pneu de chuva
Re: pneu de chuva
nesta agora menos de 10 km, furou e rodei forte com ele sem pressãon3cr0n escreveu:tadeu quanto dura o pneu trazeiro da tua GS ?
nas outras entre 15 e 18 km dependendo da tocada
costumo sempre trocar o par, dessa vez troquei só o trazeiro
geralmente fica aquela sensação que o da frente pode ou deve rodar mais
mas é uma economia que não vale a pena
na kgt durava míseros 7 km
é isso a borracha é preta e cara
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
Putz, tiiio! Bati a cabeça, pois só me lembro de uma parte.n3cr0n escreveu:que pelo que eu li as ranhuras vibram e geram calor colocando o pneu na temperatura certa mais rapido
Outro detalhe é que o pneu da frente atuaria como a função quilha dissipando a água com a sua passagem e limpando o caminho para o pneu traseiro. Assim a definição dos pneus tem que se dar pelo par.
-
n3cr0n
soltadeu escreveu:nesta agora menos de 10 km, furou e rodei forte com ele sem pressãon3cr0n escreveu:tadeu quanto dura o pneu trazeiro da tua GS ?
nas outras entre 15 e 18 km dependendo da tocada
costumo sempre trocar o par, dessa vez troquei só o trazeiro
geralmente fica aquela sensação que o da frente pode ou deve rodar mais
mas é uma economia que não vale a pena
na kgt durava míseros 7 km
é isso a borracha é preta e cara
t trocando a bandit por uma tiger 955i por isso da pergunta se durar uns 15 mkm ta bom ja
na bandit 650 nao passa dos 12mkm
vlw pela resposta
-
Robson
Quase certo, meu caro MAD...MAD escreveu: Ai ai ai... Bagé, pneu de F1 não é feito pra ser aerodinâmico, ele é largo pra aumentar a área de contato com o solo sim.
O Bagé tem razão, a maior largura do pneu (ou mesmo as ranhuras) não estão ligadas ao atrito em si, mas com a pressão que o pneu exerce sobre o solo.... consequentemente, se vc tem uma área maior de contato com o solo, essa pressão é distribuida em uma área maior, e o desgaste do pneu é menor no mesmo espaço percorrido. O pneu de F1 é largão por causa dos esforços a que ele é submeitdo.
As ranhuras nos pneus de F1 servem para diminuir a vida útil dos pneus.... em consequencia os pilotos são obrigados a frear antes, economizar pneus nas curvas, e teoricamente, isso diminui a velocidade média nos circuitos.
Itadeu, eu tentei entender suas dissertivas, mas tenho um sério problema de manter a atenção no texto qdo este está sem pontuação adequada. Virgulas fazem uma falta que vc não imagina... sei que é seu estilo, mas durante um bom debate técnico um texto sem metáforas e com pontuação adequada faz milagres para o entendimento.
Não entendi o lance da quilha, se fosse para fazer o efeito quilha todos os pneus teriam uma ranhura central, coisa que não acontece nos Pirelli Sport Demon nem no MT-75, só para citar os pneus da minha moto.... O Michelin Macadan é pior ainda, já que as ranhuras são quase transversais ao pneu.
Abraços
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Peraí, então se os atuais pneus da F1 que tem 4 "tiras" em contato com o solo (e 3 estrias), se tivessem 2 tiras em contato com o solo, conseguiriam fazer as mesmas curvas na mesma velocidade??? Conseguiriam frear nas mesmas distâncias??? A única diferença é que gastariam na metade do tempo? Desculpem kamerads, mas essa tá difícil de engolir.Robson escreveu:O Bagé tem razão, a maior largura do pneu (ou mesmo as ranhuras) não estão ligadas ao atrito em si, mas com a pressão que o pneu exerce sobre o solo.... consequentemente, se vc tem uma área maior de contato com o solo, essa pressão é distribuida em uma área maior, e o desgaste do pneu é menor no mesmo espaço percorrido. O pneu de F1 é largão por causa dos esforços a que ele é submeitdo.
