Usar freio traseiro e acelerar ao mesmo tempo. o q acontece?

Grupo de discussão geral sobre motos.
RMD
Dinossauro

Usar freio traseiro e acelerar ao mesmo tempo. o q acontece?

Mensagem por RMD »

Parado no sinal fiquei "brincado" com os freios. Qnd estava usando o freio dianteiro a moto (digo mais especificamente as suspençoes) ficava livre. As duas suspençoes trabalhavam normalmente. Mas ai qnd acionava o freio traseiro eu percebi q a susp. traseira da moto nao mexia. é como se trava-se a susp.

Isso pode ser usado para alguma coisa em caso com a moto em movimento? Tipo a traseira vai abaixar, ficar mais "dura". tem alguma aplicaçao?

Uma vez conversando com alguem (acho q foi o Roy) ele me disse q pra provocar um drift na curva (powerslide) ele acionava o freio traseiro e acelerava ao mesmo tempo, assim fazendo com q a traseira da moto perdesse o grip.
Tornado 300
mamm777
Dinossauro

Re: Usar freio traseiro e acelerar ao mesmo tempo. o q acont

Mensagem por mamm777 »

RMD escreveu:Isso pode ser usado para alguma coisa em caso com a moto em movimento? Tipo a traseira vai abaixar, ficar mais "dura". tem alguma aplicaçao?
E como! Uso todo dia em manobras de baixa velocidade (garagem, etc). Giro médio, freia de leve a traseira, regula a velocidade na embreagem. A moto "senta" na traseira e tu podes andar a 0,1Km/h com estabilidade.

Se precisar diminuir numa curva também. Se tirar a mão do acelerador no meio da curva a moto desestabiliza. Continua acelerando e controla a velocidade no freio traseiro, funciona que é uma maravilha.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

O que eu sei é que freando o traseiro em uma curva a moto tende a ir "para dentro" da curva, já freando o dianteiro ela tende a ir em linha reta, e quando vc freia primeiro o traseiro antes do dianteiro a traseira "senta" e fica mais firme.

Se vc está em um aclive muito acentuado, freando o traseiro a moto fica parada muito mais facilmente, nesse mesmo caso freando o dianteiro pode ser até que a roda dianteira deslize de ré.

Não sou piloto, mas é a experiencia que me diz isso hehehe.
Roy
Novato

Mensagem por Roy »

Fala RMD para dift eu travo deixando a traseira escorregar um pouco e dá o contra-esterço, é uma manobra gostosa de fazer porém já me rendeu alguns capotes, já fiz algumas vezes no asfalto, atualmente só faço na terra. Uso o freio traseiro nas curvas segundo aprendi no curso da Rio Racing são duas as funções a primeira se você entra rápido na curva e for espalhar ele tem a função de fechar a trajetória e a segunda com a traseira afundando (fecha a suspensão) um pouco você melhora a tração do pneu na curva é bom para as cabeças de ponte também. Estas são apenas algumas observações que adquiri andando de moto tanto em terra quanto em asfalto já sao 10 anos nas estradas e pistas de motocross e apenas 6 meses de trilha.

Devo fazer uma trilha na 3ª feira para testar a CRF depois que eu dei uma arrumada nela. E aí você anima?

Provavelmente deve ir um colega com uma XR 200 também.
Se quiser me manda uma MP que combinamos o horário de saída.
RM 125 97 > NX 350 97 > TW 250 07 > Lander X 09 > CRF 230 07
http://www.motosmultimarcas.com.br
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Frear o traseiro e acelerar não terá efeito nenhum, pois o freio anula o motor.
B-King Of The Urban Jungle
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

SPEED RACER escreveu:Frear o traseiro e acelerar não terá efeito nenhum, pois o freio anula o motor.

Terá sim, maior desgaste nas pastilhas e discos. :-D

E esta de freiar o freio traseiro na curva já me salvou algumas vezes de parar no mato. ;-)
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Lucas_1
Roda Presa

Mensagem por Lucas_1 »

Freiar e acelerar ao mesmo tempo eu não sei, agora se freiar, acelerar, apertar meia lua pra frente e o botão vermelho a moto solta um Hadouken! :lol:
Responsável pelo bom humor do MAD
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Smoker escreveu:
SPEED RACER escreveu:Frear o traseiro e acelerar não terá efeito nenhum, pois o freio anula o motor.

