o que usam no dia a dia, para poupar motorzão pro fds?
Re: o que usam no dia a dia, para poupar motorzão pro fds?
Bah, uma Agusta parada na garagem e rodando de TrudinhaFabio Ninja escreveu:não sei muito sobre as intruder, mas acho que uma dessa ia muito bem...
Pega uma Biz então!
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
- Fabio Ninja
- Dinossauro
vi umas bis por aqui, mas até 3 pilas bem zoadinhas, essa dai é achei inteirinha, quanto a usar a mv, é até estranho usarJPaulo escreveu:Bah, uma Agusta parada na garagem e rodando de TrudinhaFabio Ninja escreveu:não sei muito sobre as intruder, mas acho que uma dessa ia muito bem...![]()
Pega uma Biz então!
Abs,
tudo isso de moto pra ir ao centro, ao trabalho, não vira mesmo, motinho sem compromisso é top
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Assino embaixo!queiroga escreveu:Eu comecei a ter 2 motos pois quem tem uma não tem nenhuma.... e ir trabalhar sem moto é motivo para depressão profunda. Foda-se o $$$$
Enviado da PQP!

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
pois então kamerad Ninjowisky,Fabio Ninja escreveu:Russo escreveu:Então Kamerad Ninjówisky...
Eu procuro poupar o motorzão de 1450 cc do Harlão, usando-a principalmente nos finais de semana, por isso, no dia-a-dia eu uso a Ducatinha, que tem um motorzinho de 800 cc e é uma moto pequena, comparada à HD, ideal para ir trabalhar todo o dia...
PS1. O comentário acima pode parecer zoação, só que não é...![]()
acredite... é sério
PS2. Como segunda moto antes da Ducatinha eu usei a CB400CR, depois a Teneré 250 e, depois, a Mirage 250.
o Russo pode falar que vai trabalhar de ducati rss, sabe que me preocupa mesmo, vandalos, caras que nao respeitam a moto alheia...
Aqui em Curitiba é bem tranquilo, às vezes eu deixo a moto na rua e nunca tive problemas.
Editado pela última vez por Russo em 13 Jul 2018, 08:01, em um total de 1 vez.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Bonaparte escreveu:Sem falar nisso que é mais difícil de mensurar.Leandro escreveu: Mas tem outros fatores que pra mim ...
Cada um deve fazer o que acha melhor para si.
Segue exemplo quando e como ter duas é mais barato que ter uma grande:
A
Moto Grande (CB 1300 +- R$25.000,00) rodando 3.000km/ano
Desvalorização -1250; Doc Total - 770; Manutenção proporcional -1500; Combustível (R$4,5 / 15km/l) - 900
Sub total - 4420
Moto Pequena (CG 150 +- R$5000,00) Rodando 10.000km/ano
Desvalorização - 250; Doc Total - 370; Manutenção proporcional - 617; Combustível (R$4,5 / 35km/l) - 1285
Sub total - 2522
4420 + 2522 = 6942 (Total)
B
Moto Grande (CB 1300 +- R$25.000,00) rodando 13.000km/ano
Desvalorização -1250; Doc Total - 770; Manutenção proporcional -2550; Combustível (R$4,5 / 15km/l) - 3900
Total - 8.470
Nesse caso ficou 1500 mais em conta ter duas.
Moto de média cc a conta se aproxima mais.
Se rodar pouco, a coisa muda.
Enfim, não há receita, tem que analisar.![]()
Abraço!
Massa!
O que tu levou em conta no fator de manutenção?
