Renovação de CNH x Deficiencia Física - Resultado Final
Renovação de CNH x Deficiencia Física - Resultado Final
Bom dia m@adianos, depois de muito fuçar na rede e terminar mais perdido que antes, resolvi buscar alguma orientação aqui neste reduto de conhecimento e sabiencias...
Estou de molho desde abril, me recuperando de um procedimento cirúrgico no tornozelo direito.
Devido a sequelas de uma fratura sofrida em 2006 (não foi de moto...) o quadro evolui para uma artrose no tornozelo direito e depois de muitos exames e infiltrações fiz um procedimento chamado de Artrodese tíbio-társica, resumindo: não tenho o movimento do tornozelo direito, nem sobe, nem desce, não vai para os lados, só os dedos do pé estão mexendo (ainda!!)
Nesse meio tempo minha CNH venceu (tava tão preocupado com a faca que esqueci da CNH), liguei numa Clínica, onde sempre renovei a CNH, e já me disseram que será difícil manter a categoria A
, que tenho que comparecer a Clínica após a auta médica (ainda não tive auta, estou me adaptando a caminhar com o pé imóvel, utilizando apoio unilateral - bengala de véi) e que serei encaminhado a uma perícia no Detran para avaliação.
Consultando o CTB vi que existe a categoria de adpatações/restrições para motos, assim como em carros, mas uma coisa é a previsão legal e a outra a prática da lei (nesse país...)
Já não ando direito, isso eu já encarei numa boa... agora arrancar a moto é pra matar o manco.... enterra logo!
Alguém já passou por isso, ou conhece um tio, amigo, primo, irmão que tenha passado por essa situação?? de ter que encarar essa limitação e passar por essa Perícia do Detran a ainda assim manter a CNH categoria A?
Estou de molho desde abril, me recuperando de um procedimento cirúrgico no tornozelo direito.
Devido a sequelas de uma fratura sofrida em 2006 (não foi de moto...) o quadro evolui para uma artrose no tornozelo direito e depois de muitos exames e infiltrações fiz um procedimento chamado de Artrodese tíbio-társica, resumindo: não tenho o movimento do tornozelo direito, nem sobe, nem desce, não vai para os lados, só os dedos do pé estão mexendo (ainda!!)
Nesse meio tempo minha CNH venceu (tava tão preocupado com a faca que esqueci da CNH), liguei numa Clínica, onde sempre renovei a CNH, e já me disseram que será difícil manter a categoria A
Consultando o CTB vi que existe a categoria de adpatações/restrições para motos, assim como em carros, mas uma coisa é a previsão legal e a outra a prática da lei (nesse país...)
Já não ando direito, isso eu já encarei numa boa... agora arrancar a moto é pra matar o manco.... enterra logo!
Alguém já passou por isso, ou conhece um tio, amigo, primo, irmão que tenha passado por essa situação?? de ter que encarar essa limitação e passar por essa Perícia do Detran a ainda assim manter a CNH categoria A?
Editado pela última vez por JotaeMe em 13 Ago 2013, 18:41, em um total de 1 vez.
Moto não é problema, moto é solução!!
Re: Renovação de CNH x Deficiencia Física
Cara, na boa, precisa contar que tu tá phodido assim???
Aqui, renovação é um exame de vista, tiram a pressão, e um abraço. Não tem avaliação médica no naipe que tu fala, tipo, nem encostam em ti.
Não tem como tu marcar o exame e lá dizer que torceu o pé???
Aqui, renovação é um exame de vista, tiram a pressão, e um abraço. Não tem avaliação médica no naipe que tu fala, tipo, nem encostam em ti.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
De repente ele pega carro com isenção de impstos por ter deficiência...
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
E perde a moto???
Sinixxxtro......
Sinixxxtro......
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Smoker escreveu:Cara, na boa, precisa contar que tu tá phodido assim???
X2
Bonaparte
Tornado e Vulcan 650
Tornado e Vulcan 650
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
ai nao tem poupatempo?
aqui pra renovar só foi exame de vista e um negocio q pisca uma luz bem forte na cara e depois tem q ler
aqui pra renovar só foi exame de vista e um negocio q pisca uma luz bem forte na cara e depois tem q ler
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
- Saurus
- Mito
Bonaparte escreveu:Smoker escreveu:Cara, na boa, precisa contar que tu tá phodido assim???
X2
Não tem que dar satisfação nenhuma, é só ir lá e dizer que quer fazer a renovação da CNH. Os exames são apenas de vista. Não vai perder a categoria "A", pois pode muito bem ter moto adaptada (freio trazeiro para o manete esquerdo e com câmbio automático).
Fosse assim, muita gente perderai a categoria "B" também por uma infinidade de tipos de limitações.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
É só não falar isso na hora dos testes, mesmo que você chegar de muletas, diga que se acidentou e ponto.
Eu renovei a minha ano passado, foi só ler umas coisas e uma luz na cara e ogo depois tinha que ler algo, simulando um ofuscamento, pronto, foi renovada.
Antes tem consulta com um medico, mas diga que foi acidente que não é nada demais, se voce falar os detalhes dai ferra mesmo.
Eu renovei a minha ano passado, foi só ler umas coisas e uma luz na cara e ogo depois tinha que ler algo, simulando um ofuscamento, pronto, foi renovada.
Antes tem consulta com um medico, mas diga que foi acidente que não é nada demais, se voce falar os detalhes dai ferra mesmo.
- Saurus
- Mito
Lelo escreveu:É só não falar isso na hora dos testes, mesmo que você chegar de muletas, diga que se acidentou e ponto.
Se perguntarem, caiu da escada (a escada quebrou, não diga que se desequilibrou) em casa ao trocar uma lâmpada da cozinha. Pronto.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Torceu jogando bola e um abraço pro gaitero.
linuz
terra do pinhão-pr
terra do pinhão-pr
exame médico aí deve ser foda então rsrsrs, pois aqui, a médica mal encostou o estetoscópio em mim, li 5 letras garrafais e só. E ainda disse que tenho saúde boa rsrs.
Na pior das hipóteses, apela pro "jeitinho".
Na pior das hipóteses, apela pro "jeitinho".
Aqui em floripa pedem pra ler umas letras pequenas, perguntam se tem alguma doença e pedem pra mexer o pé pra cima e pra baixo (como estivesse passando marcha)
Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 4 Beta
Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 4 Beta
"O homem evoluiu de quadrúpede para bípede. Quatro rodas é regressão!"
Ao povo que tem ajudado, primeiramente meus agradecimentos!
Agora vamos lá:
Os exames para renovação da CNH aqui no DF é igual em todo lugar, bem meia boca mesmo!
Minha intençao era chegar lá de bengala, e não falar nada, pronto!! simples assim, igual muitos aqui me orientaram!
Chorei a miséria aqui pra melhor entendimento da situação.
Na CNH consta se você tem lentes corretivas e outras restrições, logo se não há nada anotado, segue-se os procedimentos padrões, citados acima! o que ocorre com 99% da renovações.
Se não há restriçoes e eu apareço lá mancando igual um burro véi, com muleta! será que a coisa muda?! Eis o pânico meu!!!
Mas daí eu pergunto: Quem já foi renovar a habilitação, chegando na clínica de muleta/bengala e mancando e ainda assim sair de lá sem nenhum questionamento!?
Se pedir para mexer o pé pra cima e pra baixo lasca tudo... não mexo!
Não quero virar quadrúpede, ainda mais adaptado, não quero entrar no MSM!
Valeu ao povo que até então me ajudou! e se mais alguma idéia aparecer será muito bem vinda!
Foi não, pulei num rio e a planta aqui pulou no raso achando que era fundo, aquelas besteiras que se fazem na vida sabe?!!
infelizmente fraturei o tornozelo por torção, destrui a articulação! sai da água igual o curupira, com o pé todo virado! É incrivel como no momento não doeu... mas depois!! 
Agora vamos lá:
Os exames para renovação da CNH aqui no DF é igual em todo lugar, bem meia boca mesmo!
Minha intençao era chegar lá de bengala, e não falar nada, pronto!! simples assim, igual muitos aqui me orientaram!
Na CNH consta se você tem lentes corretivas e outras restrições, logo se não há nada anotado, segue-se os procedimentos padrões, citados acima! o que ocorre com 99% da renovações.
Se não há restriçoes e eu apareço lá mancando igual um burro véi, com muleta! será que a coisa muda?! Eis o pânico meu!!!
Mas daí eu pergunto: Quem já foi renovar a habilitação, chegando na clínica de muleta/bengala e mancando e ainda assim sair de lá sem nenhum questionamento!?
Se pedir para mexer o pé pra cima e pra baixo lasca tudo... não mexo!
Não quero virar quadrúpede, ainda mais adaptado, não quero entrar no MSM!
Valeu ao povo que até então me ajudou! e se mais alguma idéia aparecer será muito bem vinda!
linuz escreveu:Torceu jogando bola e um abraço pro gaitero.
