Na rodovia é foda
Re: Na rodovia é foda
A noção tu já perdeu fio.
100 - 250 - 750 - 400 - 500 - 250 - 400 - 250 - 600 - 660 - 250 - 110 - 450 - 150 - 500 - 250 - 500 - 160 - 650 - 160 - 250
Amém!
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
São dois extremos Russo. Tenho um amigo que saiu de uma GSXR 1000 e foi pra uma Midnight 950. O cara perdeu o gosto por andar de moto. Achava que ia andar de boa a 120~140km/h com muito conforto, apesar de eu ter dito que o vento incomodava por causa da posição...Russo escreveu:Porisso que eu me contenho e nem penso em comprar uma moto que roda "na boa" numa velocidade de cruzeiro de 160/180. Se eu tiver uma motoka assim, não vou querer rodar a 120... o problema não é a moto, é o tempo de reação... porisso vou rodando por ai na casa dos 100zinhos rasos, tranquilo, só abrindo o gás na hora das ultrapassagens.
Não cheguei a ter uma esportiva, mas andei uns bons trechos e acho pouco recomendado pra quem é pesado, porque judia demais por causa da posição, já para quem é leve, vai bem.
Na custom, que eu achava que seria muito confortável, tive o mesmo problema que todo mundo relata... Andando em asfalto ruim é pancada na coluna o tempo inteiro e o conforto vai pro espaço.
Naked é bom, dá pra rodar a 120~140km/h com posição boa (meio termo entre custom e esportiva), mas foi só colocar a semi-carenagem na jogada que a coisa mudou de figura... a sensação de velocidade muda totalmente e dá pra viajar bem mais rápido do que isso, sem falar que nas esticadas é só entrar atrás da bolha pra nem barulho de vento ouvir.
Se eu fosse mais alto eu optaria por uma big trail, tipo super ténéré, bmw, vstrom ou transalp... mas como não passo dos 1,80 as naked ou semi-naked são as que eu mais me adaptei. Já os extremos não me atendem muito bem, por conta do perfil (roliço) e do uso diário.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Minholi, a "perfeição" está no meio termo semi carenada.
FZ6S, Bandit 650S e ... num tem mais opção? kkkkkk
FZ6S, Bandit 650S e ... num tem mais opção? kkkkkk
Ae Kamerad Minholi... eu não felei em momento algum de posição de pilotagem ou conforto, pois prá mim isso é irrelevante.
Eu rodo numa boa com a moto que for, seja ela custom, Speed, BigTrail, Scooter. É só uma questão de se adaptar ao estilo da moto e às condições da pista e não o contrário. Não adianta querer que uma motoka que foi feita para andar a 120 no asfalto liso ande bem a 140 no asfalto ruim, o piloto é quem tem que se adaptar...
Como já disse anteriormente, o problema de andar forte num asfalto bom e numa moto feita para andar forte é justamente esse, andar forte.
Se fosse possível mandar um recado a todos os motoristas, ciclistas, pedestres e animais, domésticos ou não que circulam pelas estradas, dizendo: olha ai vocês, evitem a pista porque agora eu vou andar, até que eu arriscaria, eheheheh...
Mas esse tipo de coisa só é possivel num lugar, que é o autódromo, e eu não vou comprar uma motoka para andar uma só vez ou outra num autódromo.
Eu rodo numa boa com a moto que for, seja ela custom, Speed, BigTrail, Scooter. É só uma questão de se adaptar ao estilo da moto e às condições da pista e não o contrário. Não adianta querer que uma motoka que foi feita para andar a 120 no asfalto liso ande bem a 140 no asfalto ruim, o piloto é quem tem que se adaptar...
Como já disse anteriormente, o problema de andar forte num asfalto bom e numa moto feita para andar forte é justamente esse, andar forte.
Se fosse possível mandar um recado a todos os motoristas, ciclistas, pedestres e animais, domésticos ou não que circulam pelas estradas, dizendo: olha ai vocês, evitem a pista porque agora eu vou andar, até que eu arriscaria, eheheheh...
