V Strom 650 no Brasil
- Fernando - BH
- Motoqueiro
V Strom 650 no Brasil

Por Téo Mascasrenhas, Jornalista especializado em motos do Caderno de Veículos do jornal Estado de Minas, nesta data
Seguindo a trilha da ampliação de sua linha, a Suzuki apresenta até o fim do ano no Brasil o modelo V-Strom 650, que é a irmã menor da V-Strom 1000, já comercializada aqui. A dúvida que ainda persistia até o lançamento era o preço próximo ao da irmã maior, já que são motos semelhantes, inviabilizando sua comercialização. Entretanto, o grande vácuo neste segmento parece anular a desvantagem, permitindo seu desembarque oficial.
A montadora não confirma, mas os concessionários já foram informados sobre o novo modelo, ainda sem valor definido. Em um raciocínio provável, o preço deve manter a mesma proporção praticada na Europa, com uma diferença entre 20% e 30%, entre o modelo maior e o menor. A V-Strom 1000 é comercializada no Brasil por cerca de R$ 43 mil, o preço da irmã menor V-Strom 650 ficaria em torno de R$ 32 mil, no “limite” do custo/benefício.
O visual é bastante semelhante ao da irmã maior, mas o banco é mais baixo, a 820mm do solo, possibilitando mais conforto para quem não tem estatura tão elevada. Conforto também proporcionado pelo pára-brisa, que pode ser regulado na altura em até 50 mm, melhorando a aerodinâmica. A marca também vende opcionais e acessórios, como bauletos e bolsas, para acomodar a bagagem em viagens. O sistema ABS de freios é opcional.
O motor fornece 67cv a 8.800rpm, capaz de, segundo a fábrica, levar a V-Strom 650 à velocidade final de 179,8km/h. A suspensão dianteira é do tipo telescópica convencional, com tubos de 43 mm de diâmetro, e a traseira, mono. O freio dianteiro tem duplo disco com 310 mm de diâmetro e o traseiro, disco simples de 260mm. O quadro é em alumínio, com dupla trave e reforços laterais. O câmbio tem seis marchas e os aros são raiados com 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, com pneus de asfalto. O tanque comporta 22 litros e o peso a seco é de 189 kg.
Esta V Strom 650 a R$32.000,00 vai ser uma bomba no mercado.
Vai empurrar o preço de V Strom 1000 e TDM 900 usadas ladeira abaixo.
Talvez esta pode ser minha primeira moto 0KM.
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
-
Jota
Re: V Strom 650 no Brasil
Podemos arrumar logo mais uns 3 e comprar um cacho.
- Kokimoto
- Dinossauro
- Contato:
Caraca, será que agora vou assumir de vez meu lado tiozão? 8)
- edu.fernandes
- Roda Presa
Fala, cumpadi. Por 32 merréis não tira mercado da XT. Sei não... 
Acho que a nova Tenere deve chegar "nuns" 29 paus, considerando a XT hoje em 26.
Vai "vendê" não. Vão ter que trabalhar na mesma linha de preço.
Agora, o preço das usadas não despenca tanto assim. Daqui há pouco eles "dão um tapa" prá cima no preço da DL1000 zero, e "já Elvis"... Esse é meu pitaco.
Espero estar errado.
[]s.!
Acho que a nova Tenere deve chegar "nuns" 29 paus, considerando a XT hoje em 26.
Agora, o preço das usadas não despenca tanto assim. Daqui há pouco eles "dão um tapa" prá cima no preço da DL1000 zero, e "já Elvis"... Esse é meu pitaco.
Espero estar errado.
[]s.!

- Optimus Leo
- Mito
Eu nao gosto dessas motos nao. Se quizer uma trail, pego uma XT660, KLR650, XR650...
Se quizer algo mais esportivo pego uma SV650...
Aqui elas sao muito populares, especialmente entre policias e corpos de seguridade, assim como tambem escoltas e policial rodoviario.
Aqui elas sao muito populares, especialmente entre policias e corpos de seguridade, assim como tambem escoltas e policial rodoviario.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Que venha....Qto mais concorrência melhor!
Essa V Strom 650 e a nova Teneré vão agitar o mercado, duas ótimas motocas, mas muito $$$ pro meu bolso!
Essa V Strom 650 e a nova Teneré vão agitar o mercado, duas ótimas motocas, mas muito $$$ pro meu bolso!
Pra quem gosta da Storm, e nao ta com tanta grana é uma otima pedida, vai nos mesmo lugars, com mesmo conforto, e ainda bebe menos e custa menos, claro so nao tem a mesma "patada"...mais 67cavalinhos de uma bicilindra, ja mostram bastante desenvoltura na estrada...
Eu como esse estilo fun bike/ pseudo bigtrail não faz muito minha cabeça, vou ficar aguardando a nova ténéré....que com certeza se vier vai vir a preço de zona de luxo dae sabe se la mais quanto tempo pra bolha desinflar....
Eu como esse estilo fun bike/ pseudo bigtrail não faz muito minha cabeça, vou ficar aguardando a nova ténéré....que com certeza se vier vai vir a preço de zona de luxo dae sabe se la mais quanto tempo pra bolha desinflar....

