Pergunta - Mecânica de motos
Pergunta - Mecânica de motos
Estou querendo ampliar meus conhecimentos sobre mecânica de motos, sem ter que fazer um curso de mecânica moto.
A pergunta é: Alguém conhece um booom livro de mecânica de motos?? Só achei uns meia boca na net.
Valeus!
A pergunta é: Alguém conhece um booom livro de mecânica de motos?? Só achei uns meia boca na net.
Valeus!
Responsável pelo bom humor do MAD
- SPEED RACER
- Mito
Re: Pergunta - Mecânica de motos
Vc tem que começar com livros sobre mecãnica. (não necessariamente mecânica de motos).
Qual seu grau de conhecimento em motores?
Se for bem basico, vc deve procurar livros que explicam como funciona um motor de combustão interna, motores 2t / 4t etc.
Pela internet vc acha muito material, dependendo do grau de vontade vc pode aprender muita coisa.
O basicão eu ate posso te dar algumas dicas.
Qual seu grau de conhecimento em motores?
Se for bem basico, vc deve procurar livros que explicam como funciona um motor de combustão interna, motores 2t / 4t etc.
Pela internet vc acha muito material, dependendo do grau de vontade vc pode aprender muita coisa.
O basicão eu ate posso te dar algumas dicas.
B-King Of The Urban Jungle
Tenho uns cursos em PDF legais, tenho um bom conhecimento em mecânica mas sempre pesquiso nesses cursos que tenho.
Principalmente as folgas e medidas usadas nos motores.
Se quiser te mando.
Abraço.
Principalmente as folgas e medidas usadas nos motores.
Se quiser te mando.
Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Opa, tambem tava querendo uns livros de mecanica, se possivel em PDF pra eu ler no celular,
se algm me indicar algum pra baixar, eu agradeço
Abs
se algm me indicar algum pra baixar, eu agradeço
Abs
Atualmente no MSM
- Saddam
- Roda Presa
dica: tem amigo mexanico?
passa tua manhã de sabado se sujando com graxa....
melhor que ler, é a prática.
Motoatividoso 
- VictorHugo
- Roda Presa
esta é a melhor dica possivel... até por que..."a teoria, na pratica, é outra"Saddam escreveu:dica: tem amigo mexanico?
heheh
abras.
"Nenhum homem deveria envelhecer sem conhecer a beleza e a força que seu corpo é capaz de ter"
-
edgard
- Motociclista
mecânica se aprende coclocando a mão nas ferramentas. como disseram acima, vá pra uma oficina, comece lavando peças mecânicas, perguntando o que fazem, como funcionam e pra que funcionam e aprenderá rapidinho.
moto atual cb500f 2014, branca
- SPEED RACER
- Mito
Não é só na pratica não e garanto que 90% dos mecânicos não sabem nada de teoria, fazem pq "aprenderam daquele jeito".
Teoria e pratica se completam, ler um pouco antes de meter a mão na graxa é bem util.
Teoria e pratica se completam, ler um pouco antes de meter a mão na graxa é bem util.
B-King Of The Urban Jungle
-
edgard
- Motociclista
se vc quer teoria, conhecimento, estude sim, claro, se quer experiência, prática, só pondo a mão na massa.
moto atual cb500f 2014, branca
Voce quer aprender alguma coisa mesmo?
Então compre uma Mobylette daquelas antigas e bem baratinha, destruída, onde falta um monte de coisas e aí, voce vai começar a consertar com um jogo de ferramentas daquelas que vendem na Casa & Vídeo.
No meio tempo, voce vai começar a comprar os livros e Lê-los e usar a MobyLlette de cobaia.
Vamos lá?
1-A Moto em 10 lições.
Michel Weber - editora Hachette - 1975
2-Como consertar sua moto em 10 lições
Christian Constans e Michel Weber
Editora Hachette - 1976.
3-Manual Completo da Moto.
George Lear - L.S.Mosher
Hemus Editora - 1980.
4-Manual de Eletricidade e Mecânica de Motos
Sergio Alejandro Ribaric.
Com estes, especialmente o último, mais fácil de encontrar, voce vai aprender muita coisa, talvez, mais do que muito mechânico onde voce já foi cliente.
Ferramentas, voce pode comprar Robuste e Mahle que são 2ª linha da Belzer e Gedore, servem muito bem para o que se precisa.
Ferramentas específicas voce pode usar da CR Ferramentas, compra na Crestana & Crestana(SP).
Com isto, voce vai ter uma base boa, ou tentar fazer um curso básico (30 dias) no Senai da sua região.
Um abraço,
Kleber
Então compre uma Mobylette daquelas antigas e bem baratinha, destruída, onde falta um monte de coisas e aí, voce vai começar a consertar com um jogo de ferramentas daquelas que vendem na Casa & Vídeo.
No meio tempo, voce vai começar a comprar os livros e Lê-los e usar a MobyLlette de cobaia.
Vamos lá?
1-A Moto em 10 lições.
Michel Weber - editora Hachette - 1975
2-Como consertar sua moto em 10 lições
Christian Constans e Michel Weber
Editora Hachette - 1976.
3-Manual Completo da Moto.
George Lear - L.S.Mosher
Hemus Editora - 1980.
4-Manual de Eletricidade e Mecânica de Motos
Sergio Alejandro Ribaric.
Com estes, especialmente o último, mais fácil de encontrar, voce vai aprender muita coisa, talvez, mais do que muito mechânico onde voce já foi cliente.
Ferramentas, voce pode comprar Robuste e Mahle que são 2ª linha da Belzer e Gedore, servem muito bem para o que se precisa.
Ferramentas específicas voce pode usar da CR Ferramentas, compra na Crestana & Crestana(SP).
