Rokon, a moto-trator, alguém conhece?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gelous
Mito

Rokon, a moto-trator, alguém conhece?

Mensagem por Gelous »

Bem, vou reproduzir aqui o que escrevi lá no blog (mais a título de curiosidade mesmo, não tenho muito conhecimento a respeito da motoca):
Imagino que esse post vá agradar aos mais antigos, como nosso grande amigo Zenha de Goiânia, o JAL de Brasília, talvez o Russo de Curitiba, o Nestor do Rio Grande do Sul, entre outros velhos (por favor, se conseguirem ler isto, não se ofendam rsrs) que possivelmente conheceram a moto sobre a qual vou falar um pouco hoje.

Bem, meu sogro tem uma grande coleção de Revista Quatro Rodas na chácara dele. E todo final de semana que eu vou pra lá, além de tomar algumas (para não dizer todas), costumo ficar revirando aquelas revistas, pois sempre encontro coisas interessantes. Neste final de semana não foi diferente.

Peguei uma das caixas, onde estão arquivadas as revistas de 1976 e comecei a olhar, quando uma matéria me chamou atenção, porque falava sobre uma “moto-trator”. Não deu outra, tive que conferir do que se tratava, e como achei muito interessante resolvi compartilhar com vocês.

A reportagem, da Quatro Rodas de janeiro de 1976, era sobre as motos Rokon, fabricadas nos Estados Unidos e destinadas ao trabalho pesado. De cara já se percebe porque a revista as chamou de “motos-tratores”: tração nas duas rodas (traseira por pinhão/coroa e corrente e dianteira por cardão/pinhão/coroa e corrente), pneus “balão” de baxíssima cablibragem, capacidade de puxar até 700 kilos de carga, entre outras virtudes. Um verdadeiro “tanque de guerra”, em todos os aspectos, já que pelo que se percebe pela reportagem não havia nenhum conforto, já que era uma moto feita pro trabalho. Motor a 2 tempos, com 10 cavalos, câmbio automático de 3 velocidades e muito fôlego pra enfrentar qualquer ralação!
Uma fotinha:

Imagem