Tópico sobre Consórcios
-
Bira
Tópico sobre Consórcios
Mensagem original:

resolvi mudar o título do tópico já que a minha dúvida foi sanada, e criar aqui um canal de comunicação sobre os interessados no tema.Bira escreveu: Peçoa'z,
tendo em vista a inviabilidade de comprar uma moto "no esquema" agora, tenho considerado seriamente a viabilidade de um consórcio.
no caso, seria pra pegar uma moto zero km (e não poderia ser nada assim digamos muito "fudânico", nesse caso a preferência cairia para a babona XRE 300 com ABS, com parcelas no consórcio em torno de 290 reais). Com taxa de administração, e o caralho a quatro, depois dos 72 meses o valor pago seria em torno de 20k.
A idéia seria contratar um plano de consórcio, ir pagando, e depois dar um lance.
Para um consórcio desses, com carta de crédito na faixa dos 16200, qual é o lance que o pessoal dá em média para tirar a moto? E como funciona isso? Tem como quitar o bem antes com desconto ou pra quitar só pagando esse valor "cheio" de 20k? Nunca fiz consórcio, realmente não sei como a parada funciona.
e o consórcio do banco do brasil? (em 60x parcela maior, valor final pago sai mais ou menos a mesma coisa)
Editado pela última vez por Bira em 05 Jan 2011, 16:21, em um total de 1 vez.
Re: Consórcio Nacional Honda - dicas? (XRE 300)
Cara, estou estudando sobre esse assunto pois também tenho interesse em adquirir um consórcio.
O valor do lance é impossível de prever, digo, se o vendedor te “garantir” que com 30/40/50% de lance na primeira assembléia você irá tirar o bem, não é garantido. Mas pelo que tenho lido, nas primeiras assembléias o valor do lance gira na casa dos 40/ 50% e depois vai diminuindo. A dica que me deram é tentar entrar em um grupo já formado, dessa forma os lances maiores já saíram nas primeiras assembléias.
Se você der o maior lance, você tira a moto. Não precisa quitar o bem antes (só se quiser, não sei se tem desconto), você terá que optar por diminuir o número das parcelas ou o valor das parcelas. Por exemplo, se a carta for de 10k reais e você der um lance de 5k. Vai pagar no ato 5k e o restante você pode manter o valor da parcela e diminuir o número de prestações, ou manter o número e diminuir o valor, sacou?
E repetindo a pergunta: em consórcio, se quiser quitar 100% do bem antes do término, tem desconto?
Valeu,
Marcus DT
O valor do lance é impossível de prever, digo, se o vendedor te “garantir” que com 30/40/50% de lance na primeira assembléia você irá tirar o bem, não é garantido. Mas pelo que tenho lido, nas primeiras assembléias o valor do lance gira na casa dos 40/ 50% e depois vai diminuindo. A dica que me deram é tentar entrar em um grupo já formado, dessa forma os lances maiores já saíram nas primeiras assembléias.
Se você der o maior lance, você tira a moto. Não precisa quitar o bem antes (só se quiser, não sei se tem desconto), você terá que optar por diminuir o número das parcelas ou o valor das parcelas. Por exemplo, se a carta for de 10k reais e você der um lance de 5k. Vai pagar no ato 5k e o restante você pode manter o valor da parcela e diminuir o número de prestações, ou manter o número e diminuir o valor, sacou?
E repetindo a pergunta: em consórcio, se quiser quitar 100% do bem antes do término, tem desconto?
Valeu,
Marcus DT
-
Bira
aí vem mais outra pergunta importante que eu esqueci.
você dá o lance (ou é sorteado)e tá com a carta de crédito na mão. quer pegar um bem um pouco + caro. vocẽ acerta a diferença do valor direto com o lojista ou faz por variação no valor das parcelas?
você dá o lance (ou é sorteado)e tá com a carta de crédito na mão. quer pegar um bem um pouco + caro. vocẽ acerta a diferença do valor direto com o lojista ou faz por variação no valor das parcelas?
