Motos "surradas" ?
Motos "surradas" ?
Tenho notado a ocorrência de vários eventos em autódromos envolvendo motocicletas.
Vide, p.ex., os track-days promovidos pelo Izzo.
Se por um lado acho uma idéia interessante, no sentido de quem quer um pouco mais de adrenalina, ao invés de correr nas ruas e estradas, pode ir para o autódromo, ao mesmo tempo me ocorrem as seguintes dúvidas:
1). Até que ponto motos de determinadas marcas não serão desvalorizadas, pensando que um possível comprador pensará que a moto já é uma moto “surrada”? Digo isso pq certas marcas poderão ficar com “fama” de motos de autódromos.
2). Até que ponto esses eventos em autódromos não influenciarão no seguro de certas marcas de moto?
Apenas conjecturas.
Vide, p.ex., os track-days promovidos pelo Izzo.
Se por um lado acho uma idéia interessante, no sentido de quem quer um pouco mais de adrenalina, ao invés de correr nas ruas e estradas, pode ir para o autódromo, ao mesmo tempo me ocorrem as seguintes dúvidas:
1). Até que ponto motos de determinadas marcas não serão desvalorizadas, pensando que um possível comprador pensará que a moto já é uma moto “surrada”? Digo isso pq certas marcas poderão ficar com “fama” de motos de autódromos.
2). Até que ponto esses eventos em autódromos não influenciarão no seguro de certas marcas de moto?
Apenas conjecturas.
-
Buffon
- Roda Presa
- Contato:
Re: Motos "surradas" ?
Sei lá, para mim moto surrada é moto que o cara fica fazendo borrachão em encontro e coisas do tipo.
Andar em autódromo não acho judiaria, desde que sejam feitas as devidas manutenções na moto. Ela foi feita para andar.
Se for pensar assim, uma moto que fica parada mais de 1 mês sem ser nem ligada também é judiada.
Dai vem a dúvida, o que é pior, uma moto que fica muito parada ou uma que anda regularmente em autódromo ou ainda uma que anda regularmente "no gás" nessas nossas maravilhosas estradas?
Moto é para usar, o importante é fazer as devidas manutenções.
Andar em autódromo não acho judiaria, desde que sejam feitas as devidas manutenções na moto. Ela foi feita para andar.
Se for pensar assim, uma moto que fica parada mais de 1 mês sem ser nem ligada também é judiada.
Dai vem a dúvida, o que é pior, uma moto que fica muito parada ou uma que anda regularmente em autódromo ou ainda uma que anda regularmente "no gás" nessas nossas maravilhosas estradas?
Moto é para usar, o importante é fazer as devidas manutenções.
Abraços,
Buffon
Buffon
Muito bem posto Buffon.
Essas super esportivas foram construídas exatamente para isso, andar forte! Eu não teria objeção alguma em comprar uma moto que andou no autódromo.
Quanto a seguro, até onde eu sei, se vc cair no autódromo o seguro não cobre.... se alguém souber mais, por favor diga!!
Essas super esportivas foram construídas exatamente para isso, andar forte! Eu não teria objeção alguma em comprar uma moto que andou no autódromo.
Quanto a seguro, até onde eu sei, se vc cair no autódromo o seguro não cobre.... se alguém souber mais, por favor diga!!
-
Robson
Penso como o Buffon...
Brasileiro tem mania de achar que cuidar do veículo é andar em baixa rotação, não acelerar bruscamente nem frear bruscamente...
Oras, desde que vc não entre na faixa vermelha da rotação, mantenha a manutenção em dia, com trocas de óleo em intervalos regulares e recomendados, não vejo mal algum em andar forte com a moto...
Em relação ao seguro, se não me engano nenhuma seguradora cobre prejuízos relacionados ao uso de veículos em autódromos.....
Abraços
Brasileiro tem mania de achar que cuidar do veículo é andar em baixa rotação, não acelerar bruscamente nem frear bruscamente...
Oras, desde que vc não entre na faixa vermelha da rotação, mantenha a manutenção em dia, com trocas de óleo em intervalos regulares e recomendados, não vejo mal algum em andar forte com a moto...
Em relação ao seguro, se não me engano nenhuma seguradora cobre prejuízos relacionados ao uso de veículos em autódromos.....
Abraços
- leo_careca
- Motociclista
As duas hipóteses são aceitáveis, mas o cara que é descuidado vai judiar da moto seja em pista ou no dia-a-dia...... mas acho que os track days vão deixar muita gente com pé atrás com esses modelos, talvez nem tanto quanto deveriam.
Quanto as seguradoras, elas provavelmente já estão "trabalhando" nisso.
Quanto as seguradoras, elas provavelmente já estão "trabalhando" nisso.
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
Força e fé para aqueles em recuperação!
B650n 2011 a Poposuda.
