Cuca Mole turbina XT660r
- Leandro 66
- Motociclista
Cuca Mole turbina XT660r
Yamaha MT 09
Re: Cuca Mole turbina XT660r
faltou uns videos ai pra saber se valeu o $$$.
- wcarlete
- Motoqueiro
Deve ter ficado manca em baixa rotação 
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Hoje: YBR 06/06
- Leandro 66
- Motociclista
zulay escreveu:faltou uns videos ai pra saber se valeu o $$$.
No minimo deve ter ficado com um torque de virar a moto.
Yamaha MT 09
Poutz. Nada a ver. Motores que aceitam bem o turbo são motores de "giro" e não de torque. Motores torcudos quando turbinados forçam muito a parte de baixo. Motores bons para turbinar são aqueles com maior diâmetro e menor curso. Dão uma boa alta sem forçar demais a árvore de manivelas.
- numero_41
- Motociclista
lelis, como você explica motor de caminhão diesel com turbina, então? Se não me engano, a maioria deles corta giro antes de 3.000 RPM, hehehehehe.
Hmmm... Se for pra vomitar um clichê, até onde eu sei os ganhos de admissão forçada num motor monocilíndrico não são tão expressivos, porque em tese a pressão extra não tem um cilindro pra onde ir, visto que o único cilindro do motor estaria com suas válvulas de admissão fechadas naquele tempo, assim como no tempo seguinte não haveria sobrealimentação, como não teria exaustão... Me corrijam se estiver enganado.
Ps.: Já vi alguns relatos de monocilíndricos turbinados internet afora, pelo exterior, que deram certo, mas eu não sei explicar como eles funcionam, se alguém souber, aceito sugestões.
Hmmm... Se for pra vomitar um clichê, até onde eu sei os ganhos de admissão forçada num motor monocilíndrico não são tão expressivos, porque em tese a pressão extra não tem um cilindro pra onde ir, visto que o único cilindro do motor estaria com suas válvulas de admissão fechadas naquele tempo, assim como no tempo seguinte não haveria sobrealimentação, como não teria exaustão... Me corrijam se estiver enganado.
Ps.: Já vi alguns relatos de monocilíndricos turbinados internet afora, pelo exterior, que deram certo, mas eu não sei explicar como eles funcionam, se alguém souber, aceito sugestões.
Lelis, qualquer motor pode ser turbinado, e so colocar a turbina dimensionada coretamente.
Ja vi a venda turbinas .15 que seria interessantes numa 125 de alto giro... rs.
Monocilindrico perde eficiencia na turbina (comparado ao bi/tri/tetra) pela pulsacao no escape... quanto mais constante melhor o fluxo e mais rapido a turbina ganha rpm, fazendo a turbina "aparecer" mais cedo.
Ja vi a venda turbinas .15 que seria interessantes numa 125 de alto giro... rs.
Monocilindrico perde eficiencia na turbina (comparado ao bi/tri/tetra) pela pulsacao no escape... quanto mais constante melhor o fluxo e mais rapido a turbina ganha rpm, fazendo a turbina "aparecer" mais cedo.
RMD escreveu:Entao uma 0.15 numa ninjinha cairia bem?
Nao e assim tao simples.
Tem que pegar todas as especificacoes e tbm o mapa da turbina.
Fora que nunca vi essa .15 no brasil, so no exterior.
Turbinar e mais complexo do que parece (para fazer bem feito).
- kbça
- Dinossauro
numero_41, deixe-me ver se eu consigo explicar... tô com o meu filho aqui, preparador de motores para carros de arrancada...
No tempo que a válvula tá fechada a turbina continua pressurizando, e como o tempo que ela fica absolutamente fechada é mínimo... segundo ele a cada 2 voltas do comando (1 ciclo completo) pouco mais da metade do tempo as válvulas de admissão ficam fechadas... Por menor que seja o lift (levante) da válvula dobra a capacidade volumétrica do cilindro...
Num motor normal (aspirado) conseguimos 60% de eficiência volumétrica, ou seja, de 1000cm³ apenas 600cm³ são aproveitados. Em motores aspirados de corrida conseguimos de 80 a 90%, podendo chegar em casos extremos ultrapassar os 100% de eficiência exatamente usando a pressão positiva com a(s) válvula(s) fechada(s), em motores com borboletas de admissão individuais, cabeçotes extensamente trabalhados, etc. Em motores turbo, utilizando-se do mesmo raciocínio de eficiência volumétrica, conforme a pressão e trabalhos no motor, se pode conseguir até mesmo 300% de eficiência, conforme a pressão da turbina...