Quando você estiver com a carta de crédito na mão, você acerta o valor com o lojista e pronto. Difícil mesmo é você conseguir a carta de crédito.. pelo menos aqui comigo eu não consegui.Bira escreveu:aí vem mais outra pergunta importante que eu esqueci.
Circuito dos Cristais
XTZ 125 E 2003
Fan 125 KS 2008
NXR 150 2009
GS500E 2008
Lead 110 2014
Factor 125 2010
Crosser 150 2022
142 832 ... 26 111 ... 31 594 ... 31 170 ... 13 663 ... 12 999 ... 3 000 e rodando dessa vez bem devagar pois já tô ficando antigo aqui...
XTZ 125 E 2003
Fan 125 KS 2008
NXR 150 2009
GS500E 2008
Lead 110 2014
Factor 125 2010
Crosser 150 2022
142 832 ... 26 111 ... 31 594 ... 31 170 ... 13 663 ... 12 999 ... 3 000 e rodando dessa vez bem devagar pois já tô ficando antigo aqui...
-
Bira
perguntei da carta de crédito porque no BB não tem plano pra XRE com ABS, só sem. Aí teria uma diferença pra acertar o valor. Claro que aí poderia pegar o plano da Ninjinha que tem carta de crédito de valor parecido com o do CNH para a XRE com ABS. Pelo BB me dá menos trabalho.fosknet escreveu:Quando você estiver com a carta de crédito na mão, você acerta o valor com o lojista e pronto. Difícil mesmo é você conseguir a carta de crédito.. pelo menos aqui comigo eu não consegui.Bira escreveu:aí vem mais outra pergunta importante que eu esqueci.
perguntei da carta de crédito porque no BB não tem plano pra XRE com ABS, só sem. Aí teria uma diferença pra acertar o valor.[/quote]
Tem como quitar o bem antes do consórcio terminar sim, massss não há desconto, talvez isso possa ser negociado, apesar de que acho difícil. Outra coisa é que os valores vão reajustando de ano em ano e no fim do consórcio se você tiver pago mais, você recebe o valor de volta.
Consórcio é bom, falta 1 ano pra terminar o meu, o ruim é só no início mesmo.
Espero ter ajudado.flws!!
O lance geralmente é por volta de 30% do valor total (20 mil realhos).Bira escreveu:Peçoa'z,
tendo em vista a inviabilidade de comprar uma moto "no esquema" agora, tenho considerado seriamente a viabilidade de um consórcio.
no caso, seria pra pegar uma moto zero km (e não poderia ser nada assim digamos muito "fudânico", nesse caso a preferência cairia para a babona XRE 300 com ABS, com parcelas no consórcio em torno de 290 reais). Com taxa de administração, e o caralho a quatro, depois dos 72 meses o valor pago seria em torno de 20k.
A idéia seria contratar um plano de consórcio, ir pagando, e depois dar um lance.
Para um consórcio desses, com carta de crédito na faixa dos 16200, qual é o lance que o pessoal dá em média para tirar a moto? E como funciona isso? Tem como quitar o bem antes com desconto ou pra quitar só pagando esse valor "cheio" de 20k? Nunca fiz consórcio, realmente não sei como a parada funciona.
e o consórcio do banco do brasil? (em 60x parcela maior, valor final pago sai mais ou menos a mesma coisa)
Tem como quitar o bem antes do consórcio terminar sim, massss não há desconto, talvez isso possa ser negociado, apesar de que acho difícil. Outra coisa é que os valores vão reajustando de ano em ano e no fim do consórcio se você tiver pago mais, você recebe o valor de volta.
Consórcio é bom, falta 1 ano pra terminar o meu, o ruim é só no início mesmo.
Espero ter ajudado.flws!!
Quando ao BB eu não sei.. pelo o que já vi falarem aqui no fórum, parece ser bem mais interessante financeiramente falando do que nas próprias cc's.Bira escreveu:fosknet escreveu:Quando você estiver com a carta de crédito na mão, você acerta o valor com o lojista e pronto. Difícil mesmo é você conseguir a carta de crédito.. pelo menos aqui comigo eu não consegui.Bira escreveu:aí vem mais outra pergunta importante que eu esqueci.
Circuito dos Cristais
XTZ 125 E 2003
Fan 125 KS 2008
NXR 150 2009
GS500E 2008
Lead 110 2014
Factor 125 2010
Crosser 150 2022
XTZ 125 E 2003
Fan 125 KS 2008
NXR 150 2009
GS500E 2008
Lead 110 2014
Factor 125 2010
Crosser 150 2022
Bira, varia muito. Pra vc ter uma idéia, olha os lances do meu consórcio (XJ6N, 9 parcelas até agora):

-
Bira
poisé.
troquei umas idéias com uns dois colegas aqui do trabalho, e resolvi encarar a parada.
vai valer como experiência. pelo que vi, tirando a não existência de descontos referentes à taxa de administração caso resolva quitar antecipadamente o bem, e de não ter o bem "de cara" na mão (impulso), parece só ter vantagens em relação ao que eu usava antes (crédito consignado em folha, que tem taxas bem baixinhas para servidor federal).
troquei umas idéias com meu gerente aqui na agência do BB, e acabei, em vez de entrar num grupo novo, entrando em um grupo já em andamento, a diferença na parcela não é tão grande assim pro meu orçamento, mas o prazo de pagamento é BEM menor (38 meses em vez de 60 num grupo novo no BB e 72 no CNH) e mais adeqüado a um bem como uma motocicleta.
vamos ver se vai valer à pena no final das contas.
obrigado a todos pelos esclarecimentos,
e segue o baile!
troquei umas idéias com uns dois colegas aqui do trabalho, e resolvi encarar a parada.
vai valer como experiência. pelo que vi, tirando a não existência de descontos referentes à taxa de administração caso resolva quitar antecipadamente o bem, e de não ter o bem "de cara" na mão (impulso), parece só ter vantagens em relação ao que eu usava antes (crédito consignado em folha, que tem taxas bem baixinhas para servidor federal).
troquei umas idéias com meu gerente aqui na agência do BB, e acabei, em vez de entrar num grupo novo, entrando em um grupo já em andamento, a diferença na parcela não é tão grande assim pro meu orçamento, mas o prazo de pagamento é BEM menor (38 meses em vez de 60 num grupo novo no BB e 72 no CNH) e mais adeqüado a um bem como uma motocicleta.
vamos ver se vai valer à pena no final das contas.
obrigado a todos pelos esclarecimentos,
e segue o baile!
Re: Tópico sobre Consórcios
Também estou nessa... acredito que na próxima semana eu faça a adesão em um grupo em andamento.
A vendedora está separando alguns grupos cujos lances recentes não estejam tão altos.
Acredito que seja uma época boa, a galera já deve ter torrado o 13o. nas festas de fim de ano e viagens de férias, diminui o % de lance kkkkk.....
Já fiz uso de consórcios várias vezes no passado, por lance só peguei uma vez com 27%, nas outras esperei o sorteio.
Tentei quitar antecipado 1 vez mas desisti, não tem desconto nenhum.
Com a loucura que estão as taxas de financiamento após a mudanças das regras, consórcio voltou a ser muito vantajoso.
A vendedora está separando alguns grupos cujos lances recentes não estejam tão altos.
Acredito que seja uma época boa, a galera já deve ter torrado o 13o. nas festas de fim de ano e viagens de férias, diminui o % de lance kkkkk.....
Já fiz uso de consórcios várias vezes no passado, por lance só peguei uma vez com 27%, nas outras esperei o sorteio.
Tentei quitar antecipado 1 vez mas desisti, não tem desconto nenhum.
Com a loucura que estão as taxas de financiamento após a mudanças das regras, consórcio voltou a ser muito vantajoso.
No meio do caminho, dá uma loucura no mercado (q ninguém sabe explicar), e o preço do bem sobe 120%. Vc vai pagar a diferença. Se não pagar só te devolvem oq vc pagou, no final, aaaaanos depois. Corrigido? Só na justiça.