FILIPE
[EX] CBR 450 SR 1993 [EX] NXR 125 kS 2004 Bros [EX] XRE 300 ABS 2011
Agora no MSM!

AVISO
Por razões de segurança, a gerência agradece que não alimentem as aves.
Obrigado .
Putz...até pouco tempo atrás eu dizia que se essa moto fosse lançada no Brasil, teria uma na minha garagem.
A merda é que "fui apresentado" para uma moto chamada: TDM 900.
"Fudeu"...
Se essa 650 chegar a 32 mil, continuo na TDM por muuuuuuiiito tempo...
Pelo o que já li sobre ela (650) é uma bela moto. Na Europa parece ter uma grande aceitação (principalmente em certos países).
Mas, sem comparação com a TDM.
E, sob o meu ponto de vista, a diferença de preço entre ela e a TDM não justificaria a sua aquisição (hoje a TDM 0 km pode ser encontrada na faixa de 40 paus).
De qquer modo, como já citado, qto mais opções, melhor prá nós...
Se melhorar o preço, aí já começo a cogitar em ter uma.
A merda é que "fui apresentado" para uma moto chamada: TDM 900.
"Fudeu"...
Se essa 650 chegar a 32 mil, continuo na TDM por muuuuuuiiito tempo...
Pelo o que já li sobre ela (650) é uma bela moto. Na Europa parece ter uma grande aceitação (principalmente em certos países).
Mas, sem comparação com a TDM.
E, sob o meu ponto de vista, a diferença de preço entre ela e a TDM não justificaria a sua aquisição (hoje a TDM 0 km pode ser encontrada na faixa de 40 paus).
De qquer modo, como já citado, qto mais opções, melhor prá nós...
Se melhorar o preço, aí já começo a cogitar em ter uma.
- crique_aqui
- Motoqueiro
Parece que a coisa tá ficando mió.
Levando em consideração a soberba da Yamaha, não acredito que a Ténéré venha por menos de 30K.
Sem dúvida eu me abraçaria com um V-Strom 650 sem pestanejar. Nem olharia pra Yamahenta.
Levando em consideração a soberba da Yamaha, não acredito que a Ténéré venha por menos de 30K.
Sem dúvida eu me abraçaria com um V-Strom 650 sem pestanejar. Nem olharia pra Yamahenta.
-
Gaucho
a DL e a SV usam o mesmo motor de 650 ?.....q "esportividade" é essa ?Optimus Leo escreveu:
- Tartaruga
- Dinossauro
edu.fernandes escreveu:Fala, cumpadi. Por 32 merréis não tira mercado da XT. Sei não...
Espero estar errado.
[]s.!
Edu Fernandes, não existe espaço para aumento de preços de modelo qualquer que seja, principalmente da V-Strom 1000, uma porque a Yamaha está disponibilizando a TDM 900 a preços menores que antes, porém ainda muito altos, e segundo informações de funcionários da própria Yamaha, ela está com o estoque tanto de TDM 900 como de R1 altíssimo, já visando vendê-las a preços ainda menores para o consumidor daqui pra frente.
Outro fator é que a média de preços máximos de motos japonesas no Brasil são ditados pelas motos SS. Pedem oficialmente em anúncios R$ 43 mil em V-Strom 1000, mas como isso, se vc compra sem choro TDM 900 a R$ 40 mil, que antes era bem mais cara que a Strom, e por contrapartida vc acha CBR 600 RR a R$ 42 mil, que antes sempre foi mais de 10 mil reais mais cara que V-Strom e TDM, alguma coisa está fora do eixo ai, não acham???
Em todos países a V-Strom 1000 tem o preço alinhado com a Bandit 1250 S/1200S, aqui nunca foi assim.
Esses questionamentos que temos que fazer em relação a preços de motos, e estimular a discussão em cima disso.
Tartaruga
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Enviado de meu Celular de Leitão
Santo Anastácio - SP/Brasil.