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Atual: Sportster 97
Se eu parar pra fazer essas contas todas eu vendo as 2 motos e compro um carro 1.0 pra ir trabalhar...Bonaparte escreveu: A
Moto Grande (CB 1300 +- R$25.000,00) rodando 3.000km/ano
Desvalorização -1250; Doc Total - 770; Manutenção proporcional -1500; Combustível (R$4,5 / 15km/l) - 900
Sub total - 4420
Moto Pequena (CG 150 +- R$5000,00) Rodando 10.000km/ano
Desvalorização - 250; Doc Total - 370; Manutenção proporcional - 617; Combustível (R$4,5 / 35km/l) - 1285
Sub total - 2522
4420 + 2522 = 6942 (Total)
B
Moto Grande (CB 1300 +- R$25.000,00) rodando 13.000km/ano
Desvalorização -1250; Doc Total - 770; Manutenção proporcional -2550; Combustível (R$4,5 / 15km/l) - 3900
Total - 8.470
E se eu parar para fazer as contas, vendo as duas motos e o carro e passo a andar só de Uber, eheheh....Leandro escreveu:Se eu parar pra fazer essas contas todas eu vendo as 2 motos e compro um carro 1.0 pra ir trabalhar...![]()

Gostei das contas do Bonaparte, só faltou colocar na conta aí o dinheiro que poderia estar rendendo na poupança.
5K renderá só uns R$ 308,39 ao ano, mas tem muita gente aí com segunda moto no valor de 12K, aí já são R$ 740,13 (investimento de 0,5% ao mês).
Exclusivamente no aspecto financeiro, pra economizar mesmo tem q ser uma segunda moto usada e barata.
Mas aí vai de cada um, tem o lance de medo de ser roubado, da moto ser vandalizada, de acidente com peças difíceis de achar, motor que esquenta demais, de fazer ou não seguro, manobrabilidade, o qto se roda do dia a dia (consumo)... tem que fazer os prós e contras.
O prazer conta demais, aquele relaxamento de poder deixar a moto na rua sem stresse, mas legal mesmo é sempre estar andando de moto, ainda mais qdo se tem duas motos que acha massa.
[ ]'s
5K renderá só uns R$ 308,39 ao ano, mas tem muita gente aí com segunda moto no valor de 12K, aí já são R$ 740,13 (investimento de 0,5% ao mês).
Exclusivamente no aspecto financeiro, pra economizar mesmo tem q ser uma segunda moto usada e barata.
Mas aí vai de cada um, tem o lance de medo de ser roubado, da moto ser vandalizada, de acidente com peças difíceis de achar, motor que esquenta demais, de fazer ou não seguro, manobrabilidade, o qto se roda do dia a dia (consumo)... tem que fazer os prós e contras.
O prazer conta demais, aquele relaxamento de poder deixar a moto na rua sem stresse, mas legal mesmo é sempre estar andando de moto, ainda mais qdo se tem duas motos que acha massa.
[ ]'s

Amigos,
Coloquei as contas para ilustrar, mas eu mesmo tenho 3 motos.
Não tem conta que explique isso!
Considerei o custo proporcional à quilometragem rodada (ex: relação dura 30.000km, mas rodou 3.000, conto 1/10 do valor) dos itens substituíveis, óleos, filtros, pastilhas, pneus, relação, etc e custo com mão de obra para uma revisão anual (reaperto, lubrificação geral, verificação das válvulas, etc.) sem considerar tombos, seguro, acessórios ou gastos adicionais.
Com certeza não está exato, mas vale de referência.
São apenas contas no meu cenário.
Não sei se seria uma boa...
Carro 1.0 ( R$30.000,00) rodando 13.000km/ano
Desvalorização -1500; Doc Total – 1340 (SP); Manutenção proporcional - 1100; Combustível (R$4,5 / 12km/l) - 4875
Total - 8.815
Você está certo!
O custo de oportunidade tb é importante.
Mas como pode variar muito, poupança, dólar, CDI, etc. complica.
O mesmo com seguro, que não coloquei nas contas.
Cada região tem perfil muito diferente.
Concordo com o que disse, se apenas fizer conta, as coisas mudam.
Aqui no meu cenário, mesmo assim, o UBER não é grande vantagem.
O custo médio por viagem é de R$24,50.
Por ano fica por volta de R$18.000,00 com UBER!!
Aqui em SP, moto pequena é o que liga!!
Abraços!!
Coloquei as contas para ilustrar, mas eu mesmo tenho 3 motos.
Não tem conta que explique isso!
Mumorato,mumorato escreveu: Massa!
O que tu levou em conta no fator de manutenção?
Considerei o custo proporcional à quilometragem rodada (ex: relação dura 30.000km, mas rodou 3.000, conto 1/10 do valor) dos itens substituíveis, óleos, filtros, pastilhas, pneus, relação, etc e custo com mão de obra para uma revisão anual (reaperto, lubrificação geral, verificação das válvulas, etc.) sem considerar tombos, seguro, acessórios ou gastos adicionais.
Com certeza não está exato, mas vale de referência.
Leandro,Leandro escreveu: Se eu parar pra fazer essas contas todas eu vendo as 2 motos e compro um carro 1.0 pra ir trabalhar...![]()
São apenas contas no meu cenário.
Não sei se seria uma boa...
Carro 1.0 ( R$30.000,00) rodando 13.000km/ano
Desvalorização -1500; Doc Total – 1340 (SP); Manutenção proporcional - 1100; Combustível (R$4,5 / 12km/l) - 4875
Total - 8.815
Kuati,Kuati escreveu:... só faltou colocar na conta aí o dinheiro que poderia estar rendendo na poupança.
5K renderá só uns R$ 308,39 ao ano, mas tem muita gente aí com segunda moto no valor de 12K, aí já são R$ 740,13 (investimento de 0,5% ao mês)...
[ ]'s
Você está certo!
O custo de oportunidade tb é importante.
Mas como pode variar muito, poupança, dólar, CDI, etc. complica.
O mesmo com seguro, que não coloquei nas contas.
Cada região tem perfil muito diferente.
Russo,Russo escreveu: E se eu parar para fazer as contas, vendo as duas motos e o carro e passo a andar só de Uber, eheheh....
Concordo com o que disse, se apenas fizer conta, as coisas mudam.
Aqui no meu cenário, mesmo assim, o UBER não é grande vantagem.
Abraços!!
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- Narizudo
- Motociclista
Depois destas contas continuo fazendo o que sempre fiz, nada, nem quanto minha moto faz por litro eu quero saber. Chega assustar de saber quanto custa manter veículos.

- Optimus Leo
- Mito
Pois é, eu fiquei um tempo só indo de bike pro trampo, poupava dinheiro? SimNarizudo escreveu:Depois destas contas continuo fazendo o que sempre fiz, nada, nem quanto minha moto faz por litro eu quero saber. Chega assustar de saber quanto custa manter veículos.
Era feliz? Em certa forma sim, mas fiquei mais feliz quando voltei a comprar uma moto
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
De vez enqdo me dá raiva dos impostos, seguro... custos em geral em se ter carro, já fiz contas pra locar carro apenas nos FDS por exemplo, mas não vale a pena, é muito caro.Bonaparte escreveu:(...)Aqui no meu cenário, mesmo assim, o UBER não é grande vantagem.
Mesmo com o Uber, salgado demais se usar todos os dias.
Talvez valha a pena pra quem almoça no trampo ou vai a pé almoçar, pague caro em estacionamento...
E ainda tem o prazer em se ter um carro, e ando gostando de carro (minha sala de música).
[ ]'s

tomei nota dos gastos com a moto nos últimos 10 meses, após 11 mil km rodados, dos quais 97% do uso foi em passeios no fds e duas viagens maiorzinhas; coisa que nunca tinha feito antes. Somei cerca de 5 mil em gastos nesse tempo, somando tudo (tudo mesmo). E PAREI! Chega! Racionalmente (e financeiramente) não justifica, nunca. Já o prazer de pilotar...Narizudo escreveu:Depois destas contas continuo fazendo o que sempre fiz, nada, nem quanto minha moto faz por litro eu quero saber. Chega assustar de saber quanto custa manter veículos.
-
Jota
penso igual a vc, genérico.generich escreveu:Chega! Racionalmente (e financeiramente) não justifica, nunca. Já o prazer de pilotar...
- Optimus Leo
- Mito
Uma opção que pensei mas não fiz no seu momento é comprar uma motinha com doc atrasado...minha rotina diaria em 3 anos jamais trombei um comando...
Só de saber que não vou ser assaltado com IPVA, DPVAT, licenciamento e multas, a motinho se paga sozinha em 1 ano. Pau no cu dos legalistas
Só de saber que não vou ser assaltado com IPVA, DPVAT, licenciamento e multas, a motinho se paga sozinha em 1 ano. Pau no cu dos legalistas
- Fabio Ninja
- Dinossauro
incrivel o que tem de moto assim sendo vendida no olx...Optimus Leo escreveu:Uma opção que pensei mas não fiz no seu momento é comprar uma motinha com doc atrasado...minha rotina diaria em 3 anos jamais trombei um comando...
- Fabio Ninja
- Dinossauro
prazer de pilotar a grande no fim de semana, meu amigo que esta em milão na italia disse que é impressionante o numero de scooter e vespas que se ve na rua,generich escreveu:tomei nota dos gastos com a moto nos últimos 10 meses, após 11 mil km rodados, dos quais 97% do uso foi em passeios no fds e duas viagens maiorzinhas; coisa que nunca tinha feito antes. Somei cerca de 5 mil em gastos nesse tempo, somando tudo (tudo mesmo). E PAREI! Chega! Racionalmente (e financeiramente) não justifica, nunca. Já o prazer de pilotar...Narizudo escreveu:Depois destas contas continuo fazendo o que sempre fiz, nada, nem quanto minha moto faz por litro eu quero saber. Chega assustar de saber quanto custa manter veículos.
os que tem motorzão usam isso no dia a dia la.
- Optimus Leo
- Mito
Não acho tão incrivel, o Estado brasileiro é um ladrão de primeira, facil uma pessoa se endividar com esses "requerimentos" que são nada mais que um roubo sem revolver, tudo com intuito arrecadatorio.Fabio Ninja escreveu:incrivel o que tem de moto assim sendo vendida no olx...
Enquanto a moto não for produto de crime, belo e moral e pau no cu do Estado
Se cair numa blitz com os docs todos atrasados não corre o risco de perder a cnh? Ou a multa vai pro proprietário que está no documento?
Elefant 16.5 - DT200R - LS Savage - Ténéré 250 - CB450 café - XL Sportster Custom - CB500X - YZF-R3 - HD Sportster R - BMW R1150gs Adv - Triumph Thruxton - PCX - VRSCDX Night-Rod - FLHTCU Electra Glide Ultra Classic - Ducati Scrambler Urban Enduro.
Fiz uma conta equivalente para minha situação, que rodo 10kkm ao ano:
Cenário 1: Sportster rodando 10kkm ao ano
22.000 Preço do veículo
-500 Desvalorização
-750 Documentação
-1300 Manutenção
-3000 Combustível
-------
5.500 Custo ao ano
Cenário 2: CG quadradinha+ Sportster.
Cg rodando 8kkm ao ano:
3.500 Preço do veículo
-250 Desvalorização
-200 Documentação (dpvat)
-400 Manutenção
-1030 Combustível
-------
1.880 Custo ao ano
+
Sportster rodando 2kkm ao ano
22.000 Preço do veículo
-500 Desvalorização
-750 Documentação
-260 Manutenção
-600 Combustível
--------
2.110 Custo ao ano.
Total 10kkm Sportster = R$5.500
Total 10kkm CG + Sporster = R$3.990
Diferença de 1500 reais ao ano.
Legal, mas foda é que desprezando possíveis quedas/acidentes (que no meu caso seria a real vantagem de se usar a pequena), precisaria de mais de dois anos para tirar o valor do investimento na CGzote...
Cenário 1: Sportster rodando 10kkm ao ano
22.000 Preço do veículo
-500 Desvalorização
-750 Documentação
-1300 Manutenção
-3000 Combustível
-------
5.500 Custo ao ano
Cenário 2: CG quadradinha+ Sportster.
Cg rodando 8kkm ao ano:
3.500 Preço do veículo
-250 Desvalorização
-200 Documentação (dpvat)
-400 Manutenção
-1030 Combustível
-------
1.880 Custo ao ano
+
Sportster rodando 2kkm ao ano
22.000 Preço do veículo
-500 Desvalorização
-750 Documentação
-260 Manutenção
-600 Combustível
--------
2.110 Custo ao ano.
Total 10kkm Sportster = R$5.500
Total 10kkm CG + Sporster = R$3.990
Diferença de 1500 reais ao ano.
Legal, mas foda é que desprezando possíveis quedas/acidentes (que no meu caso seria a real vantagem de se usar a pequena), precisaria de mais de dois anos para tirar o valor do investimento na CGzote...