No meio do caminho, o bem sai de linha, e colocam no lugar um bem com o triplo do preço, q vc naum pode pagar.
No meio do caminho, vc passa alguma dificuldade, e não consegue passar o consórcio adiante nem vendendo pela metade do preço.
No meio do caminho, vc descobre q se tivesse guardado a grana, teria dado de entrada, parcelado o resto bem mais barato q o consórcio, e estaria de moto... sem alienação. E descobre tmb q se guardasse juntamente o dinheiro do lance, compraria a vista.
No meio do caminho, vc foi contemplado, mas sua moto sai de linha. Colocam um bem no lugar q custa o triplo, e vc vai pagar por este bem e não o "seu".
etcetcetc...
Tem TANTA coisa...mas TANTA coisa no meio dakelas letrinhas do contrato, q se vc entendesse sairia correndo desesperado protegendo o traseiro.
No meio do caminho, o bem sai de linha, e colocam no lugar um bem com o triplo do preço, q vc naum pode pagar.
No meio do caminho, vc passa alguma dificuldade, e não consegue passar o consórcio adiante nem vendendo pela metade do preço.
No meio do caminho, vc descobre q se tivesse guardado a grana, teria dado de entrada, parcelado o resto bem mais barato q o consórcio, e estaria de moto... sem alienação. E descobre tmb q se guardasse juntamente o dinheiro do lance, compraria a vista.
No meio do caminho, vc foi contemplado, mas sua moto sai de linha. Colocam um bem no lugar q custa o triplo, e vc vai pagar por este bem e não o "seu".
etcetcetc...
Tem TANTA coisa...mas TANTA coisa no meio dakelas letrinhas do contrato, q se vc entendesse sairia correndo desesperado protegendo o traseiro.
Editado pela última vez por dbsmsx em 05 Jan 2011, 16:50, em um total de 1 vez.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
-
Bira
é um risco que existe. aliás, qualquer transação tem riscos.dbsmsx escreveu:No meio do caminho, dá uma loucura no mercado (q ninguém sabe explicar), e o preço do bem sobe 120%.
No meio do caminho, o bem sai de linha, e colocam no lugar um bem com o triplo do preço.
No meio do caminho, vc descobre q se tivesse guardado a grana, teria dado de entrada, parcelado o resto bem mais barato q o consórcio, e estaria de moto... sem alienação.
etcetcetc...
quando você financia um bem, tem riscos. você pode perder seu emprego e não ter como pagar ; vai ter a mesma dificuldade pra passar o ágio adiante. se você é servidor público, pode ter seu salário reduzido (se vocẽ tem por exemplo cargo de chefia).
juntar dinheiro? se der uma crise econômica lascada e a inflação voltar com tudo (é um risco pequeno, mas existe) você vai ficar com nada na mão. outra, numa eventualidade, o dinheiro que você tava juntando pra moto vai ter que ir embora.
a vida é cheia de riscos, meu caro. não pense que vai ser guardando dinheiro embaixo do colchão que você vai se ver livre deles.
aliás, se fosse pra ser 100% racional, nem andar de moto eu andava.
Numa boa, sério, to escrevendo como bate-papo mesmo, ok?Bira escreveu:é um risco que existe. aliás, qualquer transação tem riscos.dbsmsx escreveu:No meio do caminho, dá uma loucura no mercado (q ninguém sabe explicar), e o preço do bem sobe 120%.
No meio do caminho, o bem sai de linha, e colocam no lugar um bem com o triplo do preço.