Terá sim, maior desgaste nas pastilhas e discos. :-D

E esta de freiar o freio traseiro na curva já me salvou algumas vezes de parar no mato. ;-)

Com certeza :lol:

Freiar na curva eu ja fiz varias vezes e varias vezes ja fui salvo de passear no matinho tbm, ukaukaukauaukauk
Ja freiei com o diant e traseiro, mas uso mais o dianteiro nas emergências em curvas.
B-King Of The Urban Jungle
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Lelo escreveu:O que eu sei é que freando o traseiro em uma curva a moto tende a ir "para dentro" da curva, já freando o dianteiro ela tende a ir em linha reta, e quando vc freia primeiro o traseiro antes do dianteiro a traseira "senta" e fica mais firme.
Smoker escreveu: Terá sim, maior desgaste nas pastilhas e discos. :-D

Ae Kameraden,

Então, no passeio que fizemos até São Carlos, via Apiaí, percorrendo o "Rastro da [sjibóia][/s] serpente, o Juliano e o Fernando, que estavam com as VStruminha ficaram me torrando por eu freiar muito nas curvas.

Mas se, com a Jaka carregada e garupada, eu não tivesse usado o artifíco de frear a roda traseira nas curvas, teria ido catar cavaco no mato um monte de vezes. E, mesmo assim, nos 67 km de curvinhas travadas, eu espalhei na curva umas duas ou três vezes.

A (minha pouca) experiência me diz que, com uma moto de entreeixos curto e que não raspa pedaleira à toa, como a CB400CR, o freio traseiro pode (e deve) ser utilizado para corrigir a tajetória quando se entra muito rápido numa curva ou quando a curva fecha abruptamente.

No entanto em motos custom, com entreeixos longos e, principalmente naquelas com ângulo de caster muito aberto, que teimam em abrir as curvas, o uso do freio traseiro é uma obrigação, tanto para corrigir a trajetória quanto para parar a motoka.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

Pensei assim tb, mas como nem tudo na vida é intuitivo...
GoGoBoy
Mito

Mensagem por GoGoBoy »

punta taco?
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...

qual é o negócio, he-man?
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

O freio traseiro é um milagreiro! "obrigado Sto freio traseiro, por ter me salvado diversas em vezes em curvas de não ir morro abaixo, inavdir a pista contrária, bater de frente com outro veículo, e comprar terreno....mto obrigado"
Falando sério, o freio traseiro ajuda para frear em curvas, manobrar em baixa velocidade com mais controle, usar técnica de derrapagem do supermotard(para quem manja...eu não..rs..), evitar que o garupa fique batendo a cabeça no seu capacete, e na frenagem antes de iniciar uma curva, usar inicialmente o freio traseiro para não mergulhar a supespensão dianteira na frenagem(isso em frações de segundo), para aí sim fazer a frenagem correta(70/30 ou 90/10 de força entre freio traseiro e dianteiro) e obviamente para se parar em aclives..
Os freios das motos não são independentes à toa....
Obs: o Troy corser, assim como o Michael Doohan, usam ou usavam o freio traseiro através de uma manetezinho abaixo da embreagem para contorno de curvas, e assim serem mais rápidos! estabilizando a moto....e uma vez tbm q é impossível usar a alavanca de freio traseiro durante uma curva de tão inclinadas q as motos estão...
ObsII: bem como o Russo falou, em motos custom a proporção de frenagem deve beirar os 50/50 entre dianteira e traseira, pois neste estilo de moto o peso está muito mais concentrado atrás q em outros estilos.
Z900RS
kinder
Roda Presa

Mensagem por kinder »

Felipe A. Yamauchi escreveu:
Lucas_1 escreveu:Freiar e acelerar ao mesmo tempo eu não sei, agora se freiar, acelerar, apertar meia lua pra frente e o botão vermelho a moto solta um Hadouken! :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:
:rof: :rof: :rof:
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
alan-sc
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por alan-sc »

kinder escreveu:
Felipe A. Yamauchi escreveu:
Lucas_1 escreveu:Freiar e acelerar ao mesmo tempo eu não sei, agora se freiar, acelerar, apertar meia lua pra frente e o botão vermelho a moto solta um Hadouken! :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol:
:rof: :rof: :rof:
hauhauhauahuahauhuha

hj o forum ta animado ehhehehe
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
Napalm_Death
Roda Presa

Mensagem por Napalm_Death »

Manjaste além da imginação :lol: :lol: :lol:

Abraços.
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Vejam se estou certo? :|

Equalizar freios (dianteiro e traseiro) e aceleração durante o vôo em algum salto de motocross, pode ser a diferença entre encaixar a aterrisagem corretamente ou virar pra trás / pra frente. Pq a força centrífuga na roda traseira durante a frenagem é aplicado no corpo da moto em forma de peso, já a o freio dianteiro é um CONTRA-peso, já q é aplicado como alavanca. Tanto q se vc acelerar a moto no descanso central, com a roda traseira flutuando, e frear essa roda bruscamente, pode até virar o descanso central e acabar saindo cantando pneu se vacilar no freio. No caso da moto estar no chão, vc transforma esta força em peso, SE naum usar o freio dianteiro, já q o freio dianteiro alavanca pra cima a roda traseira. Portanto, acelerar acionando o freio traseiro, multiplica o peso da força centrífuga no corpo da moto, grudando ela no chão, já q esta força é transmitida nas pinças. Tanto q pra um burn vc freia o dianteiro pra manter a moto parada, claro, mas principalmente pra deixar a traseira leve e mais claro ainda, não aciona o freio traseiro. Na prática das ruas é uma questão de pensar rápido, já q depende de muitos fatores, como por exemplo as condições da pista/pneus, velocidade, obstáculos, inclinação (já q a força de deslocamento lateral pode ser maior q o peso da moto no total), etc. e pode significar cair deitado na frente de um caminhão na pista contrária, ou eficiência em controlar uma rota de fuga.

Aconselho usar rapidamente uma calculadora científica durante uma curva errada, pra ter certeza. :jmi:
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Qnt a corrigir a trajetoria eu sabia disso e ate ja "brinquei" algumas vezes com isso. Eu queria saber mesmo se tinha alguma vantagem ou desvantagem qnt a influenciar a susp. traseira.

Eu acho q ja vi aqui tb q se a moto estiver "boba" nas curvas (balançando d+), o freio traseiro pode dar uma amenizada nisso.

Roy escreveu:Fala RMD para dift eu travo deixando a traseira escorregar um pouco e dá o contra-esterço, é uma manobra gostosa de fazer porém já me rendeu alguns capotes, já fiz algumas vezes no asfalto, atualmente só faço na terra.
Eu estou tentando isso. Mas por algum motivo eu estou com um bloqueio psicologico na hora de usar o contra-esterço. Qnd a moto vai muito pro lado ao inves de eu usar o contra esterço pra corrigir a trajetoria e impedir q a roda traseira passa na frente da dianteira. Eu viro pro lado errado e acabo dando um "cavalo de pau" OU eu simplesmente solto o freio e volto a tracionar. E pra falar a verdade qnd eu volto a tracionar ja levei varios sustos pois a moto quase me joga pra longe (tipo um highside).

Roy escreveu:Devo fazer uma trilha na 3ª feira para testar a CRF depois que eu dei uma arrumada nela. E aí você anima?
MP enviado. :pnk:
Tornado 300
Cleber T.
Motoqueiro

Mensagem por Cleber T. »

olha carinha sua moto fosse turbo ate falaria que tem utilidade(pra manter a pressão do turbo pra saida de curva) como nao é o caso kkkkkkkkkkkkk vc so esta desgastando tua moto a toa
honda biz ks
Honda CRF450R
BMW S1000RR
BMW ///M3 frozen black f80
BMW 528i e39 turbo
tinelli
Motociclista

Mensagem por tinelli »

hauhauhauhauahuahuahuahuahua.... :lol: :lol: :lol: :rof: :rof:

Essa foi demais...
Imagem

Biz 2003, tw 2004 preta, tw 2005 vermelha, falcon 2008, H6.
LEMBRE-SE sempre: enquanto voçê confiar na máquina, estarás seguro, quando você confiar em si mesmo....tenha cuidado!
Responder