Ajuda - Intruder 125 não liga depois de chuva

Grupo de discussão geral sobre motos.
J.
Motociclista

Ajuda - Intruder 125 não liga depois de chuva

Mensagem por J. »

Galera,

Minha Intruder 125 não liga...sempre depois que chove, certamente está relacionado com a vela/cachimbo. Depois que ela seca, é apertar o "start" que ela liga fácil.

Alguma dica? 8-)
Valeu!
Saurus
Mito

Re: Ajuda - Intruder 125 não liga depois de chuva

Mensagem por Saurus »

J. Não sei se resolveria seu problema, mas vou lhe contar uma historinha que talvez possa ajudá-lo.

Nos idos de 1982 eu tive um Chevette. Sempre que chovia e o carro passava em uma poça d'água o carro morria e depois só retirando a tampa do distribuidor, secando a tal tampa com guardanapo de papel ou papel higiênico é que a bagaça voltava a funcionar. De saco cheio dessa idiossincrazia daquela trapizonga, e, depois de consultar centos mecânicos e ouvir deles que aquilo era "característica" daquele carro, um dia levantei o capo do carro e fiquei olhando para o tal distribuidor com aqueles 4 cabos espetados na tampa do dito cujo.

Esvaziei a mente, viajei mentalmente por diversos lugares e, quando aterrizei de volta, surgiu na minha cabeça a idéia. Fui numa farmácia, comprei um par de luvas de procedimentos cirúrgicos e de enfermagem (aquelas luvas de borracha esbranquiçadas). Fui para casa, peguei uma luva e uma tesoura. Fiz pequenos furos nas pontas dos dedos de uma luva. Fui até o carro, retirei os cabos de vela e o cabo de bobina da tampa do distribuidor, passei esses cabos pelos furinhos que fiz na luva e reconectei os cabos à tampa do distribuidor. A parte da luva que corresponde ao punho foi vestida no corpo do distribuidor.

Para encurtar, o carro nunca mais teve problemas de humidade na tampa do distribuidor e, consequentemente, nunca mais deu o problema de enguiçar por essa bobagem.

Como sua moto é monocilíndrica e tem apenas uma vela, eu sugeriria que você pegasse uma luva do tipo que mencionei acima e usasse apenas um dos dedos da luva para fazer uma espécie de "camisinha de vênus" para proteger a vela e o conector do cabode vela de sua moto contra a humidade.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Desmonte o controle elétrico de partida, no lado direito. Chamam de manicoto (que nomezinho sinistro).
Limpe tudo com um pouquinho de WD 40 e depois, pano seco. Remova qualquer resíduo de graxa e óleo também do guidão. Monte de novo o manicoto apertando um pouco de cada vez os dois parafusos, tomando cuidado para não deixar nenhuma fresta.
Provavelmente a água está entrando ali. O botão de partida da Intruder é muito fresco, pode não dar contato quando menos se espera.
Outra verificação é o cachimbo de vela, mas esse é bem protegido, pouco provável.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
J.
Motociclista

Mensagem por J. »

Opa....valeu pelas dicas.

piccoli, engraçado que ela ameaça ligar, mas não pega (nem com afogador ligado). De qualquer forma vou tentar isso que vc falou e o que o colega Saurus sugeriu... :-D

;-)
Valeu!
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Se o motor de partida chia e ela não pega, nem precisa olhar o manicoto que não é ali. Quando o problema é contato no Start, ela nem dá sinal de vida.
Talvez seja bom então remover banco e tanque e olhar toda a parte elétrica, se está bem protegida.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Cachimbo... muito provável...

A minha sempre faz isso ao sair do lava-jato. Ou nào liga, ou liga, mas não passa de 5.000 rpm.

Ar comprimido no cachimbo e já era.

Mas só no lava-jato, com água pressurizada... Em chuva, nunca deu nada disso.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Biagioni
Motoqueiro

Mensagem por Biagioni »

cachimbo/vela com certeza!!!
a minha tava assim, troco vela limpo cachimbo, acabo a frescura!!!
Desde 23/06/2006
Intruder 125
fernando_sp
Roda Presa

Mensagem por fernando_sp »

Troca o cachimbo.... Roubaram o da minha Yes esses dias, paguei 10 pila num NGK.

