Com suspensão invertida, XR1200 X é a moto mais radical da H

Grupo de discussão geral sobre motos.
ALEPETILO
Novato

Com suspensão invertida, XR1200 X é a moto mais radical da H

Mensagem por ALEPETILO »

Imagem
A XR1200 X foge completamente ao paradigma de moto estritamente estradeira imortalizado pela Harley-Davidson. Radical, o modelo da família Sportster foi feito para acelerar. Como diferenciais, esta HD traz motor V2 Evolution de cerca de 90 cv de potência (número não confirmado pela montadora), suspensão invertida na dianteira, e traseira com sistema de pressurização a gás, ambas com múltiplas regulagens e da grife Showa. Além de rodas de liga leve, freios Nissin e um visual pra lá de arrojado. O modelo também abandonou os tradicionais cromados e adotou peças com pintura em preto fosco: suspensão dianteira, motor, curva do escapamento e ponteiras são algumas delas. Outro ponto que conspira para atrair pilotos mais jovens é o preço competitivo: R$ 33 mil.

CONCORRENTES

A XR 1200X não é uma custom, muito menos uma autêntica naked. Então vamos apresentar suas principais concorrentes em função do preço de R$ 33 mil:

Honda: Shadow 750 (R$ 31.880, com ABS, como na foto) e CB 600F Hornet (R$ 33.260, sem ABS), são as mais próximas.

Yamaha: XJ6F (carenada) custa R$ 33 mil e XVS 950 Midnight Star sai por R$ 32.300 (preta).

Ducati:Monster 696 ABS sai por R$ 33.900

BMW: F 800 R, recentemente nacionalizada, tem preço divulgado de R$ 36.900, com ABS, computador de bordo, piscas de LED e tomada 12V.
CHEIA DE FÔLEGO
Para criar a XR1200 X, a Harley buscou inspiração nas motos de dirt-track -- corridas em circuitos ovais de terra bastante populares nos Estados Unidos. Aliás, uma versão mais preparada da XR1200 participa de uma categoria monomarca da modalidade. Daí a origem de sua ciclística diferenciada e motor bastante esperto e “torcudo”, principalmente em baixas e médias rotações. Os 11 kgfm de torque máximo (a 3700 rpm) podem assustar um piloto inexperiente. Ao girar o acelerador com vontade, o motociclista leva um “coice” tamanha a força transferida para a roda. Se tiver a mão muito pesada, a roda da frente pode até empinar. Em função do bom torque, o motociclista terá mais agilidade para se deslocar no trânsito urbano e obter retomadas mais eficientes para trafegar pela estrada.

Em uma rodovia plana, a XR1200 X trafega a 116 km/h com o motor nas 3.500 rotações. Se girarmos um pouco mais o acelerador e chegarmos aos 4.000 giros, a moto alcança facilmente 130 km/h, sua velocidade de cruzeiro. Claro, existe ainda muito fôlego para este V2. Mas a sensação de vento no peito é forte se o piloto rodar a mais de 150 km/h.

O motor que equipa a XR1200 X é da família Evolution. Esse V2 “preparado” de exatos 1.202 cm³ de capacidade recebeu refrigeração a óleo, além de uma maior taxa de compressão (10,0:1). Rodando entre trechos urbanos e rodoviários, a moto obteve consumo médio de 20 km/l. Uma boa marca para um motor de 1.200 cc.

QUASE NOTA 10
Com certeza, a XR1200 X é o modelo que apresenta a melhor ciclística entre as motos Harley-Davidson. Na dianteira, garfo telescópico invertido (upside-down) com 125 mm de curso. Para completar, freios Nissin, com dois discos de 292 mm e pinça de quatro pistões. Já na traseira, há dois amortecedores fixados diretamente na balança, feita em liga de alumínio. E um disco de 260 mm e cáliper de um pistão. Na prática, a suspensão tem o comportamento de uma esportiva, mais firme. A diferença é que o conjunto traseiro da maioria das superbikes, nakeds e streets é do tipo monochoque. Na HD XR1200 X é bichoque, com pressurização a gás e múltiplas regulagens de retorno e compressão da mola.

:bnn: :pow:
Editado pela última vez por ALEPETILO em 12 Jun 2011, 13:16, em um total de 1 vez.
b0fh
Bastard operat0r

Re: Com suspensão invertida, XR1200 X é a moto mais radical

Mensagem por b0fh »

bichoque é bicheira... lixo de moto.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

b0fh escreveu:bichoque é bicheira... lixo de moto.
P.Q.P. Bofe... você não tem a mínima vocação para Troll... é ogro demais para isso, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rjsdex
Motoqueiro

Mensagem por rjsdex »

A única Harley que compraria......
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

a unica que compraria se fosse rico
JaZz
Motoqueiro

Mensagem por JaZz »

uma branca dessa ainda vai enfeitar minha garagem... :pnk:
tharnusk
Roda Presa

Mensagem por tharnusk »

Essa Harley é show, muito bonita, essa e a 883R, acho que são as únicas Harleys que eu cogitaria comprar...
Atualmente no MSM
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Não curto essa Harley.
No dia que resolver comprar uma, será esta daqui.
V-Rod Muscle.

Imagem
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Se tivesse R$ sobrando quem sabe.

Mas pra quem gosta bela moto
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Fiquei muito curioso sobre as características e desempenho desta moto......alguém já andou? Comparativamente a uma Bandit 1200, como seria seu comportamento? Pelas fotos não da pra ter certeza se tem pedaleiras e banco de garupa; quem ao menos já viu "ao vivo" saberia dizer como são estas partes?
Também é uma das únicas Harley que me agrada ...... a outra é a V-Rod ...
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

froesdamotta escreveu:Fiquei muito curioso sobre as características e desempenho desta moto......alguém já andou? Comparativamente a uma Bandit 1200, como seria seu comportamento? Pelas fotos não da pra ter certeza se tem pedaleiras e banco de garupa; quem ao menos já viu "ao vivo" saberia dizer como são estas partes?
Nem a XR1200 nem a VRod são motos para levar garupa. Banquinho e pedaleiras prá garupa elas até tem, mas estão lá só para constar, tipo corridinha rápida, só para levar a baranga até o motel mais próximo ( e tem que ser "próximo" mesmo, pois se for longe, o cardápio será "carne assada" }:) )
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
froesdamotta
Motoqueiro

Russo escreveu:
froesdamotta escreveu:Fiquei muito curioso sobre as características e desempenho desta moto......alguém já andou? Comparativamente a uma Bandit 1200, como seria seu comportamento? Pelas fotos não da pra ter certeza se tem pedaleiras e banco de garupa; quem ao menos já viu "ao vivo" saberia dizer como são estas partes?
Nem a XR1200 nem a VRod são motos para levar garupa. Banquinho e pedaleiras prá garupa elas até tem, mas estão lá só para constar, tipo corridinha rápida, só para levar a baranga até o motel mais próximo ( e tem que ser "próximo" mesmo, pois se for longe, o cardápio será "carne assada" }:) )
Russo,
Tenho Bandits a muito tempo; estou na segunda e poucas motos me levam a pensar em trocar meu "mamute" como alguns chamam. Resolvi comprar a minha primeira Bandit la pelos idos de 1995, quando li uma reportagem na Motorcyclist sobre a moto, antes de ser lançada no Brasil. Comprei uma das primeiras que foram vendidas em Salvador, de segunda mão de um sujeito que comprou, rodou 25km, não gostou da moto, e botou pra vender. Acho que o ano foi 1997.
Harleys nunca me agradaram, pelo tamanho excessivo, pouca suspensão (caso das Sportsters), ou pouca polivalência (gosto de curvas, mais que tudo).
A XR1200 realmente me enche os olhos, pelo torque que sugere possuir, capacidade esportiva, baixo consumo, e suspensões decentes.

A questão da garupa é um limitant, mas não impeditivo. Talvez dê pra ajeitar depois com um banco melhor.

Gostaria muito de opiniões de pessoas que conheçam a moto....quem se habilita??
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad...

Ambas não tem nada a ver com a Bandit 1200. São motos totalmente diferentes. São Harleys "esportivas" (se é que isso existe).

A Sportster XR 1200 é uma Harley que (quase) faz curvas... curva bem melhor que as demais Harleys, mas só... nem se compara à ciclística de uma Bandit.

A VRod é uma Harley com motor com refrigeração líquida, rende uns bons cavalinhos, mas é moto para "arrancadão"... arranca melhor que a maioria das Harleys e também é só.

Honestamente, pela proposta, julgo a B12 superior às duas.
Imagem
froesdamotta
Motoqueiro

Russo,
Pelas fotos e características técnicas, parece que a Bandit 1200 e a XR1200 são parecidas. Temuma foto aí acima, onde se pode perceber que a XR tem uma boa capacidade de inclinação; o torque das duas é parecido, quase 10kg da Bandit 1200 e 12 kg da XR; cursos de suspensão parecidos....

Será que a XR é tão manca em curvas? A Bandit bem tocada da pra brincar bastante, quase como um esportiva.
Agostinho
Suzuki GSX 8S
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

froesdamotta escreveu:Russo,
Pelas fotos e características técnicas, parece que a Bandit 1200 e a XR1200 são parecidas. Temuma foto aí acima, onde se pode perceber que a XR tem uma boa capacidade de inclinação; o torque das duas é parecido, quase 10kg da Bandit 1200 e 12 kg da XR; cursos de suspensão parecidos....

Será que a XR é tão manca em curvas? A Bandit bem tocada da pra brincar bastante, quase como um esportiva.
A Xr não é manca em curvas, mas é limitada em curvas para o lado direito, pois pega o escape.

Prá quem quer uma Harley mais "apimentada", a XR 1200 é uma boa pedida... é um belo upgrade para quem já está acostumado com uma 883R e quer mais emoção.

Mas quem está acostumado com Bandit 1200 certamente vai se decepcionar com a motoka. O V2 empurra forte, tem um baita torcão, mas o peso é maior, a autonomia é menor, o nível de vibração é muito maior e o nível de conforto é bem inferior.
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

nuss como se a ciclística da bandit com aquele quadro molenga torce-torce fosse grandes coisas... deve ser pau a pau com a xr1200 :lol:
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

b0fh escreveu:nuss como se a ciclística da bandit com aquele quadro molenga torce-torce fosse grandes coisas... deve ser pau a pau com a xr1200 :lol:
qualé bofe... tá de pescaria? então use a isca certa, eheheheheh...

Imagem
Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

tou falando sério... quadro/balança da bandittt eh 1/4 de boca.
-
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Aquele painel/farol é assim mesmo? Ou bateu e está faltando os copinhos pretos ou cromados, e oglobo do farol?.,,,rs

No mais, show de bike!
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Jota

Mensagem por Jota »

froesdamotta escreveu:A XR1200 realmente me enche os olhos, pelo torque que sugere possuir, capacidade esportiva, baixo consumo, e suspensões decentes.
melhor da semana.

:rof:

se não existisse a H6, B1250, Z750 ou qualquer outra moto média, grande ou pequena, eu comprava uma...

scooter, isso daí não é moto, é deboche. peso de caminhão, motor com capacidade volumétrica de carro e potência de carro... 1.0.
Responder