Custa caro manter uma moto velha?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

Custa caro manter uma moto velha?

Mensagem por Marcus DT »

A julgar pela quantidade de tópicos do tipo "vale a pena comprar uma moto velha?", "é caro manter uma moto velha?" e "manutenção da XT600 é cara", acredito que muitas pessoas tenham essas dúvida. Há 2 semanas parei a XT no estaleiro para a revisão dos 60.000 e decidi abrir esse tópico para contabilizar todos os custos de manutenção que tive ao longo desses mais de 5 anos que a moto está comigo. Só para esclarecer: comprei minha XT600 1996 em meados de 2006 com exatos 9.600 originais (com procedência = dono conhecido).

Sou neurótico com manutenção preventiva, religiosamente entre 15.000~20.000 kms paro a moto no meu mecânico de confiança e faço uma revisão completa. Não é barato, talvez nem necessário, mas prefiro fazer e rodar tranquilo. E não interessa se a moto está perfeita, alguns itens são sempre trocados nas revisões programadas: peças do carburador (estilete, juntas, etc), filtro de ar original, vela e fluídos (freio e bengala). Também não economizo nos itens "agregados": trocou relação (=amortizadores, trava do pinhão, etc), trocou óleo (=filtro de óleo) e por aí vai. E é lógico que itens de desgaste natural são trocados sempre que necessário (nem sempre efetuo o registro na planilha): óleo, filtro, pastilhas, pneus, etc.

Um ponto muito importante pra quem tem moto velha: ter mecânico bom é imprescindível. Quando levo na Radical Motos (Nova Friburgo) e peço a revisão completa tenho a certeza que será passado um pente fino em toda moto e tenho plena confiança no serviço dos caras (mexo com eles desde 2004 e nunca fiquei a pé). Mas, como sou neurótico :lol:, costumo levar um guia para orientar o mecânico: trocar óleo, filtro de óleo, trocar relação, trocar buchas da coroa, trocar vela, trocar coletores de admissão, trocar o`ring dos coletores de admissão, trocar filtro de ar, trocar estilete, trocar mangueiras de gasolina, trocar o T das mangueiras de gasolina, trocar bateria, lubrificação completa (cabos do acelerador, embreagem, rolamento das rodas, links da balança, eixo da balança, caixa de direção e graxetas - 5), trocar óleo da bengala, trocar fluídos dos freios, trocar borrachas de fixação do tanque, regulagem das válvulas, reaperto completo e lavagem. Vamos aos custos das revisões, da mais recente para a mais antiga.

Revisão dos 60.000 kms:

Peças compradas antes de mandar pra revisão:
Imagem

Peças trocadas durante a revisão + outros custos (serviços):
Imagem
Imagem

Total da revisão: R$ 1.192,70

Demais revisões já efetuadas:

Revisão dos 40.000 kms:

Peças compradas antes de mandar pra revisão: relação completa (R$ 205), rele de partida (R$ 25), filtro de ar (R$ 93), estilete (R$ 109) e pneu mitas E08-140 (brinde Clube XT).

Imagem

Revisão dos 25.000 kms:

Peças compradas antes de mandar pra revisão: relação completa (R$ 209), discos de embreagem (R$ 153), amortizadores da coroa (R$ 116), o`rings do filtro de óleo (R$ 16), amortecedor traseiro (presente do Nakamura - Clube XT600), banco da 4MW (R$ 200), pastilhas (R$ 50), buzina (R$ 17), tanque Gili (R$ 350), torneiras da Strada (R$ 95) e bolha da criativa (R$ 270).

Imagem

Revisão dos 10.000 kms

Peças compradas antes de mandar pra revisão: nenhuma.

Imagem

Lógico que ficaram faltando alguns tantos outros custos pois não guardo 100% das NFs que compro, mas por alto é mais ou menos isso aí. Não vou responder se é caro, me digam vocês ;-) !

Abs,
Marcus DT
Giacome
Roda Presa
Contato:

Re: Custa caro manter uma moto velha?

Mensagem por Giacome »

"moto velha" com todas estas revisões? moto velha é a minha xr200 de trilha, que dorme no sol, e o meu mecânico é o dono do torno perto de casa
"As conquistas não são obras do acaso, são frutos do merecimento"
em 25 de maio bye cb300...entra NH 2008 preta
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Depende do quanto vc roda e de ocmo sua moto estava antes de vc comprar.

Pra quem roda muito, como eu, nao compensa.

Marcus, outra coisa, tua XT e exceção por causa da KM que vc comprou ela, ela e no maximo semi-nova...

Se tivesse pego ela numa km normal para o ano, como eu fiz, ja teria desistido, pq sai MUITO mais caro = quanto maior a km maior a quantidade de problemas e o custo pra arrumar.

Fora que achar mecanico bom ta cada vez mais dificil.
;
Moto velha, usada pra mim e hobby : So eu mexo, nada de mecanico, o que ja reduz bem os gastos, mas normalmente nao tenho confianca na moto nao...

Minha Xt comprei com 140000km - Para uma moto de 13 anos na epoca, uma km "normal". Minha planilha de gastos passa dos R$6000, devido a meXanicos e tambem ao desgaste da motoca nesse tempo e uso...

Claro que procurando acha-se coisa muito boa, pouco rodada e as vezes ate barato, mas e raro, e pra quem, como eu, roda muito e DEPENDE DA MOTO, nao da rpa se dar ao luxo.

Eu sou apaixonado pelas XTs, Teneres, Saharas, DT200, etc... Mas nao posso me dar ao luxo de ficar levando a moto no mecanico uma vez a cada dois meses pra revisar nem gastar R$1000,00 por revisao.

Como segunda moto, achando uma igual a tua XT, ai encararia numa boa. Visto minha DTranqueira, que ano que vem devo trocar numa XT600 de novo... Mas como unica moto, nunca mais...

A probabilidade de uma 0km dar merda e muito menor, tem garantia, revisao com preco tabelado e normalmente bem menos coisas pra fazer do que uma usada...

Bom, quando eu ahcar minha HD portatil posto aqui minhas tabelas da Xt600, Tenere 250 e das outras.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Marcus, você faz o que é o correto, ou seja, faz manutenção preventiva na moto. Isso torna o custo muito menor e a máquina sempre pronta a lhe servir. Não existe máquina com custo de manutenção "barata".

Quando se compra uma máquina, deve-se avaliar também isso (manutenção) no custo. O dono da máquina deve optar por gastar o dinheiro comprando peças e pagando mão de obra especializada para a manutenção ou passar a máquina adiante e usar a grana que seria destinada à manutenção na compra da máquina nova. Não existe essa de "moto zero km não dar despesa". Dá sim, pois gasta-se dinheiro para a "troca" da moto e na manutenção da moto nova. A única maneira de você não ter gasto/despesa/desembolso é não ter moto, carro ou qualquer outra máquina.

Eu tenho moto e carro. Ambos me dão despesa mesmo rodando pouco ou não rodando, pois, no mínimo tem os impostos, taxas e depreciação, ou seja, SEMPRE haverá desembolso/despesa.

Mas eu prefiro gastar dinheiro na revisão da minha XT antiga, confiável do que empacar uma grana maior ainda numa XTR, por exemplo, que também vai me dar despesa/desembolso ainda maior (difrença de valor, vai continuar demandando manutenção da mesma forma que a XTE, vai se depreciar da mesma forma que a XTE, tem IPVA mais caro que a XTE, é, atualmente, mais visada pelos malacos que a XTE, etc), ou seja, vou continuar a ter despesa/desembolso e até maior e não vai me oferecer mais "serviço" que a XTE.

Mas a manutenção preventiva deve ser feita em TODAS as máquinas, motos não são exceção. Mas as preventivas sempre saem a um custo menor que as corretivas, então, a moto nunca lhe deixa na mão (a menos que a preventiva não seja feita corretamente).

Uma das poucas formas que conheço de reduzir os gastos com manutenção é fazendo o down-grade, ou seja, pegar uma máquina menos potente e com menos "recursos", menos "serviço" (por exemplo, trocar uma 600cc com o nível de serviço que uma XTE lhe oferece por uma 250/300cc com o nível de serviço que uma Lander ou XRE lhe oferece, pois mesmo sendo muito mais nova, não dá para comparar o desempenho de uma XTE com o de uma XRE, a XTE ainda é muuuuuuuuiiiiiito mais moto que a XRE, mesmo não tendo toda a eletrônica da XRE).