Ainda mais SS. Essas motos foram feitas para andar forte. Não vejo demérito nenhum nessas motos. Moto surrada é moto de nego porco, que não cuida, como o Robson e demais aí falaram.
O pessoal usa o velho jeitinho brasileiro e informa a seguradora que caiu fora do autodromo.Fenner escreveu: Quanto a seguro, até onde eu sei, se vc cair no autódromo o seguro não cobre.... se alguém souber mais, por favor diga!!
- leo_careca
- Motociclista
Pergunta básica, tem alguma cláusula sobre uso "esportivo" do veículo no contrato de seguro????ale escreveu:O pessoal usa o velho jeitinho brasileiro e informa a seguradora que caiu fora do autodromo.Fenner escreveu: Quanto a seguro, até onde eu sei, se vc cair no autódromo o seguro não cobre.... se alguém souber mais, por favor diga!!
Se não tiver, legalmente a seguradora é obrigada a prestar o serviço para o qual foi contratada!
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
B650n 2011 a Poposuda.
-
Robson
Ale...ale escreveu:O pessoal usa o velho jeitinho brasileiro e informa a seguradora que caiu fora do autodromo.Fenner escreveu: Quanto a seguro, até onde eu sei, se vc cair no autódromo o seguro não cobre.... se alguém souber mais, por favor diga!!
Mas as seguradoras não têm perícia ?
Não basta ela conferir o endereço do acidente e fazer uma perícia no local ?
Conferir local de recolhimento da moto pelo guincho, testemunha, etc ????
Não sei se está tão fácil assim passar as seguradoras pra trás.
Abraços
Tem uma cláusula no seguro que diz que nao cobre se ocorrer sinistro partipando de competições....
Track days nao sao competições. Isso deve dar um tremendo pano para a manga.....
Track days nao sao competições. Isso deve dar um tremendo pano para a manga.....
- leo_careca
- Motociclista
Já trabalhei em seguradora e os peritos têm os 2 pés atrás com motos acidentadas...
uma coisa posso dizer, tem como enganar sim, mas não pode ter "furo" na história...
não é impossível, mas é complicado de fazer......
basta que o perito não possa provar a situação real do sinistro.
Robson, normalmente um cara mais esperto consegue dobrar a seguradora, porquê o contratante do seguro normalmente desconhece mais da metade de seus direitos e dos deveres da seguradora e é nisso que a companhia normalmente se baseia para tentar negar alguns serviços (a coação sobre o segurado quase sempre funciona a favor da seguradora).
Pensem da seguinte forma, quase sempre é bem mais barato pra seguradora "engolir" sua história do que contestar na justiça ou ter de encarar alguns processos civis...
Robson, normalmente um cara mais esperto consegue dobrar a seguradora, porquê o contratante do seguro normalmente desconhece mais da metade de seus direitos e dos deveres da seguradora e é nisso que a companhia normalmente se baseia para tentar negar alguns serviços (a coação sobre o segurado quase sempre funciona a favor da seguradora).
Pensem da seguinte forma, quase sempre é bem mais barato pra seguradora "engolir" sua história do que contestar na justiça ou ter de encarar alguns processos civis...
A XT se foi.
B650n 2011 a Poposuda.
B650n 2011 a Poposuda.
- Barros_RN
- Motociclista
- Contato:
Concordo com vc.Robson escreveu:Penso como o Buffon...
Abraços
Surrar uma moto é vc pegar uma titan 150 e querer que ela ande a 150km/h mas uma esportiva com motores feitos para andarem a 260-300km/h tenho certeza que só fica surrada se relaxar na manutenção, como o Robson falou.
----------------------------------------------------------------------
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.
Quando TUDO falhar e nada mais resta a fazer, leia o Manual de Instruções.
Buffon e Robson ja disseram tudo.
Esse tipo de moto foi feito para isso. Acelerar.
Esse tipo de moto foi feito para isso. Acelerar.
- Fernando DJ
- Roda Presa
- Contato:
pergunto aos amigos...
não teriam essas motos em pista um remapeamento de injeção buscando um aumento de potencia... com atraso na explosão e etc... deixando o motor trabalhano um pouco além do q foi projetado?
grosseiramente isso nao diminuiria a vida util do motor? motos independentes com relatos de problemas no motor poderiam estar passando por isso, ou não?
não teriam essas motos em pista um remapeamento de injeção buscando um aumento de potencia... com atraso na explosão e etc... deixando o motor trabalhano um pouco além do q foi projetado?
grosseiramente isso nao diminuiria a vida util do motor? motos independentes com relatos de problemas no motor poderiam estar passando por isso, ou não?

Fernando.
Essas motos sao uns canhões com mais de 170 hp.
Precisa de mais será? Se fosse linha reta, provável. Em autódromo, com curvas, retomadas.... só se o cara for piloto de motogp.
Em racing days sao amadores (quase todos), pneus de rua.... qualquer um que tiver um pouco de experiencia em autódromo vai ver que tentar ganhar alguns cavalinhos de pouco ajuda, quando nao atrapalha.