Enviado de meu Celular de Leitão
Vai ser uma boa, é sempre bom termos mais opção no Brasil. Aqui vivemos de migalhas. Agora 32K... ?
Muito cara, do jeito que a falta de opção acaba obrigando a concorrência entre motos de estilos diferentes, vai acabar se batendo com a b65
. No final é como falaram aí, vai servir pra o pessoal aficcionado na VSTROM1000 que não tá com a grana toda. Então será um degrau pra quem quer pegar a 1000.
Possivelmente serei apedrejado em praça pública, mas vou dizer... sempre achei a VSTROM parecida com o CROSSFOX, tem proposta off-road, mas não serve pra encarar uma terra, e por causa da tentativa de transfomá-la em bigtrail, não ficou legal no asfalto também. O bom dela sem dúvida é o conforto, indiscutível, mas é pesadona, né... quem sabe a 650 seja mais simpática nesse sentido.
T+
Muito cara, do jeito que a falta de opção acaba obrigando a concorrência entre motos de estilos diferentes, vai acabar se batendo com a b65
Possivelmente serei apedrejado em praça pública, mas vou dizer... sempre achei a VSTROM parecida com o CROSSFOX, tem proposta off-road, mas não serve pra encarar uma terra, e por causa da tentativa de transfomá-la em bigtrail, não ficou legal no asfalto também. O bom dela sem dúvida é o conforto, indiscutível, mas é pesadona, né... quem sabe a 650 seja mais simpática nesse sentido.
T+
Nando Cordeiro - João Pessoa - PB
Ainda no MSM
Ainda no MSM
- Medeiros Neto
- Dinossauro

Uma vez postei aqui no M@D, informando sobre alguns modelos de motos não serem vendidas aqui no Brasil, e que sendo oferecidas por um preço justo, seria muito bem aceito.
A lista claro estava inclusa a V-Strom 650, uma moto muito parecida com a sua irmã maior, com uma proposta que é muito mais On do que Off, mas anda num terreno acidentado bem melhor do que uma street ou esportiva, mais leve, mais economica, o motor bicilíndrico ajudaria no torque e em bem menos vibrações numa viagem, e lá fora o valor é apenas um pouco maior do que a Bandit 650, aqui eu sei que vai custar bem caro no início. Sinceramente ainda continuo com a mesma opinião, seria uma excelente moto para poder ser vendida aqui no Brasil.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
Putz, meu número. Mudança de planos para 2009? 
- jecastro
- Motoqueiro
Gostei da moto, ela é 18kg mais leve que a V-strom mil (190kg contra 208kg), entre ela é uma XT660 não teria nem o que pensar, seria a Vstrom, 2 canecos e proteção aerodinâmica é tudo de bom.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
- alexsandro_jean
- Motoqueiro
Gostei tb da motoca, uma excelente pedida para viagnes, devido ao motor e a proteção contra o vendo.
Sem falar no conforto dos 2 cilindros se comparado com a XT660.
Se vier a 32 ou menos com certeza já enterra (se vier) a Teneré com o mesmo motor da xt.
Sem falar no conforto dos 2 cilindros se comparado com a XT660.
Se vier a 32 ou menos com certeza já enterra (se vier) a Teneré com o mesmo motor da xt.
Banco com 82 cm do chão, essa até dá pé!
Teria uma, mas colocaria aquele protetor/carenagem da VStrom 1000 na parte de baixo do motor. A Strom 650 fica muito cabeçuda e com o motor pequenino sem aquilo.
[ ]'s
Teria uma, mas colocaria aquele protetor/carenagem da VStrom 1000 na parte de baixo do motor. A Strom 650 fica muito cabeçuda e com o motor pequenino sem aquilo.
[ ]'s

Buenas...
Eu teria esta 650 somente por um quesito...ser 0km. Poderia sair da TDM e ir para A 650 sem gastar grana..mas ...TDM 900 pesa o mesmo que a Stronzinha e tem cavalagem maior...Touring por Touring ficaria coma TDM mesmo, mesmo peso, econômica e mais potente e quando estiver mais veinha vejo o que faço. Posso pegar uma dessas...uma bicileta ou casar, rsrs
Eu teria esta 650 somente por um quesito...ser 0km. Poderia sair da TDM e ir para A 650 sem gastar grana..mas ...TDM 900 pesa o mesmo que a Stronzinha e tem cavalagem maior...Touring por Touring ficaria coma TDM mesmo, mesmo peso, econômica e mais potente e quando estiver mais veinha vejo o que faço. Posso pegar uma dessas...uma bicileta ou casar, rsrs
*** Que Bons Ventos Aqui Soprem**

-
Jota
Casar, não, né, Raphael!
Não aprendeu isso até hoje?
No seu caso, concordo que a v-stromzinha não agrega nada. Mas no meu...
Não aprendeu isso até hoje?
No seu caso, concordo que a v-stromzinha não agrega nada. Mas no meu...
Agrega algo mais que a sua Super Jota? é por que ficamos realmente órfãos de motos off mesmo..digo..um aro 21 na frente raiado..no seu caso..a GS F800..essa seria a substituta natural...85 vc..tudo de bom! Mas pra custar mais de 50 pilas complica mesmo! Fica de stronzinha e feliz da vida mesmo só para ter algo mais novo mesmo.
*** Que Bons Ventos Aqui Soprem**