontos e características em comum e estão sim, na mesma faixa do consumidor que busca uma 600/650 polivalente. O que realmente irá decidir na compra, no caso dessas duas, será mesmo o fator "gosto pessoal", pois, se for fator técnico, será empate
Para que existir fórum se não for possível debater/defender com argumentos e fontes, para ajudar alguém que está em dúvida entre um produto e outro, não é mesmo? Hoje eu não tenho uma XT660R porque procurei me informar bastante nos fóruns, e lí tudo que parecia coerente. No final, fiz a escolha certa. Graças a eles
Agora, boa pergunta, cadê o cara que está na dúvida
- Fredericow
- Motoqueiro
Janu, vc tá defendendo o seu peixe com unhas e dentes. Isso eu respeito e faria o mesmo.
E sobre a comet hyosunga...&¨$%, num teve dúvida entre ela e a er6, os donos de comet falam muito bem da moto.
E sobre a comet hyosunga...&¨$%, num teve dúvida entre ela e a er6, os donos de comet falam muito bem da moto.
honda sh150i
ER6nVinicius Horta escreveu:Amigos do Forum, vou trocar minha Fazer LE em breve e gostaria de comprar uma dessas duas motos, mas qual delas comprar?
Antes do lançamento dessas belezas, meu maior interesse era na Hornet, mas como o valor dessas duas é mais atraente acabei me interessando por elas.
Conto com a ajuda de vocês.
Abraços
A todo aquele que pretende instituir um estado, pressupor que todas as pessoas são más e agirão de acordo com a fraqueza de seu caráter logo que tiverem oportunidade[Maquiavel]

Fredericow, a GTR é muito bonita, tem porte e o desempenho é bom, é uma boa escolha para quem quer uma SS bem em conta (claro, tem alguns "defeitinhos", mas pelo preço que custa é muito honesta no que entrega).Fredericow escreveu:Janu, vc tá defendendo o seu peixe com unhas e dentes. Isso eu respeito e faria o mesmo.
O "problema" dela para mim: Ela é carenada e a posição de pilotagem é "racing", aliás, é este o foco que a fabricante quer para a GTR650.
Ela sacrifica muito o conforto e a versatilidade (o que eu busco em uma moto), em prol do desempenho, por isso não entrou na minha escolha
Maior treta esse esquema de ficar comparando as moto, mano. Sou mais vê elas e pegar a mais da hora!Ticano escreveu:Estranho essa obssessão pelo som das tretas, esses caras compram uma moto ou um aparelho de som?
Ambas as motos são show, com qualquer uma tu vai ficar muito feliz.
Assim o como Kuati... também gosto mesmo é do som das tri. Uma bi que gira alto é música para meus ouvidos tanto quanto uma tetra comum... mas gosto é gosto hehehe ficaria com a ER6 (branca).
Marcelo TaKeo
http://www.marcelotk.com
http://www.marcelotk.com
- Fredericow
- Motoqueiro
Poxa, tradicionalmente as motos de 4 cilindros são melhores que as de 2, assim como as de 2 possuem características melhores que as de 1. Tudo isso, de grosso modo está ligado à potência do motor, mas acontece que não é somente esse fator que determina se a moto é melhor ou não, e sim a soma do conjunto e da ciclística da moto. A potência em si não é fator determinante p/ aquisição da moto, pois se assim fosse ninguém compraria uma bandit, considerando que a hornet de 2008 p/ cá tem mais de 100cv.Janu escreveu: O que quero mostrar aqui, principalmente pra quem ainda está indeciso quanto a uma e outra, é que não existe superioridade da XJ6, como alguns querem dizer na base da bobagem de que "4 cilindros é melhor do que 2 cilíndros", e que "a ER6 está em uma outra categoria"faz favor né, que falta de informação...
As duas são concorrentes diretas pois apresentam vários pontos e características em comum e estão sim, na mesma faixa do consumidor que busca uma 600/650 polivalente. O que realmente irá decidir na compra, no caso dessas duas, será mesmo o fator "gosto pessoal", pois, se for fator técnico, será empate.
