Viajando à Noite
-
Luiz Almeida
- Mito
Viajando à Noite
Viajando à Noite
Ninguém mais recomenda se viajar de motocicleta à noite. Realmente, além de não termos uma paisagem para apreciar, nossa profundidade de visão fica reduzida ao alcance do farol da moto e, para piorar, ainda somos ofuscados pelos faróis altos, ou desregulados, que vêm em sentido contrário. Isso sem falar no quesito insegurança, relativo a assaltos que são comuns em certas regiões, bem como a dificuldade de ajuda em caso de panes.
Mas, e se por alguma razão tivermos de rodar à noite? Sim, muitas vezes um atraso não previsto pode nos obrigar a rodar trechos noturnos para chegar na localidade planejada. E se estamos retornando de viagem e anoitece perto de casa?, digamos, cerca de 100/200km para o fim da viagem?
Por estas e outras razões, mesmo não planejando rodar à noite. Devemos estar sempre preparados para tal.
Em primeiro lugar ilumine bem a traseira da moto usando adesivos refletivos onde puder, nas malas laterais, bauleto, paralama, capacete, etc. Apenas a luz traseira da moto não será suficiente para ser visto no meio de tráfego intenso e pesado à noite. Em muitos modêlos de motocicleta faltam "olhos de gato" nas laterais. Corrija esta falha colocando adesivos refletivos em locais estratégicos nas laterais de sua máquina.
As providências acima não se limitam apenas para viagem noturna. Use-as sempre.
Em segundo lugar, procure um "limpa-trilho", isto é, procure algum veículo que esteja rodando numa velocidade compatível com a sua segurança e mantenha-se cerca de 100/200m atrás. Ele será sua linha de frente na "guerra dos faróis" e sua luz de freio sinalizará obstáculos, ou animais na pista, a tempo de você reduzir a velocidade e ficar atento ao que vem à frente.
Por fim, se tiver mesmo que rodar à noite, espere que a noite se faça. Pare para descansar no momento em que o sol desaparece e só reinicie a viagem cerca de uma hora depois, ao fim do lusco-fusco, aquele momento em que nossa visão ainda não se acostumou com a falta da luz do sol, momento em que o farol parece não iluminar nada à nossa frente.
Aproveite este tempo para checar a moto, a bagagem, para limpar cuidadosamente a viseira do capacete e todo o sistema ótico da motocicleta: farol, luz traseira, pisca e refletivos, pois a sujeira acumulada durante a viagem pode reduzir sua eficiência.
Evidente que, além do óbvio que o farol da moto deva estar bem regulado para a carga da motocicleta, a velocidade deve ser bem mais cautelosa do que a de durante o dia. Acho que nem precisava dizer isso...
Luiz Almeida
Ninguém mais recomenda se viajar de motocicleta à noite. Realmente, além de não termos uma paisagem para apreciar, nossa profundidade de visão fica reduzida ao alcance do farol da moto e, para piorar, ainda somos ofuscados pelos faróis altos, ou desregulados, que vêm em sentido contrário. Isso sem falar no quesito insegurança, relativo a assaltos que são comuns em certas regiões, bem como a dificuldade de ajuda em caso de panes.
Mas, e se por alguma razão tivermos de rodar à noite? Sim, muitas vezes um atraso não previsto pode nos obrigar a rodar trechos noturnos para chegar na localidade planejada. E se estamos retornando de viagem e anoitece perto de casa?, digamos, cerca de 100/200km para o fim da viagem?
Por estas e outras razões, mesmo não planejando rodar à noite. Devemos estar sempre preparados para tal.
Em primeiro lugar ilumine bem a traseira da moto usando adesivos refletivos onde puder, nas malas laterais, bauleto, paralama, capacete, etc. Apenas a luz traseira da moto não será suficiente para ser visto no meio de tráfego intenso e pesado à noite. Em muitos modêlos de motocicleta faltam "olhos de gato" nas laterais. Corrija esta falha colocando adesivos refletivos em locais estratégicos nas laterais de sua máquina.
As providências acima não se limitam apenas para viagem noturna. Use-as sempre.
Em segundo lugar, procure um "limpa-trilho", isto é, procure algum veículo que esteja rodando numa velocidade compatível com a sua segurança e mantenha-se cerca de 100/200m atrás. Ele será sua linha de frente na "guerra dos faróis" e sua luz de freio sinalizará obstáculos, ou animais na pista, a tempo de você reduzir a velocidade e ficar atento ao que vem à frente.
Por fim, se tiver mesmo que rodar à noite, espere que a noite se faça. Pare para descansar no momento em que o sol desaparece e só reinicie a viagem cerca de uma hora depois, ao fim do lusco-fusco, aquele momento em que nossa visão ainda não se acostumou com a falta da luz do sol, momento em que o farol parece não iluminar nada à nossa frente.
Aproveite este tempo para checar a moto, a bagagem, para limpar cuidadosamente a viseira do capacete e todo o sistema ótico da motocicleta: farol, luz traseira, pisca e refletivos, pois a sujeira acumulada durante a viagem pode reduzir sua eficiência.
