[PESADO] Reforma da GS valente.

Grupo de discussão geral sobre motos.
dnunes
Motociclista
Contato:

[PESADO] Reforma da GS valente.

Mensagem por dnunes »

. . Pessoal, há uns meses atrás roubaram a minha GS500 (ex do Luigi). Ela estava sem seguro porque tinha sido rejeitada pela seguradora (tinha um arranhão na tampa do motor--eu não sabia que para colocar no seguro a moto precisa estar zerada) e eu só estava andando por regiões "tranquilas", mas calhou de acontecer uma eventualidade completamente fora do normal e levaram a motoca (junto com mais uma penca de pertences, aliás, mó prejú).

. . Meses depois, durante a operação de retomada do Morro do Alemão, recebi um email da polícia militar avisando que a moto havia sido recuperada (eu tinha cadastrado o roubo com o chassi e a placa no site do Pátio Legal). Fui lá buscar a moto, todo empolgado, mas ela estava bem maltratada. Além dos arranhões e amassados, a polícia a encontrou "travada" (estacionada, com a chave no "lock") e quebrou para poder levar a moto. Vão algumas fotos dela como foi recuperada:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

. . Comecei a ver as prioridades para a reforma: o tanque, no estado que estava, não poderia ser recuperado--ficaria ruim, cheio de massa. Também havia muitas peças de desgaste já no limite (ou além dele), então tinha que trocar. Além disso, fui vendo tudo o que estava arranhado/amassado/quebrado e procurei alternativas para reformar (consertar, quando era possível, ou trocar por novos). Pesquisei peças lá fora e consegui um tanque semi-novo (com um pequeno amassado "arredondado" do lado direito) por menos de 300 reais, já entregue. Passou sem imposto(!!!). Parecia novo, tirando esse pequeno amassado. Também comprei pastilhas de freio (EBC HH), manetes, manoplas, retrovisores, guidão, piscas, um jogo de pneus novos, um escape esportivo, uma tampinha lateral do motor (a que tem o emblema), filtros (de ar e de óleo), óleo novo, retentores de bengala, ForkOil (~13W--misturei o 10 e o 15, segundo a tabela de mistura da motul)...

. . Há tempos pensava em pintar a moto de branco, mas com detalhes bege e marrom. Recentemente vi uma foto de uma GS com faixas finas em vermelho e achei muito bacana, então resolvi plagiar, aproveitando que a rabeta precisava de reforma e pintura, e o tanque que comprei era preto (precisaria pintar ao menos um dos dois, então pintei logo tudo). Também reformei as tampas laterais do motor que estavam bem ruins e arranhadas. Ficaram novinhas.

. . A oficina esqueceu de trocar a tranca do banco e a chave não servia nela. Toda vez eu tinha que meter a mão por baixo do banco e puxar o cabo de aço direto, então resolvi trocar eu mesmo. Aproveitei e, como a oficina não lava a moto (e mesmo que lavasse, não seria com muito capricho), comprei uns produtos bacanas em promoção no mercado aqui perto de casa e fui dar um detalhe na motoca: sabão neutro da Gran Prix, esponja de microfibra, cera impermeabilizante Gran Prix, um bocado de estopa, umas flanelinhas, WD40, querosene, um bocado de Thinner, lubrificante de corrente Motul... No total saiu por menos de 100 reais, e vai dar pra umas 7 ou 8 "gerais" na moto. Achei um bom preço. Tirei um fim de semana pra desmontar a parte de trás da moto toda e limpar tudo, tirar a graxa velha, resquícios de óleo e tudo mais, relubrificar tudo, limpar (na medida do possível) e reorganizar os fios, dar uma limpeza no quadro, limpar o paralama traseiro (por fora e por dentro também, pra poder usar o porta-treco que estava imundo), encerar tudo... Deu um trabalhão, mas o resultado me deixou orgulhoso. Nunca tinha dado um trato tão cuidadoso na moto antes. Aí vão as fotos dela "nova":

. . Essa primeira é da desmontagem de avaliação inicial. Só dei uma conferida nas coisas.
Imagem

. . Essas de baixo já são dela "terminada", depois do banho caprichado, das enceradas e de umas voltas pra testar o acerto na carburação.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

. . Esse fim de semana vou limpar o motor e analisar uns vazamentos de óleo (tá vazando pela tampa do filtro e pelo parafuso do bujão, mas não sei bem o quanto, porque o motor tá sujo). Depois de lavar vou dar uma volta pra ver o quanto está vazando e se tem solução simples. Veremos.
Editado pela última vez por dnunes em 13 Ago 2011, 23:09, em um total de 2 vezes.
diego nunes
http://dnun.es.
Vinicius.
Motoqueiro

Re: [PESADO] Reforma da GS valente.