Para que existir fórum se não for possível debater/defender com argumentos e fontes, para ajudar alguém que está em dúvida entre um produto e outro, não é mesmo? Hoje eu não tenho uma XT660R porque procurei me informar bastante nos fóruns, e lí tudo que parecia coerente. No final, fiz a escolha certa. Graças a eles.
Acho a er6 uma ótima moto, principalmente p/ quem vem de uma menos potente e mono.
Mas quem já andou ou possui uma 4 cilindro dificilmente encara uma moto com dois cilindros com a mesma satisfação de uma tetra.
Eu andei numa er6 nova, gostei. Mas senti muito mais emoção ao andar numa sete galo 88.
Tenho certeza que se os fabricantes deixassem vc rodar 6 meses em cada moto antes de comprar vc iria de xj6
honda sh150i
- Napalm_Death
- Roda Presa
Vendia a sogra e comprava uma Hornet ou Z750.
Abraços.
Abraços.
- Vinicius Horta
- Novato
Sinceramente, não sei o que comprar!!!!
Vou agendar um teste drive com as duas pra vê na real qual é melhor e qual gosto mais.
Pra mim as duas são lindas, e com certeza são excelentes motos.
Utilizo minha moto hoje 90% na cidade e 10 % estrada. Mas lembrando é uma Fazer 250 LE 2008, foi minha primeira moto, e não tenho o que reclamar, mas
acho que ta na hora de um upgrade...
Obrigado a todos pelas respostas.
Vou agendar um teste drive com as duas pra vê na real qual é melhor e qual gosto mais.
Pra mim as duas são lindas, e com certeza são excelentes motos.
Utilizo minha moto hoje 90% na cidade e 10 % estrada. Mas lembrando é uma Fazer 250 LE 2008, foi minha primeira moto, e não tenho o que reclamar, mas
acho que ta na hora de um upgrade...
Obrigado a todos pelas respostas.
Editado pela última vez por Vinicius Horta em 27 Mai 2010, 20:17, em um total de 1 vez.
XJ6N - 2011/2012 "branquinha"
Fazer YS250 LE - 2008 "pretinha"
Fazer YS250 LE - 2008 "pretinha"
- Fredericow
- Motoqueiro
Muita coisa já mudou nesse cenário "tradicional". Até então, a grande vantagem do 4 cilíndros era a suavidade e a ausência quase nula de vibrações, além da potência mais elevada. Mas estamos vivendo a chamada "era digital", que não à toa, está sendo empregada de forma maciça no setor de auto e moto, fazendo com que motores que mecanicamente não poderiam oferecer determinadas características, pudesse oferecê-las.Fredericow escreveu: Poxa, tradicionalmente as motos de 4 cilindros são melhores que as de 2, assim como as de 2 possuem características melhores que as de 1. Tudo isso, de grosso modo está ligado à potência do motor, mas acontece que não é somente esse fator que determina se a moto é melhor ou não, e sim a soma do conjunto e da ciclística da moto. A potência em si não é fator determinante p/ aquisição da moto, pois se assim fosse ninguém compraria uma bandit, considerando que a hornet de 2008 p/ cá tem mais de 100cv.
Acho a er6 uma ótima moto, principalmente p/ quem vem de uma menos potente e mono.
Mas quem já andou ou possui uma 4 cilindro dificilmente encara uma moto com dois cilindros com a mesma satisfação de uma tetra.
Eu andei numa er6 nova, gostei. Mas senti muito mais emoção ao andar numa sete galo 88.
Tenho certeza que se os fabricantes deixassem vc rodar 6 meses em cada moto antes de comprar vc iria de xj6
Uma injeção eletrônica aliada a outras tecnologias é capaz de fazer milagres no comportamento de um motor, e uma delas é a suavidade no funcionamento. Claro que em um motor "mono" ainda está complicado conseguir isto, mas em um bicilíndrico as possibilidades aumentam muito.
Não se pode mais dizer que um de 4 é melhor do que um de 3 que é melhor do que um de dois e por aí vai. O que vai importar é qual o tipo de uso que será dado a ele.