No meio do caminho, vc descobre q se tivesse guardado a grana, teria dado de entrada, parcelado o resto bem mais barato q o consórcio, e estaria de moto... sem alienação.
etcetcetc...
quando você financia um bem, tem riscos. você pode perder seu emprego e não ter como pagar ; vai ter a mesma dificuldade pra passar o ágio adiante. se você é servidor público, pode ter seu salário reduzido (se vocẽ tem por exemplo cargo de chefia).
juntar dinheiro? se der uma crise econômica lascada e a inflação voltar com tudo (é um risco pequeno, mas existe) você vai ficar com nada na mão. outra, numa eventualidade, o dinheiro que você tava juntando pra moto vai ter que ir embora.
a vida é cheia de riscos, meu caro. não pense que vai ser guardando dinheiro embaixo do colchão que você vai se ver livre deles.esse "no meio do caminho" é muito perigoso. se pensar demais, ninguém faz nada.
aliás, se fosse pra ser 100% racional, nem andar de moto eu andava.
E assim Darwin vai agindo. Naum falei pra não fazer consórcio, e nem pra ser um de moto. Passarinho q come pedra sabe o brioco q tem. A intenção foi alertar pra todas as letrinhas do contrato e saber dos riscos, já q pra andar de moto a gente tem q fazer o mesmo, mas infelizmente muita gente não calcula, se empolga, e se não se ferra antes de ter a moto, se ferra depois né? É tipo assim: vc conhece os riscos de cabo a rabo, e conscientemente assume... seria o ideal pra curtir melhor td.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
"Zoiúda"
-
Bira
eu sei. só tô continuando o papo.dbsmsx escreveu: Numa boa, sério, to escrevendo como bate-papo mesmo, ok?![]()
E assim Darwin vai agindo. Naum falei pra não fazer consórcio, e nem pra ser um de moto. Passarinho q come pedra sabe o brioco q tem. A intenção foi alertar pra todas as letrinhas do contrato e saber dos riscos, já q pra andar de moto a gente tem q fazer o mesmo, mas infelizmente muita gente não calcula, se empolga, e se não se ferra antes de ter a moto, se ferra depois né? É tipo assim: vc conhece os riscos de cabo a rabo, e conscientemente assume... seria o ideal pra curtir melhor td.
quer ver uma coisa que não sai da minha cabeça?
juntar dinheiro e limpar o tacho pra comprar a moto dos sonhos. aí dá uma eventualidade e você precisa vender a moto. aí descobre que a moto não tem aqueeeela liquidez, e se lasca, fudido, com uma emergência, e uma moto ruim de mercado e encalhada.
vendo por esse prisma, às vezes é interessante juntar uma boa grana, sim, mas não usar tudo pra comprar o bem (salvo imóvel, nesses casos vale tudo o que for alternativa pra adquirir) , financiar uma parte deixando a reservinha guardada lá. AINDA que a grana reservada investida não vá render tanto quanto você vai pagar de juros no financiamento, dá uma tranquilidade danada saber que pra uma eventual necessidade (por exemplo problemas de saúde), ela está lá, guardadinha, podendo ser usada sem precisar se desesperar para se desfazer de bem nenhum. eu penso assim agora.
tô com boa parte da grana da bandit guardadinha, e decidi que não vou usar tudo de uma vez pra comprar outra moto não. não vale à pena.
acho que as coisas PLANEJADAS (independente da modalidade de crédito ou pagamento escolhida) é que são boas. e todas as modalidades têm seu mérito, diversificar no crédito é bom, como também é bom no investimento. e esse mix de vantagens e desvantagens de cada modalidade que fazem os grandes investidores variarem suas carteiras.
Issae, eu concordo...
Embora admito, sou um desastre na disciplina financeira, hehehe. Só faço merda. Sempre comprei td o q queria e paguei, mas sempre contando com o melhor e rezando o tempo todo pra não acontecer nada. heheheh!
Embora admito, sou um desastre na disciplina financeira, hehehe. Só faço merda. Sempre comprei td o q queria e paguei, mas sempre contando com o melhor e rezando o tempo todo pra não acontecer nada. heheheh!
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
"Zoiúda"
-
Bira
com o tempo você aprende...dbsmsx escreveu:Issae, eu concordo...![]()
aliás, a gerente da agência me ligou ainda há pouco sugerindo cancelar esse contrato de consórcio que acabei de fazer. ela se enganou com uma informação lá (ela nunca tinha vendido consórcio, quem me deu toda a orientação foi o gerente da outra agência do mesmo posto), e disse que conseguiu um grupo melhor pra mim (pegando um grupo de automóvel também em andamento), pra eu passar lá amanhã pra ver. de repente...