Mas esse tipo de coisa só é possivel num lugar, que é o autódromo, e eu não vou comprar uma motoka para andar uma só vez ou outra num autódromo.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Concordo, mas o caso é que eu só posso ter uma moto. Se deixar de lado essa questão, e partir apenas para a avaliação direta, sem se preocupar com o que posso ou não ter, teria uma de cada...Russo escreveu:Eu rodo numa boa com a moto que for, seja ela custom, Speed, BigTrail, Scooter. É só uma questão de se adaptar ao estilo da moto e às condições da pista e não o contrário. Não adianta querer que uma motoka que foi feita para andar a 120 no asfalto liso ande bem a 140 no asfalto ruim, o piloto é quem tem que se adaptar...
Mas como não é assim, o meio termo acaba sendo mais indicado.
Na verdade o que eu quis dizer é que dentro desse universo de possibilidades as custom e as esportivas ficam em extremos opostos, e que se há algo que agrada em ambos os estilos, as que estão entre as duas são bem mais interessantes. Mas acho que isso seria assunto pra outro tópico.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
Kamerad Minholi...
Eu moro num sobrado, dentro de um condomínio.
Eita porr@... um lazarento de um sobrado desses junta todas as vantagens de uma casa com as vantagens de um apartamento, mas junta também as desvantagens de uma casa com as desvantagens de um apartamento...
Então... moto meio termo prá mim é isso... vantagens dobradas e desvantagens ídem...
Mas acho que o Evandro foi quem melhor entendeu a conclusão do meu post: com essas esportivas ficando cada vez mais fáceis de pilotar, qualquer bração como eu pode sair por ai se achando o phodão... porisso, tô fora... não vou ser mais um comprando esportiva e saindo por ai a fazer cagadas....
Eu moro num sobrado, dentro de um condomínio.
Eita porr@... um lazarento de um sobrado desses junta todas as vantagens de uma casa com as vantagens de um apartamento, mas junta também as desvantagens de uma casa com as desvantagens de um apartamento...
Então... moto meio termo prá mim é isso... vantagens dobradas e desvantagens ídem...
Mas acho que o Evandro foi quem melhor entendeu a conclusão do meu post: com essas esportivas ficando cada vez mais fáceis de pilotar, qualquer bração como eu pode sair por ai se achando o phodão... porisso, tô fora... não vou ser mais um comprando esportiva e saindo por ai a fazer cagadas....

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Vc deve ser um tipo de homem-elástico.Russo escreveu:Ae Kamerad Minholi... eu não felei em momento algum de posição de pilotagem ou conforto, pois prá mim isso é irrelevante.[...]
Russo escreveu:Ae Kameraden...
Hoje cedo eu fui de Tenebroza 250 na oficina onde deixei a CB400CR prá vender, pois apareceram duas propostas.
Chegando lá encontrei dois amigos, um deles estava querendo trocar uma SRAD 750 96 por uma 08, e a tiração de sarro por eu aparecer com uma motoka de outro estilo que não jaka foi inevitável.
Eu estava com tempo e conversa vai, conversa vem, acabaram me convencendo a experimentar as duas Suzukis. Fazia bem uns 4 anos que eu não rodava com uma esportiva, mas, tudo bem, vamos lá... comecei pela mais velhinha, a 96:
- boa motoka, leve, o giro sobe muito rápido, mas muito xarope de rodar na cidade, entre os carros. Tomei o rumo da Rodovia da Uva e, na sequência, peguei o contorno norte, onde tem umas curvinhas legais, retornando pela Rodovia dos Minérios, sentido Abranches. Ali no contorno foi possível perceber como a motoka é fácil de pilotar, curva instintivamente, praticamente é só "olhar para onde se quer ir e pronto", praticamente não é necessário fazer nenhuma correção. O único cuidado é na reaceleração, não abrir demais o gás nas saídas de curva, o resto, a moto faz...
Sem seguida, devolvi a Srad 96 e peguei a 2008:
- putz, fiquei realmente surpreso em ver o que 12 anos de evolução fizeram com essa motoka. Ela deve ser uns 15 kg mais leve que a 96, mas parece que pesa uns 50 kg a menos. Os freios são uma história à parte, depois que peguei mais ou menos o jeitão deles, até brinquei de atrasar um pouquinho a freada e, mesmo apentando o manicoto com um pouco mais de força, nada da frente afundar, a traseira balançar ou da moto desviar de trajetória. A resposta do acelerador é imediata, praticamente instantânea... pensou em acelerar, o giro sobe.
Ao todo, rodei cerca de uns 30 minutos com cada uma, sendo uns 8 a 10 minutos em estrada com cada uma.
