Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?
- rafaeld-_-b
- Roda Presa
Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?
Alguém tem paciência pra isso? Toda manhã ligo a moto e em menos de 1 minuto ela já está em 5º marcha e 80km/h, quando estou atrasado para o trampo nesse mesmo minuto ando no limite da moto, 100km/h (Fan 125). Pego a BR 116, então fico nesse ritmo por uns 15 minutos, depois pego trecho com transito pesado e com sinais a cada esquina e não passo dos 40km/h.
Não sou o único, conversando com um amigo "pior que eu", que tem uma XT 600, comentou que tem mania de ligar a moto engatada e assim que escuta o motor funcionando arranca sem dó, afinal, segundo ele: "É uma máquina, e foi feita pra isso. O óleo vai circular da mesma forma".
Sei que o manual recomenda esperar o motor esquentar, será que existe alguém com essa santa paciência monstra?
Até agora não tive problemas com isso, mas o que pode acontecer a longo prazo?
Não sou o único, conversando com um amigo "pior que eu", que tem uma XT 600, comentou que tem mania de ligar a moto engatada e assim que escuta o motor funcionando arranca sem dó, afinal, segundo ele: "É uma máquina, e foi feita pra isso. O óleo vai circular da mesma forma".
Sei que o manual recomenda esperar o motor esquentar, será que existe alguém com essa santa paciência monstra?
Até agora não tive problemas com isso, mas o que pode acontecer a longo prazo?
- Rodrigo Paula
- Motoqueiro
Re: Não esquentar o motor da moto, problemas a longo prazo?
Eu espero pelo menos 2 minutos para sair com a minha moto.
Valeu
Valeu
- Saurus
- Mito
Eu espero esquentar um pouco (+/- 2minutos) para ela não ficar morrendo toda hora. Se tiver injeção eletrônica, desencano e saio andando logo que ligo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Eu espero alguns minutinhos também, até porque, a menina monstra fria dá umas engasgadinhas
. 2 minutinho aquecendo e ela sai lisa da garagem.
Mas as vezes a pressa fala mais alto, ai tenho que andar com o giro um pouquinho mais alto, até normalizar e poder usar o torcão dela.
Mas as vezes a pressa fala mais alto, ai tenho que andar com o giro um pouquinho mais alto, até normalizar e poder usar o torcão dela.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Ligo com o afogador puxado e saio, espero uns 15s e saio com ela já mas bem devagar, praticamente na lenta, até o final da rua tá quente e saio normal
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
Moçada,
O ideal seria esperar a temperatura do óleo esquentar um pouco para ficar com um viscosidade mais adequada.
Tb deixo pelo menos uns 2 min antes de sair.
Abs
Bonaparte
O ideal seria esperar a temperatura do óleo esquentar um pouco para ficar com um viscosidade mais adequada.
Tb deixo pelo menos uns 2 min antes de sair.
Abs
Bonaparte
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Tento deixar pelo menos 30 segundos, levando em conta que a motoca não para por mais de 8 horas.
É só não abusar do giro enquanto ela ta fria.
Kinder
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Honda CBX 200 Strada 95 - 2006 / 2014
MSM
"Quem teme perder já está vencido"
Espero no mínimo 30~45 segundos (pro óleo circular), saio com o afogador puxado e rodo na manhã por uns 2 minutos, tiro o afogador e rodo normal.
Jamais liguei com motor frio e sai andando, muito menos andando no pau. O barulho da XT com motor frio (primeiros 5~10 segundos) é completamente diferente, nota-se que o motor está com "menos óleo que o normal". Acho que sair no pau nesses primeiros segundos é extremamente danoso ao motor (carter seco).
Abs,
Marcus DT
Jamais liguei com motor frio e sai andando, muito menos andando no pau. O barulho da XT com motor frio (primeiros 5~10 segundos) é completamente diferente, nota-se que o motor está com "menos óleo que o normal". Acho que sair no pau nesses primeiros segundos é extremamente danoso ao motor (carter seco).
Abs,
Marcus DT
Eu piso no pedal, engato e saio. Se o pistão gastar, retifica. Adoro 125! 
Você já foi hoje? Não? Tá esperando o quê, então?
Sem popopó.
M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
Sem popopó.
M@d, desviando das flechas da ditadura desde 2005.
Quando se tem razão, a recompensa é o silêncio.
- Medeiros Neto
- Dinossauro
Na ex-XT660, eu ligava pela manhã e esperava uns 40 segundos para sair, na XTZ 125 eu ligo a moto e vou embora, mas sem esticar demais ela, andando normalmente.
