Trocar óleo: motor quente X motor frio

Grupo de discussão geral sobre motos.
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Re: Trocar óleo: motor quente X motor frio

Mensagem por K'waszaK »

- Óleo de Cozinha usado, guardo numa Pet 3 Litros de Coca-Cola... vou usando pra iniciar o fogo na Churrasqueira...
- Óleo da Moto usado, não sei.. sempre troquei em CC ou Loja, mas acredito que o melhor mesmo é guardar e levar para os postos que tem a destinação correta!

eu trocar em casa?
:e131:

Não tenho ferramentas, dom e paciência!

Como diz a Adri, de vez em quando:
"Esse é o meu Shrek!"

Chaves do Kit?
Só pra fazer peso na moto!
:emo85:

;-)

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

K'waszaK escreveu:"Esse é o meu Shrek!"

acho que é o contrário, tu é o piá do prédio! não se suja... não pode fazer nada...

shrek é quem põe a mão na massa, ogro de verdade

:lol:
K'waszaK
Dinossauro
Contato:

Mensagem por K'waszaK »

Ander escreveu:
K'waszaK escreveu:"Esse é o meu Shrek!"

acho que é o contrário, tu é o piá do prédio! não se suja... não pode fazer nada...

shrek é quem põe a mão na massa, ogro de verdade

:lol:

:no:

Geralmente coisas que envolvam "mão na massa" acabo quebrando, entortando, destruindo...

Não tenho a "mão leve" pra certas coisas então prefiro nem mexer...
se eu tenho a ferramenta, até tento.. mas se eu sei que pode abalar algo (estrutura, material) nem me envolvo.. prefiro pagar!

;-)

God Save The Queen!!!

Titan 150KS - 2006 / Twister 250 - 2007 a 2009 / CB500 2002 - 2009 a 2012 / Bandit 1250S - 2014 a 2018 / Tiger Explorer 1200 - 2018 a 2020... Aí, veio o MAVERICK / CB 1300SF - 2022 à 2023 / Xmax 250 2023 à ...
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

comprei 3l de lubrax * R$ 11,00/l = R$ 33,00
filtro de óleo, já tenho, ebay = R$ R$ 14,27
arruela do bujão, não precisa trocar
oring da tampa, não precisa trocar
total da troca de óleo com filtro = R$ 47,27 :bnn:

mas só semana que vem, ainda não chegou na km prevista :jmi:

saudações
Gilberto
Roda Presa

Mensagem por Gilberto »

Joel escreveu:
m@gro escreveu:Pergunta é...o que fazem com o óleo velho??? descartam onde....

Magro, faço o mesmo do Rauberito com relação a bacia, daquelas com bico.... Mas devolvo o oleo usado para os frascos do oleo novo que entrou no motor, depois levo a um posto de gasolina, la eles tem a maneira correta de descarte ;-)

Isso, peguei um camburão daqueles de 5 l e cortei a parte lateral pra fazer um recipiente de 4 l com fundo plano e com bocal c/tampa e rosca.

Coloco um jornal embaixo da moto e levanto no cavalete, coloco o ex-caburão-agora-cortado embaixo e dreno o óleo, que-está-quente-porque-deixei -a-moto-funcionando-um-pouco, deixo correndo por meia hora, tomo umas 3 Stella enquanto espero, depois coloco o novo (Yamalub SL) e nas embalagens vazias coloco o velho.

Isso na Teneré, na F faço a mesma coisa, tomo mais umas Stellas e não sei mais o que tenho que fazer....depois continuo a explicação.

Ah, Alemão, não uso as luvas do Assimila.

Fui...
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

Buenas, eu faço a mesma coisa que o chefe: peguei um galão de 5L e uso pra coletar o óleo velho embaixo da moto, em cima do jornal pra evitar sujeira.

Só que ao invés de colocar o óleo velho nas embalagens de óleo, coloco numa pet de refrigerante. Na Fazer vai 1,4L daí sempre fica um frasco pela metade com óleo novo.

Na 750F fazia a mesma coisa, ia tudo embora em 2 garrafas pet.

Entrego no posto de gasolina e eles providenciam destino adequado (assim espero, né...).

Mas M@gro, 100 pilas de MO pra trocar o óleo da Bandit?

Nas motopeças aqui da cidade nenhuma cobra MO se tu comprar o óleo na loja.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

JPaulo escreveu:Mas M@gro, 100 pilas de MO pra trocar o óleo da Bandit?

preço de 1 hora técnica né ?!

30 minutos esperando esfriar, 10 minutos abre e deixa escorrendo,
10 minutos fecha e larga o óleo, 5 minutos passando paninho, 5 minutos fumando...

JPaulo escreveu:Nas motopeças aqui da cidade nenhuma cobra MO se tu comprar o óleo na loja.

CG trocam o óleo em 2 minutos, garantia de sujeira e roscas espanadas...
não sei aí em são léo/nh... mas aqui na farrapos, onde não cobra a mais (lojas), o capricho é nulo...

repito, na falecida twister a cc honda conseguiu espanar uma rosca de bujão aos 20 mil km...
depois disso, já soma uns 150k km em 2 motos que eu troco e não tem rosca espanada ;-)

saudações
lelis
Roda Presa

Mensagem por lelis »

Vinicius. escreveu:Nope, aumenta.

Varios processos de montagem de conjuntos de pecas dependem nesse processo, mas normalmente se esfria a peca interna pra nao correr o risco de alterar as propriedades do material da peca externa.

Não concordo. Porquê alguns veículos batem válvulas quando estão frios? Porque a folga de válvula é maior enquanto está frio. Ou seja, se a folga é maior enquanto frio, significa que quando esquenta, dilata e diminui as folgas. Neste caso, quanto mais quente, mais a rosca do carter aperta o bujão.

Imagine se: sabendo-se que o óleo fica bem mais fino quando esquenta, as folgas aumentassem internamente no motor com o calor? Obviamente a moto iria queimar óleo descontroladamente. Ou seja, o que ocorre é que o óleo vai ficando mais fino com o calor do motor, mas a folga entre as peças também diminui, causando, assim, a retenção natural do óleo.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Faz umas 2 semanas q troquei o óleo da Zoiuda. Sempre troco óleo na manhã seguinte ao uso, com o motor frio. Deixo escorrer bastante tempo, e depois fico inclinando a moto pra lá e pra cá, até não cair mais nenhuma gotinha e sempre troco o filtro a cada troca de óleo. Até agora a Zoiuda tem aprovado e rodado macio, ou seja, trepidando loucamente como sempre. :wt:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

trocando agora, motor frio, só afrouxei o parafuso do bujão, liguei a moto uns 3 minutos, abre bujão e tampa do filtro do óleo e tá lá escorrendo:

Imagem

esse recipiente é uma derivação da dica do galãozinho de agua de 5 litros, já usei o galão de agua cortado, neste o plástico é mais grosso, fica mais firme... e cobre a queda do óleo desde o bujão até a tampa... é bão! também já fica o filtro cravado com uma faca escorrendo... lambança zero...

e enquanto escorre bem vou lavar as outras peças que estão de molho em agua quente mais sabão em pó (é oq achei fácil aqui) :lol:

saudações
Responder