Mais potencia significa que vc tem que acelerar menos nas saídas de curva, patina, desgarra, destrói o pneu traseiro.
Esse é um dos motivos que as 600, em tempo de volta em autódromo, tomam muito, mas muito pouco tempo dos canhões de 1000 cc.
Para "remapear" a injeção, existe uma aparelinho chamado power commander.
Sds
Essas motos sao uns canhões com mais de 170 hp.
Precisa de mais será? Se fosse linha reta, provável. Em autódromo, com curvas, retomadas.... só se o cara for piloto de motogp.
Em racing days sao amadores (quase todos), pneus de rua.... qualquer um que tiver um pouco de experiencia em autódromo vai ver que tentar ganhar alguns cavalinhos de pouco ajuda, quando nao atrapalha.
Mais potencia significa que vc tem que acelerar menos nas saídas de curva, patina, desgarra, destrói o pneu traseiro.
Esse é um dos motivos que as 600, em tempo de volta em autódromo, tomam muito, mas muito pouco tempo dos canhões de 1000 cc.
Para "remapear" a injeção, existe uma aparelinho chamado power commander.
Sds
Facílimo. Uma vez eu tava no Racing Day (Interlagos) aqui em Sampa e um camarada deu no muro com a moto. Ele quebrou a clavícula e a moto deu PT. Ficou 20 dias com a moto muquiada em casa. Depois colocou em cima da fiorino, jogou lá numa curva da Raposo Tavares e fez um BO. Em menos de 30 dias recebeu a grana. Detalhe: quase todo mundo que vai pro autódromo coloca silver-tape na placa, pois corre um boato que tem olheiro de seguradora tirando foto.Robson escreveu:Ale...ale escreveu:O pessoal usa o velho jeitinho brasileiro e informa a seguradora que caiu fora do autodromo.Fenner escreveu: Quanto a seguro, até onde eu sei, se vc cair no autódromo o seguro não cobre.... se alguém souber mais, por favor diga!!
Mas as seguradoras não têm perícia ?
Não basta ela conferir o endereço do acidente e fazer uma perícia no local ?
Conferir local de recolhimento da moto pelo guincho, testemunha, etc ????
Não sei se está tão fácil assim passar as seguradoras pra trás.
Abraços
- Carlos_GS500
- Dinossauro
Aq em ctba tem um carinha que só curitia carro turbo. Tinha um de arrancada. Um golf turbo pra viajar e um gol turbo pra brincar na rua!!!Baeta escreveu:Ainda mais SS. Essas motos foram feitas para andar forte. Não vejo demérito nenhum nessas motos. Moto surrada é moto de nego porco, que não cuida, como o Robson e demais aí falaram.
Os trÊs vivia quebrando. Claro o golf quebrava menos, mais quebrava. Principalmente parte se suspenção. Homosinética. é assim que escreve?
Em 05 se não me engano. Pq eu já estava com a GS. Comprou uma srad 750 96. Ele frequentava a mesma mecanica que eu.
A primeira coisa que falou. PQP ENGATEI QUARTA E A MOTO ESTAVA QUASE PASSANDO DE 240 KM/H!!! Q CARRO TURBO CHEGA A ESSA VELO TÃO RAPIDO???
Depois de 8 meses. Encontrei ele na mesma mecanica. PQP TOCO O FODASSE COM ESSA MOTO, E ELA NÃO QUEBRA!!! A saveiro turbo quebra a cada 3 meses!!! Foi quando o mecanico disse:
Meu caro. essas merdas forão feita pra surrar e não andar a 60 km/h na cidade!!!
Não passou muito ele vendeu a saveiro turbo o gol turbo de arrancada. E comprou uma 929 EM 06.
As vezes ELE ESTA NO POSTO DA BATEL CORTANDO GIRO COM A MOTO.
Sempre falo. Seu besta isso dai nem é mil pra ficar tirando onda!!!
Concordo com o pessoal que disse que moto foi feita para andar.
Mas é que, às vezes, o discurso é diferente da prática. Digo isso pq já cansei de ler aqui nesse fórum e em outros pessoas dizendo qdo da aquisição de uma moto usada: "era de um tiozinho que praticamente não andava com a moto"...
Mas é que, às vezes, o discurso é diferente da prática. Digo isso pq já cansei de ler aqui nesse fórum e em outros pessoas dizendo qdo da aquisição de uma moto usada: "era de um tiozinho que praticamente não andava com a moto"...
- Emerson
- Roda Presa
- Contato:
Marp escreveu:Concordo com o pessoal que disse que moto foi feita para andar.
matou a cobra e mostrou o pau... é bem por aí mesmo...
Emerson Librelato - Motoclube Descendentes da Estrada - Gravataí - RS
RF900R
EN125 yes

RF900R
EN125 yes