Mensagem por Vinicius. »

Show! Ficou bonita!

Parabens!

Abraco.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Ficou bonitaça!!!! Parabens!!!

Onde q por qnt vc comprou estes punho?
Tornado 300
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

maravilha hein

deve dar um orgulho mesmo

Pena a situação toda.

E vem cá, como ficam os documentos?/

Valeu
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Imagem

tirei chapéu!!

show de bola!! ;-) ;-)

dica: baixar um pouco os espelhos koso...

também uso eles e ficam mais bonitos um pouco mais pra baixo!!

parabéns! ;-) ;-)

saudações
Bira

Mensagem por Bira »

Pôrra, ficou legal ein? (apesar das fitinhas vermelhas terem ficado muito Ténéré 250 pro meu gosto :lol:)

Me fez lembrar que uma das minhas idéias caso eu não tivesse conseguido vender a B12 era adesivá-la toda de vinil branco fosco, só pra mudar a cara da moto.

como eu mesmo tô no meu projeto de ressucitação , dou meus parabéns.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

ó dnunes... ilustrando os espelhos...

um igual ao seu e outro que estou usando agora!

Imagem

Imagem

;-) ;-)

saudações
dnunes
Motociclista
Contato:

Mensagem por dnunes »

RMD escreveu:Ficou bonitaça!!!! Parabens!!!

Onde q por qnt vc comprou estes punho?
. . RMD, paguei uns 60 reais por eles no ML, já com frete. Mas eles são uma porcaria. São quebra-galho total, enquanto eu refaço o caixa pra comprar um bacana. Os "pesinhos" são fake e vêm embutidos no punho (o "pesinho" direito vira junto com o acelerador, inclusive). Também dá pra ver que ele não substitui aquela parte que "puxa" o cabo do acelerador, então a moto ficou com o original, branco, bem feio. Devo comprar um mais bacana, no mesmo estilo, imitando os rizoma.

Tio Frei escreveu:E vem cá, como ficam os documentos?
. . Estão com o despachante. Em teoria ele vai dar um jeito em tudo e já vou receber os docs novos e a placa, mas o cara é 171 bagarai. De vez em quando ele some por semanas, o telefone não atende... Aí falo com ele e ele muda os prazos, inventa desculpa... Eu sei que o cara faz o trabalho, mas tá me dando uma canseira danada ficar atrás dele. Anyway, a moto por enquanto está rodando só aqui no bairro, pra abastecer (sempre de pouquinho em pouquinho, pra não ficar com gasolina velha) e carregar a bateria. Tô andando umas 2x por semana, só numas voltinhas de 20~40 minutos, só na região, mesmo.

Rauber escreveu:dica: baixar um pouco os espelhos koso...

também uso eles e ficam mais bonitos um pouco mais pra baixo!!
. . Tu consegue usar os seus numa boa? Eu baixei os meus também. Nas fotos eu ainda estava testando as posições. As hastes são muito curtas pra posição de pilotagem da GS, então os meus, pra cima ou pro lado, sempre "pegam" nos braços. É complicado pacas. Se eu não arrumar um "extensor" qualquer pra haste deles, vou trocar os espelhos em breve.
diego nunes
crique_aqui
Motoqueiro

Mensagem por crique_aqui »

Linda!

Bandido bom é bandido morto. :x
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

dnunes, uso "bem tranquilo"!!

só quando tu quer olhar algum infeliz que vem "exatamente pra trás da moto" tem que fechar um pouco os cotovelos...

mas no normal, uso/vejo tranquilamente as pistas laterais pra trás! ;-)

saudações
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

show de bola dnunes, belo restore na motoca! Vai voltar a assombrar pelo Rio ein! ;-)
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Show... tá de parabéns mesmo!
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Putz mandei uma mensagem aqui mas não foi... estranho!

Repetindo, ficou linda a moto!
Parabéns pela dedicação!!!!

Como ficou o motor dela? Tá com som macio ou precisou abrir pra fazer algo?
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

Muito bom o trabalho, ergueu a moto.

