Rokon, a moto-trator, alguém conhece?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Gelous
Mito

Rokon, a moto-trator, alguém conhece?

Mensagem por Gelous »

Bem, vou reproduzir aqui o que escrevi lá no blog (mais a título de curiosidade mesmo, não tenho muito conhecimento a respeito da motoca):
Imagino que esse post vá agradar aos mais antigos, como nosso grande amigo Zenha de Goiânia, o JAL de Brasília, talvez o Russo de Curitiba, o Nestor do Rio Grande do Sul, entre outros velhos (por favor, se conseguirem ler isto, não se ofendam rsrs) que possivelmente conheceram a moto sobre a qual vou falar um pouco hoje.

Bem, meu sogro tem uma grande coleção de Revista Quatro Rodas na chácara dele. E todo final de semana que eu vou pra lá, além de tomar algumas (para não dizer todas), costumo ficar revirando aquelas revistas, pois sempre encontro coisas interessantes. Neste final de semana não foi diferente.

Peguei uma das caixas, onde estão arquivadas as revistas de 1976 e comecei a olhar, quando uma matéria me chamou atenção, porque falava sobre uma “moto-trator”. Não deu outra, tive que conferir do que se tratava, e como achei muito interessante resolvi compartilhar com vocês.

A reportagem, da Quatro Rodas de janeiro de 1976, era sobre as motos Rokon, fabricadas nos Estados Unidos e destinadas ao trabalho pesado. De cara já se percebe porque a revista as chamou de “motos-tratores”: tração nas duas rodas (traseira por pinhão/coroa e corrente e dianteira por cardão/pinhão/coroa e corrente), pneus “balão” de baxíssima cablibragem, capacidade de puxar até 700 kilos de carga, entre outras virtudes. Um verdadeiro “tanque de guerra”, em todos os aspectos, já que pelo que se percebe pela reportagem não havia nenhum conforto, já que era uma moto feita pro trabalho. Motor a 2 tempos, com 10 cavalos, câmbio automático de 3 velocidades e muito fôlego pra enfrentar qualquer ralação!
Uma fotinha:

Imagem

O link para a "matéria" completa, onde vc encontrará também a parte da revista para download.

http://blog.deitamato.com.br/2011/06/06 ... to-trator/

Valeu!
haendel
Motoqueiro

Re: Rokon, a moto-trator, alguém conhece?

Mensagem por haendel »

Vi nos comerciais de Hollywood, que postaram por aqui há uns 20 dias. INtrigante..rs

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Cara, é muito bizarra a motinha né? Nem sei se ainda fabricam, mas o mais legal é que vc vai ver os vídeos de braquinho tentando subir uns morrinhos bestas e ficando preso! rsrsrs Acho que ela é pra puxar carga mesmo, nada de transpor obstáculos muito difíceis, he, he, he!
Bira

Mensagem por Bira »

tá querendo comprar uma pra fazer trilha gelous?! :rof:
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! Rapaz, no meu peso atual tá quase precisando mesmo. Trabalho pesado total! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
FredNit
Motociclista
Contato:

Mensagem por FredNit »

haendel escreveu:Vi nos comerciais de Hollywood, que postaram por aqui há uns 20 dias. INtrigante..rs

Abraço,
me lembrei exatamente disso!
FOR SOME THERE´S THERAPY. FOR THE REST OF US, THERE ARE MOTORCYCLES!"
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Acabei de achar o tópico antigo! hehehehe

Aqui a motinha fazendo "o sucesso" hauahauah! Massa! Não é bem o que aparece nos outros vídeos o Youtube! rsrsrs
allem
Motoqueiro

Mensagem por allem »

Aqui na minha cidade tem uma.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

allem escreveu:Aqui na minha cidade tem uma.
Eu vi uma alaranjada à venda. Mas, era pra restaurar, ou seja, sei lá o que seria necessário pra botar a motinha pra rodar.

Esta que tem aí tá rodando?
allem
Motoqueiro

Mensagem por allem »

Pensando bem, lembro dessas motos p vender num salão de motos q fui, só não sei se era essa marca ou similar.
Molina
Novato

Mensagem por Molina »

Salvo erro de minha memória, os aros eram fechados possibilitando colocar água dentro deles para aumentar o peso da moto, algo similar ao que se faz em tratores, quando se colocar água dentro dos pneus....
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Um amigo importou uma nos anos 90, a água nas rodas além de contra-peso, também podia ser usada como reserva de água potável em lugares

inóspitos.

Abraço!!!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Molina escreveu:Salvo erro de minha memória, os aros eram fechados possibilitando colocar água dentro deles para aumentar o peso da moto, algo similar ao que se faz em tratores, quando se colocar água dentro dos pneus....
Eu li que ela flutua, por causa dos pneus. E que realmente pode ser colocado água dentro dos pneus para dar peso para puxar cargas maiores.

Muito louca a motoca.
Bira

Mensagem por Bira »

com esse motor torcudo e tração 2x2 nem precisa de bauleto, puxa carreta logo. :lol:
sirangelo
Motociclista

Mensagem por sirangelo »

Realmente ela flutua com rodas e pneus só com ar, mas de lado, quase de cabeça pra baixo. Não é andando não. :lol:

Abra;co!!!
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

No museu Rodas do Tempo, que foi transferido para Pirenópolis, tem uma dessas.
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Molina escreveu:Salvo erro de minha memória, os aros eram fechados possibilitando colocar água dentro deles para aumentar o peso da moto, algo similar ao que se faz em tratores, quando se colocar água dentro dos pneus....
é para a ciclística dela ficar similar à uma harley.... :lol:
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Helder.soares escreveu:
Ou de uma RF

}:)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

Luigi escreveu:
Helder.soares escreveu:
Ou de uma RF
}:)
não sou xiita... porém acho o peso da rf dentro da normalidade... são 203kg à seco... logico que tem uns que vão achar a moto pesada, mas é preciso entender que é moto de homem! ;-)
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Putz, ai nem tem graça ...

Moto de homem, aquele que não toma leite desnatado né ?
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Responder