Acidentes com motos representaram 60,7% das indenizações!

Grupo de discussão geral sobre motos.
diegonunes
Dinossauro

Acidentes com motos representaram 60,7% das indenizações!

Mensagem por diegonunes »

Ta ai a desculpa pelo preço do DPVAT! (by Zeidan) :-D

Acidentes com motos representaram 60,7% das indenizações pagas pelo Seguro Obrigatório em 2010, que somaram R$ 2,028 bilhões. Foi o percentual mais alto dos últimos cinco anos, considerando dados da Seguradora Líder, que administra o DPVAT.

No ano passado, foram aceitos 153.341 pedidos de indenização por acidentes envolvendo esse tipo de veículo, que representa 26,3% da frota nacional. Para vítimas de acidentes com automóveis houve 78.322 indenizações, 31% dos 252.351 pagamentos no ano. Em números absolutos, o total de indenizações por acidentes com moto em 2010 foi um pouco menor que o de 2008, quando houve 153.662 pagamentos, mas que representavam 56,4% do total.

O seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre, ou DPVAT, é obrigatório por lei (6.194/74) desde 1974 e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto. Não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos.

A fatia das indenizações por acidentes com motos cresceu gradativamente nos últimos anos. Em 2005, foi de 46,3%, mais equilibrada com a de pagamentos por acidentes com automóveis, que foram 43% do total de 175.021 indenizações. Em 2007, os sinistros com motos passaram a mais de 50% do montante pago.

A constante alta justifica, segundo a seguradora, o fato de o DPVAT ser mais caro para motos do que para carros. Com o reajuste autorizado neste ano, o seguro sai por R$ 274,06 para esse tipo de veículo contra R$ 101,16 para automóveis. “As motos representam1/4 da frota do país, mas 60% das indenizações pagas. O preço é proporcional à freqüência”, diz o presidente da Líder, Ricardo Xavier.

O valor da indenização, no entanto, não muda desde 2007. Em caso de morte por acidente envolvendo qualquer tipo de veículo, o pagamento é de R$ 13,5 mil, valor máximo também para invalidez permanente. Para despesas médicas e suplementares, não passa de R$ 2,7 mil. Segundo o Ministério da Fazenda, a correção só pode ser feita se houver uma mudança na lei.

Estatísticas são poucas
É difícil comparar os números de indenizações pagas pelo DPVAT com a ocorrência de acidentes no Brasil. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que o último levantamento que divide o número de acidentes por tipo de veículo foi feito em 2008. Considerando os que tiveram vítimas (mortos ou feridos), foram 597.786 no total, sendo 200.449 (33,53%) com motocicletas, a maior parte em São Paulo e em Goiás. O número, no entanto, é menor do que os 246.712 envolvendo automóveis (41%). Naquele ano, o DPVAT pagou 272.003 indenizações, 56,4% delas para acidentes com motos.

O número de indenizações pagas em um ano não pode ser considerado como representativo dos acidentes no mesmo período porque o prazo para dar entrada no pedido do DPVAT é de três anos. Há exceções: para acidentes envolvendo invalidez, nos quais o acidentado esteve ou ainda está em tratamento, o prazo para prescrição levará em conta a data do laudo conclusivo do Instituto Médico Legal (IML).

Motociclistas lideram casos de invalidez
Em 2010, mais de 68% das pessoas que receberam indenização por invalidez permanente estavam envolvidas em acidentes com motocicletas, assim como 65,63% dos que receberam reembolso de despesas médico-hospitalares, segundo a Seguradora Líder. Em 69% dos acidentes em veículos de duas rodas, a vítima é o próprio condutor. Para o presidente da seguradora, falta de consciência aos usuários.

Dados compilados pelo Ministério da Saúde entre 1997 e 2008 apontam crescimento do risco de morte por motociclistas em acidentes. A incidência é maior na faixa dos 15 aos 19 anos, em que esse tipo de ocorrência causou o maior número de mortes por causas externas (acidentes e violência).

