Disco de freito com folga.. será que a fábrica assume ?
Disco de freito com folga.. será que a fábrica assume ?
Galera, é o seguinte: minha Hornet está com uma folga no disco de freio dianteiro direito. Para explicar melhor segue uma foto:

A folga está nas arruelas, que unem a parte mais externa ao centro.
Alguém saberia informar se, legalmente, é possível responsabilizar a fábrica pelo defeito ?
Comprei a moto em julho/09 portanto a garantia de 1 ano acabou, mas a moto sempre foi muito bem cuidada e está apenas com 8000 km.
Não acho que possa ser considerado um desgaste natural, tanto que na concessionária onde comprei informaram que nunca haviam visto isso.
Valeu!

A folga está nas arruelas, que unem a parte mais externa ao centro.
Alguém saberia informar se, legalmente, é possível responsabilizar a fábrica pelo defeito ?
Comprei a moto em julho/09 portanto a garantia de 1 ano acabou, mas a moto sempre foi muito bem cuidada e está apenas com 8000 km.
Não acho que possa ser considerado um desgaste natural, tanto que na concessionária onde comprei informaram que nunca haviam visto isso.
Valeu!
Twister 03 ---- Hornet 09 ---- SRAD 750 11 ---- .............
-
Gaucho
Re: Disco de freito com folga.. será que a fábrica assume ?
Leva num bom torneiro q ele colocará pressão em cima das "arruelas" e a folga vai diminuir ou acabar.
Ederjd, o disco é flutuante, consequentemente deve haver uma folga ai.
Mas dependendo da folga que você está dizendo, pode estar com problema mesmo.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Gaucho escreveu:Leva num bom torneiro q ele colocará pressão em cima das "arruelas" e a folga vai diminuir ou acabar.
Eu fiz isso e durou mto pouco tempo ... não vale a pena.
- Jhony
- Motociclista
Ja comparou com outra moto pra ver se tem essa folga ou não??
- Fernando PF
- Roda Presa
cara, a minha hornet tinha isso desde zero km... no calçamento os discos chegavam a bater.. não era barulho de pinças ou pastilhas, é disco mesmo.. troquei por uns modelos margarida, que vieram mais justos.
A folga é necessária, o disco é flutuante.. se vc travar as arruelas, um eventual empenamento por aquecimento ou algo parecido não será corrigido pela folga durante a frenagem, sendo transferida a vibração ou falta de linearidade ao restante do conjunto.
A folga é necessária, o disco é flutuante.. se vc travar as arruelas, um eventual empenamento por aquecimento ou algo parecido não será corrigido pela folga durante a frenagem, sendo transferida a vibração ou falta de linearidade ao restante do conjunto.
- SPEED RACER
- Mito
Poutzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz 
B-King Of The Urban Jungle
- Leandro 66
- Motociclista
A folga existe pq o disco é flutuante,,,, nao pode ser em excesso, comprare com o outro lado.
Yamaha MT 09
marquinho, essa folga não existia. e do lado esquerdo o outro disco não tem folga alguma.marquinho escreveu:Ederjd, o disco é flutuante, consequentemente deve haver uma folga ai.
Pude comparar somente com uma outra Hornet 0km na concessionária.. estava sem folga alguma, assim como o disco do lado esquerdo da minha.Jhony escreveu:Ja comparou com outra moto pra ver se tem essa folga ou não??
Fritz escreveu:Gaucho escreveu:Leva num bom torneiro q ele colocará pressão em cima das "arruelas" e a folga vai diminuir ou acabar.
Foi o que o mecânico me disse, e aconselhou a troca da peça.
Mas aqui o disco sai por R$ 494,00, então deixei a moto lá e eles entraram em contato com a Honda para ver se trocariam o disco, mas ainda sem resposta.
Abri esse tópico já me precavendo caso a resposta seja NÃO, pra saber se teria condições de exigir legalmente a substituição da peça.
- Leandro 66
- Motociclista
ederjd escreveu:Fritz escreveu:Gaucho escreveu:Leva num bom torneiro q ele colocará pressão em cima das "arruelas" e a folga vai diminuir ou acabar.
Foi o que o mecânico me disse, e aconselhou a troca da peça.
Mas aqui o disco sai por R$ 494,00, então deixei a moto lá e eles entraram em contato com a Honda para ver se trocariam o disco, mas ainda sem resposta.
Abri esse tópico já me precavendo caso a resposta seja NÃO, pra saber se teria condições de exigir legalmente a substituição da peça.
Certamente vão negar....
Yamaha MT 09
Não sai mais barato comprar 2 discos novos "melhores", que não sejam $originais$ honda?
Tipo uns margarida maiores com adaptador para as pinças?
Tem uns sites especializados em upgrade de freios.... agora não lembro pra falar...
Ou, mande vir este disco novo pelo ebay, original!!! eu faria isso.
Você não tem idéia de porque essa folga apareceu? será que uma pinça não está freiando muito mais que a outra causando fadiga no disco?
Como você disse que usava normal , sem excessos , mesmo assim não devia dar essa folga.
Outra coisa, tu tem certeza que é uma folga anormal? derrepente o outro disco vai apresentar esta folga também em pouco tempo e é normal... Uma hornet zerada na loja não é parâmetro, compare com outra já rodada.
Tipo uns margarida maiores com adaptador para as pinças?
Tem uns sites especializados em upgrade de freios.... agora não lembro pra falar...
Ou, mande vir este disco novo pelo ebay, original!!! eu faria isso.
Você não tem idéia de porque essa folga apareceu? será que uma pinça não está freiando muito mais que a outra causando fadiga no disco?
Como você disse que usava normal , sem excessos , mesmo assim não devia dar essa folga.
Outra coisa, tu tem certeza que é uma folga anormal? derrepente o outro disco vai apresentar esta folga também em pouco tempo e é normal... Uma hornet zerada na loja não é parâmetro, compare com outra já rodada.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Como conversamos, minha H6 (20.000 km) não tem folga alguma, em nenhum disco.
Mas acho que o problema da sua é ficar tomando coro da minha hauhauhau.
Boa sorte aí.
Mas acho que o problema da sua é ficar tomando coro da minha hauhauhau.
Boa sorte aí.
Cuidado com seus desejos....eles podem se tornar realidade
- diegonunes
- Dinossauro
Rpaz, em se tratando de freio todo cuidado é pouco. Mas é o seguinte. Pra quem nao sabe, disco flutuante é composto de uma pista de freio e uma flange fixa à roda. A pista é apoiada por arrebites. A função disso é impedir que as torções do disco sejam transmitidas para a pinça de freio, fazendo com que as pastilhas não se afastem do disco.
É melhor comprar em outras motos, mas folga com a característica descrita não é normal.
Quase todo freio hoje tem o disco ou a pinça flutuante. No caso da pinça flutuante (fazer 250, cb300...) é normal tem uma folga, neste caso trata-se do espaço destinado a movimentação pra corrigir as torções do disco, que neste caso é fixo.
É melhor comprar em outras motos, mas folga com a característica descrita não é normal.
Quase todo freio hoje tem o disco ou a pinça flutuante. No caso da pinça flutuante (fazer 250, cb300...) é normal tem uma folga, neste caso trata-se do espaço destinado a movimentação pra corrigir as torções do disco, que neste caso é fixo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Cara,
Conseguir troca na garantia com a Dna Honda DEPOIS de vencida a garantia não será fácil... Mas não é impossivel
Você terá que provar que o problema é "vicio de fabricação" e nesse caso a garantia não tem prazo estipulado e pode ser pedida a qualquer tempo
Conseguir troca na garantia com a Dna Honda DEPOIS de vencida a garantia não será fácil... Mas não é impossivel
Você terá que provar que o problema é "vicio de fabricação" e nesse caso a garantia não tem prazo estipulado e pode ser pedida a qualquer tempo
Belo - SP