Mas cadum, cadum, a grana é sua e você é adulto o bastante para tomar as decisões que melhor atendem suas necessidades. ;-)

Só para ilustrar, eu cheguei a essas conclusões ainda em 1988, quando eu troquei um Passat TS 1982 que eu tinha e que estava em excelente estado por um Passat LSE 1987 (vulgo iraquiano). Depois de fazer a troca eu conclui que eu havia empacado uma grana alta na troca por um carro que estava fazendo a mesma coisa, o mesmo nível de serviço que o TS 1982 me oferecia e que eu poderia, em vez de ter gasto dinheiro na troca, economizar essa grana ou até mesmo fazer uma viagem, por exemplo, ou seja, poderia ter gasto grana em outra coisa que não a troca, pois não houve evolução no benefício que eu tinha e que a nova máquina me proporcionava.

Espero ter ajudado. ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Lembrei agora de uma forma de exprimir o que penso.

MOTO VELHA ╪ MOTO ANTIGA
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Saurus escreveu:Lembrei agora de uma forma de exprimir o que penso.

MOTO VELHA ╪ MOTO ANTIGA
Saurus, foi exatamente onde quis chegar...

E MUITO dificil conseguir uma moto de idade ainda boa e confiavel pra rodar muito...

Quando se roda muito, o valor economizado em pecas, mao de obra e tempo parado fazendo manutancao, mesmo tendo que gastar trocando em outra 0km, ainda e vantagem.

Outra coisa sao motos semi novas que e visivel terem km real: essas realmente valem mais a pena, motos ate 15000km, pouco rodadas, com docs ja pagos, e uns 15% abaixo da 0km, ainda novas e bem mais baratas, COMO A XT DO MARCUS.

Essas sao EXCESSOES.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

essa ai chega aos 200k km
marcelofreitas
Roda Presa

Mensagem por marcelofreitas »

legal, é isso ai!
só de curiosidade,vc pensa em vender a tua xt?
grande abraço!
ex-jialing CJ50F
ex-YBR
atual-TDR 180 supermotard
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

marcelofreitas escreveu:legal, é isso ai!
só de curiosidade,vc pensa em vender a tua xt?
grande abraço!
Eu creio que ele entrega/vende ela assim que pintar grana para comprar uma mais nova. :lol:
oboe
Roda Presa

Mensagem por oboe »

Eu faço uma revisão geral na minha moto a cada 6 meses. Independemente da km que eu tenha rodado.
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Se eu colocasse no papel tudo o que tenho gasto em carros e motos, acho que pegaria um .45, colocaria na minha boca e puxaria o gatilho Imagem
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

Optimus Leo escreveu:Se eu colocasse no papel tudo o que tenho gasto em carros e motos, acho que pegaria um .45, colocaria na minha boca e puxaria o gatilho Imagem
assim ?

Imagem

kkk

saudações
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Nem sei quantas trocas de pneu tenho feito em cada veiculo

Nem quero saber Imagem

So me lembro das porradas grandes...e nem da cifra exata, so lembro de ter que viver comendo ramen e sardinha durante meses Imagem
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
KleberGT
Motoqueiro

Mensagem por KleberGT »

Por que tanta troca de bucha ou amortizador de coroa?

Outra coisa, só se troca o estilete, vulgo agulha de bóia, quando preciso, sempre precisava trocar?

180 reais de mão de obra para uma revisão completa em XT?

Tá barato demais pelo que se faz, isto, por ser mecânico de confiança.

Só faltou entrar nesta brincadeira, rolamentos de caixa de direção e troca de óleo da suspensão, já pensou em uma verificação no amortecedor traseiro na Racetech?

Um abraço,
Kleber
A vida é maravilhosa, curta e interminável, a única certeza é a de que ninguém sai dela com vida.

In The End There Can Be Only One!
The Highlander.
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Não, não achei caro a manutenção, principalmente o intervalo entre elas e a super neurose(foi o Marcus que se auto-intitulou assim). Mas como ele mesmo falou, a moto está pronta para rodar no dia a dia e enfrentar viagens.

Bom para quem vai comprar essa XT depois. ;-)
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
hawk
Roda Presa

Mensagem por hawk »

Parece uma manutenção normal, exceto detalhes de carburador que você não gastaria com as motos atuais (considerando que nenhuma eletrônica/sensores deem problema).

Motos antigas podem ser igualmente confiáveis pra viajar longas distâncias, basta a manutenção estar em dia.
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Eu contabilizo tudo que troco, até o-rings...
Tenho um documento de umas 4 páginas de peças da minha NX.
Muita coisa troco de acordo com o manual, outras troco depois de um tempo de uso...
Sempre antes de dar defeito!