Do total arrecadado pelo DPVAT, 45% são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para despesas com assistência médica dos segurados vitimados em acidentes, e 5% vão para Denatran, para campanhas de prevenção de acidentes e educação no trânsito. É possível tirar dúvidas sobre o seguro pelo 0800-0221204, além do site http://www.dpvatseguro.com.br.

Fonte: Auto Esporte - Rede Globo
Editado pela última vez por diegonunes em 03 Fev 2011, 16:31, em um total de 1 vez.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Zeidan
Mito

Re: Acidentes com motos representaram 60,7% das indenizações

Mensagem por Zeidan »

diegonunes escreveu:Ta ai o motivo do preço do DPVAT![/size]
E pelo jeito vc acredita também em Papai Noel, Peter Pan, Pinóquio, Velho Gepeto.... :lol:

.
diegonunes
Dinossauro

Os outro fatores não precisam ser comentado né Zeidan. Mas que isso é fator é.

Eu só acredito no Papai Noel, :fuck:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Faltou aí saber a relação entre nº de acidentes x nº de pessoas que pedem a indenização.

A, dados fornecidos pela própria seguradora, deve ser beeem confiável. Imagina se ela tem algum interesse. :roll:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

diegonunes escreveu:Os outro fatores não precisam ser comentado né Zeidan. Mas que isso é fator é.

Eu só acredito no Papai Noel, :fuck:

Não, isso é a desculpa. :crazy:

.
diegonunes
Dinossauro

uahe verdade. Vou até mudar. ;-)
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

diegonunes escreveu:...Do total arrecadado pelo DPVAT, 45% são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), para despesas com assistência médica dos segurados vitimados em acidentes, e 5% vão para Denatran, para campanhas de prevenção de acidentes e educação no trânsito....
Isso é que realmente explica a alta dos valores do DPVAT. Com o fim da CPMF e congêneres, os caras tiveram que arrumar outra fonte para manter a bocada, a teta.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Zeidan
Mito

Mensagem por Zeidan »

Besta. :lol:

.
diegonunes
Dinossauro

kkkk, funciona igualzinho a ONG, tudo mascarado! :cher:
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Isso é que nem enterro de anão, todo mundo fala, mas ninguem nunca viu. Eu conheço muita gente que anda de moto, e nunca vi alguem dizer que recebeu indenização do DPVAT, aqui no m@d mesmo nunca ouvi alguem falar o dito cujo.

To com preguiça de escrever...mas se o dpvat so reembolsa despesas médias até uns 3k +- (acho que é um pouco menos), não me parece muito provavel que se alguem de baixa renda sofrer um acidente, ir para um hospital particular aonde uma conta pode passar fácil de uns 15k , so para reembolsar 3k e ficar com o restante da divida. Não consigo entender essa logica do DPVAT, na real não existe.
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Filipe escreveu:Isso é que nem enterro de anão, todo mundo fala, mas ninguem nunca viu. Eu conheço muita gente que anda de moto, e nunca vi alguem dizer que recebeu indenização do DPVAT, aqui no m@d mesmo nunca ouvi alguem falar o dito cujo.

To com preguiça de escrever...mas se o dpvat so reembolsa despesas médias até uns 3k +- (acho que é um pouco menos), não me parece muito provavel que se alguem de baixa renda sofrer um acidente, ir para um hospital particular aonde uma conta pode passar fácil de uns 15k , so para reembolsar 3k e ficar com o restante da divida. Não consigo entender essa logica do DPVAT, na real não existe.
Existe sim senhor. Foi feita/criada para não pagar phorrra nenhuma para ninguém e o SUS e o DENATRAN embolsarem o dinheiro, aliás, isso vai parar na conta de alguém na Suíça.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Filipe escreveu:Isso é que nem enterro de anão, todo mundo fala, mas ninguem nunca viu. Eu conheço muita gente que anda de moto, e nunca vi alguem dizer que recebeu indenização do DPVAT, aqui no m@d mesmo nunca ouvi alguem falar o dito cujo.

