Capacete com abertura frontal é tão seguro como o Tradiciona

Grupo de discussão geral sobre motos.
chalbuque
Dinossauro

Capacete com abertura frontal é tão seguro como o Tradiciona

Mensagem por chalbuque »

Olá amigos foristas,

Gostaria de saber a opinião de vcs se os capacetes que podem ser abertos (linha Openline e Evoline da Shark) são tão seguros quanto os capacetes fechados tradicionais?
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
minholi
Dinossauro
Contato:

Re: Capacete com abertura frontal é tão seguro como o Tradiciona

Mensagem por minholi »

Não, não são. Se cair vai bater o rosto já que não há proteção para o maxilar.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
Sir Camelot
Motociclista

Mensagem por Sir Camelot »

Se voce conseguir evitar o impacto frontal do rosto são tão seguros quanto. ;-)

Eles não seguram nem mosquito imagine impacto. Agora em regiões quentes como aqui são uma mão na roda mesmo.
Bruno Camelo
Versatile System
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

minholi escreveu:Não, não são. Se cair vai bater o rosto já que não há proteção para o maxilar.
tá confundindo aberto com articulado, que é o interesse do autor deste tópico

todo mundo fala que são menos seguros mas nunca vi foto comprovando isso, de alguém que caiu e ele abriu com o impacto e machucou a pessoa

se alguém possuir tais fotos, favor disponibilizar por aqui ;-)
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

Amigos
Eu estou falando nos capacetes que abrem e fecham!!!
Não naqueles que são totalmente abertos, o chamados "Jets"

Acho que essse que fala são chamados "modulares", creio que é isso.
Dá uma olhada nesse modello do link abaixo!!

http://www.mototech.com.br/novo/produto ... dProduto=7

Abaixo
CBR 450sr-século passado
McFlae
Roda Presa

Mensagem por McFlae »

A questão acredito que seja no caso de um impacto com um capacete "robocop" quando o mesmo está fechado, comparado com um tradicional. Neste caso acredito que aguente sim, deve haver varios testes para garantir este ponto. Mas dependendo da porrada nem um tradicional (fechado) quanto um ropocop (fechado) vão fazer diferença.

Agora cair com um robocop aberto a chance de ficar sem dente é grande.
Suzuki Intruder 125 - Triumph Tiger 800 XC
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Capacetes *escamoteáveis*. São tão seguros quanto os fechados, desde que tenham selo SNELL e/ou DOT e/ou ECE. Aliás, um amigo caiu há pouco tempo usando um Shark Evoline. Bateu de cara, e o capa não abriu. A viseira arranhou, o capacete também, mas segurou tranqüilo. Já capacete xing-ling escamoteável eu não tenho coragem de usar em estrada.
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

GoGoBoy escreveu:
minholi escreveu:Não, não são. Se cair vai bater o rosto já que não há proteção para o maxilar.
tá confundindo aberto com articulado, que é o interesse do autor deste tópico

todo mundo fala que são menos seguros mas nunca vi foto comprovando isso, de alguém que caiu e ele abriu com o impacto e machucou a pessoa

se alguém possuir tais fotos, favor disponibilizar por aqui ;-)

É isso ai amigo GoGoBoy,
Articulados....
É claro, de primeira linha, como Shark ,Zeus etc....
Valeu
Abraço
CBR 450sr-século passado
McFlae
Roda Presa

Mensagem por McFlae »

XTman escreveu:Capacetes *escamoteáveis*. São tão seguros quanto os fechados, desde que tenham selo SNELL e/ou DOT e/ou ECE. Aliás, um amigo caiu há pouco tempo usando um Shark Evoline. Bateu de cara, e o capa não abriu. A viseira arranhou, o capacete também, mas segurou tranqüilo. Já capacete xing-ling escamoteável eu não tenho coragem de usar em estrada.