- Saurus
- Mito
Bira, entendo perfeitamente seu ponto de vista. Por isso não posso deixar de concordar contigo, afinal, é bom ter aquela graninha em caixa que lhe permite continuar a ter o mesmo padrão de vida, por exemplo, continuar comendo filé, comendo do bom e do melhor, podendo ir a um cineminha ou teatro com a patroa, almoçar num restaurante legal no FDS e coisas assim (comida e lazer se compra à vista) do que empacar todo seu caixa numa coisa e ficar um bom tempo roendo osso até recompor o caixa novamente. A isso se dá o nome de administração do bem-estar. Eu também não lido bem com motos e carros na garagem e ossos para roer à mesa. Prefiro ter motos e carros na garagem e filé à mesa. É uma questão de usar o ganho mensal para arcar com esses gastos com prestação de bens duráveis, de forma que a dívida fique sempre administrável sem deixar o caixa furado.
Também entendo o que o dbsmsx falou, pois sei os percalços que ele passou com o consórcio nacional Yamaha por causa da Virago que ele tinha comprado num consórcio deles e pouco tempo depois a Yamaha tirou a Virago de linha e trouxe a DragStar 650 que custava 3x mais do que a última Virago zero km e a administradora do consórcio arbitrou que ele teria que pagar por uma DragStar e receber uma Virago. Sente no drama e na phorradaria em que foi dar isso.
Então entendo perfeitamente vocês dois.
Também entendo o que o dbsmsx falou, pois sei os percalços que ele passou com o consórcio nacional Yamaha por causa da Virago que ele tinha comprado num consórcio deles e pouco tempo depois a Yamaha tirou a Virago de linha e trouxe a DragStar 650 que custava 3x mais do que a última Virago zero km e a administradora do consórcio arbitrou que ele teria que pagar por uma DragStar e receber uma Virago. Sente no drama e na phorradaria em que foi dar isso.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
-
Bira
putz, não sabia que o cara tinha passado por essa.Saurus escreveu:Bira, entendo perfeitamente seu ponto de vista. Por isso não posso deixar de concordar contigo, afinal, é bom ter aquela graninha em caixa que lhe permite continuar a ter o mesmo padrão de vida, por exemplo, continuar comendo filé, comendo do bom e do melhor, podendo ir a um cineminha ou teatro com a patroa, almoçar num restaurante legal no FDS e coisas assim (comida e lazer se compra à vista) do que empacar todo seu caixa numa coisa e ficar um bom tempo roendo osso até recompor o caixa novamente. A isso se dá o nome de administração do bem-estar. Eu também não lido bem com motos e carros na garagem e ossos para roer à mesa. Prefiro ter motos e carros na garagem e filé à mesa. É uma questão de usar o ganho mensal para arcar com esses gastos com prestação de bens duráveis, de forma que a dívida fique sempre administrável sem deixar o caixa furado.
culpa da yamaha. melhor é comprar consórcio da honda.
-
edgard
- Motociclista
tem gente mau informada ainda: todo e qualquer financiamento, consórcio, rifa de igreja, etc.... quando é pago ANTES do vencimento, tem desconto. o que acontece é que ninguém pergunta e o vendedor se faz de morto, é claro. compramos um carro usado e financiei 10k em 10x, +/- 1150,00 em 10x. pago sempre antes do vencimento e já tive descontos em todas que paguei antes. consórcio é a mesma coisa, se paga antes, tem desconto, se adianta parcelas vincendas(a vencer) tem desconto, é só se informar, e o bb é o mais indicado, ainda mais se for cliente.
moto atual cb500f 2014, branca
-
Bira
não foi o que me foi informado na agência. eu perguntei isso. não tem desconto para quitar antecipado.
-
edgard
- Motociclista
então procure outro consórcio, pois até cdc tem desconto pra pag. antecipado
moto atual cb500f 2014, branca