No meu parco entendimento isso não vai fazer eles aliviarem as frenagens, nem diminuir a velocidade, os pilotos sempre vão tentar obter o desempenho máximo com o que eles dispões. Se as distâncias de frenagem aumentam e a velocidade das curvas diminuí, é porque eles não são capazes de fazer melhor. Acho que essa diminuição da área do pneu só faz eles terem que trocar os pneus mais vezes, isso sim. Aliás, pra mim essas entradas excessivas no box tornaram a F1 um saco. O cara as vezes faz uma corrida impecável e um erro de box põe tudo a perder, virou uma categoria onde vence mais estratégia que talento, agora ultrapassagem é só em box.Robson escreveu:As ranhuras nos pneus de F1 servem para diminuir a vida útil dos pneus.... em consequencia os pilotos são obrigados a frear antes, economizar pneus nas curvas, e teoricamente, isso diminui a velocidade média nos circuitos.
Robson, pelo que entendi o efeito quilha se refere ao formato da seção do pneu, e não às ranhuras. Sobre o efeito quilha mudar com a velocidade, eu não sei, mas o que tenho certeza é sem as estrias os pneus não vão conseguir escoar a água com a mesma eficiência. O efeito quilha também só funciona com a moto em pé. Outra coisa que lembrei, um pneu estriado joga longe a água, fazendo o spray. Um pneu slick não faz spray, e deixa um rastro bem menos drenado.Robson escreveu:Não entendi o lance da quilha, se fosse para fazer o efeito quilha todos os pneus teriam uma ranhura central, coisa que não acontece nos Pirelli Sport Demon nem no MT-75, só para citar os pneus da minha moto.... O Michelin Macadan é pior ainda, já que as ranhuras são quase transversais ao pneu.
Editado pela última vez por MAD em 18 Mai 2008, 21:17, em um total de 1 vez.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Mesmo que o atrito não dependa da área, as propriedades de elasticidade da borracha são tais que um pneu, sob força lateral típica de curva, acaba descrevendo trajetória diferente daquela para onde está direcionado. O ângulo entre a trajetória e o plano longitudinal do pneu chama-se ângulo de deriva.
Quanto mais borracha em contato com o solo, mais a força lateral é distribuída, o que resulta em ângulos de deriva inversamente proporcionais à largura do pneu, ou seja, pneu mais largo = ângulo de deriva menor, permitindo maior velocidade nas curvas. Nas acelerações em reta o mesmo efeito ocorre, em que a força de tração é distribuída por uma superfície maior."
Será?

Quanto mais borracha em contato com o solo, mais a força lateral é distribuída, o que resulta em ângulos de deriva inversamente proporcionais à largura do pneu, ou seja, pneu mais largo = ângulo de deriva menor, permitindo maior velocidade nas curvas. Nas acelerações em reta o mesmo efeito ocorre, em que a força de tração é distribuída por uma superfície maior."
Será?
Aí MAD, quanto a primeira pergunta: É exatamente isso, eu iria mais longe, ele faria a curva mais rápido ainda se fosse de alta devido ao menor arrasto de massa de ar hehehehe, mas só não dá pq o pneu não aguentaria a corrida toda, sei que é difícil entender, mesmo pq é comun no dia a dia tu ver uns magrão aí que colocam pneuzão largo e as vezes não tão macio no carro achando que vão fazer a curva melhor kkkkkkkkk, e pior, ainda dizem que dá mais estabilidade....
.
.
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Eu acho que estão confundindo as coisas. O coeficiente de atrito do material não muda por causa da área de contato, isso eu sei.
Mas se um pneu mais largo não desse mais grip pela sua maior área de contato, então os veículos de arrancada poderiam ter pneus finos atrás e obter o mesmo resultado.
Mas se um pneu mais largo não desse mais grip pela sua maior área de contato, então os veículos de arrancada poderiam ter pneus finos atrás e obter o mesmo resultado.
Viajaire é preciso...
Tu já viu os pneus de Drag Car??? Eles afinam na hora da arrancadaMAD escreveu:Eu acho que estão confundindo as coisas. O coeficiente de atrito do material não muda por causa da área de contato, isso eu sei.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends
- Felipe Ghost Rider
- Mito
Mas isso devido ao alto torque aplicado.
Aqueles carros (se é que pode se chamar assim) tem muuuitos Hp´s.
Aqueles carros (se é que pode se chamar assim) tem muuuitos Hp´s.