Evidente que, além do óbvio que o farol da moto deva estar bem regulado para a carga da motocicleta, a velocidade deve ser bem mais cautelosa do que a de durante o dia. Acho que nem precisava dizer isso...
Luiz Almeida
Editado pela última vez por Luiz Almeida em 25 Out 2011, 15:50, em um total de 4 vezes.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
- diegonunes
- Dinossauro
Re: Viajando à Noite
Muito bom! Não gostava de viajar a noite, depois de algumas idas e vindas, passei a gostar.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
- Pé Grande
- Motoqueiro
- Contato:
Não acho tão ruim viajar a noite. Pior é viajar a noite com chuva. Precisei passar por isso umas três vezes esse ano. O farol alto dos fdp na viseira molhada ofusca dez vezes mais. Cortei prego algumas vezes.
Ex Xtz 250X - Bons tempos 

Desde uma cirurgia de correção de miopia tenho dificuldade de visão a noite. Sigo muito esta regra do "limpa-trilho" especialmente para não me surpreender com o ângulo da curva.
-Sem moto nenhuma
- Rubens Melo
- Motoqueiro
Fiz uma viagem a noite pra nunca mais, passei por cima de algo, não caí porque meu santo é muito forte, me lembro até hoje no quase PT da cueca...
-
Luiz Almeida
- Mito
Amigos, não quero, com este texto, exaurir o assunto.
Também não tenho pretenção de de ter palavra final sobre as maneiras de se proteger em viagem noturna.
Portanto, todas críticas, idéias e contribuições serão muito bem-vindas.
Escrevinhei, inicialmente, para o meu site, mas não custa trocar idéias com vocês.
Inté
P.S. inda vou escrever sobre viajar com chuva.
P.S. Putz, noite com chuva é de lascar! Também já enfrentei um rojão desses.
Valeu!
Também não tenho pretenção de de ter palavra final sobre as maneiras de se proteger em viagem noturna.
Portanto, todas críticas, idéias e contribuições serão muito bem-vindas.
Escrevinhei, inicialmente, para o meu site, mas não custa trocar idéias com vocês.
Inté
P.S. inda vou escrever sobre viajar com chuva.
P.S. Putz, noite com chuva é de lascar! Também já enfrentei um rojão desses.
Valeu!
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- diegonunes
- Dinossauro
Ah... noite com chuva, nem de carro cara, hehehhe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Luiz Almeida escreveu:Viajando à Noite
Luiz Almeida
Luiz, esta é uma dica que sempre procuro usar, é menos tenso o trecho.
Uma coisa impressindivel, principalmente se vc tiver rodado o dia todo, é no anoitecer, limpar o farol e a sinaleira, muita vezes as sujeiras do dia atrapalham a iluminação da noite, portanto no abastecimento, aproveite e limpe tudo. Esta dica vale para carros também.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
-
jcreis1959
- Roda Presa
De noite com chuva, estrada enlameada e veículos pesados circulando em sentido contrário e na China, foi o pior pesadelo que eu passei de mota, não desejo isso a ninguém
Harley Road King classic 2005
Honda MSX 125
Honda MSX 125
Puts...
Eu devo de ser uma merda de motoqueiro louco mesmo, gosto de viajar na chuva(não temporal), refresca, tb gosto de viajar a noite(só tenho medo de animal tipo cachorro), MAS NOITE E CHUVA, SEM CONDIÇÃO
Teve uma viagem que fiz (petinho, um passeio praticamente 118km) sai daqui 8 da noite, foi entrar na BR101 a chuva ralinha, qd pego a SE-206, uma pista calma, sem movimento, um verdadeiro tapete, prejudicado apenas pelo numeros alto de lombadas e animais na pista, a chuva aumenta um pouco e começa a relampejar, parecia filme, eu na moto, percebendo o medo da esposa na garupa pela maneira que me segurava e os relampagos caindo nas laterais chegava clarear a pista, confeso que achei uma boa aventura, mas foi chegar no destino entrei no Google para pesquisar sobre moto e relâmpago, e vi que passei o maior perigo

Eu devo de ser uma merda de motoqueiro louco mesmo, gosto de viajar na chuva(não temporal), refresca, tb gosto de viajar a noite(só tenho medo de animal tipo cachorro), MAS NOITE E CHUVA, SEM CONDIÇÃO
Teve uma viagem que fiz (petinho, um passeio praticamente 118km) sai daqui 8 da noite, foi entrar na BR101 a chuva ralinha, qd pego a SE-206, uma pista calma, sem movimento, um verdadeiro tapete, prejudicado apenas pelo numeros alto de lombadas e animais na pista, a chuva aumenta um pouco e começa a relampejar, parecia filme, eu na moto, percebendo o medo da esposa na garupa pela maneira que me segurava e os relampagos caindo nas laterais chegava clarear a pista, confeso que achei uma boa aventura, mas foi chegar no destino entrei no Google para pesquisar sobre moto e relâmpago, e vi que passei o maior perigo
Luiz Almeida
- Mito
Ótima lembrança, Joel.Joel escreveu:Uma coisa impressindivel, principalmente se vc tiver rodado o dia todo, é no anoitecer, limpar o farol e a sinaleira, muita vezes as sujeiras do dia atrapalham a iluminação da noite, portanto no abastecimento, aproveite e limpe tudo. Esta dica vale para carros também.