Funciona sim.
Mas tem muito pilantra no meio que ganha emcima disso

Adevogado cobrando 30% etc

O que "vale a pena" é no caso de morte: 13.5k garantido, ou alguma invalidez permanente, até 13.5k

Despesas médicas até 2.700, vale a pena no caso de uso de remédios, etc
;-)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Luigi escreveu:O que "vale a pena" é no caso de morte: 13.5k garantido, ou alguma invalidez permanente, até 13.5k

:lol: :lol: :lol: :lol:

:rof: :rof: :rof: :rof:

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

kkkkk po smoker.

Eu sei que parece sacanagem.

Mas cada caso que aparece aqui, a "morte" de um familiar de vez em quando salva a família! rs
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Luigi escreveu:kkkkk po smoker.

Eu sei que parece sacanagem.

Mas cada caso que aparece aqui, a "morte" de um familiar de vez em quando salva a família! rs

:rof: :rof: :rof:

Então neguinho (branquinho também) aí deve ficar puto da vida se o cara fica inválido. Além de não salvar a família, ainda dá mais despesas.

Show.

:lol: :lol: :lol:

B12S

Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Só pra explicar, não trabalho (nem trabalhamos com isso)

Mas como "ação social" damos entrada gratuitamente em processo de DPVAT aqui no sindicato.
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

por causa dos 10% a mais, precisamos pagar 3 vezes mais?
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Filipe
Dinossauro

Mensagem por Filipe »

Luigi escreveu:

Funciona sim.
Mas tem muito pilantra no meio que ganha emcima disso

Adevogado cobrando 30% etc

O que "vale a pena" é no caso de morte: 13.5k garantido, ou alguma invalidez permanente, até 13.5k

Despesas médicas até 2.700, vale a pena no caso de uso de remédios, etc
;-)
Entao vamos contablizar, no caso de um acidente, que o cara fica todo quebrado nao adianta de nada, ou pq vai pra um SUSão da vida quando é pobre, ou quando tem grana vai pelo plano de saúde (quando o cara é um pouco menos pobre), pq ir direto pro particular é raro. Remédio em trauma, é o de menos né, até pq a maioria das coisas vc ja recebe direto pelo hospital quando tá internado e o mais caro são as cirurgias e o custo da internação

13,5k pra morte? Dá no máximo pra fazer um enterro meia boca, se o cara não tiver o terreno no cemitério, acho que nem da diretoa, pq entre caixão, flores, velório, translado vai uma grana.

Resumindo tudo isso por 280 conto por ano? Lembrando que acho que uns 70% de quem paga Dpvat a moto não passa de 6k de valor de mercado, ou seja é um custo muitooo alto para um retorno muito ruim. Bom é minha opinião. Eu não pagaria esse dpvat se pudesse, até pq tenho plano de saúde, e pra quem é pobre pra cobrir despesas médicas pouco adianta tb.
Imagem
FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!
Imagem
AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Filipe escreveu:Eu não pagaria esse dpvat se pudesse, até pq tenho plano de saúde, e pra quem é pobre pra cobrir despesas médicas pouco adianta tb.
Concordo. ;-)
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Recebe sim um sobrinho meu por parte da mulher faleceu num acidente de moto e meu cunhado recebeu o valor. Eu que pesquisei pra ele o troço, porque antes de chegar a noticia direito pra familia já tem gente da funeraria e tal rondando o endereço do morto pra tentar "ajudar" a receber o DPVAT.
O que eu acho errado é nessas estatisticas quantos acidentados de motos, foram acidentes envolvendo carro. Pra mim fazendo essa estatitisca o negocio ia ficar "pareio". O carro fecha a moto o cara bate se quebra e a culpa é da moto.
Não tem logica o valor do dpvat da moto ser 279,27 e do carro 105,68. tão simplismente jogando com a imagem que moto é perigosa e mata mais e pronto.
esse rembolso de medicamento muitas vezes fica pro proprio pronto socorro que atendeu, mas graças a isso hoje o que melhor funfa e siate e emergencia de acidentado. Tenta ser atendido sem ser emergencia de acidente.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Responder