Agora o maluco me apareceu com outra ideia... o grande problema de turbinar uma moto é o acerto da carburaçao.
pq? porque a pressao positiva enpurra a mistura devolta da cuba para o tanque .
soluçoes : 1° dosador , bomba de conbustivel, manometro de combustivel, bico auxiliar + gerenciador + chicote = dor de cabeça , muito tempo perdido , e uma possivel soluçao(isso se a moto nao virar uma frankstein, e fora o excesso de peso que aumentaria a relaçao peso/potencia)
2° colocar o carburador antes da turbina.
Gurizada, ACHO que é isso... O guri conhece bastante, mas se atrapalha na hora de explicar...
Feito!
No tempo que a válvula tá fechada a turbina continua pressurizando, e como o tempo que ela fica absolutamente fechada é mínimo... segundo ele a cada 2 voltas do comando (1 ciclo completo) pouco mais da metade do tempo as válvulas de admissão ficam fechadas... Por menor que seja o lift (levante) da válvula dobra a capacidade volumétrica do cilindro...
Num motor normal (aspirado) conseguimos 60% de eficiência volumétrica, ou seja, de 1000cm³ apenas 600cm³ são aproveitados. Em motores aspirados de corrida conseguimos de 80 a 90%, podendo chegar em casos extremos ultrapassar os 100% de eficiência exatamente usando a pressão positiva com a(s) válvula(s) fechada(s), em motores com borboletas de admissão individuais, cabeçotes extensamente trabalhados, etc. Em motores turbo, utilizando-se do mesmo raciocínio de eficiência volumétrica, conforme a pressão e trabalhos no motor, se pode conseguir até mesmo 300% de eficiência, conforme a pressão da turbina...
Agora o maluco me apareceu com outra ideia... o grande problema de turbinar uma moto é o acerto da carburaçao.
pq? porque a pressao positiva enpurra a mistura devolta da cuba para o tanque .
soluçoes : 1° dosador , bomba de conbustivel, manometro de combustivel, bico auxiliar + gerenciador + chicote = dor de cabeça , muito tempo perdido , e uma possivel soluçao(isso se a moto nao virar uma frankstein, e fora o excesso de peso que aumentaria a relaçao peso/potencia)
2° colocar o carburador antes da turbina.
Gurizada, ACHO que é isso... O guri conhece bastante, mas se atrapalha na hora de explicar...
Feito!
Editado pela última vez por kbça em 27 Mai 2011, 22:14, em um total de 1 vez.
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
E isso mesmo kbca.
Mas num motor normalmente aspiro nunca vai alcancar 100% de eficiencia por causa dos atritos.
Mas num motor normalmente aspiro nunca vai alcancar 100% de eficiencia por causa dos atritos.
Gostaria mto de ver um video tbm .... E achei estranho o pneu dela, parece ser uma motard, aro 17 pelo que parece, mas o pneu em si tem desenho on/off .... Estranho trocar o diametro da roda e manter um pneu dual
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
- SPEED RACER
- Mito
O aro não foi mudado, deve ser uma XTX660, ja sai SM de fábricadtguga escreveu:Gostaria mto de ver um video tbm .... E achei estranho o pneu dela, parece ser uma motard, aro 17 pelo que parece, mas o pneu em si tem desenho on/off .... Estranho trocar o diametro da roda e manter um pneu dual
Editado pela última vez por SPEED RACER em 30 Mai 2011, 17:09, em um total de 1 vez.
B-King Of The Urban Jungle
- Leandro 66
- Motociclista
asneto_3 escreveu:somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
Alguns carros V8 americanos dos anos 60/70 tem isso, são os SCOOP que ficam no capo dos carros. Capta ar e joga direto no topo do carburador.
Algumas fotos no goolge.
Yamaha MT 09
-
Bira
essa aí num arrebenta a corrente, pulveriza logo de uma vez 
Leandro 66 escreveu:asneto_3 escreveu:somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
Alguns carros V8 americanos dos anos 60/70 tem isso, são os SCOOP que ficam no capo dos carros. Capta ar e joga direto no topo do carburador.
Algumas fotos no goolge.
Mas isso nao chega a gerar pressao positiva, no maximo reduz o vacuo.
- Leandro 66
- Motociclista
Isso eu ja não sei, mas na srad gera?RAlves escreveu:Leandro 66 escreveu:asneto_3 escreveu:somente em casos de pressão positiva por indução de ar por carenagens por exemplo... como nas SRAD's, que continuam sendo aspirado.... nunca vi isso em carros, mas deve existir, creio até que os F1 sejam assim, por isso monitoram tanto as dimensões dos restritores e bla bla blaRAlves escreveu:E isso mesmo kbca.
Algumas fotos no goolge.
Mas isso nao chega a gerar pressao positiva, no maximo reduz o vacuo.
Yamaha MT 09
- SPEED RACER
- Mito
Não tem como gerar pressão positiva (acho que pressão só pode ser positiva).
B-King Of The Urban Jungle