Vou incorporar ao texto.
Valeu!
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Show.... Não sabia a dica do lusco-fusco.
Abraço,
Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"
Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".
Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Somos dois, meu olho ficou ruim pra enxergar a noite. Não sei a quanto tempo vc fez a cirurgia, mas com o tempo isso melhora, a minha deve ter uns 5 anos que fiz, tenho bem mais segurança pra viajar hj a noite que há uns 2 anos atrás. Mas mesmo assim, era melhor antes da cirurgia, com óculos mesmo.SPYder escreveu:Desde uma cirurgia de correção de miopia tenho dificuldade de visão a noite. Sigo muito esta regra do "limpa-trilho" especialmente para não me surpreender com o ângulo da curva.
[ ]'s

Eu gosto bastante de viajar a noite, mas nunca após um dia inteiro rodando e já cansado. Gosto de sair de madrugada (4h) ou começar tarde (>18h), pegando o trecho noturno no início da viagem quando estou descansado e com atenção "total". Gosto por conta das estradas mais vazias, da temperatura mais baixa e porque gosto de parar de rodar no mais tardar 17h.
Viseira limpa, farol bem regulado e limpa-trilho são fundamentais. E também só faço isso em estradas que já conheço ou que pelo menos sei do excelente estado de conservação.
Viseira limpa, farol bem regulado e limpa-trilho são fundamentais. E também só faço isso em estradas que já conheço ou que pelo menos sei do excelente estado de conservação.
Noite, chuva, e estrada ruim, não desejo a ninguém. Já aconteceu comigo e tomei um rola. Por sorte, não foi nada grave, mas por pouco poderia ter sido bem pior. No meu caso, foi devido a esticar e terminar a viagem no mesmo dia. Hoje, evito viajar de moto a noite. Talvez se souber que a estrada não é ruim, e a previsão garanta que não chova, fique mais tranquilo, mas evito.
Tiger 800 XC Triple Purpose
- Saurus
- Mito
Boas dicas, Luiz. Costumo rodar à noite e sigo essas.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- Pé Grande
- Motoqueiro
- Contato:
Tô aqui imaginando, do jeito que motoqueiro é mal visto, vc utilizar o tal limpa trilho e o camarada achar que está sendo perseguido. Logo logo encosta uma viatura atrás, isso se o cara da frente não meter chumbo antes.
Ex Xtz 250X - Bons tempos 

Peguei a linha verde (salvador - Aracaju) anoite, deserto da porra, eu cansadão pq tava num churrasco na casa do Deco, avistei um carro e fiquei em distancia onde o faixo de iluminação do meu farol parava pouco antes da traseira do carro, o cara acelerava eu eu atrás, foi até engraçado, eu numa twister e ele num celta, tinha momentos que eu tava a 140km/h (maxima da tutu) e o cara na frente acelerando, como é uma pista que tem muitas curvas de alta, resolvir deixar ele ir, tava ficando perigoso para elePé Grande escreveu:Tô aqui imaginando, do jeito que motoqueiro é mal visto, vc utilizar o tal limpa trilho e o camarada achar que está sendo perseguido. Logo logo encosta uma viatura atrás, isso se o cara da frente não meter chumbo antes.
Luiz Almeida
- Mito
É verdade. Acontece do piloto do "limpa-trilho" ficar cabreiro...Bruno25 escreveu:Peguei a linha verde (salvador - Aracaju) anoite, deserto da porra, eu cansadão pq tava num churrasco na casa do Deco, avistei um carro e fiquei em distancia onde o faixo de iluminação do meu farol parava pouco antes da traseira do carro, o cara acelerava eu eu atrás, foi até engraçado, eu numa twister e ele num celta, tinha momentos que eu tava a 140km/h (maxima da tutu) e o cara na frente acelerando, como é uma pista que tem muitas curvas de alta, resolvir deixar ele ir, tava ficando perigoso para elePé Grande escreveu:Tô aqui imaginando, do jeito que motoqueiro é mal visto, vc utilizar o tal limpa trilho e o camarada achar que está sendo perseguido. Logo logo encosta uma viatura atrás, isso se o cara da frente não meter chumbo antes.![]()
tava forçando demais nas curvas, para se livar de mim, já tava perigoso
![]()
qd cheguei em Estancia(cidade já em sergipe) ele tava no posto, pensei até em falar com ele, mas seguir viagem.
Devemos encontrar uma maneira de informar que não se trata de perseguição. Como? Não sei. Acho que depende muito da situação e da oportunidade.
Só sei que quando deixo um limpa-trilho para trás, buzino e faço gesto com a mão, agradecendo.
Editado pela última vez por Luiz Almeida em 25 Out 2011, 12:29, em um total de 1 vez.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré