quem quer andar de moto dá um jeito...
- davizudoww
- Mito
- Contato:
quem quer andar de moto dá um jeito...
pra coxinhada do M@D
Cadeirante tira habilitação para pilotar moto adaptada em Campo Grande
Cadeirantes que buscam meios rápidos de locomoção nas cidades já podem ter acesso a uma alternativa ao carro e ao transporte coletivo. Um triciclo especial, produzido por uma fábrica em Mato Grosso do Sul, permite que deficientes físicos com membros inferiores sem mobilidade ou amputados tirem habilitação na categoria A, que inclui motos e triciclos.
saiba mais
Na última quarta-feira (7), o carioca José Henrique Domingues, de 59 anos, tornou-se o primeiro no estado a fazer a inclusão dessa categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). A bordo do triciclo especial, ele foi aprovado no exame prático realizado no pátio do órgão, em Campo Grande.
Domingues, que mora no Rio de Janeiro e trabalha como técnico em contabilidade, conta que é cadeirante há quatro anos, desde que começou a ter complicações por causa da esclerose múltipla. No ano passado, depois de ler sobre o triciclo especial, ele decidiu tirar a habilitação no Rio de Janeiro, mas esbarrou na desinformação.
Cadeirante não perdeu pontos na prova prática
"Cheguei ao Detran do Rio, mas lá ninguém sabia como aplicar as provas. Diziam que não tinha jeito. Juntei várias informações sobre o triciclo e protocolei um processo, aguardei quatro meses e não me deram resposta até hoje. Aí decidi viajar até Campo Grande para comprar o triciclo e tirar a carteira", relata.
O Detran de Mato Grosso do Sul é o único a dispor de um centro de formação de condutores voltado aos deficientes físicos, de acordo com o órgão. As aulas teóricas podem ser feitas em centros convencionais, e as aulas práticas nas categorias A e B são oferecidas de graça pelo departamento. O centro possui automóveis adaptados e um triciclo especial do mesmo modelo que foi adquirido por Domingues.
"Ele começou como todo aluno, com dificuldades no início, achando que não daria conta. Agora ele está aí, aprovado", diz o instrutor.
Isso vai beneficiar muita gente, porque é chato depender dos outros para tudo"
José Henrique Domingues, cadeirante
O examinador Sílvio Ângelo da Silva, que acompanhou as manobras do cadeirante no dia da prova, disse que ele não perdeu nenhum ponto durante o percurso. "Ele fez passagem de nível, conversão, obedeceu aos semáforos e às placas, trocou de pista, tudo de forma correta", afirmou.
Após saber do resultado, Domingues disse esperar que outros cadeirantes como ele possam tirar a CNH da categoria A. "Isso vai beneficiar muita gente, porque é chato depender dos outros para tudo. Agora vou poder ir sempre que quiser à praia, ao centro da cidade."
Características
O nome de "batismo" do triciclo é Biga, e o visual remete aos carros de combate usados na Antiguidade. O motor importado de 100 cilindradas pode desenvolver velocidade nominal de 80 km/h, mas o manual recomenda que o condutor trafegue em segurança a no máximo 60 km/h. O câmbio automático é composto por três marchas à frente e uma à ré, que são indicadas por luzes no painel.
A aceleração fica no punho direito, e os dois manetes acionam os freios. O manete esquerdo possui ainda um mecanismo que ativa o freio de estacionamento. Velocímetro, indicador do reservatório de combustível e buzina ficam no guidão. A capacidade do veículo é para apenas uma pessoa.
O cadeirante não precisa de auxílio de terceiros para usar o triciclo especial. Uma alavanca faz com que a plataforma seja rebaixada ao nível do chão, e corrimãos servem de apoio para subir ou descer do veículo. Travas garantem que a cadeira de rodas não se movimente durante a condução do triciclo. De acordo com a fabricante, o preço do produto é de R$ 15 mil.
Preparação para o exame consumiu 26 aulas práticas
Como um veículo zero
Segundo o idealizador e fabricante Oraci Silva da Costa, a ideia começou a sair do papel há cinco anos, quando ele se aposentou como professor de ensino industrial. O amplo conhecimento sobre mecânica e a paixão por motocicletas somaram-se à intenção de desenvolver veículos especiais. Desde então já foram comercializadas 13 unidades, sempre sob encomenda.
As peças não são reaproveitadas de outros veículos. "É o único triciclo do país totalmente projetado, diferentemente de outras motocicletas adaptadas para cadeirantes", explica Costa. A vantagem, segundo ele, é que o triciclo sai da linha de montagem com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). "É como um carro zero quilômetro que se compra em uma loja", afirma.