O que acontece hoje em dia para se rejeitar um "2 canecos" é mais uma questão cultural (e de preconceito também), do que tecnológica, pois, já existem vários "2 canecos" suaves no funcionamento, tecnologicamente avançados, além de potentes e eficientes (TDM900, V-Strom, ER6,Varadeiro, BMG G650GS e as "SS" DUCATI e KTM). Mas, a maioria ainda escolhe o 4 canecos apenas pelo "glamour" e pelo "ronco". Mais nada.
Eu procurava mais do que um par extra de canecos e um "ronco", não me importo com isso. A moto tem que ser boa no conjunto e me agradar principalmente no conforto e uso na cidade, mas com boa potência para viagens. Encontrei o que procurava na ER6, me agradou mais.
Também nunca encarei o 4 cilíndros como "up", mas, como uma opção. Seria "um downgrade" sair de uma B1250 4 canecos, para uma V-Strom 1000, 2 canecos ?? O uso pretendido seria mais conforto em viagens longas com possibilidade de encarar pisos ruins.
ER6 ou XJ6? Compre a que achar mais bonita e melhor na opinião da primeira pessoa. Esse caso é mesmo uma questão de gosto
- Fredericow
- Motoqueiro
O único problema da er6n é o preço, praticamente igual ao da XJ6. E já que o preço é equivalente compensa pegar a que possui algo mais, mesmo que seja os dois cilindros que oferecem uma outra experiência ao condutor. A comparação das duas ocorreu principalmente por ambas terem a mesma faixa de potência. Se comparar a ER6 com a Z750, nh6 e até com a fz6 a única vantagem da dois cilindros será o preço mais acessível.
Não precisa misturar alhos com bugalhos p/ defender um ponto de vista, comparar moto pela cilindrada pode apontar p/ conclusões equivocadas. E não há uma moto perfeita para todo tipo de terreno, cada uma se destaca numa área específica, mas isso é uma coisa básica que todos aqui sabem. Eu nunca andei na xj6, por isso não tenho argumentos baseados na prática p/ fazer um comparativo.
Para acreditar que a injeção da kawasaki é milagrosa mesmo eu preciso ver donos de bandits 650 injetadas trocando a metralhadora de 4 canos pela escopeta de dois.
Não precisa misturar alhos com bugalhos p/ defender um ponto de vista, comparar moto pela cilindrada pode apontar p/ conclusões equivocadas. E não há uma moto perfeita para todo tipo de terreno, cada uma se destaca numa área específica, mas isso é uma coisa básica que todos aqui sabem. Eu nunca andei na xj6, por isso não tenho argumentos baseados na prática p/ fazer um comparativo.
Para acreditar que a injeção da kawasaki é milagrosa mesmo eu preciso ver donos de bandits 650 injetadas trocando a metralhadora de 4 canos pela escopeta de dois.
honda sh150i
Fredericow escreveu:O único problema da er6n é o preço, praticamente igual ao da XJ6. E já que o preço é equivalente compensa pegar a que possui algo mais, mesmo que seja os dois cilindros que oferecem uma outra experiência ao condutor. A comparação das duas ocorreu principalmente por ambas terem a mesma faixa de potência. Se comparar a ER6 com a Z750, nh6 e até com a fz6 a única vantagem da dois cilindros será o preço mais acessível.
A er6n vem sendo vendida de 2,5 a 3k mais barato que XJ6 aqui em floripa teve umas semanas que a concessionaria daqui chegou a vender por 24k (sem troca é claro) ER6N.

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
- Fredericow
- Motoqueiro
pois então, considero 10% uma diferença muito pequena p/ deixar de pegar uma moto com motor four, hoje é ainda mais interessante aproveitar a promoção de suzuki e pegar a b650 ie, que sai por R$26,5.
honda sh150i
Minhas brevíssimas impressões num test drive com a Kawa ER6n preta com 1.000 km rodados de um conhecido no dia 22 de maio, quando fui à concessionária conhecer a Ninjinha. Avaliação feita em avenida desimpedida e íngreme e ruas de pavimento irregular:
"Pra não perder a manhã tomei de empréstimo a Kawa ER6 preta com 1.000 km de um colega para fazer o test drive, muito bonita por sinal também na cor branca
. Até então havia andado num modelo igual a esse, porém ano 2008 se não me falha a memória.
A moto é boazinha, honesta, sugerindo boa utilização no trânsito urbano, diariamente. Tem torque suficiente em baixa para empurrar em trânsito lento, mesmo em marchas altas, embora não muito grande como o que se experimenta nos monos (XT660, DR650) nas bigtrail (BMWGS1200), ou nas fodásticas torcudas (RF900R
) . O freio é excelente, o banco é baixo em relação ao solo (bom para o trânsito), o guidon meio estranho nas pontas, apontando para o alto (não gostei) e, além do mais, pelas minhas preferências e altura (1,84 mts), poderia ser mais baixo de modo a permitir maior inclinação à frente. O câmbio poderia ser mais leve e suave, mas os engates são bons. O motor somente ganha vida da metade da escala de giros pra cima quando então acorda e mostra alguma potência; porém, nada extraordinário, bastante previsível, domesticável. Pelo menos muuuuito melhor que uma 250r... 
Pelo preço (25.900,00) tem um bom custo-benefício. Para pegar estrada seria preciso improvisar um pequenina bolha Givi ou Puig dando continuidade a interessante cobertura do painel. Aliás, o contagiros é digital, de leitura difícil e o velocímetro é analógico. O contrário seria melhor."
Também acho essa questão do 4 cilindros cultural, em parte, mas, tecnicamente falando, 4 cilindros sempre irão gerar comportamento diferente de um 3 ou 2 cilindros, ainda que com intensiva utilização de tecnologia na injeção eletrônica e outros truques mais. Depende realmente do direcionamento que será dado a moto. Numa big trail não abro mão do torque/suavidade de uma BMW GS1200 nem fudendo, mas em estradas ou pista ainda acho imbatível o 4 cilindros pela suavidade (passeando) e pela sua potência em alta, fora as questões já mencionadas relacionadas ao ruído do motor, etc.
"Pra não perder a manhã tomei de empréstimo a Kawa ER6 preta com 1.000 km de um colega para fazer o test drive, muito bonita por sinal também na cor branca
A moto é boazinha, honesta, sugerindo boa utilização no trânsito urbano, diariamente. Tem torque suficiente em baixa para empurrar em trânsito lento, mesmo em marchas altas, embora não muito grande como o que se experimenta nos monos (XT660, DR650) nas bigtrail (BMWGS1200), ou nas fodásticas torcudas (RF900R
Pelo preço (25.900,00) tem um bom custo-benefício. Para pegar estrada seria preciso improvisar um pequenina bolha Givi ou Puig dando continuidade a interessante cobertura do painel. Aliás, o contagiros é digital, de leitura difícil e o velocímetro é analógico. O contrário seria melhor."
Também acho essa questão do 4 cilindros cultural, em parte, mas, tecnicamente falando, 4 cilindros sempre irão gerar comportamento diferente de um 3 ou 2 cilindros, ainda que com intensiva utilização de tecnologia na injeção eletrônica e outros truques mais. Depende realmente do direcionamento que será dado a moto. Numa big trail não abro mão do torque/suavidade de uma BMW GS1200 nem fudendo, mas em estradas ou pista ainda acho imbatível o 4 cilindros pela suavidade (passeando) e pela sua potência em alta, fora as questões já mencionadas relacionadas ao ruído do motor, etc.
Editado pela última vez por Pretti em 28 Mai 2010, 14:21, em um total de 1 vez.
Fredericow, me perdoe, mas você precisa se informar mais. Já sabe que a nova Ténéré 660Z já foi lançada? Sabe também que usa o MESMO motor da XT660R ? E que ele é mais suave no funcionamento e na entrega de potência e sem os trancos da XTR apenas porque fizeram o remapeamento da injeção eletrônica ? E que por isso também vibra menos?Fredericow escreveu:O único problema da er6n é o preço, praticamente igual ao da XJ6. E já que o preço é equivalente compensa pegar a que possui algo mais, mesmo que seja os dois cilindros que oferecem uma outra experiência ao condutor. A comparação das duas ocorreu principalmente por ambas terem a mesma faixa de potência. Se comparar a ER6 com a Z750, nh6 e até com a fz6 a única vantagem da dois cilindros será o preço mais acessível.