Parabens.
:beer:
Yamaha MT 09
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Mensagem por bkm_br »

Nem parece a mesma moto. Parabens.
Conseguiu arrumar a tranca?
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
dnunes
Motociclista
Contato:

Mensagem por dnunes »

Rauber escreveu:só quando tu quer olhar algum infeliz que vem "exatamente pra trás da moto" tem que fechar um pouco os cotovelos...

mas no normal, uso/vejo tranquilamente as pistas laterais pra trás! ;-)
. . Vai ver que eu que fiquei mal acostumado com os originais, mesmo. Como acho que vou comprar umas peças lá fora (a tampinha da pinça traseira, uns parafusos que estão improvisados, os emblemas do tanque...), talvez eu peça os retrovisores originais e mande pintar as hastes de preto, pra combinar com a moto. Acho que fica bom. Vou fazer "uma simulação", qualquer hora dessas.

marquinho escreveu:Como ficou o motor dela? Tá com som macio ou precisou abrir pra fazer algo?
. . O som está normal, tirando a diferença do escape novo. Assim que eu peguei de volta ela fumou um pouco (fumaça branca, de óleo queimando), e o mecânico falou que provavelmente está com um pouco de folga, mas que a fumaça era porque eles tinham mexido no motor pra restaurar as tampas. A fumaça, de fato, parou e o som do motor está ok, então vou deixar pra analisar o motor com calma na próxima revisão. Se apresentar qualquer barulho esquisito ou eu achar que a potência tá ruim, nesse intervalo, levo lá e peço pra abrirem pelo menos a parte de cima. De qualquer forma fizeram um acerto ótimo na carburação e a moto tá andando muito bem, vai ser difícil perceber diferença pra baixo na potência. Vou ficar atento.

bkm_br escreveu:Nem parece a mesma moto. Parabens.
Conseguiu arrumar a tranca?
. . Consegui sim. Eu comprei o kit de trancas (a ignição, o bocal do tanque e a tranca do banco) do Vinicius, que deu PT na dele, então já tinha a tranca certa, o povo só esqueceu de trocar, mesmo. É só soltar um "pino" e tirar a antiga com jeitinho, substituindo pela nova. Bem fácil. Também não trocaram a mesa (o Vinicius me mandou de brinde uma mesa preta, que eu ia dar uma pintura e colocar no lugar da original prata), mas essa troca eu não me meto a fazer e vou levar na oficina, na próxima revisão, pra eles substituírem.

. . Valeu pelos parabéns, galera. Agora é esperar os documentos pra poder voltar a rodar direito com a moto.
diego nunes
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Por que essa complicação na documentação? Aqui quando tem queixa de furto e só baixar a queixa que libera a moto para fazer licenciamento.
Bem, de qualquer forma ficou linda a moto. Espero que essa exclusividade diminua o interesse dos amigos do morro.
-Sem moto nenhuma
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Parabens, para alguem que passou por sua situacao, realmente merece ;-)

A moto ficou linda mesmo. Uma coisa, talvez eu passei por cima, nao reparei direito, sei la. Mais as tampas, os riscos e tals...sairiam com esse "carinho" e produtos que voce passou na moto? Ou trocou?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
dnunes
Motociclista
Contato:

Mensagem por dnunes »

SPYder escreveu:Por que essa complicação na documentação? Aqui quando tem queixa de furto e só baixar a queixa que libera a moto para fazer licenciamento.
Bem, de qualquer forma ficou linda a moto. Espero que essa exclusividade diminua o interesse dos amigos do morro.
. . Deveria ser simples assim, mas a questão é que a moto, tecnicamente, ainda não é minha. O documento ainda está no nome do Luigi. Na época o DUT teve uma "rasura" mínima no valor do veículo (nem foi rasura--o Luigi só se atrapalhou na hora de escrever e "melhorou" o número pra ficar mais legível), mas o Detran daqui, depois de eu passar por todo o processo, chegar no guichê do final e a atendente já ter digitado *tudo* no computador, implicou. A Srta. que me atendeu estava só dando uma passada de olhos nos docs pra um confere final antes do enter e viu a rasura. No fim das contas perdi os dudas que eu tinha pago e a moto ficou "presa", porque eu precisaria tirar outro DUT pra transferir, mas pra isso precisaria de vistoria (lá em SC). Estava procurando um despachante pra providenciar uma vistoria lacrada aqui no Rio e mandar pra lá quando aconteceu o roubo, que complicou a situação toda.
. . Agora achei esse despachante que é super trambiqueiro e resolve esse tipo de caso, mas em compensação dá uma canseira...
diego nunes
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Belo talento na moto ;-) ;-) ;-) ;-) !
Responder