Crédito das Fotos: Hélder Rafael/G1 MS
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/ ... rande.html
Cadeirante tira habilitação para pilotar moto adaptada em Campo Grande
Cadeirantes que buscam meios rápidos de locomoção nas cidades já podem ter acesso a uma alternativa ao carro e ao transporte coletivo. Um triciclo especial, produzido por uma fábrica em Mato Grosso do Sul, permite que deficientes físicos com membros inferiores sem mobilidade ou amputados tirem habilitação na categoria A, que inclui motos e triciclos.
saiba mais
Na última quarta-feira (7), o carioca José Henrique Domingues, de 59 anos, tornou-se o primeiro no estado a fazer a inclusão dessa categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). A bordo do triciclo especial, ele foi aprovado no exame prático realizado no pátio do órgão, em Campo Grande.
Domingues, que mora no Rio de Janeiro e trabalha como técnico em contabilidade, conta que é cadeirante há quatro anos, desde que começou a ter complicações por causa da esclerose múltipla. No ano passado, depois de ler sobre o triciclo especial, ele decidiu tirar a habilitação no Rio de Janeiro, mas esbarrou na desinformação.
Cadeirante não perdeu pontos na prova prática
"Cheguei ao Detran do Rio, mas lá ninguém sabia como aplicar as provas. Diziam que não tinha jeito. Juntei várias informações sobre o triciclo e protocolei um processo, aguardei quatro meses e não me deram resposta até hoje. Aí decidi viajar até Campo Grande para comprar o triciclo e tirar a carteira", relata.
O Detran de Mato Grosso do Sul é o único a dispor de um centro de formação de condutores voltado aos deficientes físicos, de acordo com o órgão. As aulas teóricas podem ser feitas em centros convencionais, e as aulas práticas nas categorias A e B são oferecidas de graça pelo departamento. O centro possui automóveis adaptados e um triciclo especial do mesmo modelo que foi adquirido por Domingues.
"Ele começou como todo aluno, com dificuldades no início, achando que não daria conta. Agora ele está aí, aprovado", diz o instrutor.
Isso vai beneficiar muita gente, porque é chato depender dos outros para tudo"
José Henrique Domingues, cadeirante
O examinador Sílvio Ângelo da Silva, que acompanhou as manobras do cadeirante no dia da prova, disse que ele não perdeu nenhum ponto durante o percurso. "Ele fez passagem de nível, conversão, obedeceu aos semáforos e às placas, trocou de pista, tudo de forma correta", afirmou.
Após saber do resultado, Domingues disse esperar que outros cadeirantes como ele possam tirar a CNH da categoria A. "Isso vai beneficiar muita gente, porque é chato depender dos outros para tudo. Agora vou poder ir sempre que quiser à praia, ao centro da cidade."
Características
O nome de "batismo" do triciclo é Biga, e o visual remete aos carros de combate usados na Antiguidade. O motor importado de 100 cilindradas pode desenvolver velocidade nominal de 80 km/h, mas o manual recomenda que o condutor trafegue em segurança a no máximo 60 km/h. O câmbio automático é composto por três marchas à frente e uma à ré, que são indicadas por luzes no painel.
A aceleração fica no punho direito, e os dois manetes acionam os freios. O manete esquerdo possui ainda um mecanismo que ativa o freio de estacionamento. Velocímetro, indicador do reservatório de combustível e buzina ficam no guidão. A capacidade do veículo é para apenas uma pessoa.
O cadeirante não precisa de auxílio de terceiros para usar o triciclo especial. Uma alavanca faz com que a plataforma seja rebaixada ao nível do chão, e corrimãos servem de apoio para subir ou descer do veículo. Travas garantem que a cadeira de rodas não se movimente durante a condução do triciclo. De acordo com a fabricante, o preço do produto é de R$ 15 mil.
Preparação para o exame consumiu 26 aulas práticas
Como um veículo zero
Segundo o idealizador e fabricante Oraci Silva da Costa, a ideia começou a sair do papel há cinco anos, quando ele se aposentou como professor de ensino industrial. O amplo conhecimento sobre mecânica e a paixão por motocicletas somaram-se à intenção de desenvolver veículos especiais. Desde então já foram comercializadas 13 unidades, sempre sob encomenda.