Você enxerga apenas a quantidade de cilíndros e o "ronco" para definir se uma motoclicleta é boa, ruim, ou se é fodástica e desejada por todos. A B6 tem muitos fãs, mas para mim nem foi cogitada por causa da idade de seu projeto, que junto com ele, viriam atributos que não me interessariam (não vou citar nenhum aqui para não causar uma enxurrada de postagens desnecessárias).
As motos que você citou (z750 e fz6, lindas de morrer, ma-ra-vi-lho-sas, mas não para o que eu desejo) não tem nada a ver com a ER6 e XJ6, nem de longe, e eu não compraria nenhuma das duas porque não se encaixam no meu perfil de motociclista.
Não fiz e nem faria nenhuma comparação pela cilindrada. Já postei TODAS as questões semelhantes, que fazem com que a ER6 seja comparável à XJ6 (conforto, garupa, posição de pilotagem, tecnologia, preço, potência, torque, desempenho, maneabilidade, faixa de público, uso no dia-a-dia das cidades etc.,), mas você ainda só consegue ver que uma é 4 canecos e a outra é 2 canecos e que esta não tem o "ronco", mais nada.
Minha intenção em postar aqui sobre a ER6 não é, e nem será, de forma alguma! querer dizer que ela é fodástica e que é a melhor moto do mundo ou que a XJ6 (igualmente linda e que também admiro quando vejo uma) não presta, e que dois cilíndos é melhor do que 4 cilíndros porque tem tecnologia moderna, não é NADA disso
Só lamento que ficou faltando alguém de XJ6 (tem alguns donos aqui no fórum) postar também as suas impressões, mesmo já tendo se falado "muito" sobre esse assunto, as novas impressões já seriam outras pois algum tempo já se passou desde o contato inicial com a moto, e uma experiência maior juntamente com um amadurecimento do uso, também já se fez presente.
Em tempo. O seu desejo já pode ser vislumbrado com alguém trocando uma "metralhadora" de 4 por uma "escopeta de 2". Ele está em um outro fórum, procure lá pelo usuário Eder neste link, e tire as suas conclusões: http://www.er6.com.br/forum/index.php/topic,3.0.html
Já te disse para rever os seus conceitos...
- Fredericow
- Motoqueiro
Fiquei sabendo que a nova teneré num veio p/ Brasil ainda pq quebra o quadro e pretendem revisar antes de lançar o produto aqui, num sei se é boato ou verdade...
Não contesto os benefícios da injeção eletrônica, inclusive acho excelente! Só de rodar numa xre acompanhando uma tornado e o consumo da minha ficar na casa dos 23km/l contra 15km/l da xr250 já fico muito satisfeito.
As duas motos deste tópico são novidades aqui no Brasil, mas já existem há anos na Europa, a er6 foi lançada em 2006 e a xj é ainda mais antiga, se não me engano. Citei motos como a z750 p/ deixar claro que a xj é concorrente direta da kawasaki principalmente por causa do preço e potência, pois as outras são nuas também, mas o preço é outro e o desempenho também.
Vc tá me respondendo mais pela emoção do que pela razão, sei que quando compramos uma moto nova e muito mais potente que as anteriores ficamos enamorados por um bom tempo... não disse em nenhum momento que sua "esposa" é ruim, feia, fraca ou que vc fez a opção errada ao comprar. Acho a moto boa e andei alguns km com ela, achei muito forte até. Experimentei a ER pq tinha interesse na versys, mas isso antes de ver o preço dela. Dentro da cidade nem consegui experimentar intensamente o acelerador. Mas o fato é que entre uma e outra, eu escolheria a xj6 .Da mesma forma que por 34 mil eu prefiro uma v storm 650. Hoje com 25 mil eu escolheria uma XT660, mas o fator determinante p/ isso seria a suspensão e a possibilidade de enfrentar estradas de terra. Ela pode ser mais fraca que qualquer outra moto de 2 ou 4 cilindros, mas é a que me atenderia melhor.
Se a er6 cair no gosto do brasileiro, no médio e longo prazo ela pode virar referência de motor, desempenho e etc. Mas ainda existe muito pouca informação sobre ela. Preconceito eu não concordo, pois teve boa aceitação e vendas.
A questão do ronco nas duas eu nem considero, pois com escape original ambas não fazem nem zumbido perto de um 4x1 numa cbx750. E se eu tivesse qualquer uma das duas nakeds citadas eu manteria a moto original de fábrica.
O ponto principal que vc poderia esclarecer p/ quem ainda num tem a moto é questão de consumo, manutenção, funcionamento, recursos da moto e outras coisas que só usando diariamente passamos a conhecer. Algumas avaliações subjetivas variam de pessoa p/ pessoa, um pode adorar e o outro detestar, a moto pode ficar confortável p/ um e incomodar outro...
Não vim aqui desmerecer vc e nem sua moto, muito menos arrumar inimigo virtual. Eu tô tranquilo e não postei nada com o objetivo de te provocar, se isso aconteceu me desculpe, não foi minha intenção.
E gosto não se discute, tem gente que prefere gastar mais dinheiro comprando uma shadow, harley e outras e são felizes. Se p/ andar de moto e ficar satisfeito fosse preciso ter uma r1 ou uma bking a maioria dos motociclistas estaria fudida!
Mas cada um se arranja com os recursos que tem e com as opções existentes no mercado, o que julgo mais importante é andar de moto e ficar satisfeito, nesse quisito eu estou quite, mesmo rodando numa xre.
Não contesto os benefícios da injeção eletrônica, inclusive acho excelente! Só de rodar numa xre acompanhando uma tornado e o consumo da minha ficar na casa dos 23km/l contra 15km/l da xr250 já fico muito satisfeito.
As duas motos deste tópico são novidades aqui no Brasil, mas já existem há anos na Europa, a er6 foi lançada em 2006 e a xj é ainda mais antiga, se não me engano. Citei motos como a z750 p/ deixar claro que a xj é concorrente direta da kawasaki principalmente por causa do preço e potência, pois as outras são nuas também, mas o preço é outro e o desempenho também.
Vc tá me respondendo mais pela emoção do que pela razão, sei que quando compramos uma moto nova e muito mais potente que as anteriores ficamos enamorados por um bom tempo... não disse em nenhum momento que sua "esposa" é ruim, feia, fraca ou que vc fez a opção errada ao comprar. Acho a moto boa e andei alguns km com ela, achei muito forte até. Experimentei a ER pq tinha interesse na versys, mas isso antes de ver o preço dela. Dentro da cidade nem consegui experimentar intensamente o acelerador. Mas o fato é que entre uma e outra, eu escolheria a xj6 .Da mesma forma que por 34 mil eu prefiro uma v storm 650. Hoje com 25 mil eu escolheria uma XT660, mas o fator determinante p/ isso seria a suspensão e a possibilidade de enfrentar estradas de terra. Ela pode ser mais fraca que qualquer outra moto de 2 ou 4 cilindros, mas é a que me atenderia melhor.
Se a er6 cair no gosto do brasileiro, no médio e longo prazo ela pode virar referência de motor, desempenho e etc. Mas ainda existe muito pouca informação sobre ela. Preconceito eu não concordo, pois teve boa aceitação e vendas.
A questão do ronco nas duas eu nem considero, pois com escape original ambas não fazem nem zumbido perto de um 4x1 numa cbx750. E se eu tivesse qualquer uma das duas nakeds citadas eu manteria a moto original de fábrica.
O ponto principal que vc poderia esclarecer p/ quem ainda num tem a moto é questão de consumo, manutenção, funcionamento, recursos da moto e outras coisas que só usando diariamente passamos a conhecer. Algumas avaliações subjetivas variam de pessoa p/ pessoa, um pode adorar e o outro detestar, a moto pode ficar confortável p/ um e incomodar outro...
Não vim aqui desmerecer vc e nem sua moto, muito menos arrumar inimigo virtual. Eu tô tranquilo e não postei nada com o objetivo de te provocar, se isso aconteceu me desculpe, não foi minha intenção.
E gosto não se discute, tem gente que prefere gastar mais dinheiro comprando uma shadow, harley e outras e são felizes. Se p/ andar de moto e ficar satisfeito fosse preciso ter uma r1 ou uma bking a maioria dos motociclistas estaria fudida!
Mas cada um se arranja com os recursos que tem e com as opções existentes no mercado, o que julgo mais importante é andar de moto e ficar satisfeito, nesse quisito eu estou quite, mesmo rodando numa xre.
honda sh150i
Fredericow, você não arranjou nenhum inimigo virtual, está muito longe disto. Também nada do que eu disse foi respondido por mim "com emoção", basta rever tudo o que escrevi.
Também não interpretei o que você escreveu como provocação, pelo contrário, estamos em um fórum e é esse o objetivo dele, discutir sobre determinado assunto ou vários assuntos, dando a sua opinião à respeito e rebatendo aquilo com o qual não concorda. É o que estamos fazendo
O ponto principal deste tópico era "me diga o que o que vocês acharam dessas duas motos", e eu expus o que realmente acho da moto que tenho, e repito, queria que outros tivessem feito a mesma coisa tanto para a ER6 quanto para a XJ6.
Consumo e mecânica não pareceu ser relevante para quem estava perguntando, tanto que nem se deu ao trabalho de postar isso. E dependendo do ponto de vista, pode ser também subjetivo. A minha nunca passa de 15 e às vezes nem isso pois brinco muito com ela e me divirto bastante, consumo é a última coisa de que me lembro.
Mecânica também pode ser subjetiva. Se o uso é severo, ela vai se desmanchar mais rapidamente na mão de quem não tiver cuidado, que vai dizer depois que a moto é ruim e quebra fácil. Tem gente aqui no fórum que nunca troca o óleo, só completa e diz que vai continuar a fazer pois nunca teve problemas e é o certo, e aí ?
E só como curiosidade, meu irmão sempre teve motos 4 canecos (RF900, CBR900, SRAD1000) e eu sempre andei muito em todas elas, mas nunca me importei por elas terem 4 cilindros ou um "ronco" que para muitos é fator determinante na compra. As duas Falcon que tive me atendiam melhor do que essas que citei para o meu tipo de uso, que agora é a ER6, mas lá para frente poderá ser a Versys ou V-Strom 650, que, coincidentemente são bicilíndricas (não tenho nada contra as de 4, entenda-se bem)
.
Também não interpretei o que você escreveu como provocação, pelo contrário, estamos em um fórum e é esse o objetivo dele, discutir sobre determinado assunto ou vários assuntos, dando a sua opinião à respeito e rebatendo aquilo com o qual não concorda. É o que estamos fazendo
O ponto principal deste tópico era "me diga o que o que vocês acharam dessas duas motos", e eu expus o que realmente acho da moto que tenho, e repito, queria que outros tivessem feito a mesma coisa tanto para a ER6 quanto para a XJ6.
Consumo e mecânica não pareceu ser relevante para quem estava perguntando, tanto que nem se deu ao trabalho de postar isso. E dependendo do ponto de vista, pode ser também subjetivo. A minha nunca passa de 15 e às vezes nem isso pois brinco muito com ela e me divirto bastante, consumo é a última coisa de que me lembro.
Mecânica também pode ser subjetiva. Se o uso é severo, ela vai se desmanchar mais rapidamente na mão de quem não tiver cuidado, que vai dizer depois que a moto é ruim e quebra fácil. Tem gente aqui no fórum que nunca troca o óleo, só completa e diz que vai continuar a fazer pois nunca teve problemas e é o certo, e aí ?
E só como curiosidade, meu irmão sempre teve motos 4 canecos (RF900, CBR900, SRAD1000) e eu sempre andei muito em todas elas, mas nunca me importei por elas terem 4 cilindros ou um "ronco" que para muitos é fator determinante na compra. As duas Falcon que tive me atendiam melhor do que essas que citei para o meu tipo de uso, que agora é a ER6, mas lá para frente poderá ser a Versys ou V-Strom 650, que, coincidentemente são bicilíndricas (não tenho nada contra as de 4, entenda-se bem)
- Fredericow
- Motoqueiro