Sou contra a galera que acha que moto inteira ou nova não precisa fazer manutenção.
Manutenção preventiva vale a pena!!!!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Juntando o que a galera já disse, pra quem pensa em pegar moto antiga:
- Ideal é pouco rodada e com procedência (poucos donos, com histórico de manutenção, etc);
- Ter um mecânico de confiança é fundamental;
- Manutenção preventiva;
- Não é a moto ideal para quem roda muito.

RAlves, concordo com tudo que você disse. Realmente peguei minha moto em estado excepcional e não rodo com a moto no dia-dia. Se fosse para utilizá-la diariamente iria preferir comprar uma 125cc novinha (menor consumo, peças de desgaste natural infinitamente mais barato, etc).

Saurus, o título moto "velha" foi só para os Smokers e os Guis não virem aqui me sacanear, ahaha!! E já me perguntaram por que eu não troco minha XT600 por uma mais nova? Simplesmente porque nunca achei uma mais nova que a minha e que o dono não pedisse mais de 11k...

Marcelo, no momento não pretendo vender não. Mas quando for vendê-la certamente o primeiro anúncio será no M@D, te aviso!

Medeiros, vc resumiu bem o que eu gosto na XT: tá sempre pronta pra rodar. A pior coisa é ter uma moto e não confiar nela! Apesar de antiga, já me levou a Brasília duas vezes, uma pro Churrastiba, etc e sempre voltou melhor do que foi. Tá faltando ainda sair do Brasil com ela...
KleberGT escreveu:Por que tanta troca de bucha ou amortizador de coroa?

Outra coisa, só se troca o estilete, vulgo agulha de bóia, quando preciso, sempre precisava trocar?

Só faltou entrar nesta brincadeira, rolamentos de caixa de direção e troca de óleo da suspensão, já pensou em uma verificação no amortecedor traseiro na Racetech?

Um abraço,
Kleber
Kleber, sempre que troco a relação troco junto os amortizadores da coroa. Na primeira revisão coloquei original, foi quase 100 reais, um absurdo. Nas outras coloquei paralelo (recomendação do mecânico), é barato, prefiro trocar a cada relação mesmo. Sobre a agulha antes mesmo de levar no mecânico já vou na Yamaha e compro. Por que? Fico muito puto quando a moto agarra a agulha e fica vazando gasolina, prefiro morrer em R$ 100 reais e aproveitar o valor da M.O. do mecânico. Abriu carburador, troca logo... economiza apurrinhação. Eu troquei o rolamento da caixa de direção (1 deles) e o o'ring de vedação (45 reais, original... pica) e também o óleo da suspensão (tá incluso nos R$ 180 o óleo ATF - não coloco mais Motul, fica dura e a frente shimma mais). Sobre o amortecedor traseiro, fiz a troca dele aos 25.000 kms (ganhei um zerado de um amigo), mas gostaria muito de prepará-lo com Race Tech sim! Foda é o preço... tem noção?

Abs,
Marcus DT
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

KleberGT escreveu:Por que tanta troca de bucha ou amortizador de coroa?

Um abraço,
Kleber
kleber, a oficina em que o Marcus deixa a moto para fazer serviços é mesmo excelente. Não é "baratinho", mas também não pede seu fígado e um rim para fazer o trabalho.

Eu costumo deixar minhas motos lá também para fazer revisões e reparos. A confiança que tenho nessa oficina é tão grande que deixo a moto lá e falo: É para trocar o óleo, o filtro de óleo e o resto que vocês virem que é hora de trocar. Em geral eles levam uns 3 dias "passando o pente fino" na moto, desmontam ela praticamente toda (tiram banco, tanque de combustível, desmontam toda a suspensão, etc). Já tive a oportunidade de "fazer uma incerta" no segundo dia de revisão e flagrei o mecânico fazendo medições e testes no sistema elétrico da moto, só para conferir se tudo estava em ordem e outro mecânico trabalhando na regulagem de válvulas, outro trabalhando nas suspensões da moto, etc. os caras fazem o serviço direito, sem enganação, pois é do interesse deles e é por isso que eles são a "oficina de referência" na região serrana, estão sempre lotados de motos de clientes antigos e novos.
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Moto velha não, clássica, afinal, que já foi rei nunca perde a majestade...
Com a CB 450 eu gasto metade disso aí, mas também devo fazer metade do que fazem com a moto, afinal, trail é para meter bronca mesmo.
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Responder