Zontes 310, tres modelos, por volta de 27k

Grupo de discussão geral sobre motos.
cramunhao
Novato

Re: Zontes 310, tres modelos, por volta de 27k

Mensagem por cramunhao »

:lol: :lol: :lol:
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Acho a DT excelente tb, motor liso andando. Só sinto que Trepida parada e andando devagarinho mas não ligo.

O banco eh realmente ruim. Podia ter espaço pra esticar a perna. Isso acho mal feito.

Sent from my SM-S901E using Tapatalk

Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Kokimoto escreveu: 08 Jun 2023, 11:26 Acho a DT excelente tb, motor liso andando. Só sinto que Trepida parada e andando devagarinho mas não ligo.

O banco eh realmente ruim. Podia ter espaço pra esticar a perna. Isso acho mal feito.

Sent from my SM-S901E using Tapatalk
eu comparo ela com as motos que tenho/tive.
motor trepida muito. bem mais que b400 e 800x mais que a xmax..
banco é de qualidade horrorosa.
é grandona e nao dá pra andar com pernas pra frente.. aquela base de apoio na posição de exame ginecológico é impossivel de ser confortável. a espuma é tosca. eu fiquei 3 dias com uma. os plasticos da tampa do porta luvas "entregam" que se trata de um projeto de baixissimo valor agregado. e sim, nao curto scooter com posição sentado..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Helder.soares escreveu: 09 Jun 2023, 11:58
motor trepida muito. .......mais que a xmax..
A Xmax tem um dos monocilindricos mais lisos e isentos de vibração que ja pilotei!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

E silencioso.
Nunca achei o SH ruidoso mas depois de fazer TD no XMax achei o SH um Mercedinho véio.
Tech
Roda Presa

Mensagem por Tech »

Tive a xmax. Realmente a vibração dela é mínima.

Mas ela me dava uma dor na coluna, um pouco abaixo do pescoço, absurda.

Não tentei mudar a posição do guidão. Ela tem duas posições possíveis.

Mas é uma boa scooter.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

A pior coisa do Nmax para mim é ser a mais manca da categoria! Até a veterana Citycom tem mais potência. Poderia ter pelo menos 25 CV, ainda mais sendo um motor mais moderno com arrefecimento líquido (que compensa as percas pelo sistema de controle de emissões)
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu estou cogitando uma dor de cabeça dessas. Depois q desci para Canastra na tornado (so 320km) e tirei da cabeça ir para Argentina nela em 2024. Ai estou avaliando as vezes uma bomba dessa para roles na estrada e a tornado ficar somente para off.
Tornado 300
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

RMD escreveu: 10 Jun 2023, 08:44 Depois q desci para Canastra na tornado (so 320km) e tirei da cabeça ir para Argentina nela em 2024.
Tão ruim assim pegar a estrada de Tornado?

Não viajei ainda na minha, máximo que fiz foram 50km direto na estrada, até agora sem reclamações (tá deveria ter marcador de gasolina e contagiros).

Farol melhorou bastante com lâmpada OSRAM e regulagem no parafuso de ajuste.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

froesdamotta escreveu: 09 Jun 2023, 15:01
Helder.soares escreveu: 09 Jun 2023, 11:58
motor trepida muito. .......mais que a xmax..
A Xmax tem um dos monocilindricos mais lisos e isentos de vibração que ja pilotei!

Isso. .acho que fiquei mal acostumado..
sequencia de ultimas motos "daily"
fazer 250.
pcx150 (vibra nada)
burgman 400 2008 (lisa, mas vibra um pouco)
burgman 400 2012( lisa, vibra menos que a anterior.. )
xmax 2021 (a 100km/h na estrada nem percebe que o motor tá ligado.. no dia a dia tb, o barulho dela "some)

quando eu fiquei 2 dias com a downtown, eu estava com a primeira b400, procurando a segunda.. aí a dt300 nao me apeteceu por conta dos defeitos que coloquei. ah, o motor é forte sim..
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

JPaulo escreveu: 10 Jun 2023, 21:10
RMD escreveu: 10 Jun 2023, 08:44 Depois q desci para Canastra na tornado (so 320km) e tirei da cabeça ir para Argentina nela em 2024.
Tão ruim assim pegar a estrada de Tornado?

Não viajei ainda na minha, máximo que fiz foram 50km direto na estrada, até agora sem reclamações (tá deveria ter marcador de gasolina e contagiros).

Farol melhorou bastante com lâmpada OSRAM e regulagem no parafuso de ajuste.

Abs,
Ainda não andei na Zontes. Pela potência, banco, etc, deve ser (bem) melhor do que a XR250 para viajar.
Mas sobre a Tornado, estou há 16 anos com a minha, vou dar um pitaco. :wink:
Quando comprei, andava solo e usava ela para tudo.
Como não vou rápido na estrada (100/110km/h), me atendia bem.
MAS, em 2010 fui viajar com garupa e bagagem, muito vento, auto estrada (120km/h), foi triste!
Tinha que judiar da motinho para acompanhar o tráfego.
Nas subidas longas não segurava velocidade.
Na minha coloquei um parabrisa pequeno, protetor de mão, capa no banco e pinhão de 14 dentes (original é de 13), mesmo a sexta marcha dando um alívio ao RPM.
Assim consigo viajar a 110/115km/h sem forçar e fazendo 27km/l e ficou mais confortável.
Mas não dá para se iludir. Ela é limitada com garupa, o banco não é para longos trajetos e o farol é ruim.
Ainda acho ela mais acertada do que Lander, XRE, Teneré, etc. Por isso não atualizei.
Comprando com a SH300 que tive, na estrada a SH é muito melhor e vai bem com garupa!

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Faço coro ao Kamerad Bonaparte!

Dá prá pegar estrada com uma moto 250? Dá!
Mas só se for "daqui a alí", tipo tiros curtos e sem garupa, porque prá viagens maiores, por rodovias movimentadas é osso, principalmente com motos monocilíndricas, que é o caso da maioria das 250 disponíveis no mercado.
Melhora um pouquinho se a 250 for bicilíndrica, mas não chega a ser "aquela coisa".

Hoje, para rodar por mais de 100 km uma estrada movimentada, os meus requisitos são 35/3,5... 35CV e 3,5 Kgf-m.
As menores motos que chegam mais próximo desses parâmetros são a Yamaha MT-03 e essas Zontes 310, mas nenhuma delas faz a minha cabeça.
Entre os Scooters tem o Forza 350 que chega perto, mas que custa mais de 50K (isso se achar) e a Burgman 400, que atende aos requisitos, mas só tem usada prá vender.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu nao estou falando de velocidade de cruzeiro ou media. Ja viajei e muito de 125-150cc de boas.

O problema da tornado e o conforto mesmo. Que é 0, mas ja sabia disso qnd comprei. Meu uso é 99% off, 0,5 estrada e 0,5% urbano.

Uso urbano é so o trecho ate chegar na trilha.
Tornado 300
Tech
Roda Presa

Mensagem por Tech »

Russo escreveu: 12 Jun 2023, 11:27 Faço coro ao Kamerad Bonaparte!

Dá prá pegar estrada com uma moto 250? Dá!
Mas só se for "daqui a alí", tipo tiros curtos e sem garupa, porque prá viagens maiores, por rodovias movimentadas é osso, principalmente com motos monocilíndricas, que é o caso da maioria das 250 disponíveis no mercado.
Melhora um pouquinho se a 250 for bicilíndrica, mas não chega a ser "aquela coisa".

Hoje, para rodar por mais de 100 km uma estrada movimentada, os meus requisitos são 35/3,5... 35CV e 3,5 Kgf-m.
As menores motos que chegam mais próximo desses parâmetros são a Yamaha MT-03 e essas Zontes 310, mas nenhuma delas faz a minha cabeça.
Entre os Scooters tem o Forza 350 que chega perto, mas que custa mais de 50K (isso se achar) e a Burgman 400, que atende aos requisitos, mas só tem usada prá vender.
De scooter nessa faixa de cilindrada, tive Citycom, Xmax 250, Downtown 300, People 300. Tive também a Maxsym, mas aí já é 400. Qualquer uma das que citei não faz feio na estrada. Vai com folga, muita folga em qualquer estrada. Não vai passar aperto com caminhão, nem com conforto. Super tranquilas. Único problema vai ser se o piso for muito ruim. Aí, joga penhasco abaixo pq é uma merda.

Uma coisa que descobri com motos é que uma coisa é ler/ver vídeos, especificações, etc. Outra coisa é ter a moto e "vivê-la" no dia a dia. E outra coisa ainda é que uma moto que pode ser um lixo para alguns, para mim pode ser uma "nave". O velho e batido "gosto não se discute". Cada um tem suas preferências.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Tech escreveu: 12 Jun 2023, 23:04 Uma coisa que descobri com motos é que uma coisa é ler/ver vídeos, especificações, etc. Outra coisa é ter a moto e "vivê-la" no dia a dia...
Isso é fato! Nada substitui o velho e bom teste drive... e quanto mais longo for, melhor .
Tech escreveu: 12 Jun 2023, 23:04 ... E outra coisa ainda é que uma moto que pode ser um lixo para alguns, para mim pode ser uma "nave". O velho e batido "gosto não se discute". Cada um tem suas preferências.
Mesmo porque as "realidades" de cada um são diferentes. Muitos são os fatores e demandas individuais que influenciam nas nossas escolhas, sejam eles intrínsecos ao piloto e objetivos como porte e condicionamento físico , idade, condições de saúde, experiência, poder aquisitivo e etc, intrínsecos e subjetivos como anseios e desejos, simpatias e antipatias, crenças e preconceitos e etc, e extrínsecos como geografia e topografia, condições de tráfego e conservação das estradas onde se vai rodar, existência ou não de assistência técnica próxima à residência e etc.

Ou seja, cada um com suas idiossincrasias ;-)
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Interessante como nos Scooters o desempenho tente a mudar em rodovia.
Concordo contigo, Russo, nos 35/3,5.
Mas embalado e em velocidade de cruzeiro creio que a combinação CVT + carenagem dá um resultado diferente das motos "normais".
Um amigo tem uma MAXSYM 400. Na estrada ela anda mais que minha Shadow 750, falando em cruzeiro e embalado.
Até uma Citycom S 300 anda junto com a Shadow (que não é um exemplo de desempenho).
Agora, saída e retomada, torcendo o punho para valer(o que não costumo fazer), até aparece que deu algum problema nas scooters.
Elas ficam lá atrás.
E como falaste, Tech, a gota d´agua para mim foi a suspensão.
Não posso dizer que nunca mais terei scooter, mas não sinto saudade.
Hoje só a Maxsym acho interessante.
Espero que essas Zontes consigam oferecem uma suspensão boa e um desempenho ok em estrada.

Abraço!
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Bonaparte escreveu: 13 Jun 2023, 11:58 ...Concordo contigo, Russo, nos 35/3,5...
...Agora, saída e retomada, torcendo o punho para valer(o que não costumo fazer), até aparece que deu algum problema nas scooters.
Elas ficam lá atrás...

Respostas lentas! Essa é uma característica que eu detesto em qualquer veículo.
Pô, a moto (ou mesmo o carro) não precisa ser nenhum bólido esportivo, mas tem que ter uma razoável capacidade de aceleração ou retomada.

Para rodar numa rodovia com pista dupla, com fluxo rápido e sem serras muito íngremes, tudo bem, aceleração e retomadas não são tão importantes assim.
Mas prá rodar em rodovias de pista simples, com serras e tráfego lento, a capacidade de aceleração e de retomada é, prá mim, fundamental.

Um exemplo de situação muito comum aqui no Sul: imagine-se rodando a vários minutos atrás de um caminhão lento numa via de pista simples e cheia de curvas, subidas e descidas e, de repente, aparece uma brecha para ultrapassar...
... se a moto (ou carro) tiver uma retomada que garanta uma ultrapassagem segura, você ultrapassa, caso contrário, você fica e aguarda uma oportunidade melhor...
... e se esse processo se repetir por horas à fio durante uma viagem?
Imagem
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Muito blablabla...no final, vc vai com o que tem na tua garagem. Pronto. O resto é cope ou querer justificar escolha de uma moto sobre outra.

Quando tive a Lead, viajei com ela porque era o que tinha na garagem. Adorei, curti muito, foram umas putas viagens. Tudo que o povo aqui fica falando que é perigoso, que é isto, que é aquilo, que não da para viajar de scooter manca, que precisa ter uma moto maior e equipada e blablabla...fodaci, caguei. Faria de novo? Não, já curti, já aproveitei, mas agora tenho outras opções, minhas preferências também mudaram, etc.

Se amanhã as coisas mudarem e só ficar com uma motinho na garagem e tiver vontade de viajar? Não vai ser isso que vai me parar.
Bonaparte escreveu: 13 Jun 2023, 11:58 Mas embalado e em velocidade de cruzeiro creio que a combinação CVT + carenagem dá um resultado diferente das motos "normais".
Um amigo tem uma MAXSYM 400. Na estrada ela anda mais que minha Shadow 750, falando em cruzeiro e embalado.
Até uma Citycom S 300 anda junto com a Shadow (que não é um exemplo de desempenho).
Agora, saída e retomada, torcendo o punho para valer(o que não costumo fazer), até aparece que deu algum problema nas scooters.
Elas ficam lá atrás.
Isso é porque custom só tem arrancada (torque em baixas), mas são bem mancas de final e motores altamente ineficientes para a cilindrada.

Agora, comparando scooter com motos convencionais, em relação a tamanho de motor, elas são bem mais pareas porque são muito mais eficientes e tem maior potência especifica por cc do que uma custom.

CVT ajuda muito na arrancada. Qualquer scooter pula na frente da grande maioria de motos numa arrancada do 0, inclusive de maior cilindrada. De Lead, pulava facil na frente de CGzolas. Nmax deixa até 250 para atrás. Os caras só começam a puxar na frente depois de jogar 3ra ou 4ta marcha.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Optimus Leo escreveu: 13 Jun 2023, 13:12 Muito blablabla...no final, vc vai com o que tem na tua garagem. Pronto....
É o que eu tenho feito a muito tempo. ;-)
Nos últimos 20 anos sempre tive uma moto com 35 Cv ou mais na garagem :-D
Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu desanimei total de viajar acima de 350 km dia na tornado. Se for acima disso prefiro nao ir ou ir de carro.

Ja fiz muito 700km dia com uma intruder e fazer 150. É muito de boas. Mas tornado é sofrido. Talvez se arrumar uma almofada mudo de opinião. Mas original da nao.

Eu acho q o que manda mais nem é a velocidade e sim o conforto. Se estou confortavel estou feliz q seja a 50km/h ou 180km/h.
Tornado 300
Responder