Pneu traseiro de Dragster tem as bordas bem moles, dando uma impressão de pneu murcho. É assim pra terem maior contato com o solo, obterem maior área de contato, e desta forma não patinarem. Com a velocidade, a força centrífuga deixa o pneu mais fino, pq pra velocidade em reta qto mais fino o pneu maior a velocidade.
Essa invenção das laterais moles foi uma verdadeira revolução no mundo das arrancadas.
Pneu fino tem mais desempenho em reta, e não é só pela aerodinâmica melhor não, até pq veículos pra quebra de recorde de velocidade têm a frente toda carenada, a aerodinâmica dos pneus conta pouco, o q conta mesmo é o baixo atrito dum pneu fino.
Quem aí q tem carro 1.0 já colocou ou dirigiu um carro com pneu tala bem larga? Tinha um Corsa 1.0 e meu amigo tb, colocou um puta tala larga no carro dele, ficou uma bosta! Consumia horrores e andava bem menos que o meu.
Vão ter que explicar muita coisa pra eu acreditar que área de atrito não tem nada a ver com o grip numa curva.
Pra testar é fácil, pegue algo mais pesado, como um cofre pequeno, coloque quatro quadradinhos de borracha de pneu sob ele e arraste.
Agora tente fazer o mesmo mas com a base toda do cofre recoberta com borracha do mesmo pneu.
Sobre ranhuras, pra mim é claro q seja pra escoar água de chuva. Essa coisa de servir pra esquentar mais rápido o pneu eu não sabia, mas me parece bem lógico. Logo passo a acreditar q é pra escoar água e pra esquentar mais rápido.
[ ]'s
Essa invenção das laterais moles foi uma verdadeira revolução no mundo das arrancadas.
Pneu fino tem mais desempenho em reta, e não é só pela aerodinâmica melhor não, até pq veículos pra quebra de recorde de velocidade têm a frente toda carenada, a aerodinâmica dos pneus conta pouco, o q conta mesmo é o baixo atrito dum pneu fino.
Quem aí q tem carro 1.0 já colocou ou dirigiu um carro com pneu tala bem larga? Tinha um Corsa 1.0 e meu amigo tb, colocou um puta tala larga no carro dele, ficou uma bosta! Consumia horrores e andava bem menos que o meu.
Vão ter que explicar muita coisa pra eu acreditar que área de atrito não tem nada a ver com o grip numa curva.
Pra testar é fácil, pegue algo mais pesado, como um cofre pequeno, coloque quatro quadradinhos de borracha de pneu sob ele e arraste.
Agora tente fazer o mesmo mas com a base toda do cofre recoberta com borracha do mesmo pneu.
Sobre ranhuras, pra mim é claro q seja pra escoar água de chuva. Essa coisa de servir pra esquentar mais rápido o pneu eu não sabia, mas me parece bem lógico. Logo passo a acreditar q é pra escoar água e pra esquentar mais rápido.
[ ]'s

Revista Quatro Rodas, correio técnico:
"Dizem que pneus meia-vida são mais seguros que pneus novos, por já estarem assentados. Mas aconselham colocar os pneus novos na traseira e deixar os meia-vida na dianteira. Por quê?"
"R. Não é questão de assentamento, mas de menor profundidade dos sulcos, que favorece o desempenho do pneu com piso seco mas prejudica-o bastante no molhado, como o teste da edição 563, de março passado, demonstrou.
A indústria de pneumáticos recomenda a colocação dos pneus novos sempre na traseira. O motivo é reduzir o máximo possível a possibilidade de derrapagem de traseira em piso molhado, sempre de controle mais difícil que a da dianteira."
[ ]'s
"Dizem que pneus meia-vida são mais seguros que pneus novos, por já estarem assentados. Mas aconselham colocar os pneus novos na traseira e deixar os meia-vida na dianteira. Por quê?"
"R. Não é questão de assentamento, mas de menor profundidade dos sulcos, que favorece o desempenho do pneu com piso seco mas prejudica-o bastante no molhado, como o teste da edição 563, de março passado, demonstrou.
A indústria de pneumáticos recomenda a colocação dos pneus novos sempre na traseira. O motivo é reduzir o máximo possível a possibilidade de derrapagem de traseira em piso molhado, sempre de controle mais difícil que a da dianteira."