Não era um médico do rio de janeiro que teve uma BMW roubada, estava usando um shark evoline e o mesmo desviou 3 tiros da cabeça, apenas 1 passou e veio a falecer? :cry:
Suzuki Intruder 125 - Triumph Tiger 800 XC
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Tá ai uma coisa para a qual sou cético. :wsh:

Capacete articulado, só se for na cabeça dos outros. :-D
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

eu to com alguns escomoteavel (modular) pra chegar por agora. Com certificaçao DOT (americana) por um preço bem legal. Se alguem tiver pra comprar um to vendendo.
Tornado 300
mov
Motoqueiro

Mensagem por mov »

Bem, um capacete fechado é sempre mais seguro, ponto final.
No entanto eu só uso capacetes modulares embora tenha um fechado.
Actualmente os capacetes modulares são muito mais robustos do que antigamente se fechados, claro. Assumo que sou um pouco para o "deixa andar" e no verão ando quase sempre com os capacetes abertos, o que aqui não é proibido.
O que uso mais:

http://www.shoei-europe.com/uk/products/MULTITEC
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

Osama B Laden escreveu:Tá ai uma coisa para a qual sou cético. :wsh:

Capacete articulado, só se for na cabeça dos outros. :-D
você não é cético... é um baita de um preconceituoso, que provavelmente nunca usou um capacete articulado e fala mal destes... :lol:
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

XTman escreveu:Capacetes *escamoteáveis*. São tão seguros quanto os fechados, desde que tenham selo SNELL
Não existe capacete escamoteável com selo SNELL. Não que a SNELL se negue a testá-los (http://www.smf.org/faqs.html#11), é que a SNELL só testa capacetes enviados a eles pelos respectivos fabricantes, e ainda nenhum fabricante de escamoteável tomou a iniciativa (teve a coragem?) de mandar um escamoteável para a SNELL testar.

Pra bom entendedor, meia palavra basta.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kameraden...

Eu tenho capacete aberto, capacete fechado, capacete articulado, capacete coquinho e capacete nazista, eheheh...

Na cidade, quando faz muito calor, eu uso o capacete aberto, que nada mais é do que um penico homologado e, prá ir comprar pão na esquina, uso o coquinho ou o nazista para impressionar as balconistas da padaria, eheheheh...

Para o dia-a-dia, quando não faz muito calor e para viajar, uso o capacete articulado.

Raramente uso o capacete fechado... eles "dão azar"... na única vez que caí feio, estava com um capacete fechado que ficou inteiramente detonado, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Sei não... o que garante que um fechado seja mais eficiente é que ele é um composto único, uma peça homogênea.

Já um articulado é mantido fechado por pontos de encaixe, o que se apresenta como fragilidade.

Imagine que vc tem uma viga de peça única e outra composta por duas peças unidas por uma junção.... não é difícil prever qual tem a possibilidade mecânica de ruir em primeiro lugar.

Não acredito que (aos engenheiros de plantão e de formação, hehe) uma peça unida por pontos de apoio, fixação ou o que o valha possa ser mais resistente que uma peça única.
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Osama B Laden escreveu:Sei não... o que garante que um fechado seja mais eficiente é que ele é um composto único, uma peça homogênea.

Já um articulado é mantido fechado por pontos de encaixe, o que se apresenta como fragilidade.

Imagine que vc tem uma viga de peça única e outra composta por duas peças unidas por uma junção.... não é difícil prever qual tem a possibilidade mecânica de ruir em primeiro lugar.

Não acredito que (aos engenheiros de plantão e de formação, hehe) uma peça unida por pontos de apoio, fixação ou o que o valha possa ser mais resistente que uma peça única.
Mas o capacete não precisa (e não deve) ser 100% rigido e inflexível
Eu não tenho dados técnicos, mas imagine o seguinte
O capacete fechado aceita (sem quebrar) uma carga frontal de 200 Kg e o articulado só 100 Kg
Mas se a resistência da sua cabeça for de 50Kg qual a diferença ?

Então não é porque o fechado é + rigido que o articulado não tenha resistência suficiente

Sobre o Shark Evoline mencionado pelo autor do tópico o que posso relatar e que conheço DUAS pessoas que compraram e devolveram pq os capacetes literalmente desmontaram* (sem sofrer queda)

*peças estéticas e de acabamento, não estruturais
Belo - SP
Imagem
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

mov escreveu:Bem, um capacete fechado é sempre mais seguro, ponto final.
No entanto eu só uso capacetes modulares embora tenha um fechado.
Actualmente os capacetes modulares são muito mais robustos do que antigamente se fechados, claro. Assumo que sou um pouco para o "deixa andar" e no verão ando quase sempre com os capacetes abertos, o que aqui não é proibido.
O que uso mais:

http://www.shoei-europe.com/uk/products/MULTITEC
Ora pois, tu sabes que minha pendura também está com um Nolan (eu já tenho um faz uns 2 anos e meio), mas aqui realmente não podemos usá-los abertos, apesar de nossos oficiais de polícia em sua maioria, usarem o tempo todo, inclusive os que fiscalizam e multam a nós, os pobres motociclistas/motoqueiros.... heheheheheeheheheheh

Mas, andei a namorar os preços que estão os capacetes por aí, inclusive numa loja virtual que vi indicada no VdM, pena que perdi o link do site, só lembro que era uma cidade perto do Porto.

No mais, qualquer dia poste uma viagem que tenha feito pela terrinha na área de relatos de viagem/álbum de fotos, assim podemos curtir os ares de "além mar", com as belas paisagens que tem aí, ou como já vi falarem, poste uma viagem que seja muito giro.

Ainda mais com uma belíssima mota como a Vespa.

Grande abraço,
Ushuaia 2007/2008 - Nós fomos e foi bão dimais!!
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Eu rodei uns 2 anos com um SKY e agora tenho um KBC, nunca cai com os mesmos mas já derrubei e não desmontou por isso.
O SkY afrouxa com o tempo e o mesmo parafuso que prende a viseira prende a queixeira então tem que tar sempre reapertando pra conseguir manter ele aberto, mas não destrava com facilidade se travado.
O KBC o sistema da viseira e independente do da queixeira que a fixação parece muito mais resistente, inclusive a viseira do KBC da pra abrir milimetrimente e deixar um pouco aberta mesmo com o capacete aberto e a velocidade acima de 80km/h, agora no KBC veio escrito em 3 linguas (frances, ingles e alemão) que não é feito pra impacto aquela parte da queixeira. tenho a mais de 1 ano esse.
o Zarref classic me pareceu muito mais fragil e um sistema de trava da abertura mais dificil de usar com uma mão somente pois não é no meio da queixeira e sim dos lados mas o publico que o utiliza tb usa geralmente moto de baixa cc que nem 110km/h reais atingem.
outra coisa capacete articulado é bem mais pesado que o integral similar.
Eu na cidade não troco o articulado por nenhum outro, nas viagens se fosse andar com uma moto mais potente e alcançar velocidades acima de 140km/h usaria um integral tb provavelmente.
Apesar de que eu sou da tese que dependendo do impacto não adianta o seu capacete ser fodastico se o seu pescoço e feito do mesmo material do cara que usa pells. O que aprecio no capacete mais caro e justamente ser mais confortavel por ser feito de material mais leve e a viseira ser superior não riscando com facilidade, mantendo-se como nova, fora o sistema de ventilação mais eficiente e que ajuda embaçar menos. Unico tombo que raspei a frente do capacete foi de EBF em 1990 e me protegeu adequadamente.
Então esses fodasticos citados pelo autor do topico devem atender perfeitamente, claro eu não usaria se a minha intenção fosse andar em pilotagem esportiva e no limite da moto.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
chinaf
Motociclista

Mensagem por chinaf »

Eu lembro de um tópico antigo, não sei se aqui ou se lá no antigo m@d, que o ltadeu falava algo sobre, não sei se um acidente que ele estava junto, que o capacete aguentou bem, acho que era um Nolan.

Também lembro de umas fotos que postaram de um acidente do Ibanez, me desculpem se estiver errando, eu realmente posso estar enganado, que estava andando de moto com um capacete escamoteável e também não teve problema algum.

Acho que um escamoteável aguenta bem uma bela pancada, se estiver fechado, ao contrário de um capacete aberto, sem a queixera, já vi motoboy que se acidentou com capacete aberto e sei o estrago que causa, a gente até brincou na época (depois do acidente e quando o cara se recupera a gente brinca mesmo....hehehehh) que o cara literalmente estava comendo o asfalto, mas na hora todo mundo fica chateado, preocupado......

Pior que andar com capacete aberto ou fechado, é andar de moto com a viseira aberta e passar por uma nuvem de moscas.... Tem amigo meu que ficou conhecido como o homem sapo.... heheheheheeheheheheheheheheheheheheheheheeheheheheheheheh

Sei que o assunto é sério, eu por opção uso um capacete escamoteável, mas sempre com a queixeira fechada, raramente ando com a queixeira levantada.

Grande abraço,
Ushuaia 2007/2008 - Nós fomos e foi bão dimais!!
Responder