;-)
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

J. verifique que o cachimbo esteja bem encaixado na vela.

Garantindo isso, recomedo que experimente na próxima vez em que sabe que vai falhar (quando chover novamente) dar partida com o afogador ligado, mas sem acionar o acelerador por pelo menos 1 ou 2 segundos...
F.Caron
Roda Presa

Mensagem por F.Caron »

a minha faz isso de vez em quando.. quando chove muito no frio..
tiro a vela, seco, monto e ela pega na primeira..

[viajando] talvez quando o motor para com uma válvula aberta, entra alguma umidade excessiva no cilindro e condensa, molhando a vela.. já que isso só me acontece quando chove (alta umidade relativa) junto com frio (baixa temperatura de orvalho).. :yeahrite:
sei lá..
se fosse gasolina descendo do carburador pro cilindro aconteceria sempre..
CB 450 DX 89/90
Fazer 250 2010/11 - *2010 †2012 15.000Km
Intruder 125 2007 - *2007 †2010 30.000Km
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

J., dica pra quem sofre disso.

O cachimbo custa uns R$8... NGK, claro.

Pra nunca mais ter esse problema, compre um rolo de fita AUTO FUSÃO (paguei R$17) e aplique em TODO o cabo d vela até a base do chimbo lá junto com o cabeçote.

Encosta a ponta e puxa até a fita ficar bem fininha, e vai passando. PELO MENOS 3 camadas!

Fica show de bola e nunca mais dá problema nisso.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

RALves, e onde se compra essa fita AUTO FUSÃO? Quanto custa em média? Quantos metros, em média, de fita vem em cada rolo?
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
J.
Motociclista

Mensagem por J. »

Valeu pelas dicas galera! vou providenciar essa fita.

jduarte, mesmo com o afogador ligado ela nao liga só ameaca.

;-)
Valeu!
fernando_sp
Roda Presa

A fita de alta fusão costuma ser encontrada em depósitos ou em casa de ferragens...

Geralmente cachimbo novo não precisa dessas artimanhas para não entrar água.
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Na minha ex-Yes tive um problema similar... 2 x tive problemas com chuva na cidade e a moto morria...no final não descobri o que era e a moto voltou ao normal sozinha... desencanei...

Meu cunhado teve uma Intruder que tb pegou zero e não teve problema nenhum com chuva ou similares e usava bastante a moto... sorte? talvez... mas aparentemente como o pessoal citou, deve ser uma besterira bem simples de resolver...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

J. escreveu:Valeu pelas dicas galera! vou providenciar essa fita.

jduarte, mesmo com o afogador ligado ela nao liga só ameaca.

;-)

só esse aspecton já sugere que o problema não seja na ignição... a ignição não consegue acontecer, mas na minha opinião é por causa da alimentação.

Certa vez uma das minhas não pegou depois de chuva... nem depois de tirar e colocar o cachimbo na vela para garantir o contato, não "explodia" ao dar partida... então recorrí ao velho tranco, em 3a marcha (evitem usar 2a e principalmente 1a marcha) na descidinha do estacionamento, e sem mexer no acelerador. Só depois que o motor girou um pouco (uns 10 metros já engrenada) é que girei um pouco o acelerador e funcionou...

Esses carburadores parecem ter alguma dificuldade em formar a mistura quando o motor está frio e há presença de água...

Faça essa experiência, se for o caso, numa próxima vez em que isso aconteça...
fernando_sp
Roda Presa

O fato de só ameaçar não quer dizer que o problema está na alimentação. Se houver uma fuga de corrente, também não vai acontecer a combustão corretamente.... Logo, o motor não pega.

Com a minha não tenho esse problema. Ultimamente mesmo tomando chuva, orvalho, é só dar start que pega na hora, sem nem usar afogador.

Agora só aguardar o J. dizer qual o problema. ;-)
Responder