Foi não, pulei num rio e a planta aqui pulou no raso achando que era fundo, aquelas besteiras que se fazem na vida sabe?!!
Editado pela última vez por JotaeMe em 31 Jul 2013, 15:05, em um total de 1 vez.
Ae Kamerad JotaEme
Aqui em Curitiba tem um Customizador de carros e motos que sofre de poliolielite.
Uma das pernas dele tem a grossura do meu braço e ele rodava prá cima e prá baixo com uma CB400F 1975.
Ele adaptou dois bendix de motor de arranque de Opala no pedal do câmbio da moto e trocava as marchas através de dois botões no punho esquerdo do guidão.
Aqui em Curitiba tem um Customizador de carros e motos que sofre de poliolielite.
Uma das pernas dele tem a grossura do meu braço e ele rodava prá cima e prá baixo com uma CB400F 1975.
Ele adaptou dois bendix de motor de arranque de Opala no pedal do câmbio da moto e trocava as marchas através de dois botões no punho esquerdo do guidão.

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Russo escreveu:Ae Kamerad JotaEme
Então Russo, só não estou mais desesperado pois meu problema é no direito, freio traseio, se precisar adaptar alguma coisa é mais fácil, imagino, pensei até no sistema C-ABS da honda, um scooterzão - 300/400cc, só tenho que garantir a CNH.
valeu pelo post, dá um ânimo!
vei...vou contar um segredo. eu sou surdo de um ouvido.... e não, não tem nenhuma restrição na cnh..o cara nem encostou em mim, e eu estava chapado...sim chapado...bebaço.
abs
abs
A pedido daquele que tudo vê, retirado o banner ! :-P
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Intruder 125 - 01/09 -> 01/10.
Fazer 250 - 01/10 -> 11/10.
Suzuki GSX 750 F - 10/10 -> 13?.
Neo - 16/? -> 21/?.
Hymalian - 23/05 -> Atual
Compra ou arruma emprestado estas botas que hoje se usa para fraturas ou torsões (com velcro).
Diga que caiu da escada em casa, mas já havia marcado o exame, por isso foi deste jeito. Talvez o cara entenda que forçar seria pior e nem peça para ver.
Tem jeito não, ou dá uma enrolada destas ou vai receber carteirinha de PNE. rsrsrsrsrsrs
Diga que caiu da escada em casa, mas já havia marcado o exame, por isso foi deste jeito. Talvez o cara entenda que forçar seria pior e nem peça para ver.
Tem jeito não, ou dá uma enrolada destas ou vai receber carteirinha de PNE. rsrsrsrsrsrs
B12S
B12S
- kbça
- Dinossauro
Pela quantidade de antas ao volante (e guidons também) que se vê nas ruas, acho que até pra cego estão dando carteira ultimamente...
Feito!
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
-
Arlei - kamikaze
- Novato
Cara, isto aconteceu comigo também. sofri um acidente em 2007 e fiquei com sequelas na perna esquerda e sem movimento do pé, assim como vc. Eu nem os dedos consigo mexer.
Quando venceu minha CNH fui encaminhado para uma junta medica.
E durante esse exame o medico me perguntou se eu ainda queria andar de moto e eu disse que sim.
Sem problemas, mas na minha carteira consta a limitação códigos: B, G . Que significa carro automático ou sem embreagem e moto com o pedal de marcha adaptado.
Acho que no seu caso como é no pé direito, deve ser mais facil ainda, nem esquenta.
Hoje ando de HD na boa, faço as marchas subirem com o calcanhar.
E durante esse exame o medico me perguntou se eu ainda queria andar de moto e eu disse que sim.
Sem problemas, mas na minha carteira consta a limitação códigos: B, G . Que significa carro automático ou sem embreagem e moto com o pedal de marcha adaptado.
Acho que no seu caso como é no pé direito, deve ser mais facil ainda, nem esquenta.
Arlei RS - HD883R
Arlei - kamikaze escreveu:Cara, isto aconteceu comigo também. sofri um acidente em 2007 e fiquei com sequelas na perna esquerda e sem movimento do pé, assim como vc. Eu nem os dedos consigo mexer.
Pô Arlei!!, valeu pelo post!!
Realmente a Perna esquerda na moto é mais complicado! usa-se com maior frequencia!
No meu caso, perna direita, se tiver que adaptar é freio... e no carro freio e acelerador
Acho que vou me enrolar no carro, afinal pé direito = acelerador e freio