Final da história: segundo a concessionária a Honda não assumiu o problema (como era de se esperar) mas a loja me cobrou metade do valor do disco novo, já instalado.
No fim das contas o saldo foi positivo pois se tivesse de cara comprado um disco novo, teria gasto o dobro.
Valeu pela ajuda !
No fim das contas o saldo foi positivo pois se tivesse de cara comprado um disco novo, teria gasto o dobro.
Valeu pela ajuda !
Tive esse problema na GS500.
Quando comprei havia uma folga mínima que eu considerei normal. Após 7.000km a folga aumentou e começou a fazer uns estalos mesmo nas frenagens mais leve.
O mecânico que cuida de minha moto disse que isso costuma acontecer em algumas motos. Ele levou o disco a um torneiro que já fez o serviço em outras motos e garantiu que ficaria perfeito.
Já rodei 5.000km e ainda esta perfeito, sem folga alguma.
Depois do acontecido, percebi a mesma folga em outras GS500, Bandits e em uma Vstrom 1000.
Quando comprei havia uma folga mínima que eu considerei normal. Após 7.000km a folga aumentou e começou a fazer uns estalos mesmo nas frenagens mais leve.
O mecânico que cuida de minha moto disse que isso costuma acontecer em algumas motos. Ele levou o disco a um torneiro que já fez o serviço em outras motos e garantiu que ficaria perfeito.
Já rodei 5.000km e ainda esta perfeito, sem folga alguma.
Depois do acontecido, percebi a mesma folga em outras GS500, Bandits e em uma Vstrom 1000.
Falcon 1999 | XT600 2001 | GS500 2008 | Bros 2009 | XT660 2013
com certeza teve um final bom. consertar nao era uma boa opção pra vc...
abraços
abraços
Folga entre as anilhas do disco tem que ter.
Quanto mais "folga"(flutuar) o disco ter, mais forte a pinça morderá o disco.
Se as anilhas estiverem presas a eficiência de frenagem cai bruscamente.
Estão futucando em algo que não é para se mecher.
Quanto mais "folga"(flutuar) o disco ter, mais forte a pinça morderá o disco.
Se as anilhas estiverem presas a eficiência de frenagem cai bruscamente.
Estão futucando em algo que não é para se mecher.

Beat the machine that works in your head...