Mas não pensem que eu cheguei aos 300tão... nem aos 200tão cheguei. Na verdade, no contorno, rodei a uns 110/120, uma esticadinha de 140 com a 96 e outra a 160 com a 2008. Aliás, nem poderia arriscar, pois as motos estavam envolvidas em uma negociação e eu não seria louco de aprontar alguma cagada e melar o negócio. Mas percebi que os 140 numa moto e 160 na outra se equivalem a uns 90 km/h na Harley, em termos de sensação de velocidade e mesmo em termos de facilidade de pilotagem, principalmente frenagens e tangências.
Mas, o que mais me chamou a atenção, principalmente com a Srad 2008 foi a facilidade de pilotagem. Ai eu fiquei pensando, imagine com essas motokas mais novas, com ABS, gerenciamento de tração e o escambau... qualquer um, inclusive o bração do Tio Russo, vai se sentir um autêntico Valentino Rossi.
Na volta, repassei esse mesmo relato aos meus amigos e cheguei a uma conclusão: se um dia eu resolver andar de motoka esportiva (o que é muito pouco provável que aconteça), vou comprar uma Twister, uma Ninjinha 250 ou uma Comet GTR 250 e vou rodar no autódromo - não vale à pena comprar um canhão como a Srad ou outra do gênero, pois não há muitos locais para se aproveitar uma moto dessas e são caras demais para tê-las apenas para brincar no autódromo uma vez ou outra.
Aliás, domingo vai rolar um curso de pilotagem e eu vou sapear por lá- não vou fazer o curso porque fui pego de surpresa ($$$).
Olha como é que nasce um novo Jaspion rsrsrs Bem vindo ao clube,Russo!
Mas realmente as motocas tão praticamente "autosuficientes".
Pra sentir que tá fazendo alguma coisa,tem que acelerar muito.Por isso acho a 750 tão boa.Ainda dá pra acelerar.Nas 1000 é impossível...
Gde abço!
Não posso ter moto q corra muito. Não mesmo. Na Virago535 eu me sentia seguro pq ela simplesmente raspava toda no chão a cada curva ou buraco. Em retas ia sem forçar a 140...150... e tava ótimo. Hj tenho a Freewind e ela tmb chega a 140... 150... com uma pequena folga pro vermelho. Mas como ela é alta, abuso nas lombadas, buracos, faço curvas um pouco mais rápido... faço trilhas leves pq acho ela pesada pra algo mais q isso. Ou seja, obedeço os limites q A MOTO me impõe. Sempre. Uma SS pra mim, seria obedecer o limite de velô dela... merda a vista. Uma Cross pra mim, seria obedecer o limite de "altura" nos vôos... merda a vista. Sou errado demais pra ter motos assim.
Quem dera todo mundo pensasse assim.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
XTman escreveu:Vc deve ser um tipo de homem-elástico.Russo escreveu:Ae Kamerad Minholi... eu não felei em momento algum de posição de pilotagem ou conforto, pois prá mim isso é irrelevante.[...]
Não sei... acho que sou apenas homem, eheheheh...
Mas uma coisa eu percebi: cada moto tem a sua forma própria de ser pilotada e não é só questão de postura ou posicionamento sobre a moto ou mesmo de condicionamento físico, é também questão de algo que eu vou chamar de "condicionamento mental" ou seja, quando eu rodo numa custom tento esperar da moto o desempenho e as reações de uma custom e também não passar da velocidade na qual me sinta seguro e/ou confortável.
Quando rodo numa moto de outro tipo, tento seguir a mesma regra, adaptando o estilo da pilotagem ao estilo da moto ( e nunca fazendo o contrário), dessa forma piloto sem stress e, consequentemente, sem a posterior fadiga decorrente do stress.
dbsmsx: também penso mais ou menos assim.dbsmsx escreveu:Não posso ter moto q corra muito. Não mesmo. Na Virago535 eu me sentia seguro pq ela simplesmente raspava toda no chão a cada curva ou buraco. Em retas ia sem forçar a 140...150... e tava ótimo. Hj tenho a Freewind e ela tmb chega a 140... 150... com uma pequena folga pro vermelho. Mas como ela é alta, abuso nas lombadas, buracos, faço curvas um pouco mais rápido... faço trilhas leves pq acho ela pesada pra algo mais q isso. Ou seja, obedeço os limites q A MOTO me impõe. Sempre. Uma SS pra mim, seria obedecer o limite de velô dela... merda a vista. Uma Cross pra mim, seria obedecer o limite de "altura" nos vôos... merda a vista. Sou errado demais pra ter motos assim.
Nada... fazia tempo que eu não rodava com uma esportiva, embora não faltassem oportunidades. Hoje cedo pintou (mais) uma oportunidade e por conta dessa zoação toda, resolvi aproveitar e rodar com elas novamente.speed escreveu: Olha como é que nasce um novo Jaspion rsrsrs Bem vindo ao clube,Russo!![]()
![]()
Mas realmente as motocas tão praticamente "autosuficientes".
Pra sentir que tá fazendo alguma coisa,tem que acelerar muito.Por isso acho a 750 tão boa.Ainda dá pra acelerar.Nas 1000 é impossível...
Gde abço!
Mas o problema é justamente que para sentir "emoção" sobre uma esportiva, tem que abrir o gás. Só que esse abrir o gás significa rodar a 200tão, ou seja rodar a 55 m/s, ao passo que rodar a 100zinho numa Harley "já é" sinônimo de uma pilotagem divertida, só que a 27 m/s... ou seja, (quase) a mesma diversão com o dobro de margem de segurança.

O corpo desenvolve músculos, e os tendões, articulações etc se adaptam ao tipo de moto que a gente tem. Claro que isso se a pessoa não ficar trocando de moto todo ano.
Eu acho um absurdo fazerem isso.XTman escreveu:O corpo desenvolve músculos, e os tendões, articulações etc se adaptam ao tipo de moto que a gente tem. Claro que isso se a pessoa não ficar trocando de moto todo ano.
KKKKKKKKKKKKKKKXTman escreveu:Vc deve ser um tipo de homem-elástico.Russo escreveu:Ae Kamerad Minholi... eu não felei em momento algum de posição de pilotagem ou conforto, pois prá mim isso é irrelevante.[...]
1. Turuna 125
2. Agrale 27.5
3. RD 350
4. CBX 750F
5. CBX 750 Yndy
6. Bandit 600
7. ZX 636
8. ZX 10
2. Agrale 27.5
3. RD 350
4. CBX 750F
5. CBX 750 Yndy
6. Bandit 600
7. ZX 636
8. ZX 10
-
Gaucho
Russo,Russo escreveu: eu não felei em momento algum de posição de pilotagem ou conforto, pois prá mim isso é irrelevante.[...]
saudades do tempo q não me doia nada
em 94 fui de moto do Rio a Salvador e só parei p abastecer e almoçar (saí de manha e cheguei lá a noite)
Nada dimais .
"O brasileiro no trânsito é omisso. Até na hora de ser atropelado ele tenta tirar o corpo fora."
www.altojequitiba.mg.gov.br
www.altojequitiba.mg.gov.br
Sempre quis aprender a empinar motor, mas nunca tive coragem pra tentar, e acho que nunca vou aprender porque sempre tive CU na hora de pilotar qualquer moto, e quem tem cu tem medo, já diz o ditado.
R 1200 GS Adventure Rallye
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
evandro escreveu:Eu acho um absurdo fazerem isso.XTman escreveu:O corpo desenvolve músculos, e os tendões, articulações etc se adaptam ao tipo de moto que a gente tem. Claro que isso se a pessoa não ficar trocando de moto todo ano.
Já tá vendendo a Fazer? Se tiver placa I nem precisa responder.
Vendendo eu não tô, mas se tu pagar 27 leva.
Placa I, 4.300 km, cor quase exclusiva. Um achado!
Placa I, 4.300 km, cor quase exclusiva. Um achado!
Pois é... em 11 anos eu tive 8 motos... e nos últimos 8 anos eu sempre tive duas motos de estilos diferentes na garagem, alternando sempre entre as duas.XTman escreveu:O corpo desenvolve músculos, e os tendões, articulações etc se adaptam ao tipo de moto que a gente tem. Claro que isso se a pessoa não ficar trocando de moto todo ano.
Mas você tem razão... e o mais interessante é que existe uma posição de pilotagem que é danada de boa... o cara se acostuma rapidamente com ela, e depois de acostumado não quer saber de outra coisa, em qualquer outra motoka ele achará a posição ruim...
Falo dessa posição aqui: