CB 300 e XRE 300: As Hondas que empenam/trincam cabeçote
Re: CB 300 e XRE 300: As Hondas que empenam/trincam cabeçote
Eu até gostaria de saber se todo caso de trinca ocorre como esse mostrado no vídeo, rente ao duto da vela. E também gostaria de saber quantos tiveram essa trinca após alguém mexer na vela original da moto. Seja para limpar ou trocar.
Explico meu pensamento: minha CBombinha foi comprada com 16 K Km rodados e eu mesmo troquei a vela. É um circo de horrores, o acesso à vela é difícil, tem que arredar uma lateral esquerda, ela está instalada de forma radial, a chave de vela tem um posicionamento certo para entrar no local, é trabalho que para ser bem feito, exige paciência e tempo. Coisa de mecânico qualificado, monge budista ou as duas coisas junto.
Não tira a culpa da Honda na fragilidade do componente cabeçote, mas eu tenho uma teoria: muita trinca pode estar acontecendo a partir de uma manutenção mal feita da vela, rosqueia errado, arrocha o aperto, etc. Não seria impossível uma vez que muitas pessoas nem sabem para que serve uma vela e entregam a moto na mão de mecânicos que trocam óleo na calçada ou apertam corrente na frente do balcão da loja. Porque ele comprou a vela na lojinha meia boca e já troca na hora, sabe?
Assentamento mal feito de vela, vai lentamente "fadigando" o local e... "rasgou"! Isto posto, danou-se a compressão do motor.
Além disso, qual o porquê da Honda insistir que se use vela com gaxeta de aço? Tem medinho da Honda nisso, só que ela nunca vai nos explicar, né?
Ao trocar a vela da minha que era a original de fábrica com gaxeta de aço, a base da vela apresentava manchas de ferrugem que me chamaram a atenção, nunca tinha visto isso tão acentuado numa vela de moto. Apesar dessa CB3 ter sido muito bem cuidada pelo ex dono (senão eu nem a teria comprado). A partir desse epísódio, estou sempre de olho nesse tal cabeçote. Até agora zero vazamento e motor "puxando" dentro do previsto, sem engasgos.
Não sou engenheiro e não vou entrar no mérito do projeto desse motor, mas achei essa vela mal localizada, esmagada por um balaio de válvulas, me passa fragilidade, olhando o filme que mostra a parte interna do cabeçote, a gente tem a impressão que se bobear no manuseio da vela, vai dar merderê mesmo. Ainda mais com a qualidade Honda de hoje que baixou de nível.
Explico meu pensamento: minha CBombinha foi comprada com 16 K Km rodados e eu mesmo troquei a vela. É um circo de horrores, o acesso à vela é difícil, tem que arredar uma lateral esquerda, ela está instalada de forma radial, a chave de vela tem um posicionamento certo para entrar no local, é trabalho que para ser bem feito, exige paciência e tempo. Coisa de mecânico qualificado, monge budista ou as duas coisas junto.
Não tira a culpa da Honda na fragilidade do componente cabeçote, mas eu tenho uma teoria: muita trinca pode estar acontecendo a partir de uma manutenção mal feita da vela, rosqueia errado, arrocha o aperto, etc. Não seria impossível uma vez que muitas pessoas nem sabem para que serve uma vela e entregam a moto na mão de mecânicos que trocam óleo na calçada ou apertam corrente na frente do balcão da loja. Porque ele comprou a vela na lojinha meia boca e já troca na hora, sabe?
Assentamento mal feito de vela, vai lentamente "fadigando" o local e... "rasgou"! Isto posto, danou-se a compressão do motor.
Além disso, qual o porquê da Honda insistir que se use vela com gaxeta de aço? Tem medinho da Honda nisso, só que ela nunca vai nos explicar, né?
Ao trocar a vela da minha que era a original de fábrica com gaxeta de aço, a base da vela apresentava manchas de ferrugem que me chamaram a atenção, nunca tinha visto isso tão acentuado numa vela de moto. Apesar dessa CB3 ter sido muito bem cuidada pelo ex dono (senão eu nem a teria comprado). A partir desse epísódio, estou sempre de olho nesse tal cabeçote. Até agora zero vazamento e motor "puxando" dentro do previsto, sem engasgos.
Não sou engenheiro e não vou entrar no mérito do projeto desse motor, mas achei essa vela mal localizada, esmagada por um balaio de válvulas, me passa fragilidade, olhando o filme que mostra a parte interna do cabeçote, a gente tem a impressão que se bobear no manuseio da vela, vai dar merderê mesmo. Ainda mais com a qualidade Honda de hoje que baixou de nível.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
No caso especifico das 300cc, meu palpite é; compre uma Yamaha e seja feliz.
Sorte de vocês que o Bagé tá viajando...
T+
T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
Aproveitando o assunto:
Minha Tonado está com 49.000 km e está fazendo barulho no motor quando liga, parece válvula. Depois que o óleo sobe o barulho para. Quando está bem quente, com garupa, o barulho aparece novamente, principalmente em subida.
Gostaria de esperar fechar 50.000 km para encostar a moto e fazer mais coisas.
Alguém tem experiência nisso e tem idéia do que pode ser?
Obrigado!
Abs
Minha Tonado está com 49.000 km e está fazendo barulho no motor quando liga, parece válvula. Depois que o óleo sobe o barulho para. Quando está bem quente, com garupa, o barulho aparece novamente, principalmente em subida.
Obrigado!
Abs
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
Meu sogro tem uma XRE300 e já trocou o cabeçote uma vez. Falo direto pra ele: Vende essa bomba antes que precise trocar o cabeçote novamente.
2004=BIZ100
| 2005=Twister
| 2008=Falcon-SM
| 2009=BIZ125
| 2011= GS500
| 2013= XJ6N 
- diegonunes
- Dinossauro
Piccoli, nenhum motor de verdade trinca a rosca da vela com a aperto, a vela quebra antes.
A adoção de velas com gaxeta de inox é realmente uma preocupação da Honda com o cabeçote, pois por não oxidar, não corre-se o risco de sofrer perda de resistência da gaxeta e por consequência, folga. No entanto, não foi plausível o suficiente, rs. Vendi a minha XRE com 27 mil e sempre usei vela de R$ 10,00, não tinha ocorrido trinca até então.
A trinca sempre ocorre no centro do motor. Não sei ainda se a origem da trinca é dada da rosca para periferia (sedes de válvulas) ou o inverso, mas existe uma pista, perda de folga de válvulas precoce. Isso pode indicar que existe falta de resistência na periferia.
Nas 2013 o problema foi atenuado, pois modificaram o diâmetro da rosca da vela para 10 mm, antes era 12 mm.

É complicado extinguir esse defeito, vão ter que melhorar arrefecimento e principalmente, reforçar de alguma forma aquele região, ai, só uma nova linha de produção, rs.
A adoção de velas com gaxeta de inox é realmente uma preocupação da Honda com o cabeçote, pois por não oxidar, não corre-se o risco de sofrer perda de resistência da gaxeta e por consequência, folga. No entanto, não foi plausível o suficiente, rs. Vendi a minha XRE com 27 mil e sempre usei vela de R$ 10,00, não tinha ocorrido trinca até então.
A trinca sempre ocorre no centro do motor. Não sei ainda se a origem da trinca é dada da rosca para periferia (sedes de válvulas) ou o inverso, mas existe uma pista, perda de folga de válvulas precoce. Isso pode indicar que existe falta de resistência na periferia.
Nas 2013 o problema foi atenuado, pois modificaram o diâmetro da rosca da vela para 10 mm, antes era 12 mm.

É complicado extinguir esse defeito, vão ter que melhorar arrefecimento e principalmente, reforçar de alguma forma aquele região, ai, só uma nova linha de produção, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- diegonunes
- Dinossauro
Bonaparte escreveu:Aproveitando o assunto:
Obrigado!
Abs
Decifrar barulho presencialmente é foda, imagine por aqui, kkkkkkk.
Mas, já verificou folga de válvulas, corrente e acionador do tensor?
Pelo que pude entender, o barulho só ocorre na falta do óleo ou na presença dele em baixa viscosidade (quente) e com carga, isso pode demostrar que alguma folga demasiada existe. Quando o óleo tá frio, bastante viscoso, cala.
Diego,
essa sua foto com a trinca claramente visível é aterradora!
Nesse caso, ao invés de dizer "corram para as montanhas!", eu diria... "corram para as revendas Yamaha!"

essa sua foto com a trinca claramente visível é aterradora!
Nesse caso, ao invés de dizer "corram para as montanhas!", eu diria... "corram para as revendas Yamaha!"
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Conforme disse antes, erro de projeto, e a honda afirma pra quem quiser que as motos não tem problemas e que os que apareceram foram pontuais. Em certo ponto a Honda tem razão, pq se enlatar merda e chamar de Honda, nego compra dando risada, trinca o cabeçote eles retificam devolvem e o caso esta encerrado.
As 300cc dão 2 alegrias, no meu caso ainda tive sorte pois consegui vender por 10 mil, na cc honda queriam pagar 8 numa moto que paguei 14.500 e na tabela valia 11.500.
As 300cc dão 2 alegrias, no meu caso ainda tive sorte pois consegui vender por 10 mil, na cc honda queriam pagar 8 numa moto que paguei 14.500 e na tabela valia 11.500.
diegonunes escreveu:Bonaparte escreveu:Aproveitando o assunto:
Obrigado!
Abs
Decifrar barulho presencialmente é foda, imagine por aqui, kkkkkkk.
Mas, já verificou folga de válvulas, corrente e acionador do tensor?
Pelo que pude entender, o barulho só ocorre na falta do óleo ou na presença dele em baixa viscosidade (quente) e com carga, isso pode demostrar que alguma folga demasiada existe. Quando o óleo tá frio, bastante viscoso, cala.
diegonunes,
Sei que é complicado!
Mas mecânico que levo a moto está todo enrolado pois o pai faleceu e o ajudante foi para o nordeste. Não quero deixar a moto lá duas semanas para ele dar uma olhada.
Agora tenho uma idéia!
Obrigado!
Abs
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Bonaparte, ta usando qual oleo? Se for 30 ou 40, aumenta pra um 50 e ve se melhora.
Ulisses Barros escreveu:Bonaparte, ta usando qual oleo? Se for 30 ou 40, aumenta pra um 50 e ve se melhora.
Oi, Ulisses!
Uso o Lubrax Mineral - 20W50 - API SL
Não gosto de motor funcionando barulhento.
Por ser mais fino, o óleo 'genuino' honda nem passa perto!!
Obrigado!
Abs
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- minholi
- Dinossauro
- Contato:
diegonunes escreveu:Piccoli, nenhum motor de verdade trinca a rosca da vela com a aperto, a vela quebra antes.
E troca de óleo se faz de acordo com o manual não havendo necessidade de trocar óleo a cada 1000/2000km como sugerem que se faça nas ondas de baixa cilindrada.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Saurus escreveu:com sacrifício do controle de qualidade.
junto da porquice na hora de montar...
era só escolher a pastilha de válvula do tamanho certo... mas não...
diegonunes escreveu:Não vemos o mesmo efeito nos motores 250cc da Yamaha.
oque tem a porra da yamaha a ver com o tópico ?
allem escreveu:Pois é, p coincidência a minha começou a reinar p pegar hj... tudo de novo...
tá fazendo onde ? honda viamão?! garantia sobre garantia ?!
vai te render a um papo com o láercio ?
diegonunes escreveu:É a velha maquiagem Honda. Pegam o mesmo motor que trabalhou a vida toda com carburador (mistura rica, câmara de combustão menos quente...), injetam, fazem mudanças incompetentes e esperam que o motor, num passe de mágica, se torne competente. E pra acabar, ainda possibilitam o uso de álcool, rs.
fato
minha falecida tw 2004 que peguei zero tinha 2 válvulas enforcadas,
casualmente descobertas na primeira revisão fora da honda...
mecânico explicou oq podia acontecer a curto e longo prazo, resolví fazer...
rodei mais 4 anos sem fuçar nessa parte da moto
saudações
isso é tudo mentira~!!!
só BMW dá problema!!
só BMW dá problema!!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
- diegonunes
- Dinossauro
Rauber, se a moto sair de fábrica com válvula enforcada nem a marcha lenta dela se mantem.
O problema não é a espessura da pastilha, é a sedimentação da sede das válvulas.
O problema não é a espessura da pastilha, é a sedimentação da sede das válvulas.
Rauber escreveu:allem escreveu:Pois é, p coincidência a minha começou a reinar p pegar hj... tudo de novo...
tá fazendo onde ? honda viamão?! garantia sobre garantia ?!
vai te render a um papo com o láercio ?
Vou fazer regulagem de válvulas (tomara q só tenha enforcado)na grava c o Rogério, não consegui cortesia, mas vão me cobrar R$ 80,00. Ta valendo.
Motorzim de bosta, não aguentou bate e volta de 800 km no sábado c cabo enrolado...

.
Mas será que isso...
... não tem a ver com isso?
Abs,
Mas será que isso...
allem escreveu:Pois é, p coincidência a minha começou a reinar p pegar hj... tudo de novo...
... não tem a ver com isso?
Rauber escreveu:Sofri pra acompanhar o mosquito atômico!
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Certamente Dog...mas sempre tive motos pequenas e andava c elas do mesmo jeito, só essa q dá isso...azar dela!
allem escreveu:Certamente Dog...
negão emilio se entregou
diegonunes escreveu:Rauber, se a moto sair de fábrica com válvula enforcada nem a marcha lenta dela se mantem.
perfeito, usei o termo errado... era tolerância indevida
allem escreveu:Vou fazer regulagem de válvulas
tá muito fudido de tempo e vontade ? rola pegar uma segunda opinião ?!
saudações