As peças não são reaproveitadas de outros veículos. "É o único triciclo do país totalmente projetado, diferentemente de outras motocicletas adaptadas para cadeirantes", explica Costa. A vantagem, segundo ele, é que o triciclo sai da linha de montagem com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). "É como um carro zero quilômetro que se compra em uma loja", afirma.

Crédito das Fotos: Hélder Rafael/G1 MS
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/ ... rande.html
Re: quem quer andar de moto dá um jeito...
Um detalhe sobre o triciclo, ele tem a saída de escape antes e na mesma linha do pneu direito. Na hora que esse treco começar a fumar, vai ser legal.
Detalhe sobre o cadeirante, ele deveria ter sido reprovado no exame, pois está pilotando com a viseira aberta.
Detalhe sobre o cadeirante, ele deveria ter sido reprovado no exame, pois está pilotando com a viseira aberta.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Painel Vader. Deve andar em Moeda com o Pretti. 
JAL escreveu:Painel Vader. Deve andar em Moeda com o Pretti.
Pow, legal!
Já vi uma Burgman 125 adaptada, e ficou bonita. A cadeira ia pendurada atrás do cara, nesse da foto parece que o cara sobe com a própria cadeira e se encaixa na "moto", interessante a idéia!
Já vi uma Burgman 125 adaptada, e ficou bonita. A cadeira ia pendurada atrás do cara, nesse da foto parece que o cara sobe com a própria cadeira e se encaixa na "moto", interessante a idéia!
Na garagem: procurando um citycom... Achei, quebrou, parou e vim de guincho.
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
- motociclista-sjc
- Motociclista
Pronto, agora vamos para as vagas exclusivas nas vagas já concorridas de motos. Isso nunca vai andar como uma moto e muito menos que um carro, então preparem-se para os acidentes. E o pior, cadeirante convencido que isso serve pra pegar autoestrada. Se preparem para a carnificina. Sou muito otimista. 
eu vi esse cara na frente da Puliça Civil na LUZ outro dia!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
Meu pai do céu, não passou por essa cabeça doente que esse é um meio de transporte dígno e acessível pro deficiente físico pouco abonado?motociclista-sjc escreveu:Pronto, agora vamos para as vagas exclusivas nas vagas já concorridas de motos. Isso nunca vai andar como uma moto e muito menos que um carro, então preparem-se para os acidentes. E o pior, cadeirante convencido que isso serve pra pegar autoestrada. Se preparem para a carnificina. Sou muito otimista.
Ou será que o deficiente pobre é obrigado a se arrastar com a cadeira pelas calçadas em péssimas condições pra chegar ao ponto e ter q ficar horas esperando um ônibus adaptado?
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
haru escreveu:Meu pai do céu, não passou por essa cabeça doente que esse é um meio de transporte dígno e acessível pro deficiente físico pouco abonado?motociclista-sjc escreveu:Pronto, agora vamos para as vagas exclusivas nas vagas já concorridas de motos. Isso nunca vai andar como uma moto e muito menos que um carro, então preparem-se para os acidentes. E o pior, cadeirante convencido que isso serve pra pegar autoestrada. Se preparem para a carnificina. Sou muito otimista.
Ou será que o deficiente pobre é obrigado a se arrastar com a cadeira pelas calçadas em péssimas condições pra chegar ao ponto e ter q ficar horas esperando um ônibus adaptado?
Na boa, eu acho que a idéia é válida, mas acho que tem haver restrições para o uso desse treco, exatamente pelo motivo que o SJC apontou, se deixar isso aí como um veículo "comum", vai ter nêgo colocando esse treco numa Dutra, Imigrantes, etc e vai achar que pode viajar com eese troço.
Tinha que limitar essa joça apenas para trafego urbano, sem poder entrar em rodovias ou então vias expressas.
Se deixar isso ai andar em rodovias e afins, vai ser mais um problema, assim como as Cgs e Burgmans da vida.
2007 - 2009 - CB400 82
- motociclista-sjc
- Motociclista
[/quote]haru escreveu:Meu pai do céu, não passou por essa cabeça doente que esse é um meio de transporte dígno e acessível pro deficiente físico pouco abonado?Ou será que o deficiente pobre é obrigado a se arrastar com a cadeira pelas calçadas em péssimas condições pra chegar ao ponto e ter q ficar horas esperando um ônibus adaptado?
Graaaaande Haru... Benvindo ao Brasil. Cara, vc acha que isso aí é pros menos abonados? Então espere e verás. Isso daí não é pra quem quer.
Só pra ter uma comparação... http://www.brazcar.com/views/ Na época eu orcei a adaptação, sim, é uma adaptação já que eles usam a SUUUA moto...
Saía, fora a moto, mais 18.000,00. Mais caro que um Mille Zera.. E O DOENTE SOU EU.
- motociclista-sjc
- Motociclista
Agora raciocina comigo, nego já pega a Dutra de salto alto, bolsa tira colo, blusinha de seda a 60km/h em cima de Honda biz...(EU VI). Esqueci de falar que esse troço aí não vai fazer curva, não passa no corredor e vai beber bagarai, vai quebrar no trânsito. Aí eu quero ver. Mas tudo bem, que venham. Só não vai chamar isso de motociclista.
Richard. escreveu:haru escreveu:Meu pai do céu, não passou por essa cabeça doente que esse é um meio de transporte dígno e acessível pro deficiente físico pouco abonado?motociclista-sjc escreveu:Pronto, agora vamos para as vagas exclusivas nas vagas já concorridas de motos. Isso nunca vai andar como uma moto e muito menos que um carro, então preparem-se para os acidentes. E o pior, cadeirante convencido que isso serve pra pegar autoestrada. Se preparem para a carnificina. Sou muito otimista.
Na boa, eu acho que a idéia é válida, mas acho que tem haver restrições para o uso desse treco, exatamente pelo motivo que o SJC apontou, se deixar isso aí como um veículo "comum", vai ter nêgo colocando esse treco numa Dutra, Imigrantes, etc e vai achar que pode viajar com eese troço.
Tinha que limitar essa joça apenas para trafego urbano, sem poder entrar em rodovias ou então vias expressas.
Se deixar isso ai andar em rodovias e afins, vai ser mais um problema, assim como as Cgs e Burgmans da vida.
X 2
Aqui na área, tem um aleijadinho (poliomielite) de bengalas que usa uma CG com umas rodinhas que lembram aquelas de bicicleta, quando tá rodando a 20 km/h, toca o foda se, não encosta pra ninguém passar, quem estiver de carro, fica preso atrás do cara, uma vez eu xinguei, disse pra ir mais rápido ou que andasse no canto da rua.
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS- motociclista-sjc
- Motociclista
Se o amigo está falando em leis para serem respeitadas, me perdoe a sinceridade... Como dizia aquele padre Quevedo:Richard. escreveu:Tinha que limitar essa joça apenas para trafego urbano, sem poder entrar em rodovias ou então vias expressas.
ESTO NON EKZISTE
Sente só o que eu to falando.... na na na na naaaaa
- motociclista-sjc
- Motociclista
PARA QUEM ACREDITA NA BONDADE DO SER HUMANO
Permitir cadeirante, perneta, ciclista, jogs, prego, mulheres divorciadas, velho de chapéu, 125, mancas(motos) e menstruadas(motos) pegar estrada é decretar a matança.
Permitir cadeirante, perneta, ciclista, jogs, prego, mulheres divorciadas, velho de chapéu, 125, mancas(motos) e menstruadas(motos) pegar estrada é decretar a matança.
Tá bom, agora compare com o preço de adaptação de um carro pra ter noção......já fui ver isso (tenho um irmão def. fis. com 11 anos) e a facada é grande....umas 5x maior do que vc disse, fora o carro.motociclista-sjc escreveu:Saía, fora a moto, mais 18.000,00. Mais caro que um Mille Zera.. E O DOENTE SOU EU.
Deco e a quantidade de "carroceiro", motorista, taxista, motoqueiro, motoboy, motorista de ônibus e de caminhão FDP dirigindo por ai?
Vc não tá errado não (de achar q o cara deveria andar no canto), mas pense comigo, o maluco deve ter cansado de ser expremido no canto da rua ao dar passagem q deve ter chegado ao ponto de tocar o foda-se...vai saber...
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
haru escreveu:Tá bom, agora compare com o preço de adaptação de um carro pra ter noção......já fui ver isso (tenho um irmão def. fis. com 11 anos) e a facada é grande....umas 5x maior do que vc disse, fora o carro.motociclista-sjc escreveu:Saía, fora a moto, mais 18.000,00. Mais caro que um Mille Zera.. E O DOENTE SOU EU.
Deco e a quantidade de "carroceiro", motorista, taxista, motoqueiro, motoboy, motorista de ônibus e de caminhão FDP dirigindo por ai?
Vc não tá errado não (de achar q o cara deveria andar no canto), mas pense comigo, o maluco deve ter cansado de ser expremido no canto da rua ao dar passagem q deve ter chegado ao ponto de tocar o foda-se...vai saber...
eheheheh BEM LEMBRADO.
pros defensores do BANANÃOESCROTODEMERDA (bagré & cia), vale lembrar o quanto este país é FILHO DA PUTA - cobram uma FORTUNA de imposto de importação sobre cadeiras 'high-tech', tipo a do stephen hawking. ou seja, o cabra já é um fudido e nem uma cadeira decente pode ter porque o desgoverno não deixa.
eu já me ofereci pra ir até os states e voltar trepado na cadeira a la CARLOS_GS500, mas meu tamanho não permite a proeza
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
nem sentado?b0fh escreveu:haru escreveu:Tá bom, agora compare com o preço de adaptação de um carro pra ter noção......já fui ver isso (tenho um irmão def. fis. com 11 anos) e a facada é grande....umas 5x maior do que vc disse, fora o carro.motociclista-sjc escreveu:Saía, fora a moto, mais 18.000,00. Mais caro que um Mille Zera.. E O DOENTE SOU EU.
eheheheh BEM LEMBRADO.
pros defensores do BANANÃOESCROTODEMERDA (bagré & cia), vale lembrar o quanto este país é FILHO DA PUTA - cobram uma FORTUNA de imposto de importação sobre cadeiras 'high-tech', tipo a do stephen hawking. ou seja, o cabra já é um fudido e nem uma cadeira decente pode ter porque o desgoverno não deixa.
eu já me ofereci pra ir até os states e voltar trepado na cadeira a la CARLOS_GS500, mas meu tamanho não permite a proeza
pois é.
mas até que o desgoverno eh bonzinho, se o nego quebrado/bichado quiser ele pode (só a partir de 2010) ir até os USA, comprar a cadeira e voltar nela (coisa super fácil pra quem tem esclerose múltipla, paralisia cerebral, ou aquela do compadre do Jota)... tsc.
se mandar vir, eh uma BUCHA de imposto/taxa mesmo porque essas coisas já são caras por natureza, coisa de 6-7 mil dólares, uma dessas dizem que sai uns 30+ contos pra trazer
fala se um ESGOTO desses é sério
mas até que o desgoverno eh bonzinho, se o nego quebrado/bichado quiser ele pode (só a partir de 2010) ir até os USA, comprar a cadeira e voltar nela (coisa super fácil pra quem tem esclerose múltipla, paralisia cerebral, ou aquela do compadre do Jota)... tsc.
se mandar vir, eh uma BUCHA de imposto/taxa mesmo porque essas coisas já são caras por natureza, coisa de 6-7 mil dólares, uma dessas dizem que sai uns 30+ contos pra trazer
fala se um ESGOTO desses é sério
-
- motociclista-sjc
- Motociclista
Não sou contra os cadeirantes terem as mesmas oportunidades só não sou demagogo pra achar que essa é a uma solução.haru escreveu:Tá bom, agora compare com o preço de adaptação de um carro pra ter noção......já fui ver isso (tenho um irmão def. fis. com 11 anos) e a facada é grande....umas 5x maior do que vc disse, fora o carro.
SACA ESSE VÍDEO
Na prática é um animal cadeirante ensinando pra inocente filha como seguir os PASSOS do pai.
Nesse país eu acredito no seguinte: A incompetência é premiada, as boas iniciativas são ridicularizadas e os energúmenos se sobressaem.
Não basta ter boa vontade, tem que ter competência.
Do "Não sou contra" até o "tem que ter competência" não consegui captar seu pensamento..........."as boas iniciativas são ridicularizadas", pois foi justamente isso q vc fez.motociclista-sjc escreveu:Não sou contra os cadeirantes terem as mesmas oportunidades só não sou demagogo pra achar que essa é a uma solução.haru escreveu:Tá bom, agora compare com o preço de adaptação de um carro pra ter noção......já fui ver isso (tenho um irmão def. fis. com 11 anos) e a facada é grande....umas 5x maior do que vc disse, fora o carro.
SACA ESSE VÍDEO
Na prática é um animal cadeirante ensinando pra inocente filha como seguir os PASSOS do pai.
Nesse país eu acredito no seguinte: A incompetência é premiada, as boas iniciativas são ridicularizadas e os energúmenos se sobressaem.
Não basta ter boa vontade, tem que ter competência.
Nem no vídeo consegui ver algo assim tão absurdo quanto vc descreveu...........sei lá, vou fumar um orégano pra ver se tem entendo
Acho vc está olhando pra isso (cadeirante pilotando moto) do mesmo jeito que muitos motoristas olham pros motociclistas: Preconceito por puro casuísmo
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05