Abraços Gente Boa !!! 
XTZ 150 Crosser ED 2017
XTZ 150 Crosser ED 2017
Na minha, com injeção eletronica, sigo o manual e funciono por 30 segundos. Depois, como já foi falado, também saio sem enrolar o cabo no início.
- Saurus
- Mito
Só complementando, esse tempo de +/- 2 minutos é o tempo de acabar de fumar o cigarrinho, fechar a jaqueta, calçar as luvas e botar o capacôco.Saurus escreveu:Eu espero esquentar um pouco (+/- 2minutos) para ela não ficar morrendo toda hora. Se tiver injeção eletrônica, desencano e saio andando logo que ligo.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Eu nunca esquentei um carro ou moto, sempre ligo, engato e saio, mas sem correria ou giro alto. Antigamente meu pai deixava o carro ligado esquentando, mas acho que era a álcool. Hoje acho que não precisa mais disso.
Se eu deixar a Bandit esquentando, fico sem gasolina minha casa vira uma estufa. Oh moto que fica quente rápido. E já me queimei com ela, 1 hora depois que já tinha desligado.
Se eu deixar a Bandit esquentando, fico sem gasolina minha casa vira uma estufa. Oh moto que fica quente rápido. E já me queimei com ela, 1 hora depois que já tinha desligado.
x2Luigi escreveu:Ligo com o afogador puxado e saio, espero uns 15s e saio com ela já mas bem devagar, praticamente na lenta, até o final da rua tá quente e saio normal
ligo, abro o portão, tiro a moto pra calçada empurrando 5 metros, fecho o portão...
ando devagar 1,5 km de descida fraca e plano... daí "lá embaixo" saio normal empurrando cgzeiro no corredor
vejo neguinho que ao mesmo tempo solta o botão do start e já solta a embreagem
saudações
- Mau/Santos
- Mito
O que não pode é ligar e sair arregaçando, pq até aquecer, as peças móveis do motor não têm um ajuste perfeito, já q são feitas para funcionar quentes. Isso certamente afeta a durabilidade do motor. É só ver taxi, q chega muitas vezes a rodar 24h direto, e cujos motores costumam durar bem mais do q os motores dos carros da gente, q geralmente trabalham mais tempo frios.
Since 03/03/2006
No manuel do Fiesta, diz para sair logo...esquentar?
Já li em algum lugar, que não lembro agora, recentemente que o ideal é sair com o veículo assim que ligá-lo, mas evitar a "mão pesada", deixar o veículo atingir a temperatura ideal com ele em movimento...
Já li em algum lugar, que não lembro agora, recentemente que o ideal é sair com o veículo assim que ligá-lo, mas evitar a "mão pesada", deixar o veículo atingir a temperatura ideal com ele em movimento...
- Mau/Santos
- Mito
Exatamente.Wheels escreveu:No manuel do Fiesta, diz para sair logo...esquentar?![]()
Inclusive já li relatos técnicos afirmando q alguns veículos utilizam sua própria movimentação e consequente movimentação do óleo lubrificante no cárter, para auxiliar a lubrificação de determinadas partes mais baixas do motor.
Antigamente é q era necessário um maior pré-aquecimento.
Since 03/03/2006
Na F eu espero pelo bem dela (e pq se o ex-dono ver eu saindo sem esquentar, é capaz de me socar e tomar a moto de volta...quem conhece daqui do M@D sabe que a criatura é chata) , e pq ela roda muito mais macia depois de 1minutinho..2..
Na fazer, esperava bem menos..apagava a luz da injeção eu saia.
NA intruder...bom...essa tem que esperar mesmo, se não nem sai da garagem
Geralmente, é o tempo de fechar jaqueta, por a luva, capacete, tirar as trocentas correntes da F (ou ficar olhando para ela enquanto a intruder aquece
).

Na fazer, esperava bem menos..apagava a luz da injeção eu saia.
NA intruder...bom...essa tem que esperar mesmo, se não nem sai da garagem
Geralmente, é o tempo de fechar jaqueta, por a luva, capacete, tirar as trocentas correntes da F (ou ficar olhando para ela enquanto a intruder aquece
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
- SPEED RACER
- Mito
Eu sempre espero aquecer um pouco.
Ligo a moto e enquanto ela esquenta, fecho a casa, coloco capacete, luvas etc
Ligo a moto e enquanto ela esquenta, fecho a casa, coloco capacete, luvas etc
B-King Of The Urban Jungle