[ ]'s

-
Robson
Que engraçado... com ranhuras a área de contato da borracha com o ar é maior, sendo assim a troca de calor entre a borarcha e o ar tb é maior... é o mesmo princípio dos discos de freios ventilados.....Kuati escreveu:Sobre ranhuras, pra mim é claro q seja pra escoar água de chuva. Essa coisa de servir pra esquentar mais rápido o pneu eu não sabia, mas me parece bem lógico. Logo passo a acreditar q é pra escoar água e pra esquentar mais rápido.[ ]'s
Não me parece tão lógico assim...
-
Robson
Mas é exatamente isso, meu caro MAD.......MAD escreveu:No meu parco entendimento isso não vai fazer eles aliviarem as frenagens, nem diminuir a velocidade, os pilotos sempre vão tentar obter o desempenho máximo com o que eles dispões. Se as distâncias de frenagem aumentam e a velocidade das curvas diminuí, é porque eles não são capazes de fazer melhor. Acho que essa diminuição da área do pneu só faz eles terem que trocar os pneus mais vezes, isso sim. .Robson escreveu:t;]As ranhuras nos pneus de F1 servem para diminuir a vida útil dos pneus.... em consequencia os pilotos são obrigados a frear antes, economizar pneus nas curvas, e teoricamente, isso diminui a velocidade média nos circuitos.
Eles aliviam a frenagem sim, pq sentem o desgaste maior dos pneus a cada volta... vc sabe que para pilotar F1 ou qualquer carro de alto desempenho o piloto tem de ter "feeling"
Depoimento de Jarno Trulli, sobre os pneus com sulcos:
FEV - TRULLI QUER SLICKS EM 2009. Jarno Trulli é um dos muitos pilotos a saudar o agora provável retorno dos pneus slicks em 2009. O piloto reagiu à notícia de que a Bridgestone fará em Jerez uma sessão com os "slicks" para testar a sua evolução perante os novos parâmetros da F1.
Segundo Trulli, "os pneus com sulcos prejudicam os pilotos, pois alteram o seu comportamento ao longo da corrida. Além disso esfarelam e obrigam-nos a corrigir mais do que conduzir. É uma característica normal deste pneu, granular". Segundo Trulli, quem se adaptou bem aos sulcos vai sofrer mais na volta dos slicks.
O granular acontece porque a área de contacto com a pista é menor, o que provoca o superaquecimento do pneu.
Para Jarno, o regresso dos slicks melhorará o espectáculo das corridas. "Hoje os pneus não dão tantas garantias para ultrpassar e isso vai piorar ainda mais este ano com o fim do controlo de tracção. Vai ficar ainda mais duro controlar o desgaste dos pneus!"
Fonte: http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/f1_2008/ ... &post=1235
Isso é, ainda tô esperando mais detalhes sobre o esquema de vibração. Mas tb é sempre mais rápido esquentar algo mais dividido que algo grande (resfriar tb).Robson escreveu:Que engraçado... com ranhuras a área de contato da borracha com o ar é maior, sendo assim a troca de calor entre a borarcha e o ar tb é maior... é o mesmo princípio dos discos de freios ventilados.....Kuati escreveu:Sobre ranhuras, pra mim é claro q seja pra escoar água de chuva. Essa coisa de servir pra esquentar mais rápido o pneu eu não sabia, mas me parece bem lógico. Logo passo a acreditar q é pra escoar água e pra esquentar mais rápido.[ ]'s
Não me parece tão lógico assim...
No caso aí penso que a força de aquecimento do atrito com o asfalto seja algo bem maior que o poder de resfriamento do atrito com o ar, além da tal vibração, da qual quero saber mais sobre.
[ ]'s

não achei aqui o gráfico que esclarece !!!
volto a lembrar que pneu de moto não é igual a pneu de carro,
o bom é que quase tudo esta respondido
mas a comparação carro moto dispersa a discussão
e a borracha é preta e cara e não dura nada
volto a lembrar que pneu de moto não é igual a pneu de carro,
o bom é que quase tudo esta respondido
mas a comparação carro moto dispersa a discussão
e a borracha é preta e cara e não dura nada
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
É preta, cara, não dura nada, e de borracha mesmo (da seringueira) não tem mais nada.
Viajaire é preciso...