Com isto, voce vai ter uma base boa, ou tentar fazer um curso básico (30 dias) no Senai da sua região.
Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
-
Gaucho
2SPEED RACER escreveu:Não é só na pratica não e garanto que 90% dos mecânicos não sabem nada de teoria, fazem pq "aprenderam daquele jeito".
-
GoGoBoy
- Mito
se conseguir fazer curso no SENAI já sai de lá pra uma cc, se for bom aluno
SENAI pra mecânica é o que há em cursos
SENAI pra mecânica é o que há em cursos
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- diegonunes
- Dinossauro
Hoje em dia a teoria é imprescindível. Essa história de mecânico que se mela de graxa é passado (to falando de mecanico, nao to falando de joão que lubrifica movimento de direção e troca cabo de acelerador). Interpretar um defeito hoje requer um bom conhecimento teórico.
Mas tb sou adepto de que a prática ensina melhor, porém as coisas mudaram, e como mudaram! Não é nem pela mecânica é pele elétrica! Os motores em si foram poucos modificados, receberam apenas melhores materiais e afins. O grande trunfo foi a inserção da eletro-eletrônica avançada para fazer esses motores rodarem.
Meu sogro tem oficina, prepara e adapta carros e tb conserta carros populares. Chegou um Alfa Romeo 156 vermelho. Esse carro foi de Jo Soares e Jorge Kajuru. Como ele não tem aparato técnico pra analisar carros da marca, mandou pra CC. Resultado, nem os mecânicos da CC Recife (falta de conhecimento teórico) conseguiram interpretar o defeito, e olhe que era grande. Veio um técnico especializado (treinado e gabaritado) de SP, pimba! Módulo da injeção. R$ 9.000,00 aqui no Brasil. Como o dono do carro tem muito conhecimento em importação, arrumou uma por US $2.000,00. Ah, só existe uma maneira de reconhecer o problema sem ser pelo computador, substituindo peça por peça, encara?
Mas tb sou adepto de que a prática ensina melhor, porém as coisas mudaram, e como mudaram! Não é nem pela mecânica é pele elétrica! Os motores em si foram poucos modificados, receberam apenas melhores materiais e afins. O grande trunfo foi a inserção da eletro-eletrônica avançada para fazer esses motores rodarem.
Meu sogro tem oficina, prepara e adapta carros e tb conserta carros populares. Chegou um Alfa Romeo 156 vermelho. Esse carro foi de Jo Soares e Jorge Kajuru. Como ele não tem aparato técnico pra analisar carros da marca, mandou pra CC. Resultado, nem os mecânicos da CC Recife (falta de conhecimento teórico) conseguiram interpretar o defeito, e olhe que era grande. Veio um técnico especializado (treinado e gabaritado) de SP, pimba! Módulo da injeção. R$ 9.000,00 aqui no Brasil. Como o dono do carro tem muito conhecimento em importação, arrumou uma por US $2.000,00. Ah, só existe uma maneira de reconhecer o problema sem ser pelo computador, substituindo peça por peça, encara?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Pois é Diego, mas a grande maioria das motos no mercado ainda está bem longe da complexidade de um carro como um Alfa Romeo. Mesmo motos injetadas no geral tem sistemas de diagnóstico bem mais fáceis que os de um carro italiano, e toda essa complexidade, ao menos nas motos, se restringe ao sistema de injeção (com exceção das raras com controle de tração, por exemplo), isso nos milhões que ainda são carburadas. O que mais de elétrica tem pra dar problema que não possa ser diagnosticado com um multimetro e um conhecimento básico de elétrica ?
A mão na massa na mecânica de motos ainda se mantém como muito valida. Ninguém aprende a desmontar um motor na teoria, a medir uma folga na teoria, ou até mesmo coisas mais simples como sangrar um freio ou trocar uma pastilha.
O conhecimento teórico é importantíssimo para os profissionais da área, mas para o cidadão médio que quer cuidar da própria moto nada supera um manual de serviço e a coragem de ir desmontando, ou comprar uma bicheira velha pra reformar...
A mão na massa na mecânica de motos ainda se mantém como muito valida. Ninguém aprende a desmontar um motor na teoria, a medir uma folga na teoria, ou até mesmo coisas mais simples como sangrar um freio ou trocar uma pastilha.
O conhecimento teórico é importantíssimo para os profissionais da área, mas para o cidadão médio que quer cuidar da própria moto nada supera um manual de serviço e a coragem de ir desmontando, ou comprar uma bicheira velha pra reformar...
- diegonunes
- Dinossauro
Pois é Banderas, exagerei. O cara quer apenas conhecimentos, não quer se tonar um expert em SS 2011, hehehe.
Mas teoria e prática tem que andar de mãos dadas. É o grande jargão qualificação profissional.
Mas teoria e prática tem que andar de mãos dadas. É o grande jargão qualificação profissional.
Editado pela última vez por diegonunes em 18 Fev 2011, 20:56, em um total de 1 vez.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
- Dangamarros
- Motoqueiro
- Contato:
Esse negócio que só se aprende na prática é balela...
to no 2º período de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, só vou ter aula prática no próximo semestre, ainda assim bem poucas...
e todos os professores falam que a gente tem que saber a teoria, a prática a gente vai ter qd estiver trabalhando...
ou seja, esteja com toda a teoria na cabeça e daí parta para a prática... daí vc vai aprender...
to no 2º período de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, só vou ter aula prática no próximo semestre, ainda assim bem poucas...
e todos os professores falam que a gente tem que saber a teoria, a prática a gente vai ter qd estiver trabalhando...
ou seja, esteja com toda a teoria na cabeça e daí parta para a prática... daí vc vai aprender...